Por que a Globo está “demitindo” tanta atriz mais velha?
Se você abrir qualquer site de entretenimento hoje vai parece que todos eles receberam releases do departamento de RH lá do Projac, afinal só tá rolando notícia de funcionário da Globo que não teve seu contrato renovado. As maiores vítimas de hoje foram as atrizes Giulia Gam e Malu Mader, além do ator Daniel Rocha que não foi assim exatamente uma grande perda para os estúdios Globo. Giulia e Malu se unem a várias outras atrizes, como Cristiana Oliveira (a clássica Juma) ou Carolina Ferraz (do meme “EU SOU RYKA” que todo mundo ouve na abertura do Divas Depressão), que estão sem trabalho na emissora. Mas tenho uma pergunta sobre essas demissões: por que são, na maioria, mulheres?
Se a gente pegar Giulia Gam, Malu Mader, Carolina Ferraz e Cristiana Oliveira, dá pra ver que elas fazem parte do mesmo perfil: mulheres belíssimas que brilharam no passado por conta de sua aparência e seu talento, mas que agora chegaram aos cinquenta anos de idade e não conseguem papéis nas novelas porque esses papéis não existem. Claro que por trás de tudo isso está a contenção de gastos da Globo, afinal não faz sentido você manter uma estrela com salário astronômico sendo que ela faz uma ou outra novela, muito mais em conta manter contratos por obra. O problema é que não existe mais papel para essas atrizes fazerem.
Talvez por elas rejeitarem papéis menores (vai saber, não sou amigo confidente delas e nem agente), mas também porque mulheres dessa idade são deixadas de lado pela dramaturgia. Numa sinopse de novela, quantos papéis existem para mulheres de cinquenta anos? Malu Mader é uma pequena exceção, porque em seus últimos papéis ela ficou longe dos protagonistas (e mesmo assim conseguiu brilhar), mas e as outras?
Curiosamente, falta homem nas novelas da Globo. A faixa dos “quarentões/cinquentões” é disputada a tapa pelos poucos atores que restaram. Quem aí não lembra que Alexandre Nero colou praticamente 3 novelas (“Além do Horizonte”, “Império” e “A Regra do Jogo”) porque o perfil dele é muito desejado? Isso tem mais a ver com a procura por personagens desse estilo, afinal toda novela precisa ter um homem garanhão (e que não seja o José Mayer, graças a Deus!).
É muito triste falar isso, mas parece até que não existe espaço para uma mulher de cinquenta anos na dramaturgia. Por mais que as mulheres nessa faixa de idade continuem lindas (algumas até mais bonitas que quando tinham vinte e pouco), as novelas ainda procuram colocar homens cinquentões tendo relacionamento com mulheres mais velhas. Alexandre Nero mesmo se relacionou com a Switchal (Marina Ruy Barbosa) em “Império” depois de dispensar a “coroa” Maria Marta (Lília Cabral). Que inclusive era vista com maus olhos por se relacionar com o misterioso personagem de Carmo Dalla Vecchia apenas porque ele era mais novo.
Mocinha novinha e empoderada temos um punhado a cada novela (algumas até segurando espada em foto promocional para mostrar força), mas essas mulheres que lutaram a vida inteira e trabalharam muito estão vendo os papéis destinados a elas sumindo e sumindo.
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Vou aproveitar que você está aqui e fazer uma propagandinha do nosso canal no YouTube. Lá eu e a Larissa Martins comentamos sobre novelas, televisão e o que mais encanta a gente. Dê uma olhada no nosso último vídeo, sobre personagens de novela que morreram, mas passam bem:
Olha o Português Coisas de TV!
tantas Atrizes mais velhas e não tanta atriz mais velha
Não é só a globo, é a sociedade que enxerga a mulher quarentona/cinquentona como passada, enquanto o homem quarentão/cinquentão está no seu auge. O saudoso Domingos Montagner estava em alta e começou a carreira na TV aos 49 anos! Em “tempo de amar” os protagonistas eram estreantes: Vitória Strada com 21 anos e Bruno Cabrerizo com incríveis 38 anos! Tudo bem que ele não aparenta isso, mas não importa, afinal em que universo uma atriz estrearia em grande estilo na TV aos 38 anos? A mulher parece que tem prazo de validade!
Os motivos estão bem explicados no texto,mas acrescentaria mais um fator:a falta de concorrência que a Globo tem atualmente.A briga entre Record , SBT e até mesmo Band é pelo segundo lugar e não o primeiro.Ou alguém acredita que estas atrizes consagradas e com patrimônio(pelo menos não a curto prazo) vão fazer novela bíblica na Record ou a mãe da protagonista mirim em novela do SBT?Podem ir para o teatro, Netflix ,Cinema ou TV por assinatura, mas essas mídias não são concorrentes da tv aberta Globo.Isto não é uma característica somente da Globo, o mercado de trabalho é feito em parte para pessoas jovens, ou é comum ver pessoas de 40 anos como vendedoras no shopping?Dando ênfase maior em jovens e esquecendo dos veteranos , a chance de perder a empatia com o público acima de 4o,que vê novelas desde a década de 70 e mirar nos jovens que preferem estar no youtube ou Netflix pode ser uma estratégia perigosa( vide a Novela Deus Salve o Rei , que carece de veteranos e está com audiência e repercussão aquém do esperado).Este assunto do blog pode ser tema de um vídeo no canal do Youtube.
Se a população brasileira continuar no ritmo de envelhecimento que hoje observamos ( comparável a Alemanha e Portugal ), muito brevemente essa estratégia de focar mais no público jovem terá que ser revista. Nosso país caminha a passos largos para ter um público maduro e sênior percentualmente muito grande…e isso vai impactar todas as áreas, podem aguardar!
Só li verdades nos comentários, é só pra engrossar o coro
É verdade mesmo que o Marco Pigossi foi dispensado também nessa leva?
Está no ar em Onde Nascem Os Fortes
Ele faz só o começo de Onde Nascem Os Fortes, saiu da Globo sim, mas ele que não quis renovar contrato
Apesar do lesbofeminismo barato, a explicação faz sentido. Mas eu pergunto: por que uma emissora que já colocou vadias no mundo islâmico e na Índia e feministas na Idade Média não cria as tais personagens mulheres lindas empoderadas nas casas dos 50 anos? Talvez porque assim que essa personagem aparecer, e se ela não for de família rica ou classe média, os espectadores vão passar a trama inteira esperando pra ver quem trepou e quem esperava trepar com ela para ela chegar até ali. Porque, vamos combinar, você nunca viu mulher bonita dizer que levou nota mais baixa na faculdade por machismo, ou que deixou de ser promovida ou contratada em uma empresa por ser uma mulher bonita (porque homem não faz isso com mulher bonita, mulher feia faz).
Jesus amado, Fábio e Larissa, apaguem esse horror de comentário
A televisão é muito ingrata para com as mulheres mais velhas. Fora Manoel Carlos e suas Helenas e algumas do Aguinaldo Silva (Senhora do Destino, Fina Estampa) que outros autores apostaram em mulheres de meia idade protagonizando tramas das seis, das sete e das oito nos últimos anos?? Infelizmente, a Globo tem esquecido seu padrão de qualidade e dado o protagonismo às menininhas com milhões de seguidores no Instagram. Fora a Isabelle Drumond, talento que é bom, zero. No caso específico da Malu, a considero uma boa atriz..Todavia, acho que ela se acomodou um pouco no papel de mocinha, no início da carreira e agora, com a ricaça bem sucedida no ramo dos negócios. Quando ela tentou fazer algo diferente em Sangue Bom, não convenceu. Bem diferente da sua amiga Cláudia Abreu que mesmo fazendo poucos esporádicos na televisão, conseguiu variar o repertório dos últimos tempos (vilã arrivista em “Celebridade”, heroina forte em “Belíssima”, antagonista escrachada em “Cheias de Charme”. Mas, o fato é que a TV perde e muito com essas estrelas que com a falta de estrelas como Giulia Gam, Carolina Ferraz e a própria Malu, que sempre que aparecem iluminam a tela com seu trabalho
*trabalhos esporádicos
Quando Rodrigo Simas for demitido teremos post especial estilo textão reclamando porque o Fábio acha ele gostoso
É incrível como nunca a Globo é invocada com esse negócio de homens velhos pegando mulheres novinhas. Sempre tem! Nada contra, mas é que ela usa muito essa história! Também notei que nunca o protagonista masculino de alguma novela é negro!
quando tentaram colocar o Lázaro Ramos como um dos protagonistas, o público reclamou porque “ele não é galã”. Racismo? Imagina…