a-lei-do-amor-malhacao

O estranho núcleo jovem de “A Lei do Amor” que parece uma temporada de “Malhação”

Tenho pra mim que desde que começamos o site, nunca falamos tanto de uma novela das nove quanto falamos de “A Lei do Amor”. As razões são várias (falamos um pouco sobre isso no nosso podcast), e vão desde a nossa simpatia com o fato da trama parecer uma novela clássica até os constantes erros de sequência/escalação/verossimilhança que estão ocorrendo na história escrita por Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari.

Já comentamos sobre a estranha cronologia da novela; a absurda falta de comunicação entre Pedro (na época RoobertChay Suede) e Helô (na época Isabelle Drummond) e ainda não comentamos sobre erros recentes – mas não menos crassos – que ocorreram nos últimos capítulos. Um deles rolou na sexta-feira passada e foi o tão comentado flashback que mostrava o caso de Mag (na época uma atriz bem jovem) e Tião (na época Thiago Martins). Ficou simplesmente impossível pro espectador entender o que tinha se passado, quanto tempo tinha se passado e como é que o Tião tinha ficado tanto tempo sem envelhecer (seria xixi de jacaré?) pra depois se transformar magicamente em Zé Mayer.

Também ficou complicado entender o estranho fato do microondas hackeado que explodiu no capítulo de segunda, entre outros pequenos (ou grandes) detalhes. No meio desse samba meio doido, outra coisa que tem nos incomodado na novela é o (imenso) núcleo jovem da trama. Com duas semanas de “A Lei do Amor” estamos longe, bem longe, de conseguir decorar todos os personagens.

Tem a filha da Salete (Cláudia Raia), tem a ex-Bianca de Malhação enteada da Grazi, tem o Tiago (Humberto Carrão), a Letícia (Isabella Santoni), o namorado da filha da Salete – que era namorado até ontem, pelo menos -, tem a irmã do Tiago que ontem mesmo apareceu na casa de um outro personagem que não decorei o nome e tem ainda a filha da Emanuelle Araújo, entre outros jovens que devemos ter esquecido.

nucleo-jovem-a-lei-do-amor

O núcleo paralelo de gente jovem é tão grande que temos sérias dificuldades pra entender quem é filho, irmão, ou namorado de quem. E se fosse esse o único problema, estaria tudo bem. Afinal de contas, sobrevivemos a mil novelas de Glória Perez com mil personagens e estamos aqui vivaços; mas o problema é que as histórias desses personagens se misturam tanto e são tão irrelevantes pro cenário geral que às vezes nos perguntamos se não fomos parar sem querer em uma temporada de “Malhação”.

Ontem mesmo, a filha da Salete (não lembro o nome da menina), foi desmascarada pelo namorado dela que achava que ela era rica, mas descobriu que ela era pobre e terminou com ela. Enquanto isso, Tiago falava com a tal da Isabela (Alice Wegmann) e ela dizia que nunca mais queria ver ele na vida. Em outro núcleo, a Ana Luiza (Bianca Muller) aparecia no apartamento de um menino meio de humanas que ainda não decoramos o nome também e lá rolava um flerte, tudo isso regado a uma rodada de suco pra galera aê chá de erva doce. Voltamos pra filha da Salete e ela está pedindo peloamordedeus para a massagista dizer pro namorado dela que ela só é uma menina carente, mas que o ama.

Voltamos pro Tiago, tá rolando uma conversa entre ele e a helô (agora já Cláudia Abreu) dizendo que ele e a filha dela são muito jovens pra casar. A ex-Bianca de Malhação dá um fora num menino que trabalha no posto e ele diz que ela só não tá com ele porque ele é pobre, mas que bem que gostou de ter ficado com ele. No outro núcleo, a filha da Emanuelle Araújo está dividida entre dois amores, ou coisa assim; a gente não sabe bem porque não tem ideia de quem seja aqueles meninos de quem ela está falando.

Eu tenho plena consciência que estava vendo “A Lei do Amor” porque eram nove da noite, eu estava jantando e porque o Reynaldo Giannechini aparecia de quando em vez. Não fosse isso, se eles pegassem esse núcleo jovem gigante e colocassem no ar às seis da tarde, passava como temporada de “Malhação” fácil fácil.

O único problema é que se fosse “Malhação” o núcleo jovem de “A Lei do Amor” teria mirado na temporada da Fatinha e no máximo acertado na “Casa Cheia” (literalmente).

E olhe lá.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

17 Resultados

  1. Lucas disse:

    A novela não tá empolgante.Parece que os autores botaram núcleo chatos sem dó nem piedade.Parece uma concha de retalhos sem nenhuma ligação e carisma entre si.Mas tenho esperança que melhore.

  2. Tai disse:

    Bom o nucleo de jovens ta meio perdido as vezes eu tbm me perco sobre o q estao fazendo ai e sao parentes d quem? mas o q mais me incomoda mesmo eh a tal Leticia meu deus q menina chata, voz irritante, mimada tbm a interprete nao ajuda muito.

  3. tulla luana disse:

    Eu comente sobre isso no podcast e realmente me incomodou muito, não só pelo número enorme e possibilidade de tramas didáticas mas porque eles são irrelevantes. Apareceu mais galera jovem e descolada na qual metade eu nunca tinha visto ou tinha dado importância, os que ficam marcados são os insuportáveis como leticia, a filha bisca da papa anjo, a que corre atrás do médico e a puxa saco filha da emanuelle araújo que me fez ter uma cena digna de fanfic de esquerda protagonizada pela mãe e pela irmã menor explicando “não dar ponto sem nó” e chamando a irmã de interesseira (que vergonha alheia).
    Atuações medianas ou irrelevantes, já pode rolar um chá com um pouco de cianureto pra eles.

  4. Chris Freires disse:

    Todo dia quando estou vendo A Lei do Amor e aparece um dos vários núcleos jovens fico perguntando pra minha mãe “quem é esse\a?” porque são tantos que a gente não só tem dificuldade de lembrar quem é quem,quem é filho de quem e função na trama,mas também (pelo menos já aconteceu comigo) de depois de decorar esquecer novamente quem é. A ex-Bianca por exemplo,todo dia esqueço quem diabo é ela na novela.Mas sinceramente acho que isso se deve muito mais ao fato das tramas serem irrelevantes do que pelo o fato de serem todos jovens e ex Malhação,o problema é que escreveram “dramas” pra eles como se ainda tivessem em Malhação,só falta mesmo pedir a rodada de suco mesmo e pra piorar eles dão tamanha importância pra esses núcleos que maior parte do capitulo é eles.

  5. Fernando Clemente Guedes Barreto disse:

    Não vejo nenhum problema em ter tanto núcleo jovem em a Lei Do Amor eu acho até bom depois de Velho Chico que tinha poucos jovens apenas 5 sendo que uma delas a Izabel(Rayza Alcântara) estreou em uma novela sem ter sequer um par romântico ou envolvimento com algum personagem,as novelas tão precisando de sangue novo,de novos atores são sempre os mesmos e agora com a Record tirando uma boa parte de atores e atrizes coadjuvantes + velhos a Globo precisa renovar seu elenco,escalar novos atores pra papéis importantes

  6. Rafael T. disse:

    A Barbara, mais conhecida como a fiha da Salete, vai morrer de overdose e a mãe vai virar a nova prefeita de São Dimas e vai fazer a campanha social da novela anti-drogas

    A Bruna Hamu patricinha vilã está monstruosa, quero ver embates magníficos com Chaticía que ficará mais insuportável depois que Tiago largar ela pra ficar com a Isabella, q por sua vez vai morrer mas o corpo não será localizado

  7. lsureke disse:

    Isso sem falar nos personagens “maduros” que agem como adolescentes, por exemplo, o Pedro e o jornalista que não sei o nome. Dois inconsequentes, impulsivos e marrentos (o que foi aquele diálogo entre o Pedro e o Tião ontem? Alfinetadas nível 5ª série). Já estou torcendo pra que a Helô se envolva com o Armando Babaioff médico, não suporto o Pedro, se a Letícia for mesmo filha dele e não do Tião, teve a quem puxar!

  8. osnar disse:

    “sangue bom” também era meio assim. não me incomoda muito não.
    a novela ta indo meio mal de audiencia.. espero que silvio de abreu nao resolva interferir dessa vez…

    • Enigman disse:

      Eu também acho que o excesso de jovens não seja um problema. Pra mim, o problema é a quantidade de subtramas desinteressantes que os autores arranjaram para eles e como eles estão desesperados para movimentar esse núcleo jovem, sem se importar se o espectador está entendendo ou não.
      Quanto ao Sílvio de Abreu, alguém precisa parar esse homem. Ele mexe nas histórias e faz com que elas deixem de ser desinteressantes e passem a ser absurdas e incoerentes. As últimas novelas das nove viraram verdadeiros sambas do maluco depois das alterações do Sílvio.

    • José disse:

      Mas Sangue Bom tinha os seis protagonistas jovens, né? A trama girava em torno deles e os coadjuvantes eram mais velhos. Virou meio que uma característica de novelas das 19h ultimamente inclusive.

      PS: gente, vocês repararam em como a Larissa ama enfiar o tema “Malhação” em tudo quanto é coisa? HAHAHAHA só hoje as duas matérias dela foram sobre Malhação

    • Rafael T. disse:

      Tomara que nao mexa mesmo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *