Grandes Momentos da TV brasileira: Datena manipula votação ao vivo (e perde!)
Estamos em junho de 2013 e, assim como hoje em dia, as pessoas ainda não havia superado “Avenida Brasil”. E, politicamente falando, o Brasil passava por um momento histórico que ficou conhecido com o cafoníssimo nome Jornadas de Junho (particularmente acho o melhor nome “Revolta do Vinagre”, dado por causa das prisões injustas por porte desse tempero para saladas). Enquanto a população ia às ruas para protestar pelo aumento das passagens, pelo descaso, pela corrupção, pela Copa do Mundo, pelo preço do Whey Protein e pela exibição de “Balacobaco”, os programas policiais da tarde estavam transbordando de pauta.
Datena e seu “Brasil Urgente”, por exemplo, era praticamente um Galvão Bueno dos protestos em São Paulo, narrando com detalhes e multicâmeras qualquer encontro de mais de 10 pessoas na capital paulista, tudo com sua narração particular. Como parte do espetáculo sensacionalista promovido diariamente, Datena sempre pede para que se realize uma enquete ao vivo para saber a opinião de seus telespectadores… ok, sabemos que Datenão quer apenas uma confirmação que o resto da população se indigna com as mesmas mazelas que ele acusa diariamente. Assim, Datena pediu para que colocassem no ar a enquete perguntando se as pessoas eram a favor daquele tipo de protesto que estava parando São Paulo.
A resposta, meus queridos, foi muito engraçada:
Datena passou a enquete inteira EXPLICANDO para seus espectadores que era contra aquele tipo de baderna, e ficava dizendo que estava pau a pau a votação. Até o momento que os números se distanciaram e aí Datenão não tinha mais como se defender:
Mas se engana você leitor que acha que Datena iria ser contrariado ao vivo em seu próprio programa. Numa manobra digna de Eduardo Cunha, o apresentador decidiu resetar a enquete porque disse que a pergunta estava dúbia, e que os espectadores estavam vendo as cenas pacíficas do protesto e estavam achando que estava tudo de boa.
O apresentador do “Brasil Urgente” então ordenou que sua equipe fizesse uma nova pergunta: “Você é a favor de protesto com baderna?”. Aí sim, o espectador entenderia bem a sua pergunta e ficaria ao lado do apresentador contra esse tipo de vandalismo e… pera…
No capítulo de hoje, aprendemos que quando você comanda um programa de televisão com interação ao vivo, talvez você seja traído pela opinião de seus próprios espectadores. Tudo isso pode ser visto no maravilhoso vídeo abaixo:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7cxOK7SOI2k?rel=0]
É como essa entrevista sobre legalização das drogas que tem rolado nas redes >> https://youtu.be/vVVgsqzEh-E, onde a entrevistadora não entende o que a entrevistada ta tentando explicar, por que quer impor sua visão bem mais sensacionalista. Tipo podia ter rolado um debate bem legal, mas não :/