duelo-casais

Duelo de fandoms: o que a internet quer para “Haja Coração” não é o que o grupo de discussão quer

Se tem uma coisa que anda bem quebrada aqui na redação, essa coisa é a nossa bola de cristal. Se vocês nos acompanham desde os tempos dos finados sites, vocês sabem que uma estreia que víamos com bastante desconfiança é a da atual novela das sete, “Haja Coração”. Acontece que, apesar de nosso mau agouro, a novela tem ido muito bem, obrigada, e tem sido o maior fenômeno do horário das sete desde “Cheias de Charme”. Isso mesmo, nem “Totalmente Demais” teve uma audiência tão alta logo na estreia.

Fenômeno de audiência e sucesso entre o público, o grupo de discussão da novela serve apenas pra ver o que tá dando certo de verdade e aparar umas arestas aqui e ali. Só que foi justamente nesse grupo de discussão que, segundo informou a coluna da Patrícia Kogut, aconteceu uma coisa curiosa: o que se ouviu lá não é a mesma coisa que se ouve nas redes sociais. Ficou curioso? Eu explico.

Se você já está habituado a esse mundinho de novelas & casais de novelas, você sabe que desde que as redes sociais tomaram força, foram surgindo uma coisa chamada “fandom”. Fandom, pra quem não sabe, é quando uma galera se junta pra torcer pra um casal da ficção e “shippar” eles. Shippar, é quando você junta pedaços dos dois integrantes do casal e forma um nome só. Se vocês shipassem eu e o Fábio, por exemplo, seríamos Fabissa. Casos famosos de fandoms foram o do casal Perina na temporada “Sonhos” de “Malhação” e o terrível MariBen em “I Love Paraisópolis” cujo o fandom foi responsável por estragar a história do casal pelo resto da novela já que eles não se separaram nunca mais devido à protestos dos fãs nas redes sociais. Pra quê eu estou explicando tudo isso? É simples.

Uma coisa curiosa sobre os fandoms é que eles costumam se formar logo no comecinho da novela, e é por isso que há uma chance grande desse lance de shippar casais estragar uma novela por completo já que essas fãs exigem que o casal se junte desde o começo da trama e nunca se separe, o que tira uma coisa muito importante da história chamada: conflito. Enfim, o fato é que “Haja Coração” também já tem seu fandom e eles estão torcendo muito pelo casal Tancinha (Mariana Ximenes) e Beto (João Balsasserini), que nas redes sociais atende pelo nome de #Betinha. Até aí tudo bem, também simpatizamos com o casal, mas é aí que vem o problema: o grupo de discussão não shippa #Betinha não, eles curtem é o Apolo (Malvino Salvador).

tancina-apolo

Sim, caro leitor. No grupo de discussão da novela as pessoas preferem que a Tancinha fique com a reedição do Bruno que nessa novela atende pelo nome de Apolo. Por enquanto não temos ideia de como se chama o shipp desse casal. Seria #Apolinha? Não sabemos dizer. Em todo caso, pela primeira vez nesse site vamos ter que admitir que preferimos que os autores ouçam a voz da internet porque sério, não temos condições emocionais de aguentar o casal Apolo e Tancinha, é demais para a nossa paciência.

No mais, o grupo de discussão diz amar a novela e só tem certa birra com uma personagem que até já falamos sobre aqui, a sensitiva Camila (Ágatha Moreira). É que o povo acha que ela tá fingindo esse desmemoriamento e que também ela não forma um bom par com o Giovanni (Jayme Matarazzo), que devia terminar com a Bruna. Nós até opinaríamos sobre este casal mas tudo que a gente prevê aqui tá dando tão errado que preferimos manter um silêncio seguro.

Sendo assim, deixamos pra vocês as questões importantes: com quem Tancinha deve terminar? Giovanni deve ficar com Bruna ou com Camila? Pode ser que Sol Nascente seja um retumbante sucesso só porque estamos agourando aqui? Será que se fizermos um post dizendo que nunca ganharemos na mega sena ficaremos milionários? Ficam as questões.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

22 Resultados

  1. Mariha disse:

    Prefiro a tancinha com Beto, na verdade eu só comecei a assistir a novela diariamente quando ví o Beto com a tancinha.Acho o Apolo s/ química com tancinha.

  2. Camila disse:

    Estou na torcida por APONCINHA desde o início, ainda que com tantos contra, pois não achei justo o beto conseguir o amor da tancinha a base de armações, trapaceios e mentiras. Isso mostra o quanto fútil é o casal, porque o Beto não conseguiu por mérito próprio o amor dela, foi logo passando por cima de uma história pra ter o que quer, super egoísta, além do mais o personagem é muito sem graça. Espero que o autor pense bem o final do triângulo, e escolha por uma história verdadeira e sem mentiras. 🙂

  3. Josi disse:

    Melhor casal e o Felipe e a Shirley,agora a Tancinha tem que ficar com o Beto,pois não tem nenhuma química com o Apolo que por sua vez tem muita com a Tamara.

  4. Eu particularmente não me incomodo com o Malvino Salvador, mas entendo porque todo mundo o odeia. Pelo menos por enquanto, prefiro que Tancinha fique com Apolo, simplesmente porque acho que é o mais coerente com a história. Beto tenta conquistá-la através de armações, e mesmo que ele se arrepende, tenho a impressão de que a Tancinha ainda gosta mais do Apolo. Mas tudo bem se os autores decidirem por Betancinha.

  5. Chris disse:

    Interessante esse site, gostei do humor de vocês, nunca tinha vindo aqui, mas o título me chamou a atenção por ser similar ao do mais recente post do Trollando a Humanidade – “Guerra de fandoms em Haja Coração”. Achei bom vocês explicarem o que é fandom e o que é shippar, mas vocês andam meio desatualizados dos termos, porque erraram os OTPs (mais uma gíria nova pra vocês usarem): em vez de Betinha e Apolinha, é Betancinha e Aponcinha (não reclamem comigo, não fui eu que criei, os que vocês apresentaram são até melhorzinhos). Este post do blog que eu citei foi feito antes do grupo de discussão, mas é mais abrangente: fala das brigas dos fãs dos atores, das enquetes (se são confiáveis ou não) e finaliza apresentando motivos para shippar cada casal.
    E pra fechar esse jornal que eu escrevi, um conselho: não tenham medo de falar suas opiniões sobre as novelas só porque elas podem não se confirmar. Mãe Dinah nem sempre acertava suas previsões, mas ela continuava dizendo quem ia morrer no ano seguinte, se o Brasil ia ser campeão, e outras coisas que nunca se confirmaram, e mesmo com o povo dizendo que ela era charlatã, ela nunca parou de tentar prever o futuro. Não dava pra saber que Haja Coração iria aumentar os números de Totalmente Demais, até porque o público da novela estava com birra da sucessora, mas acho que o fator Tatá Werneck foi fundamental para a guinada no ibope (assim como I Love Paraisópolis). Também não dá pra saber se Sol Nascente vai ser sucesso, a última novela do autor não foi lá essas coisas, mas a presença da Giovanna Antonelli vai garantir pelo menos tags diárias homenageando a atriz (ela tem muitos fãs na internet), e é capaz dela ganhar outro prêmio, mesmo sem merecer. No mais, estou indo embora…

  6. Paula disse:

    Beto é engraçado,mas irrita*** gente o texto acabou ficando errado com mtas vírgulas,ignorem. : )

  7. Paula disse:

    Eu não gosto de haja coração e prefiro assistir escrava mãe,quando assisto salvo algumas coisas,Apolo realmente é muito chato,Beto é engraçado,mais ainda tem coisas que me irrita. (Vamos ver quem vai melhorar nesse quesito rs) Gostaria que Camila ficasse com Giovanni,eu não gosto da Bruna,mas reconheço que ela tá muito chata! Precisam melhorar isso aí…

  8. Lauren disse:

    Achava que era betancinha…

  9. Ana disse:

    Mariana e Malvino tem química, mas Apolo é tao insuportável que é impossível shippar Aponcinha. Sou totalmente Betancinha, as cenas deles são maravilhosas.

  10. Mai disse:

    Não é Betinha e sim BETANCINHA e o casal formado por Tancinha e Apolo se chama Aponcinha. Estou amando a novela e quero que Tancinha fique com Beto, melhor casal da novela.

  11. Juliana disse:

    Sem paciência para Aponcinha… Horrível e super chato…. Betancinha tem aquele ar de sensualidade e humor ao mesmo tempo que tanto amamos!!!

  12. Maria disse:

    Na verdade esse negócio de grupo de discussão aconteceu só em SP e só com mulheres. Já a internet abrange o país todo e não só mulheres.. é mais heterogêneo, mais diverso e depois o que reparei é que nas cenas de betancinha da semana passada houve um acréscimo de dois por cento na audiência da novela. O João, ator que interpreta o Beto está bombando na mídia e o casal na minha opinião é querido pela maioria, e não só na internet. Porque esse negócio de grupo de discussão pega uma parte bem singular do que seria o grupo é foram feitos poucos até agora… Quando o casal se juntar acho que o sucesso vai aumentar mais. Sem contar que não se sabe nada desse grupo. Quantos fizeram parte, quem comandou, quantos são contra ou a favor do Beto ou Apolo? Não ficou claro e essas informações são importantes para que o público e o resto da imprensa tenha embasamento para discussões… Pra mim, tenho plena certeza, Beto e Tancinha são amados pela maioria dos telespectadores. E esse negócio de discussão, que foi ou não dito, é só para colocar mais lenha na fogueira. Marketing puro…

  13. Samuel disse:

    Já deixei claro aqui a minha total aversão a esse casal Apolo e Tancinha.É gritante a falta de química do casal que se deve em parte pela falta de talento do Malvino Salvador em mais um de seus protagonistas sem graça e fica ainda mais realçada quando vemos cenas de Tancinha e Beto que são ótimo juntos e até arrancam algumas risadas nas situações que se envolvem, não posso deixar de citar é claro a bela performance de João Baldasserini como Beto.

  14. Ally Stoll disse:

    Sério, quem é esse povo do grupo de discussão? Eles tem algum problema, não é possível!

    • José disse:

      Acho que as donas-de-casa em geral, o público noveleiro mais antigo mesmo. Devem levar em consideração o casal Tancinha e Apolo da primeira versão e o fato deles serem namoradinhos de infância, os dois serem pobres de coração bão etc

  15. José disse:

    Gente, volto a bater nessa tecla, acho que merece até matéria: eu sou obrigado a apoiar 101% as shippadoras e autoras de fanfics da internet: pelo amor de tudo que existe de mais sagrado nesse planeta, Walcyr Carrasco, PARA de tentar fazer o casal Zé dos Porcos e Mafalda funcionar. Não vai rolar DE JEITO NENHUM. A internet inteira está do lado do Romeu e a trama fica forçando a barra de todos os jeitos possíveis e imagináveis, vilanizando o Romeu e colocando-o de aliado da Cunegundes (sabe-se lá porque, ele nem é mais rico) e colocando até os protagonistas Candinho e Filomena pra ficarem tentando juntar a Mafalda com o Zé e dando lições de moral didáticas sobre “amor verdadeiro”. O casal Sarita e Zé dos Porcos ia funcionar de maneira MUITO mais interessante do que Sarita e Romeu. Achei que ela na fazenda ia ser pra juntá-la com o Zé e deixar a Mafalda em paz. Nos resumos da semana que vem tá até: “Mafalda aceita casar com Romeu mesmo sem amá-lo”. Olha que forçação de barra.

    • Alex disse:

      Eca! Você gosta do Romeu?! Klebber Toledo está péssimo nesse papel. Ele diz as falas dele RE-CI-TAN-DO. Parece um robô. Fora que ele não tem química nenhuma com a Mafalda e só shippam eles na internet por ele ser bonito tipo príncipe encantado dos olhos azuis. E o Di Rizzi não está de todo mal como jeca e as cenas dele com a Camila são mais agradáveis de se assistir. Em particular, eu prefiro a Mafalda individualmente do que fazendo par com qualquer um dos dois, mas, se for pra ficar com um deles, que seja com o Zé dos Porcos do que com o Romeu. Ou então sozinha. Mas Romeu não dá, SIMPLESMENTE NÃO.

      • Iara disse:

        Tenho que concordar. Nunca vou entender o que o shippers de Mafalda e Romeu vêem no casal (não tenho ideia do nome do fandom). Teve o clichezinho de início do trambiqueiro que realmente se apaixona pela moça. Mas o Klebber é muito ruim. O Romeu é chato demaizzzz. Toda vez que tinha cenas dos dois, é a Camila que segura a marimba.
        O problema dos shippers é que eles não deixam a história andar, ficam planejando os boicotes, subir tags sonolentas… Deixa rolar.

    • f_silva disse:

      Os autores só costumam mudar o roteiro para agradar “fandons” quando a audiência da novela vai mal, do contrário, ele segue o rito previsto e aquilo que ele quer contar. Portanto, Walcir Carrasco não vai mudar nada pra agradar ninguém, pois “Eta Mundo Bom” é um sucesso de audiência.

  16. José disse:

    O problema do Apolo é o Malvino Salvador. Sério, quem esse cara come na Globo pra ganhar um protagonista atrás do outro? Ninguém nunca percebeu que todos os personagens dele são A MESMA FUCKING PESSOA? E me falaram uma vez que o núcleo dos Abadalla – o principal de Sassaricando e que virou trama paralela em Haja Enrolação – ia ter muito mais história pra contar do que o da Tancinha e eu discordei, tinha achado o máximo a ideia de promover a feirante a protagonista. Mas paguei minha língua: a história do Aparício é anos-luz melhor (apesar de eu ter uma birra descomunal com o Alexandre Borges).

  17. Quando o Apolo começar a se envolver com a Tamara espero que os autores mudem de ideia em relação a APONCINHA.

    Aliás, eu aguento até um ~quem matou~ se for pra dar um fim no personagem dele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *