CoisasCast #08 – Bigodudas, Psicopatas e “Fina Estampa”
Imagina esse frio que está fazendo em muitas partes do país e você com o seu aquecedor quebrado? Claro que a maioria dos leitores não devem ter esse negócio em casa, mas foi apenas um gancho para dizer que você deveria contratar um marido de aluguel para resolver o problema. E isso nos leva à Pereirão, personagem de Lília Cabral em “Fina Estampa”, a maior audiência da década na faixa das nove (pois é, a média foi maior até que “Avenida Brasil”). Mas o que essa novela teve de tão bom? Botamos nossos redatores Fábio Garcia e Larissa Martins para relembrarem sobre essa obra de Aguinaldo Silva.
Além disso, rolou o cantinho do leitor com emails enviados pelo redacaocoisasdetv@gmail.com e um papo descontraído sobre… o programa do Márcio Garcia? Bem, confiram o programa!
Participantes do Episódio:
Fábio Garcia (Twitter: @fabiogaj)
Larissa Martins (Twitter: @temquetamoleque)
Links recomendados:
“Video Show” tenta calcular a pena de Tereza Cristina
OUÇA AGORA O COISASCAST NO YOUTUBE:
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=9iVKg4KsTjY?rel=0]
BAIXE NO 4SHARED CLICANDO AQUI (espere a contagem regressiva)
Amei gente… estou com vários Coisas Cast atrasados, mas vou tentar me organizar.
Fina estampa começou bem, mais do meio para o final é q ficou tudo sem sentido.
Sabe quem é poderosíssima e merece um coisascast só pra ela? lícia Manzo. Pq só falar de a A Vida da gente é injusto com Sete Vidas. Por exemplo: Se Walcyr carrasco não tivesse produzido Verdades Secretas, e Sete Vidas tivesse sido exibida as 23? Pedro e Julia Seriam irmãos de verdade?
Melhor novelas das 9 dos último anos!!!!! Eu amava de paixão Fina Estampa, era justamente por ela parecer uma novelas das 7, que eu amei ela… Era divertida, com MUITO humo, era clara, uma imagem sola, com personagens carismáticos, e o melhor: o humor ERA ENGRAÇADO!!! Enfim, faz falta uma novela assim no horário das 9, enquanto essa novela não vem, temos que nos contentar com essa tranqueira chamada Velho Chico, apelidada carinhosamente de Velho Sono ou Velho Cochilo…
Me lembro que adorava essa novela,mesmo sabendo a tranqueira que era….tipo todo mundo via e comentava,a unica coisa que eu sempre estranhei foi o sucesso do crô,pq oh personagem chato que não acrescentava em nada.
mas quanto ao pq do sucesso da novela é bem simples o motivo.ela era uma novela leve,nivel das 19h…mas isso só se tornou um real atrativo pq ela veio justamente apos uma sucessão de novelas pesadas(ainda mais pela anterior que era Insensato coraçãzzzZZZZZ).por isso ela foi tão bem recepcionada.E pereirinha?melhor personagem.
uma pena que a partir do momento que a tereza cristina começou a atirar gente na escada e a tentar ser uma Nazaré,a novela se perdeu e foi virando uma coisa enrolada demais.não teria sido tão ruim se o Aguinaldo tivesse inventado uma maneira diferente e porque não peculiar de matar os personagens.
mas convenhamos,essa novela mesmo apos a exibição do ultimo capitulo de Babilonia e A Regra do Jogo….ainda continua sendo a detentora do pior ultimo capitulo de novela de todos os tempos.
Obs:realmente a ultima cena estara imortalizada(negativamente)na historia da teledramaturgia…..mas por falar em ultimas cenas de novelas marcantes….tivemos outra do mesmo autor,o famigerado fantasma do Comendador fechando as cortinas da janela.
O final de Fina Estampa (não a cena final, mas o último capítulo em si) é fichinha perto daquele desastroso final de Império. Ok, Império ao menos nos brindou com atuações boas e uma sequência bem-feita que foi o assassinato do José Alfredo… mas, precisava? Não né. Nem mesmo dele aparecendo como fantasma na cortina, nem aquela cena OITO anos depois com todo mundo com a mesma cara com o inútil do Lucas de novo comendador. Fina Estampa, apesar da última cena patética, teve um final tradicional: vilã sequestra a mocinha, é desmascarada, foge, a mocinha é salva, fica com o mocinho, a vilã “morre”, a mocinha faz um discurso bonito sobre valores éticos… antes tivessem encerrado a novela com o discurso da Griselda na formatura do Antenor.
Até hoje não entendi esse maldito segredo da Tereza Cristina!
Na verdade empatou com Avenida Brasil, só ganhou nos décimos.
Ai, obrigado por avaliarem novela antiga <3 inclusive eu seria muito feliz se voltassem com o quadro fixo "Dê Sua Nota".
Eu sempre achei isso: Fina Estampa é uma novela das 19h exibida as 21h, e curiosamente ontem tava falando isso: a Globo institucionalizou um gênero para cada horário. Até parece que as 21h só dá certo com comédia – Fina Estampa prova que não. Da mesma forma que podemos curtir um bom drama as 19h (Escrava Mãe ou A Viagem) ou um enredo policial as 18h (a maravilhosa Cama de Gato). Fina Estampa estreou depois de um período nebuloso – a sonífera Viver a Vida, a rejeitada (porém ótima) Passione e a clichê e mais-do-mesmo Insensato Coração. Tinha tudo que agradava: era uma novela do povão mesmo… uma protagonista mãezona, o conflito mãe sofrida x filho ingrato, um romance bonitinho tipo Disney do rico culto que se apaixona pela pobre simplória, uma vilã perua malvada, bastante humor, aquela fotografia colorida, casais interessantes, aqueles figurinos vivos, era uma novela bem-humorada, leve, sem o Léo cometendo um assassinato gratuitamente a cada 2 capítulos. O Aguinaldo Silva poderia ter seguido essa cartilha e contado uma historinha BEM clichê e bem-feita mesmo, com um final feliz da Griselda com o René (talvez até com ela voltando a ser pobre, mas feliz no final), alguma punição digna de vilã de novela das 19h pra Tereza Cristina (ela precisava mesmo virar uma assassina psicopata? Really?). Enfim, perdeu a essência e virou aquele circo apelativo com a Lília Cabral e a Christiane Torloni tocando o foda-se e interpretando o Tom e Jerry mesmo. A cada dia, era uma palhaçada nova: a Griselda dando nó na Tereza Cristina, dando banho de mangueira nela, aquele bordão "bebê" da vilã, frases feitas, o negócio da chave de grifo, as armações gratuitas e exageradas da Tereza Cristina pra matar os filhos da Griselda, o René sumiu e perdeu a função, tiraram do éter aquele romance da Griselda com o português (era só pra novela virar uma cópia de Senhora do Destino até no desfecho amoroso da protagonista?).
Aliás, as repetições eram exageradas em tudo. Até no apelido contra a Griselda: anta portuguesa… ridículo gente. Aquele segredo mal-feito dela que envolvia até a Maria Altiva de A Indomada e a Carlota Valdez de Suave Veneno… enfim, cruzes. Virou novela de humor involuntário, não à toa agradou o México a ponto de produzirem um remake.
Sobre as declarações do Aguinaldo: ele fala só pra causar. Ele se contradiz de propósito pra aparecer. Ele não disse só que não gosta de vilãs psicopatas, como também não gosta de vilãs assassinas. Nazaré, Altiva, Regina, Adma, Tereza Cristina e Cora não eram assassinas? E dá pra concordar com ele em uma coisa: suas vilãs não são psicopatas. Psicopatia é um desvio de comportamento em que a pessoa é fria, sedutora, dissimulada, sem expressão, sem traço de arrependimento, calculista, bem a Yvone de Caminho das Índias mesmo. As vilãs dele são simplesmente ridículas: exageradas, caricatas, loucas, sem propósito. Vilã de filme da Disney mesmo.
MORENA TÁ VIIIVA!!