escrava-mc3a3e-divulgac3a7c3a3o

Julgando Aberturas: "Haja Coração" e "Escrava Mãe"

Se tem uma coisa que nós do Coisas de TV gostamos bastante… é de participantes de reality shows com descontrole emocional e fortes inclinações a barracos degradantes. Já algo que gostamos muito é de aberturas de novelas, porque é todo um conjunto de música, ceninha temática e algo que marca eternamente a novela. Ou vai me dizer que quando você ouve “oi oi oi” num casamento (porque atualmente só nesse tipo de lugar toca mesmo) não se imagina no palquinho da abertura de “Avenida Brasil”?

Pensando nesse nosso gosto por aberturas e na nossa necessidade de arranjar pauta em tempos tão minguados a ponto dos outros sites apenas questionarem a placa do carro da Fedora Abdala, decidimos dar nossos pitacos sobre as aberturas das estreias da semana. Siiiim, estamos falando de “Haja Coração” e de “Escrava Mãe” (mas isso não é surpresa para você que leu o título da matéria).

As duas aberturas estão no ar e já podemos falar o que achamos! Aperte o play e vem com a gente!

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=hmGN1A2B1aY?rel=0]

Estou torcendo para que você leitor não tenha tido um ataque epiléptico em meio ao excesso de informação que a Globo colocou na abertura de “Haja Coração”. Como já havíamos suposto no nosso CoisasCast sobre a novela (que você pode relembrar aqui), a Globo adquiriu um software recente que apenas faz aberturas com colagens e que nada têm a ver com suas respectivas novelas, e a abertura de “Haja Coração” é uma das mais preguiçosíssimas dos últimos anos (e olha que está competindo com as soníferas aberturas de “Império” e “Totalmente Demais”).

Mas claro que há pontos positivos, e nem estou falando da possibilidade de usar esse vídeo para testar se seu televisor exibe normalmente todas as cores de sua paleta. Me refiro à trilha sonora, porque a música da Veveta se caixou maravilhosamente com a abertura, e confesso que passei uns dias esta semana com esse negócio na minha cabeça.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=–r52yF6Up0?rel=0]

Já “Escrava Mãe” preferiu ir por um caminho mais simbólico e poético. Não é o meu tipo favorito de abertura (gosto dos temas mais alegres), mas já podemos colocar esta como uma das mais bonitas aberturas feitas pela Record em todos os tempos (não que seja difícil… lembra a abertura péssima de “Bela, a Feia”??) porque consegue bem mostrar a escravidão no Brasil de uma forma que não romantiza as coisas.

A música também casou bem, mas posso falar que eu tava torcendinho um pouco para colocarem o “lerê lerê” na abertura? Em “A Escrava Isaura” a Record perdeu a chance de usar essa música clássica, deveria ter compensado agora em “Escrava Mãe”.

E vocês? O que acharam? Qual abertura foi a favorita de vocês?

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

18 Resultados

  1. K. Araújo disse:

    Geração Brasil, de 2014:
    Abertura = ÓTIMA
    “Música” = LIXO, PÉSSIMA ?

    Sério, eu trocava fácil aquela porcaria por um techno ou um trance da Black Hole Records, que tem MUITO mais a ver com a temática tecnológica da estória.

    E falo de Joia Rara (2013/14) também, que tinha uma abertura lenta e parada demais…

  2. Zuleide disse:

    As aberturas ultimamente estão muito aleatórias. Pegam um monte de cenas e vão passeando com imagens em volta e uma música de fundo. Fizeram isso em Liberdade Liberdade, Tot. Demais, Haja Coração, Eta Mundo Bom e agora Escrava Mãe. Saudades quando as aberturas eram planejadas para contar uma história especial, algo feito só pra ela.

  3. Rafael T. disse:

    Alguem comentando como boa a abertura da bomba de nome Em Família??? Gente até a música “Eu sei que vou te amar” dava um sono da p…., seria melhor terem colocado um bossa nova/MPB manjado do Maneco pra dar uma alegrada mas não….Mil vezes a abertura de Sete Vidas, mais conceitual rsrs

    Não acho horríveis as aberturas de Império e ILP (que é bem criativa, no mesmo estilo de Cheias de Charme), O Rebu (que lembra muito TWD)..Agora Saramandaia foi de doer, o que foi aquele tribal nada a ver com a ambientação da trama!!!

    Em tempo: A abertura de Boogie Oogie é a abertura todinha de Avenida Brasil, aquele mesmo conceito de clipe com gente dançando, DJs kkkk

  4. Fernando Clemente Guedes Barreto disse:

    Eu fico impressionado como as aberturas alternativas que os internautas fazem e postam no youtube ficam bem melhores que as originais que a Globo faz

  5. babilonico123 disse:

    Gente, essas aberturas aleatórias já estão cansando a minha paciência, mas de fato, a música da Veveta combinou muito com a de Haja Coração. Mas a abertura de Escrava Mãe é muito mais bonita, convenhamos. Por costume, eu fiquei na Globo depois do fim de Totalmente Demais às 19h. Haja Coração me incomoda em alguns pontos, mas no geral estou achando até boa. Porém, Escrava Mãe parece ótima, se o Ortiz me fizer odiar HC como eu odiei Alto Astral, eu mudo de canal.

    Quando se fala em aberturas, eu gosto muito da de A Regra do Jogo, é séria, obscura e visualmente impressionante. Eu também gosto muito da de Velho Chico, ela é cheia de simbolismos que representam o folclore do rio São Francisco e a orquestra da trilha dá um tom épico. Além dessas, acho maravilhosas as aberturas de Meu Pedacinho de Chão, Sete Vidas, Boogie Oogie, Verdades Secretas, O Rebu, Em Família e A Favorita. Francamente, eu acho a abertura de Avenida Brasil muito aleatória.

  6. Eu_ disse:

    Depois que vocês lembraram da abertura de Império, a de Haja Coração nem parece tão ruim assim.
    Mesmo assim, espero que no futuro não haja um episódio de ‘Os Simpsons’ satirizando as aberturas de novela do Brasil, dizendo que elas causam epilepsia, igual eles satirizaram Pokemon quando surgiram os surtos epilépticos no Japão.

  7. lsureke disse:

    Gostei da matéria, já quero uma sessão fixa: Julgando Aberturas.

  8. José disse:

    Fábio e Larissa, meio tarde pra falar isso mas minha memória não me engana: sabe que novela teve em seu final um crossover pra divulgar a próxima? Isso mesmo, Cheias de Charme. A Chayene pediu pro Jorge Fernando pra ser a protagonista de Guerra dos Sexos, numa clara tentativa de promover a bomba vindoura do horário, que não conseguiria sustentar a alta audiência da saga das Empreguetes. Claro que o sucesso moderno e jovem Totalmente Demais seguido por outra velharia do Sílvio de Abreu cheirando a anos 80 teria que dar errado. Até o crossover foi repetido.

  9. José disse:

    Queria achar que era uma piada de mau gosto isso do software da Globo que só faz abertura com colagens, mas realmente………………. tá complicado faz bastante tempo. Eu gostei, num passado recente, das aberturas de A Regra do Jogo (a ideia do tabuleiro de xadrez mais fazia referência ao teaser falsiane do que à história da faquissaum e da “vilã” Atena chorando ao som de Ed Sheeran, mas casava muito bem com a música da Alcione). Também gosto MUITO das aberturas simplistas do Jayme Monjardim… ele prova que menos é mais quando coloca poesia em cenas reais, sem muito uso de computadorização… como Flor do Caribe, com aqueles veleiros que traziam calma ao som de Maria Gadú, ou Em Família, igualmente delicada com as fotos dos personagens caindo da árvore ao som da lindíssima canção Eu Sei Que Vou Te Amar, ou por fim a minha favorita: Sete Vidas, que nos relembrava rapidamente a cada segundo inúmeras passagens do cotidiano guardadas pela nossa memória afetiva. Tudo ao som do namorado da protagonis, opa, Tiago Iorc.
    Bônus: curti a abertura de Malhação Sonhos também. Ótima escolha de música com passagens muito bem dirigidas utilizando os personagens.

    Agora: Velho Chico, Haja Coração, Totalmente Demais, Além do Tempo, I Love Paraisópolis, Eta Mundo Bom, Império, etc pode jogar tudo no limbo. E eu não gostei de Farol como tema de Haja Coração, preferia Bang (apesar de que iam surgir teorias de que a Anitta fez pacto com forças ocultas pra ter sua voz abrindo duas novelas globais seguidas).

  10. Eu não gostei da abertura de Haja Coração! É um excesso de cores, objetos, informações… Tem uma parte que dá até para se comparar à Dona Xepa (Na verdade, a novela mais parece ser um remake de Dona Xepa…)! Mas a música da Ivete se encaixou perfeitamente na abertura, com uma música chiclete e viciante. Escrava Mãe tem uma boa abertura. Abertura até surpreendente para os padrões Record.

  11. Rafael T. disse:

    Jesuis! Essa abertura de Haja Flopação está PAVOROSA!!!!!!!!! KKKKKKK

  12. Sandy Leah disse:

    Nunca pensei, mas a de Escrava Mãe é anos luz melhor do que essa confusão que é a de Haja coração. Acho que a abertura é criativa, linda. E a musica super combina com anovela. Discordo se a Record tivesse colocado lerê o povo ia falra muito mal, chamar a a emissora de Recópia e etc.

    • Samuel disse:

      De criativa não tem nada, não passa de um plágio da abertura de Alto astral, tem até a gota caindo no começo.

      • lsureke disse:

        Realmente lembra a abertura de Alto Astral com um quê de Aquarela do Brasil da animação “Alô Amigos”, mas entre as aberturas de Escrava Mãe e Haja Coração, fico com a primeira.

      • Sandy Leah disse:

        melhor do que plagiar dona Xepa na novela inteira até no instrumental kkkkkk A abertura de escrava é sim criativa, deixa de ser recalcado.

      • Samuel disse:

        Não estou sendo recalcado e em nenhum momento defendi a aberturas de “Haja coração” sendo que nem assisto a novela, mas a de “Escrava mãe” é sim um plágio e plagiar não é ser criativo nem melhor do que nada.

  13. Rubens disse:

    Informando: a música RETIRANTES – DORIVAL CAYMMI ( o lerê lerê lerê lerê) começou ser usada na abertura da Escrava Isaura da Record que acionada pelo Globo teve que retirar a música da abertura já que era tema original da Escrava Isaura da Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *