“Os Dias Eram Assim” consegue a marca de maior audiência de todos os tempos… na base da mutreta
Não que importe a boa parcela da população, mas a novela “Os Dias Eram Assim” finalmente chegará ao final depois de 85 anos de duração. Quer dizer, novela não! Segundo a própria Globo alardeou bem no começo de sua exibição, se trata de uma SUPERSÉRIE, que nada mais é que um nome brega para que o pessoal com preconceito com novelas assista ao negócio. Até a descrição do programa na Net conta com o cafona recurso do “Temp. 1 Ep X”.
“Os Dias Eram Assim” uniu público e crítica porque há tempos não víamos uma novela tão tosca no horário, e olha que até outro ano estávamos sofrendo com “Liberdade, Liberdade”. Os atores estavam péssimos, a história ficou andando em círculos e a suposta cobertura dos anos de chumbo só serviram para Zezé di Camargo ter certeza de que a Ditadura Militar nunca aconteceu no país.
Isso quer dizer que a novela foi um fracasso de audiência, certo? Bem… ERRADO. Segundo a média do Ibope, é o contrário: “Os Dias Eram Assim” tem a maior audiência de novelas das onze de TODOS.OS.TEMPOS. Como esse não é o caso de uma novela ruim que o público abraçou (alô “Os Dez Mandamento”), o que explica uma média acima dos 20 pontos? Só uma coisa justifica: A MUTRETAGEM.
No melhor estilo SBT e Record, a Globo fez várias manobras para aumentar a audiência de sua novela. Ela percebeu que o melhor dia em questão de audiência era nas segundas, quando era exibida coladinha com o sucesso “A Força do Querer”. A saída então foi mudar a exibição às quintas-feiras para logo depois da novela também, empurrando para tarde da noite o horrível seriado “Vade Retro”.
O resultado impressiona: a audiência às segundas e quintas é muito maior do que os outros dias nos quais “Os Dias Era Assim” passa mais tarde, e esses números impulsionaram para cima a média da novela. O que não quer dizer que ela tenha um público cativo, ela apenas fisga o público da inércia. A audiência de segunda para terça chega a cair mais de 12 pontos em algumas semanas.
A média geral de “Os Dias Eram Assim” ficou na faixa dos 21 pontos, contra os 18,5 de “Liberdade, Liberdade” e os 19,5 de “Verdades Secretas”.
Pra mim Os Dias Eram Assim começou boazinha até,acho que cheguei a comentar aqui que tava gostando na primeira ou segunda semana,quando tinha a ditadura como pano de fundo,mas depois a história foi se reduzindo ao quarteto amoroso que virou quinteto,e acrescentaram um romance teen pras caprichetes com a menina com AIDS ficou uma pegada meio A Culpa É Das Estrelas. Mudou totalmente o foco,terminou fora da sua proposta original,lembra até Babilônia nesse aspecto. E realmente fiquei surpresa com a audiência,pra mim tava péssima assim como a novela.
Novela chata, rasa e cansativa, Os Dias Eram Assim seria uma ótima novela da 6, mas por cauda da falta de bom sendo que a globo anda tendo acabou que uma novela até promissora foi aos poucos se tornando numa novela qualquer da Televisa (com uma produção mil vezes mais caprichada, e um elenco BEM mais competente), resumindo… A Globo perdeu uma ótima novela das 6, exibindo ela no horário das 11 (que pede tramas densas, rápidas, inovadoras e fortes tudo oque Os Dias Eram Assim não conseguiu ser)
Escorada em A Força do Querer porque cresceu na medida que a novela das 9 também crescia, e também pela duração… capítulos curtos demais! Sendo que a história já é rasa, lenta e cheia de artifícios estéticos pra dar o tom dramático. É como um passa-tempo enquanto não tem coisa melhor pra ver na TV.
E o final, bem…. eu sempre espero grandes finais que tirem grandes conclusões, como se desse um ar revolucionário que acrescenta muito à trama. Mas aqui é final feliz pra todo lado, casamento, parto, realização pessoal e profissional e blá blá blá. Claro que não é a 1ª novela (nem será a última) a usar esse recurso, mas do horário das 11 eu sempre espero algo diferente, e aqui… não teve.
Vocês implicam com tudo também, né? O último capítulo foi ótimo e coerente. A novela pode não ter sido uma grande coisa, mas o final foi bonitinho
Eu achei muito bom. E você percebe a ignorância do público quando acham que aquela passagem de tempo em forma de acontecimentos históricos foi encheção de linguiça.
A cena final cutucando o governo Temer foi muito bem bolada, sem contar toda a sequencia do casamento até a morte da Nanda e a mensagem de conscientização.
“E você percebe a ignorância do público quando acham que aquela passagem de tempo em forma de acontecimentos históricos foi encheção de linguiça.”
MAS FOI ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA…
Você acaba de provar meu ponto. Obrigado.
Implicância bem válida,não é mesmo more?Ou você acha que uma novela tão irregular como ODEA merece algum crédito depois de mais de 80 capítulos de enrolação pra fazer algo relativamente decente no último?Agora implicar com coisas ruins é implicar com tudo.
É o Biel gente, não o levem a sério
Um capitulo final bom não transforma o resto da novela em coisa boa, mas o contrário também não acontece. Mas esqueci que aqui ter opinião própria e não seguir o senso comum é uma coisa mal vista.
Tem que seguir cartilhazinha: Kogut e/ou outro vomita algo – Coisas de tv vai lá e fala a mesma coisa pra se “enturmar” com os (risos) “especialistas” – leitores concordam com o coisas de TV pra babar ovo de redator.
A “supersérie” foi tão ruim que vcs nem fizeram resumão do último capítulo, ou ainda vai ter?
De bom nessa coisa só teve mesmo a trilha sonora, que inclusive foi usada a exaustão para se escorarem.
Sim!!! Em 5 minutos tocava pedaços de 3 músicas diferentes, pra lembrar o público que a novela se passa naquela década.
Gente do céu, o que eram as caracterizações do Renato e da Alice em 2017, no meio da praia? STOOOOOOOOPPP caracterizações de pessoas da 3 idade, STOOOOOOOP. Ainda bem que acabou…
Quem tinha 20 e poucos nos anos 70 já tem quase 70 hoje…
A peruca ficou estranha mas a maquiagem ficou ótima.
Kkkkk Tenho dúvidas…
Ficou caro escalar ATORES IDOSOS no lugar???? Enfim
Aproveitaram o mesmo recurso porco da Record usado para envelhecer em ODM e ATP
Eu tinha a impressão de que Os Dias Eram Assim estava nas duas últimas semanas desde abril mais ou menos, e olha que eu só assistia as chamadas, todas extremamente cansativas, repetidas a exaustão em todos os horários possíveis e imagináveis. Foi lavagem cerebral das boas por parte da Globo mesmo, sem nem tentar disfarçar. Era uma novela fraca, sem história, sem fôlego, cujo único conflito – que girava em torno de algo extremamente banal, corriqueiro e já saturado em todas as novelas – poderia ser resolvido em uma semana. E assim foi. De resto, só sobraram os forçadíssimos desencontros entre Alice e Renato por 5 meses, todos ocasionados por loucuras e surtos psicóticos do Vítor. Nada além disso. Era criança atropelada, era mocinha dopada, era intriguinha barata… Apesar do bom elenco, com grandes nomes (tanto com um elenco jovem promissor à frente do elenco como estrelas veteranas brilhando em personagens secundários), foi uma novela de poucos personagens. Não vingou. Eu sou favorável a tramas mais enxutas sim, mas quando se tem uma história central tão sem gás, não ter uma boa trama paralela que possa render água no feijão é um grande e doloroso tiro no pé. O casal Gustavo e Rimena, com o não tão interessante assim conflito de “traição do irmão que ama o outro”, foi o único que causou algum burburinho. Fora eles, o único grande acerto da novela em questão narrativa mesmo pra mim foi a delicada e tocante abordagem da AIDS através da Nanda. Passou a mensagem de forma correta e emocionante. E a Júlia Dalavia pôde reforçar seu crescimento artístico, o que já lhe garantiu passaporte pra uma personagem maior em O Outro Lado do Paraíso (só espero que não saturem logo a imagem dela, como costumam fazer quando passam a investir demais em um ator queridinho com pouco tempo de férias). Já o casal gay prometeu muito e pouco cumpriu.
Destaco a maravilhosa trilha sonora; o estupendo talento de Sophie Charlotte, que começou a carreira como uma mosca morta e hoje me emociona só no olhar, bem como sua química com o igualmente lindo e eficiente Renato Góes. Também foram os melhores momentos da carreira de Daniel de Oliveira e Susana Vieira em muitos anos. Elogiar Cássia Kiss, Natália do Vale, Antônio Calloni e Letícia Spiller seria chover no molhado. E claro, parabéns a Maria Casadevall, Gabriel Leone, Júlia Dalavia e Felipe Simas. Cada um fez sua parte, mas quem não fez mesmo foram as autoras, e sobretudo o Sílvio de Abreu, que abriu mão de apresentar uma novelinha romântica e bonitinha das 18h que poderia agradar bem mais pra encaixá-la na marra no denso horário das 23h, onde o paladar do público pede produções mais requintadas e sofisticadas.
No final das contas, acaba até injusto ficar comparando essas produções anuais não-sequenciais em audiência. Cada uma sempre dentro de um contexto diferente. Pra mim, o grande fenômeno da faixa das 23h continuará sendo Verdades Secretas, independente do que os números digam. Os Dias Eram Assim terminará mofada e esquecida e deve sua média unicamente às estratégias da Globo e à popularidade de A Força do Querer.
sim acredito que essas autoras vão passar um tempo no freezer onde estão manoel carlos, gilberto braga e (injustamente) lícia manzo
Verdades Secretas pode não ter batido o record de audiência no último capitulo mas até hoje ela é lembrada. Os dias eram assim cairá em esquecimento.
P.S: José, não sendo seu “puxa- saco” mas gosto muito de ler seus resumão.
Daqui um mês ninguém vai lembrar que essa novela existiu. Alguem se lembra de “a lei do amor”? Hahaha
Falando em A Lei do Amor, alguém já reparou como Os Dias Eram Assim tem uma história bem parecida? A diferença é que Os Dias não atira para todos os lados, mas a trama central é quase a mesma
Mas esse “romeu e julieta separados pelos pais” é o maior clichê novelístico q existe.
Sim querido pq ODEA era uma novela das seis originalmente. Assim como muita coisa de A Lei do Amor tinha de novela das 23h que foi sublimado por situações genéricas pra poder agradar o público das nove e ser uma novela mais tradicional possível
Não acho as histórias parecidas, mas Os Dias Eram Assim tem muito da pegada de A Lei do Amor sim, de novela extremamente clichê, genérica, sem propósito, preguiçosa, que parece ter sido feita apenas pra colocar uma história no ar. A cada semana, Os Dias Eram Assim abusava e se fartava dos mais variados clichês, como sequestro da mocinha, vilão tentando tomar guarda do filho da mocinha, falsa morte, pancadaria, traição, criança revoltada ao descobrir a verdadeira paternidade etc
O que sei é que minha mãe adorou essa desgraça. Fez questão até de comprar o cd da trilha sonora.
Vi uns dois trechos de episódio apenas e enquanto um estava a cafonice em filtros avermelhados, o outro tava com a Cássia Kis atuando de um jeito muito legal (na real é tudo a mesma coisa, mas ela me conquista).
P.S.: a plataforma daqui não vem do wordpress não? Tô muito acostumado com o MDOM / sites baseados no serviço wordpress que dão pra linkar com o twitter. Me sinto meio corpo indigente jogado na mureta quando não tem essa opção.
A trilha é ótima
Começou boa mas abandonaram a questão politica (que já era só um pano de fundo mas pelo menos era bem escrita) e partiram pros chifres e outras apelações folhetinescas e ai foi pro brejo.
Liberdade, Liberdade era ótima, mas nem vou entrar nessa discussão. O gosto de “peculiar” de vocês já é figurinha mais do que carimbada.
Eu acho Os Dias boa, mas o texto é fraquíssimo. Das novelas das 11, as que eu mais gostei foram Verdades Secretas e Gabriela
Liberdade Liberdade, Verdades e Gabriela foram as boas do horário pra mim.
Eu também gostei de O Astro, nao lembra EM NADA o texto do Alcides Nogueira (talvez por influência do Geraldo Carneiro talvez?) E pra mim a melhor novela das 23h pra mim já feita. Gabriela era até boa também, mas sofreu um pouco com a comédia pastelão do Walcyr em alguns momentos.
Liberdade Liberdade tinha todos os elementos pra ser uma ótima novela mas se perdeu na reta final e o direcionamento da Joaquina, que de “revolucionária” como Tiradentes, não tinha nada
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#5 O Dias Eram Assim/Saramandaia
Ainda polêmica com o termo “supersérie” rsrsssss. Eu acho que a Globo vai abandonar esse termo na próxima produção, mas a verdade é que essas novelas das 11 tem o mesmo formato de algumas produções da Telemundo, que duram cerca de 60 capítulos, a Globo resolveu copiar. Esse formato também é basicamente o mesmo usado pela Turquia e os Estados Unidos, que produzem séries com narrativa de novela, como Mil e uma Noites, Ezel, Revenge, Dallas, Grey’s Anatomy, etc, com a diferença que essas foram divididas em temporadas e exibidas semanalmente no país de origem, enquanto Os Dias Eram Assim foi exibida diariamente, em apenas uma temporada
ACABOU ESSA PORCARIA!!!!
Gloria a Deus,depois disso só desistirem dessa ideia ridícula de Superserie que de Super, não tem nada, só a mutretagem de quinta que vai encher a audiência, tipo aquele aluno que cola do outro ao lado pra garantir uma boa nota.
Morta com o Pelé na montagem hahahahaha