A popularidade de nomes de personagens de novelas no site do IBGE
Nesses últimos dias o IBGE colocou no ar um site referente ao último censo (o de 2010) em que você pode procurar o seu próprio nome e ver curiosidades sobre ele, como popularidade, frequência e até mesmo um gráfico mostrando o crescimento ou queda da utilização dele. Depois de conferir que meu nome é o 32º mais popular e que o gráfico do nome “Fábio” coincide com a carreira do Fabio Jr na televisão, pensei “por que não procurar uns nomes de personagens de novela e ver a popularidade deles.
Pensei nisso porque lembro de uma notinha que li no começo dos anos 2000 falando que a novela “Estrela Guia” fazia tanto sucesso entre jovens que muitas meninas nascidas no começo do século XXI estavam ganhando o nome de Cristal (a protagonista vivida pela cantora Sandy Leah… que nunca sei se pronuncia como “léa” ou “leá”). Fui jogar o nome dela no gráfico e… voilá… realmente a explosão de Cristais (parece nome de golpe dos Cavaleiros do Zodíaco) se deu justamente na década que a novela foi exibida:
Outro nome que coincidiu com a década de exibição da novela foi Maya, a protagonista de “Caminho das Índias”. Talvez por ser um nome estrangeiro que se tornou comum por causa da longa exibição e sucesso da trama, o importante é que tem muita Maya arrastando o sari aí na medina:
Claro que também fui pesquisar o sucesso do nome Helena. Como não se trata de nada incomum, ele flutua bem mais que uma Maya ou uma Cristal. Na verdade, até o surgimento da primeira Helena na década de 80 vimos uma grande queda na popularidade do nome, que voltou a subir depois (talvez por causa do aumento da popularidade da televisão nos anos 90?) e quero muito acreditar que por causa da Helena da Verinha Fischer.
Fiquei surpreso de ver que só existem 74 Tietas no Brasil, e a maioria apareceu após a exibição da maravilhosa novela de Aguinaldo Silva. Acho isso injustíssimo, o Brasil precisa de mais mulheres que carreguem o legado e o pensamento de Tieta!
Por outro lado, a Jocasta da novela “Mandala” influenciou o nascimento de muitas moças na década de 80. Perceba que o nome decaiu de popularidade enormemente nos anos seguintes, provavelmente porque ninguém mais lembrava da novela de Dias Gomes e porque “Édipo Rei” não é assim a peça mais popular entre os brasileiros:
O nome Natasha é um caso bem engraçado, porque ele praticamente não aparecia no Brasil e, do nada, explodiu após a exibição da novela “Vamp” nos anos 90. No anos 2000, ao contrário do que era esperado, o nome continuou bem popular. Se fosse para a gente apostar em alguma coisa, deve ser porque o pessoal queria homenagear a Natasha da Vagabanda de “Malhação”!
Divertido, né? Isso mostra o poder e influência da televisão na vida das pessoas. E se você quer pesquisar o seu nome ou então outros personagens de novela, o site do IBGE para pesquisa é este aqui!
Sério que vc fez isso, Fábio? Se deu o trabalho de ir no site do IBGE pra ver a popularidade do nome de personagens em suas épocas? Achei a matéria curiosa, interessantíssima. É por isso que eu amo vcs!