manuela-dias-novela-nove

Autora de “Justiça” no horário nobre da Globo? Teremos

Se teve um programa da Globo que deu certo em 2016, além das novelas das sete, esse programa foi a série “Justiça”. Escrita por Manuela Dias e disponibilizada primeiro no GloboPlay, a trama acabou virando um sucesso de público e critica e garantiu boa audiência e boa repercussão. A autora, com toda a razão, se tornou uma das queridinhas da emissora e candidata a entrar de vez no horário nobre da Globo, mas dessa vez escrevendo novelas.

A ida de Manuela Dias para às novelas já era um burburinho que rolava há algum tempo por aí, mas parece que agora vai de verdade. É que saiu hoje na coluna do Flávio Ricco que Manuela é dada como certa no time de autores que integram a seleta faixa de novelas das nove. Ou seja, Manuela Dias deve muito em breve se juntar à Glorinha, Walcyr, Aguinaldo Silva e JEC como autora de novela das nove.

A decisão se deu porque a coisa não vai bem na faixa de horário e Manuela pode ser uma boa renovação para o horário. Escrever novelas já era um desejo antigo da autora, que até chegou a falar sobre isso em sua participação no “Ofício em Cena” da GloboNews.

justica-balanco-final

Mas antes que o leitor fique super animado e espere uma novela “lacrativa” de Manuela pro horário nobre da Globo, a gente te alerta que é bom ir com calma. Primeiro porque a fila das nove está bem longa. A próxima novela do horário será de Glorinha, depois vem Walcyr, depois Aguinaldo Silva e só depois tem uma vaguinha que muito provavelmente deve ser ocupada por JEC, em uma segunda chance depois da mal-sucedida “A Regra do Jogo”.

Ou seja, a não ser que Manuela Dias fure a fila, a autora só deve entrar no ar lá pra 2019, isso se não houver nenhuma mudança ou cancelamento, coisa que tem acontecido com certa frequência no último ano na Globo. Vale lembrar que por enquanto não há nenhuma previsão de quando Manuela entraria no ar e nem que tipo de novela ela escreveria.

Particularmente, gostamos da ideia. Assim como gostaríamos de ter visto Thelma e Duca no horário das nove, ou Lícia Manzo na faixa das onze. Assim como temos gostado muito de ver Maria Helena Nascimento na faixa das sete, já que “Rock Story” é uma das melhores novelas no ar atualmente. Renovação é ótimo, só falta essas notícias saírem do papel e de fato rolarem nas telinhas.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

47 Resultados

  1. Robert disse:

    Pera, só eu que acho Justiça super média e tapete da esquecidíssima Ligações Perigosas?

  2. Osnar disse:

    O grande problema doa autores novos é que eles não seguram mais de 150 capitulos. Nem licia manzo, de longe a melhor dessa nova geração. O que a globo tem que fazer é dimibuir o tamanho das novelas e colocar esses novos autores as 21h. Realmente dos originais só sobraram 4!

  3. José disse:

    Gente, esse plagiador do Eu Critico Tu Criticas me dá dó, além de doente da cabeça e sem caráter, olha como a criatura é feia HAHAHAHA

  4. José disse:

    É bem chocante que a Globo só tenha QUATRO autores fixos na faixa das 21h e o resto seja tiro no escuro pra experimentar (isso porque antes esses autores escreviam pra outras faixas, que hoje estão praticamente jogadas nas mãos de novatos). A faixa das 18h só conta com Elizabeth Jhin e Walther Negrão, já que Lícia Manzo e Duca & Thelma estão obstinadamente tentando alçar voos mais altos. E na faixa das 19h aparentemente só podemos chamar o Daniel Ortiz de veterano (e olha que ele existe faz só 3 anos). Vamos ver se o Antônio Calmon acorda do coma bem disposto a nos presentear com algo do nível de Top Model, Vamp, Um Anjo Caiu do Céu, Corpo Dourado, O Beijo do Vampiro e não nos dois últimos horrores que assinou (Começar de Novo e Três Irmãs). Confio nele.

    Mas gente, não é um pouco de exagero colocar a mulher que só assinou duas minisséries diretamente como autora titular de novela das 21h? Isso nunca aconteceu… a Maria Adelaide teve que escrever algumas novelas em outros horários e mil minisséries e ainda sim deu errado. O horário das 21h tá numa crise braba e não tá sendo pra qualquer um a missão de reerguê-lo. Eu acho que a água bateu na bunda do Sílvio de Abreu quando ele viu que após o JEC não teria ninguém já que ele demitiu Duca & Thelma e o Gilberto, ele não pode escrever, o Maneco se aposentou e nem Benedito e nem Maria Adelaide parecem boas pedidas depois de Velho Chico e A Lei do Amor. Simplesmente ou é Glória Perez de novo ou é novato. E o que passa na cabeça previsível do Sílvio? “Hmmm ela fez uma minissérie fenômeno muito comentada, vai ser ela mesmo”.

    Por que não Lícia Manzo? Ela já nos entregou sua “Felicidade” e sua “História de Amor”, tá na hora de parar o Brasil com sua “Por Amor”.

  5. Sandy disse:

    1. Cadê vcs para bloquear essa criatura que fica colocando link do eu copio, tu copias?
    2. O Sílvio de Abreu toma as decisões mais aleatórias atrás de audiência e consegue. Só pq justiça teve vibe e foi o maior sucesso do ano não quer dizer que a Manuela esteja pronta para fazer a sua primeira novela, ainda mais no horário mendigo. Esse senhor só liga para o histórico dos autores, nem liga para a sinopse.
    3. Será que só eu percebi os furos em Justiça? Que era uma trama curta, imagina se ele vier com inovação em uma trama longa? Vem furo, vem flop, vem nova a regra do jogo!
    4. Segundo o noticiasdetv.com ela vai substituir o sétimo guardião, só depois é que vem o Jec
    5. Quero é ver a cara do Aguinaldo que se gabava de ser o único autor que só fez novelas no horário pobre. ha ha
    6. Mortinha da silva com as Shimpas ((Duca e Thelma) passando oito anos as 18 e tendo a trama das nove cancelada e a ex-colaboradora delas com duas minisséries emplacando a primeira novela da vida dela já as 21.
    7. Sinto cheiro de lanche, essa tá pegando peixão no lago dos marinhos.

    • José disse:

      Pois é menina, a cabeça do Sílvio é extremamente previsível e rasa nos pensamentos:

      fez uma novela de sucesso, chama ele… vixe, flopou, vai pra geladeira.

  6. Rafael T. disse:

    Renovação é sempre bem vinda MAS DESDE QUE BEM FEITA né. Porque pelo que temos visto, seu Silvio de Abreu só tem aprovado tranqueiras de sinopses que já nascem sem pé nem cabeça – Nem autores revelados de Malhação como a Rosane Svartman, Patrícia Moretzsohn e a Ingrid Zavarezzi fizeram tais erros estruturais na história como esse veteranos, a impressão que fica que desaprenderam a fazer novelas mesmo que estão na faixa há anos quando não é isso, inventa de aprovar novelas que não estavam planejadas pra ir pro horário. Por isso que ainda os únicos que ainda boto fé são Reicyr e no Aguinaldo Silva, e por incrível que pareça no JEC, que ainda ganhou um voto de confiança depois de ter um fracasso no currículo até hoje, será a prova de fogo dele em apresentar uma trama limpa e despretenciosa como Da Cor do Pecado e Cobras e Largatos,

    E também segura que na faixa das sete não será diferente: Depois de Cláudia Souto (pupila do Walcyr e provavelmente o terá como supervisor de texto), vem Antônio Calmon e Guilherme Vasconcellos (Três Irmãs/Na Forma da Lei) com um prequel na forma de remake de A Gata Comeu, de nome Barba Azul, e por último vem Isabel de Oliveira (sem o Filipe Miguez) e Paula Amaral com Anos Incríveis que abordará os anos 90, cabe salientar que ficou no lugar da novela de Rui Vilhena que foi descartada sem motivo “Fora de Órbita”.

    Só espero que o Silvio não invente de cancelar também a novela da Dias as 9 e botar uma novela do éter no lugar (Daniel Ortiz essa é pra você)

    • Roberto Filho disse:

      Concordo, tbm acho que do horário nobre HOJE só se salvam a Walcyra,Aguinalda e JEC, este último é pelo qual estou mais ansioso, depois do fracasso da pretensiosa A Regra do Flop acho que ele aprendeu a lição e vai corrigir um erro que perdura desde de DaCordoPecado: tramas paralelas desinteressantes e avulsas, essa vai ser o teste de fogo dele apresentar uma trama minimamente boa

      • Rafael T. disse:

        Eu queria e que a Globo desse ao menos uma oportunidade pro Gilberto Braga as onze, certeza que iria bombar mais que qualquer novela do Walcyr..Além do mais acho que Braga teria a cara desse horário.

        • Roberto Filho disse:

          Sim, seria ótimo, um formato curto, um horário que permite ousadias sem se preocupar com a tradicional familia ~hipócita~brasileira. Perfeito para o texto crítico do Gilberto
          Lembro que quando abriu o horário das 23 para o Astro ele deu uma entrevista dizendo que gostaria de fazer um remake de Dancin Days nessa faixa, mas acabou desistindo por medo de fracassar igual a “Guerra dos Sexos”, espero que mude de idéia.

          • José disse:

            Acho Dancin Days um pouco datada, muito do sucesso da novela se deve à era das discotecas, àquela nostalgia, seria um pouco estranho contar a narrativa do conflito Júlia Mattos x Yolanda Pratini sem esse pano de fundo. Mas acho que seria uma boa sim o Gilberto as 23h.

    • José disse:

      A novela da Angel e do Félix é da pupila do Reicyr? Tá explicado HAHAHAHA
      Ele não deve ser o supervisor porque vai estar escrevendo a novela das 21h sucessora de A Força do Flopar (não levem como implicância gratuita, darei uma chance pra sempre maravilhosa Glorinha Perez, apenas acho que o núcleo transsexual vai destruir a audiência da novela)

      Li também o absurdo de que o Benedito Ruy Barbosa planeja uma novela das 19h. Imaginem uma novela genérica sobre famílias italianas criadoras de gado/café que se odeiam, mas que tem dois membros que se apaixonam, cinco fases falando sobre imigração, seca, coronelismo e diabinho na garrafa; filho e pai que se odeiam, empregada da fazenda como alívio cômico e tudo provavelmente parecendo um desenho animado sob comando artístico do Luiz Fernando Carvalho, SÓ QUE AS 19 HORAS. Volta áureos tempos de Geração Brasil rapidamente…

      Eu confio no sucesso do Reicyr e da Aguinalda, e tb acho que talvez o JEC tenha aprendido alguma coisa (sem nenhuma boa expectativa, to com o pé atrás porque geralmente alguns autores quando escrevem UMA porcaria, depois é só ladeira abaixo, vide Maneco e Gilberto). Mas sei lá, o horário estará estabilizado e com boa audiência, essa é a única certeza que temos, não acho que seja a cara do JEC derrubar vergonhosamente a audiência, mesmo que saia algo mais A Regra do Jogo e menos Da Cor do Pecado.

      • Roberto Filho disse:

        A do Benedito se chama “O Último Beijo”,e eu li que dessa vez será uma trama urbana, baseada na vida dele,bom já é alguma novidade, mas não boto fé…

        A do JEC, enfim ele deu entrevista ao UOL logo após o fim de ARDJ dizendo que teve muitos aprendizados nessa novela, fora que a Globo não tá aceitando mais tramas pesadas/Thrillers nessa faixa, vide o cancelamento da Thelma&Duca, então acho que dessa vez ele virá mesmo com algo mais despretensioso msm,popular e com menos nucleos avulsos.

        E é um exagero essa desilusão do povo com o JEC por causa de ARDJ, geralmente após um grande sucesso a próxima trama fica abaixo do esperado msm, por conta da alta expectativa causada pela anterior, então essa queda dele n foi nada demais, já aconteceu com TODOS os autores, o que é bom, os estimula a se reinventarem.Inclusive, Gilberto Braga, depois do fenomeno Dancin Days(1978) demorou dez anos para repetir um sucesso igual(com Vale Tudo em 1988)

        • Robert disse:

          Não, entre Dancin’ Days e Vale Tudo, Gilberto escreveu outros 6 GRANDES sucessões: Água Viva (pode até ser esquecida, mas na época dava mais audiência que a própria Dancin’ Days), Brilhante (uma Paraíso Tropical versão anos 80, flopou feio no início, mas depois de uns 80 capítulos, a novela já tava bombando), Louco Amor (talvez a primeira novela “de shipper” já feita, e também bombou), Corpo a Corpo (essa novela foi UM FENÔMENO, e também é considerada a novela mais bem escrita de todos os tempos, MAS foi completamente esquecida por ter antecedido “a maior novela de todos os tempos” Roque Santeiro) e as minisséries Anos Dourados e O Primo Basílio.

          • Rafael T. disse:

            Eu super tenho vontade de assistir Corpo a Corpo, tinha uma trama central pelo que li bastante ousada e avançada pra época espero que o Viva reprise um dia.

          • Roberto Filho disse:

            Sim, essas 6 foram sucesso de audiencia, mas nenhuma dessas novelas marcou época e foi um fenômeno como Dancin Days, Gilberto já disse q CorpoaCorpo foi msm uma de suas melhores novelas, mas são esquecidas, Giba só repetiu esse feito com Vale Tudo msm, depois fez história em Anos Rebeldes e sua última novela excelente e lembrada pelo público em geral foi Celebridade.
            Espero ansiosamente que ele vá mesmo pras 23 hs, ia ser perfeito.

          • José disse:

            Os fãs do Gilberto amam fazer promoção dele com novelas não muito bem-sucedidas, né? HAHAHAH Não levem como crítica ou deboche, é apenas uma coisa que eu sempre notei. Porque a nível geralzão mesmo, as únicas novelas sempre citadas como grandes novelas, como inesquecíveis, clássicos, sucessos etc do Gilberto são de fato Escrava Isaura, Dancin Days, Vale Tudo e Celebridade (e vez ou outra Água Viva, ela foi impulsionada na reprise do Viva). Não duvido da qualidade das novelas citadas nos anos 1980 (inclusive de Corpo a Corpo, tenho curiosidade por essa característica aí de ser a mais bem escrita da história), mas fato é que fenômeno mesmo como Dancin Days só Vale Tudo (e talvez Água Viva).

            Em todo caso, acho o Gilberto, pelo conjunto da obra, anos-luz superior ao Aguinaldo Silva, que é um autor muito melhor avaliado. Essas novelas de realismo fantástico reprisadas no Viva só me decepcionaram (e não fizeram sucesso, prova de que o público das 20h/21h dos anos 1990 era outro). Espero não me decepcionar com Tieta nem com A Indomada quando elas forem reprisadas, mas enfim, do estilo urbano do Aguinaldo, sabemos que só Senhora do Destino agradou a gregos e troianos. E falo também sobre o Maneco: todo mundo fala de Baila Comigo, mas pra mim ele teve seu apogeu nos anos 90/00 (de História de Amor a Mulheres Apaixonadas, especificamente, a audiência inclusive só ia aumentando, apesar de muita gente achar que a qualidade ia diminuindo rs até chegar na controversa mas bem-sucedida Páginas da Vida e o sepultamento dele que foi a dupla Viver a Vida/Em Família).

      • Rafael T. disse:

        A novela do Benedito vai as 18h e não as 19h.. E outras, terá a mão do filho no lugar pra variar

      • Sandy disse:

        Mas Zélão uma coisa é o Maneco com mais de Três décadas de trabalho na globo e a qualidade do trabalho começar a decair e só piorar, outra é um autor relativamente jovem fazer seu primeiro flop. O JEC deve ter tido no mínimo a vontade repensar nos erros que tanto cometeu no passado (nas tramas anteriores, não só em a regra do flop, que ninguém comentava pq ele só fazia sucesso). Mas de uma coisa eu tenho certeza se a situação em que o Brasil está não melhorar nem Avenida Brasil seria fenômeno se fosse exibida hoje em dia. Ele nunca fará uma novela completamente leve, nem vai abrir mão de bancar o vanguardista. Se ele viesse numa vibe mais Cobras & Lagartos, com vilã diva loura, e um ar popularesco mais gostoso de ver (não igual aos núcleos de Avenida superestimação e o morro da macaca) ele teria mais chance de bombar.

        • José disse:

          Sobre o JEC: ele nunca vai fazer uma novela leve e despretensiosa, e não sei porque vocês citam as novelas das 19h dele como exemplo, já que Cobras & Lagartos ficou vetada pra reprise vespertina por anos e anos. Da Cor do Pecado e Cama de Gato (sob supervisão dele) também foram citadas em suas exibições originais como “novelões das 21h em horários errados”.

          A questão não é novela pesada ou A Regra do Jogo ser um “pouquinho” inferior às tramas anteriores dele, na vdd A Regra foi MUITO ruim (e eu já tinha me frustrado um pouco com Avenida Brasil, achado A Favorita bem melhor). Ele se repetiu muito, mostrou suas falhas, aquele desespero pra dar reboot na família do Tufão, no gay que vira hétero, no rico que fica pobre, enfim. Só entre AF e AVBR lembro que em 2012 fizeram mil comparativos mostrando as semelhanças. E definitivamente não deu certo um autor conhecido por investir em embates entre mulheres (com grandes vilãs) criar duas pamonhas como a Tóia e a Atena e deixar todos os conflitos nas mãos dos homens (Romero, Dante, Juliano, Gibson, Zé Maria). Não funcionou.

        • Rafael T. disse:

          Eu espero que ele deixe um pouco esse lado vanguardista e volte mais clean. Eu ainda espero uma novela das 21h com cara de novela das 19h vindo dele, sem deixar a marca registrada dele, e se não não for pedir demais voltar com o Ricardo Waddington de diretor de núcleo

  7. Roberto Filho disse:

    Eu achei precipitado já colocá-la no horário nobre, deviam ter colocado ela pras 19 hs primeiro, ser colaboradora de novelas e escrever minisséries é uma coisa, estrear como titular de uma obra já em pleno horário nobre é outra, uma demanda muito maior de trabalho e pressão, sei não Tio Silvio, cuidado com o hype.
    Aliás cade a Maria Elisa Berredo? Tinham convidado ela para apresentar uma sinopse pras 21 tbm, ela tem mais de 20 anos de parceria com o Aguinaldo Silva no horário nobre e foi co-autora de Verdades Secretas, e segundo boatos, a principal responsável pelo sucesso da novela.

  8. Victor disse:

    Gilberto Braga não volta mais ao dream team das nove? Acho que merece uma segunda chance.

    • Roberto Filho disse:

      Há anos ele não escreve direito, desconfio que desde Paraíso Tropical ele apenas faz o argumento e assina a autoria, quem escreve mesmo é o Ricardo Linhares e seus trocentos colaboradores.
      Acho que ele não tem mais cacife para aguentar uma obra de 180 capítulos, o que é uma pena, seu texto é muito bom, revendo suas novelas antigas isso fica mais evidente. Então a melhor solução pra Globo foi mandá-lo pras minisséries.

      • Osnar disse:

        Recentemente havia uma noticia que gb iria escrever para as 23h em 2018. Tb acho o horário perfeito pra ele (que escreva sozinho. O texto quando é dele mesmo é maravilhoso

        • Sandy disse:

          Se na propria Elis o Giba dividiu a assinatura com o coautor de Lado a lado imagina em uma obra um pouco maior as 23. O único bem a globo poderia fazer para limpar a barra dele seria uma reprise de “Celebridade” substituindo senhorão e “Força de um desejo” no viva, somente a melhor novela das 18 ever.

    • José disse:

      Além disso ele não sabe escrever sozinho, nunca soube. A única novela que ele fez sozinho foi Dancin Days e ele disse que entrou numa crise profunda de depressão. Pra ele, quanto mais colaborador, melhor. E sabemos que o principal colaborador dele é aquele trambolho do Ricardo Linhares que, por mérito próprio, jamais teria assinado UMA novela das 21h, que dirá oito. Deixa o Gilberto nas minisséries mesmo.

      • Roberto Filho disse:

        Sim, tem isso tbm, Aguinaldo Silva msm já disse q na época de Vale Tudo, Gilberto era quem escrevia menos, mas tinha controle absoluto da sua obra, nada ia ao ar em suas novelas sem o crivo dele, tanto que ele vetou uma cena(escrita pelo Aguinaldo) em que a Raquel pulava de alegria em cima da cama, por considerá-la muito brega.
        Mas suas novelas tinham um nivel regular de qualidade,textos riquíssimos, ainda hoje me arrepio vendo cenas de Vale Tudo,Dono do Mundo, Celebridade, a derrocada começou msm foi em Paraíso Tropical,q só valeu pela Bebel e Olavo,a trama principal era muito boring(gemeas do bem e do mal,pff), vá no depoimento dele no Memória Globo,ele msm assume que escreveu muito pouco nessa novela, aí foi ladeira abaixo nas seguintes: Insensato Coração nao tem UMA cena marcante, Babilonia só prestou o primeiro capítulo(que vejam só, foi INTEIRAMENTE escrito pelo Gilberto).
        Espero que com a minissérie da Elis ele retome o gosto pelo ofício e escreva mais inspirado para a faixa das 23 hs.

        • José disse:

          A cena que a Laura compra a casa da Maria Clara me arrepia imensamente. O texto dele ali está nível Maneco/Lícia rs

        • Rafael T. disse:

          Gilberto Braga >>>>>>>>>>> Abismo>>>>>Céu >>>>Inferno>>>>>Lícia Manzo e Maneco

          Até pq são doiss estilos diferentes..

          • José disse:

            São estilos diferentes, mas você vai me desculpar, o texto, aquilo que sai da boca dos atores, o que emociona, o diálogo, os embates, NINGUÉM até hoje superou Manoel Carlos. Ele é o único autor que eu não consigo assistir novela enquanto faço outra coisa (como mexer no celular, por exemplo), porque cada diálogo tem uma sutileza deliciosa, e quando é pra arrasar na emoção, ele explode. O embate entre Maria Clara e Laura na compra da casa ou na prisão ou então Raquel e Fátima na cena do vestido de noiva são épicos, mas eu ainda acho que estão completamente abaixo de qualquer cena de emoção escrita pelo Maneco.

      • Robert disse:

        Ele sabe escrever sozinho, só não sabe escrever sozinho novelas LONGAS. Ele escreveu todas as suas séries e minisséries sozinho, e por isso, acho que ele se daria muito bem as 23h, com novelas curtas….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *