Robô que quer destruir humanidade é igual à Naomi de Morde & Assopra
Tem momentos que a realidade imita a ficção e percebemos que o limite entre a vida real e a imaginação é muito mais tênue do que esperamos. Um exemplo disso é que Hans Donner em 1995 colocou na abertura de Explode Coração um homem segurando o que hoje sabemos que é um tablet, isso quase uma década antes da invenção do iPad da Apple. Por isso, antes de falar que qualquer coisa na novela é absurda, é bom não ter tanta certeza assim porque o futuro pode te surpreender. Um exemplo disso foi em 2011 quando Walcyr Carrasco decidiu fazer uma novela que misturava dinossauros e robôs e foi acusado por muitos (inclusive pela gente) de ter pirado na batatinha e gloriaperizado total. Quem diria que chegaria o momento que eu poderia escrever que uma invenção dele nessa novela se tornou realidade?
A notícia mais assustadora da semana (e olha que não estou falando de Rafael Cortez ter entrado no elenco do Vídeo Show) foi que uma Inteligência Artificial criada pela Microsoft para interagir via twitter com as pessoas e aprender coisas novas acabou se tornando uma adoradora de Hitler em menos de 24h. Chocante é que isso acabou ofuscando uma outra inteligência artificial que deu o que falar, que é o caso da robô Sophia. Criada por David Hanson, o objetivo de Sophia é trabalhar na área de atendimento aos humanos, e ela é capaz de conversar e pensar, além de demonstrar 62 reações faciais diferentes. Durante o vídeo de apresentação da moça ela respondia às perguntas de seu criador ao vivo, e chegou a declarar que sonha em ter uma família. Porém, seu criador perguntou de brincadeira se ela destruiria os humanos e assustadoramente ela CONFIRMOU O DESEJO.
Tem até vídeo do momento, para você que entende um pouquinho de inglês. Se não entender, beleza, pois a robô continua tão assustadora quanto uma notícia de reprise de Babilônia no Viva:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=W0_DPi0PmF0?rel=0]
Enquanto humanos idiotas continuam estimulando robôs a ganharem autonomia para se rebelarem contra a gente, não tem como esquecer a novela Morde & Assopra quando lemos uma notícia dessas. Na trama de Walcyr Carrasco, Ícaro (Mateus Solano) era um cientista amigo da Carminha arqueóloga (Adriana Esteves) que sentia muita falta da esposa desaparecida chamada Naomi. Em vez de fazer uma terapia ou de costurar um travesseiro em tamanho real da sumida, Ícaro teve a brilhante ideia de ir até o Japão e aprender como construir um robô igualzinho a ela. Claro que isso dá uma merda gigante porque Naomi robô perde o controle e chega a cometer crimes. E por conta de ter fios em vez de veias passando pelo seu corpo, Naomi não pode ser punida segundo as leis dos homens porque ela é um robô!
Resumindo: se David Hanson tivesse assistido a esse clássico do Tio Walcyr ele nunca teria dado uma inteligência artificial para uma robô careca. Mas não vamos julgar o cientista, né? Afinal, quem é que aguentava essa novela?
Na Nickelodeon tem a novela Eu Sou Franky, que conta a história de uma robô com aparência de uma adolescente e ela precisa conviver com os seres humanos
Credo! Só deviam fazer robôs controlados por controle remoto! gente! Walcyr tá podendo!
A Sofia é assustadora, mais do que a Flavia Alessandra careca. Mas essa IA da Microsoft do twitter me deu mais medo. Gente, imagina em um mundo reacionário que estamos vivendo, cheio de discursos de ódio. Um IA absorve e reproduz isso sem nenhum filtro (se bem que tem uns que já são desse jeito). Isso mostra que as três leis do Asimov parece que não colam em uma IA real. Melhor a robótica repensar seus caminhos enquanto é tempo.
Tio Walcyr está orgulhoso da Robô Sophia.
Eu amava essa novela! Mas que notícia assustadora essa da robô, hein? Por isso e outros motivos que nunca quero conhecer um cientista!