castelo-ra-tim-bum

Maratona de “Castelo Rá-Tim-Bum”: Já está liberado

Se tem um programa que marcou muito a infância da galera que cresceu nos anos 90, esse programa é o Castelo Rá-Tim-Bum. Criado por Cao Hamburger em 1994, o programa contava a história de um feiticeiro chamado Nino (Cássio Scarpin) que era criado em um castelo no meio da cidade de São Paulo por seus tios Morgana (Rosi Campos) e Victor (Sérgio Mamberti). Nino era uma criança, mas como bruxo já tinha 300 anos (três séculos em forma de menino, diria a canção) e um dia, depois de fazer um feitiço, recebe a visita de três crianças do bairro: Biba (Chyntia Rachel), Pedro (Leandro Amaral) e Zequinha (Freddy Allan). Eles ficam amigos de Nino e passam a visitar o feiticeiro diariamente, cada vez vivendo uma história diferente.

Com muitos elementos mágicos (cobras que falam, caiporas, etevaldos) e com quadros educativos que nunca beiravam a chatice, o programa foi o responsável por ajudar a educar várias das crianças que cresceram nos anos 90. Quase todo mundo sabe até hoje a música do passarinho (que som é esseeeee); se divertiu dizendo “eu diria mais, eu diria que…” imitando os irmãos Tíbio e Perônio; ficou com medo de assobiar e receber a visita da caipora; quis decifrar os enigmas que aconteciam enquanto isso… no lustre do castelo e teve medo de responder “porque sim!” e receber a estranha visita de Marcelo Tas nos explicando o porquê das coisas. Foi com o Castelo Rá-Tim-Bum que aprendemos como fazer milhares de coisas (de vidros a vinis, que eles mostravam para a moçada como fazer) e que nutrimos um ódio terno pelo Dr. Abobrinha, também conhecido como Pompeu Pompilho Pomposo, sempre decidido a derrubar o castelo para construir um shopping center.

castelo-ra-tim-bum-elenco

Eu, particularmente, tinha muito medo do mau dentro dos encanamentos do castelo e cantei milhares de vezes todas as músicas que o ratinho de massinha cantava (meu pé meu querido pé que me aguenta o dia inteirooo-oooo-ooo). Também sonhava em ter a entrada do quarto do Nino, uma árvore no meio da minha sala e uma biblioteca gigante, feito aquela do gato. Alguns dos episódios do Castelo Rá-Tim-Bum eu lembro até hoje, mas se você não se lembrar mais muito bem deles, pode entender agora porque raios a gente está apelando tanto pra nostalgia.

É que a cultura resolveu dar uma de Netflix e disponibilizou todos os episódios já exibidos do Castelo Rá-Tim-Bum até hoje no YouTube. A notícia saiu hoje e parece aos poucos estar mobilizando tantas pessoas nas redes sociais quanto aquele texto que o Gregório escreveu pra Clarice Falcão e que virou o assunto do dia no Twitter. Sendo assim, a partir de hoje você pode sentar na frente do computador e começar uma maratona de Castelo Rá-Tim-Bum clicando nesse vídeo aqui embaixo:

A diversão é válida tanto pra quem cresceu assistindo ao programa quanto pra quem é mais novinho e perdeu o Castelo. Também serve como aquecimento pra ver o quanto Cao Hamburger é bom em criar histórias e o quão boa pode ser a próxima temporada de Malhação, que vai ser escrita por ele. Também vale pra lembrar o quanto programas infantis podem ter qualidade e entreter sem subjulgar a inteligência da criança.

Se tiver com saudades, corre pro YouTube porque plif, ploft, stil! A porta do Castelo se abriu!

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

5 Resultados

  1. Fernando Clemente Guedes Barreto disse:

    Na verdade desde 2012 todos os episódios de Castelo Rá Tim Bum estão no youtube mas uma colunista do Estadão deve que estava pesquisando no youtube achou os capítulos e resolveu publicar uma nota achando que ninguém + sabia disso e parece que deu certo pois aumentou absurdamente o número de visualizações no Youtube de cada episódio além de todos os outros sites TV(inclusive o Coisas de Tv) estarem agora divulgando isso como se fosse uma grande novidade

    • fiquei pensando nisso. de fato estão lá desde 2012, eu até já tinha visto os dois primeiros. mas eram todos que estavam? li a nota e achei que agora a cultura tivesse liberado de fato todos só agora, por isso fiz a matéria. em todo caso é confuso mesmo.

  2. Yago Cavalcanti disse:

    Bacana que vcs tão divulgando isso aqui, gostava muito. Mas esses episódios estão no YouTube há muito tempo, eu mesmo já assisti alguns (meu preferido é o da Páscoa). Dica: Pedro e Bianca também estão disponíveis!

  3. lsureke disse:

    Amei a notícia ♥♥♥
    PS. Vocês sabiam que a Morgana é tia do Dr. Victor? Quase fiquei doido quando soube disso, sempre pensei que eles fossem casados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *