misterios-pega-pega

Grandes mistérios de “Pega Pega” que não serão resolvidos no último capítulo

A novela “Pega Pega” finalmente chegou ao final depois de mais tempo do que poderíamos aguentar. Seguramente uma das novelas que menos gostamos de assistir, a trama de Cláudia Souto (discípula de Tio Walcyr) explodiu de audiência e vai entregar a média alta para “Deus Salve o Rei”. Mas isso não quer dizer que a trama vai acabar redondinha, porque descobrimos muitas pontas soltas na trama. Listamos quatro mistérios que não serão respondidos no último capítulo e não vão sair de nossas cabeças (mentira, já até esquecemos depois de publicar essa matéria):

#01. Como todo mundo conhece todo mundo?

personagens-pepa-pega

Dizem que todo mundo está ligado a qualquer pessoa em até seis conexões. Ou seja, de acordo com as pessoas que você conhece, você pode estar ligado a Geraldo Luis, Kasino ou até Donald Trump em até seis pessoas. No caso de “Pega Pega”, as conexões são completamente diminuídas porque todo mundo conhece todo mundo. Até hoje eu acho fantástico como todo o pessoal do crime do Carioca Palace tem conexões próximas reais com a galera do crime da Mirella.

Pegue como exemplo Bebeth (Valentina Herzage), que saiu de casa no Rio de Janeiro, foi pro Sul, fugiu com um completo desconhecido que encontrou numa barraquinha de salgados e que por muita coincidência é filho de uma mulher que tem forte ligação com o assassinato de sua mãe. Ou então Júlio (Thiago Martins) que vai trabalhar no hotel cujo dono tem relações com sua mãe desaparecida que também tem conexões com o crime do assassinato da Mirella. Até quando a autora precisou enfiar um investigador da Polícia Federal ela fez com que ele fosse um ex-namorado da protagonista sem sal Luíza (Camila Queiroz) sem que isso acrescentasse qualquer coisa para a história.

#02. Como Antônia conseguiu se tornar investigadora sendo tão burra?

antonia-pega-pega

Nos antigos desenhos da “Liga da Justiça”, para ressaltar a inteligência do Batman os roteiristas faziam todos os outros heróis serem umas mulas. Em “Pega Pega” não é que o assalto ao Carioca Palace tenha sido muito elaborado (porque ele teve mais furos que “Salve Jorge”), mas ele demorou uma novela inteira para ser solucionado porque a investigadora responsável pelo caso, Antônia (Vanessa Giácomo) era burra para cacete.

Como se não bastasse a completa falta de inteligência e de habilidade policial para sua função, Antônia ainda parece ter nascido com uma mentalidade do século retrasado. Quando Júlio tentou falar para os dois ficarem juntos, Antônia falou que não estava pronta para abandonar sua carreira policial pra ficar com ele, talvez porque não foi avisada que mulheres podem trabalhar e manter seus relacionamentos numa boa. E mesmo se você falar “ah, mas é uma questão moral” etc, isso tudo não faz sentido e é apenas um drama que a autora tirou do éter para tornar o relacionamento difícil de acontecer.

#03. Eric era amigo do Geddel?

eric-rico-pega-pega

Eric (Mateus Solano) decidiu comprar o Carioca Palace do Pedrinho (Marcos Leleco Caruso), e numa transação financeira que até hoje parece incrivelmente suspeita o novo dono do hotel pagou quarenta milhões de dólares em dinheiro vivo, distribuídos em quatro malas que coincidentemente serviriam para ser divididas entre os quatro ladrões. Eric sempre pareceu absurdamente rico, até para o padrão de milionário de novela.

Durante toda novela eu ficava encantado como Eric resolvia qualquer coisa usando uma caralhada absurda de dinheiro. Minhas demonstrações de riqueza favoritas eram quando Eric decidia usar seu helicóptero como quem usa um carro para ir à padaria. Precisa encontrar sua filha maluca que conversa com um canguru de pelúcia no Sul do Brasil? Eric surge com um helicóptero DO NADA (acompanhado da mocinha que acabou de conhecer). Agnaldo (João Baldasserini) fugiu com os dólares? Eric surge com um helicóptero DO NADA.

#04. Como essa novela foi esse estouro todo de audiência?

E esse é o maior mistério de todos os tempos, mais do que o que a Perpétua guardava em sua caixinha. Afinal, como é que “Pega Pega” emplacou? A novela era chata, a trama cheia de furos, a história se arrastava e os personagens eram todos muito detestáveis. Um dos motivos possíveis é a inércia, pois a Globo estava com uma safra de boas novelas desde “Malhação” e aí o público ia ficando, então “Pega Pega” acabou virando aquele recheio do sanduíche que nem é gostoso sozinho, mas no meio de tanta coisa boa acaba sendo mascarado.

Fábio Garcia

Nunca tive a chance de falar "como vai, Galisteu?".

Você pode gostar...

Comenta Aí!

21 Resultados

  1. Chris disse:

    Gente e o coelho de pelúcia que ganhava vida? No início aparecia sempre e depois foi esquecido no churrasco

  2. Douglas disse:

    Pera ai, então vão substituir o resumão do último capitulo por esse post ai? Alfinetadas do Fábio? Que decadência hein.

    Enfim, o fato de todo conhecer todo mundo já é tradicional e necessário em novelas, e nessa foi tudo muito bem explicado, só sendo muito acéfalo pra não entender a relação do Pedrinho com os ouros. Pode achar Pega Pega um novela ruim, mas ela passou longe de ser um novela cheio de furos. A trama era redondinha. Agora, sim, Julio e Eric irmãos foi BEM forçado. Já a babá ser a sogra do Borges foi só pra dar um destaque pra esse núcleo.

    Agora quanto aos exageros, me poupem. Vcs cobrem novelas a vida inteira e sabem como funciona. Querer questionar “como chegou tão rápido”, “de onde surgiu”, “como cabia tanto dinheiro” soa bem amador da parte de vocês, parecem aquelas crianças curiosas chatas.

  3. Caco Antibes disse:

    O maior mistério pra mim é como esse site ainda existe… matérias cada vez mais escassas, campo de comentários esgoto a céu aberto cheio de gente falando grosserias e até com discurso de ódio mascarados de opinião (com total abstenção dos péssimos redatores, vide que pra eles o problema eram os antigos comentaristas hoje sumidos que ficavam aqui se matando porque um gostava do Walcyr Carrasco e outro do Aguinaldo Silva). Aquele senso de humor no tom crítico inteligente nas matérias hoje falta (e MUITO) em qualquer porcaria que ocasionalmente Fábio ou Larissa venham bostejar nesse site. Como alguém ali bem disse, Pega Pega de fato não foi uma grande novela e merece ter seus vários furos apontados, mas um texto cafona e preguiçoso desse não dá nem vontade de rebater ou discutir. Parece ter sido escrito por um adolescente “rebelde sem causa” grosseiro e desrespeitoso. Essa crítica foi como o remake de Guerra dos Sexos: mirou no humor, acertou no pedantismo. Quanto ao sucesso de Pega Pega? Bem… novela simples, light, mastigada, de fácil entendimento… heróis com conflitos rasos muito bem definidos, vilões de desenho animado com uma maldadezinha ou outra nas costas, um pouco de mistério, personagens caricaturais com um humor raso e classe C na ponta da língua, agilidade para que o público achasse sempre que estava acontecendo algo de importante na novela (mesmo que nunca estivesse)… algo semelhante a Haja Coração e distante da pedante Rock Story, eternamente idolatrada simplesmente por não ter sido uma comédia romântica e sim um draminha barato no horário das sete. Que venha Deus Salve o Rei, que vai ser chamado de GOT brasileiro (e vão rebater falando de Que Rei Sou Eu? pra falar que GOT não inventou as tramas medievais) e que vai gerar milhões e milhões de pseudocríticas genéricas e sem embasamento algum às atuações de Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine como protagonistas, afinal nada mais hyppado no mundo dramatúrgico atual do que simplesmente se odiar essas duas atrizes e considerá-las canastras só porque elas não são “discretas e reservadas” como a Isabelle Drummond.

  4. clary disse:

    achei fraca, gostei mais de Rock Story… atualmente pra mim a melhor produção da globo no ar é Malhação, que ta ágil e muito bem escrita.

  5. French disse:

    Ao menos Pega Pega apostou numa história original e despreentensiosa, sem “tabus” ou lacrassao, apenas uma novela bobinha das 7 que deu certo, foi gostosa de acompanhar, os conflitos eram bons, e os personagens carismáticos. O Grande erro da Cláudia Souto foi não ter seguido a risca que Cobras e Lagartos seguiu (personagens dúbios, ambiciosos, traidores e trapasseiros mas que não perdiam a essência do humor) em Pega Pega só vimos personagens bobos fazendo bobeira a novela inteirinha, os “ladrões” eram tão mocinhos quanto os próprios mocinhos, e isso não me interessa em nada, oque eu quero é tiro, porrada e bomba.

  6. Rafa disse:

    Pega Pega ruim? pegou muito mal Fábio!

    Tá que tinha uns personagens intragáveis como aquele núcleo do teatro com bonecos, Bebeth e a Canguru, os plots tirados do éter da Claudia Souto (Como a Maria Pia ser mãe DO NADA da Bebeth kkkk). E podem falar o que for, os protagonistas ladrões ofuscaram facilmente os robóticos e chatos Luiza e Eric. Outro desserviço foi aquele plot do filho do chefe do Hotel (Guilherme Weber) Gay, “aprendendo” a ser pai de uma qualquer.

    Perto de Haja Coração, Guerra do Sexos 2012 e Alto Astral/ILP. Pega Pega é ouro!

    • Rafa disse:

      É ouro dentre as últimas tramas FAROFA já exibidas….Eu não curto mas confesso que Pega Pega soube dosar as vibes pra não ficar uma cópia de TD+/RS visto a escolha do diretor.

  7. Tulla Luana disse:

    Pega pega foi ruim mas as tramas paralelas salvaram. Acho um absurdo falar que todos os personagens eram detestáveis.
    A Nanda segurou a SandraHelena muito bem, Mariana Santos também segurou bem a Maria Pia.
    A trama do Dom tava amarradinha.
    Infelizmente o núcleo principal era o maior problema.

  8. Príncipe Afonso de Montemor disse:

    Essa novela é bem melhor que esse site podre, com dois redatores formados na faculdade mais podre do Brasil

  9. Daniel Gonçalves disse:

    Mais uma matéria do Fábio em que parecia que ele ia falar algo inteligente, ou ao menos divertido, e sai esse trambolho metido a crítica. Sim, Pega Pega foi ruim, mas o Fábio defendeu seu posicionamento tão mal isso que nem merece discutir com quem gostou.

  10. Filha chata da Helena. disse:

    Novela é novela, caro pseudo critico metido a cult.

  11. Isane disse:

    O maior mistério de todos, pra mim, é a cronologia dos relacionamentos do Pedrinho Guimarães. Não faz nenhum sentido, a Luiza ser neta dele, sendo que ele passou um bom tempo enredado com a Lígia e a Sabine.

  12. Rodolfo disse:

    Funcionou pq tem tudo que uma novela das 19h pede: um texto morno, personagens caricatos e tramas paralelas que prenderam (caso do filho da Sabine). Novelas que inovam muito (Além do Horizonte), para outro público que não seja a classe C (Guerra dos Sexos) ou com texto e personagens “reais demais” (Sangue Bom) costumam patinar na audiência. Eu vou confessar que, por mais que a novela seja bem mais ou menos, eu me diverti. Agora é ver se Deus Salve o Rei vai dar boa, já que ela tem absolutamente tudo que citei pra dar errrado

    • Tulla Luana disse:

      Guerra dos sexos patinou porquê não foi feita pra classe c? Ahahahhaah assume que aquela adaptação foi horrível e saiu da costela de um rato necrozado de esgoto.

    • Douglas disse:

      Agora ta na moda defender fracassos justificando que eles eram “inovadores demais pro horário”. Não adianta inova e ser ruim. Além do Horizonte era PÉSSIMA. Sangue Bom era um salada pra adolescente bobo que misturava Malhação com Friends e Gossip Girl. Terrível.

  13. Mayla disse:

    Pega Pega é um trambolho, achava insuportável nos primeiros capítulos, por causa da minha mãe, fui me acostumando e até me diverti com ela. Mas é isso, vai acabar e uma semana depois ninguém vai lembrar que existiu.

  14. Carol disse:

    É novela com cara de novela das 19h,por isso dá certo agrada ao noveleiro raiz…

    • Douglas disse:

      Exatamente. Novela com correria e tramas policiais simples, como o horário sempre pediu, além do humor, claro. Foi ignorada nas redes sociais simplesmente porque não era espelho de Malhação como as anteriores e deixou o romance de lado. Adolescente hj só quer saber de novelinha Disney.

  15. osnar disse:

    a minha vó adora essa novela. devem ter várias outras q também amam, agora o motivo não sei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *