classificacao-indicativa

Além da Dilma, sabe quem caiu? A classificação indicativa

O último dia de agosto chegou pra gente com muitas emoções. É que além da gente ter acordado e, ops, mudou o presidente, uma medida que tava transitando no congresso há um tempão foi aprovada. Calma, leitor, a gente não vai desandar a falar de política aqui no site não, fiquem bem tranquilos. É que a tal medida que foi aprovada tem bastante a ver com TV & novelas. O que rolou é que finalmente caiu aquela obrigatoriedade da classificação indicativa estar adequada ao horário.

Não está entendendo? A gente explica. Se você acompanha novelas há um tempo, ou pelo menos lê bastante noticiários sobre TV & Novelas, você sabe que até ontem as emissoras tinham que adequar seu conteúdo de acordo com o horário. Por exemplo, de tarde não poderiam passar determinados programas porque certos horários só aceitavam programas até a classificação indicativa x. Pra você entender melhor, essa tabela explica bem:

classIndicativa

Isso já deu um moooonte de problemas pras emissoras. Desde novelas que foram exibidas no horário das nove e não podem ser reprisadas à tarde, até ajustes que tiveram que ser feito no meio de certas tramas porque não estava de acordo com a classificação indicativa do horário.

Um exemplo foi em “Meu Pedacinho de Chão”. Lembram que Antônio Fagundes era dono de uma venda na trama? Então. Essa tal venda não podia vender bebidas porque no horário das seis, segundo a classificação indicativa, não poderia ter consumo de bebidas alcoolicas. É também por essa razão que a galera de “Malhação” sempre pede UMA RODADA DE SUCO PRA GALERA AEEEEE e o GigaByte nunca vendeu uma cervejinha sequer, nem para os maiores de idade.

rodada-suco-galera

É também por isso que certas novelas, como “O Clone”, ao serem exibidas no “Vale a Pena Ver de Novo” tiveram que cortar partes importantes, como a relação da Mel (Débora Falabella) com as drogas, por exemplo. O consumo podia até ser sugerido, mas de maneira muito sutil para se adequar à classificação indicativa do horário.

Enfim, fato é que ontem essa norma caiu e de agora em diante a classificação indicativa não tem mais que se adequar ao horário. Ou seja, pode passar “Avenida Brasil” de tarde sem cortes? Até pode, desde que a Globo mostre no começo do programa que a novela não é indicada para todos os públicos e que possui cenas de Nina sendo enterrada viva. Ou seja, se mantem o aviso de classificação indicativa dos programas, mas eles não tem que ser adequados à determinados horários, como era antes.

Segundo matéria publicada no jornal O Globo, os relatores do projeto entenderam que adequar a programação a determinado horário era uma espécie de censura, já que caberia aos pais decidirem o que uma criança, por exemplo, pode ou não pode ver. Impedir a emissora de veicular certas cenas ou assuntos em determinados horários colocaria uma restrição muito grande nas emissoras, como de fato colocou. Então, a partir de agora pode ser que a gente realize o sonho de ver “A Favorita” passando no “Vale a Pena Ver de Novo” ao invés da décima quinta reprise de “O Cravo e a Rosa”.

Mal podemos esperar pra ver essa cena de novo:

E vocês? Gostaram da novidade?

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

27 Resultados

  1. eu gostaria que voltassem a exibir “vidas opostas ” a tarde na Record

  2. Chris Freires disse:

    VEEEM A FAVORITA,SERIA O MEU SONHO?

  3. Kevin Limma disse:

    Que ótimo *-* agora vamos ter A Favorita, Avenida Brasil, Celebridade, Senhora do Destino, TUDOOOOOO
    Aposto que já vão reprisar Avenida Brasil depois de Cheias de Charme, é a mais pedida.

  4. Fernando disse:

    Meu Sonho de Consumo no Vale a Pena Ver de Novo é Celebridade, ansioso pela volta da Maria Clara Diniz e a cachorona da Laura Prudente! Me esqueci no Renato Mendes inesquecível vilão. Acredito que a Globo vai intercalar bem Cheia de Charme depois vem uma novela das 21hrs, depois uma das 18/19 hrs de novo, o pessoal está sonhando alto demais Verdades Secretas não será reprisada á tarde acredito eu, não tem mais o MJ mas a Globo tem bom senso.

  5. Samuel Viana disse:

    Eu chorei muito quando quando li a notícia.Sabia que isso estava correndo aí no STF, mas nem em sonho imaginaria que a classificação seria derrubada.Na verdade não estou querendo comemorar muito até ver as consequências disso aí, até agora percebi que devido ao impeachment quase ninguém ta dando atenção pra isso a não ser quem se interessa por televisão.Já pensou os evangélicos, católicos e demais ficais do.asterisco alheio resolvem protestar contra quando a poeira do impeachment passar?

  6. Neto disse:

    Vocês estão se esquecendo do principal censor: “a digníssima e horrorizada tradicional família brasileira “.

    • José disse:

      A mesma família brasileira que deu audiência altíssima para os repetecos de Laços de Família, Senhora do Destino, O Clone, O Rei do Gado e Mulheres Apaixonadas? Eles não querem é ver beijo gay, de resto querem novela boa, só isso. E novela boa e com forte apelo popular é geralmente novela das 21h, ainda mais as da década de 2000 que a maioria ainda não foi reprisada (Celebridade, Porto dos Milagres, América, Páginas da Vida, A Favorita, Belíssima, Paraíso Tropical).

      E outra: se fosse verdade que as últimas novelas das 21h da Globo estavam fracassando pelo “excesso de maldade e violência”, Velho Chico seria o fenômeno do milênio, né? Mesmo impulsionada por Eta Mundo Bom e Haja Coração e passando antes de Justiça, naufraga. Babilônia e A Regra do Jogo fracassaram porque eram ruins mesmo.

    • Zé Emerson disse:

      Sobre isso, vi uma entrevista com o Lombardi (o autor que mais questionou a classificação indicativa) que realmente não necessitaria de censura pois o público auto regulas as coisas se passam da ética média do brasileiro. Ele até citou O dono do mundo como exemplo.

  7. Jean Feitosa disse:

    Ate que fim que a censura acabou, mas to com uma ansiedade ao saber qual será a primeira emissora a exibir conteúdo +12,+14,+16,+18 , nos horários que eram proibidos? Só sei que agora a rede Record não precisa corta as suas tramas da tarde, mais eu acho que isso irá valer a partir de Vidas em jogo.

  8. Sandy disse:

    Já quero celebridade, belíssima e paginas da vida <3

  9. José disse:

    Aliás, pensando mais alto, já pensou uma reprise de Verdades Secretas a tarde???

    • Jéssica disse:

      Seria maravilhoso e ao mesmo tempo tão absurdo, só sei que se cortar o sexo e as drogas o que sobra da trama além da trama central que no início perdura no sexo de Anlex? Mesmo assim ia amar Verdades Secretas sendo reprisadas, à tarde talvez não, mas a possibilidade já me anima

      • José disse:

        Ué, Verdades Secretas pode ser reprisada 9 da manhã no Viva, se agora podem exibir novelas inadequadas para menores de 16 anos 16h, por que não? Foi um fenômeno, tanto com o público teen quanto com o público adulto, não existe mais a censura do sexo e das drogas. Chocaria quem? Os fãs da novela iriam querer rever na íntegra, não com cortes absurdos.

        • Jéssica disse:

          Mas a Globo precisa usar de bom senso, é óbvio que ela não vai colocar VS completinha com as cenas de sexo tudo com menos das 21h. Aliás, a Classificação deixou de existir mas a maior censura de TV não é em Brasília, é na própria casa onde a TV passa: a Classificação da Tradicional Família Brasileira. E esses aí sequer sabem que Verdades foi exibida porque dormem depois da novela das 21h porque vai trabalhar outro dia.

  10. José disse:

    Nossa, até que enfim acabou essa censura patética e descabida (afinal, na TV a cabo pode passar até pornô de tarde e na aberta não pode passar um tapa na cara da mocinha na vilã?). Só uma dúvida: será que esse projeto não tem que ser levado pro presidente golpista sancionar? Ou já está valendo a partir de hoje?

    Caraca, se realmente for tudo liberado do jeito que a gente tá imaginando, adeus quaisquer reprises e re-reprises de novelas das 18h e 19h depois de Cheias de Charme por um loooooooooooongo período. A Globo vai é se vingar desses últimos anos de censura e tirar a barriga da miséria com Celebridade, América, Belíssima, Páginas da Vida, A Favorita, Avenida Brasil e obviamente Amor à Vida (que mesmo fazendo menos sucesso que as outras é do Walcyr né, tem cota). Já façam suas apostas pra substituta de Cheias de Charme. Eu me contento com Celebridade ou A Favorita <3

  11. Jéssica disse:

    Eu gritei hoje de manhã quando saiu a notícia…
    Até acho que isso nem é verdade de tão absurdo que o país está hoje em dia. De qualquer forma, essa classificação impediu tanta trama maravilhosa de entrar ao ar novamente pra colocar trocentas reprises de novelas xoxas das 18h e 19h… Ainda bem que posso ter certeza que verei a maravilhosa A Favorita ou até mesmo um novelão como América no ar novamente ao invés de Alto Astral, Morde e Assopra (particularmente odeio ela), Sangue Bom e um monte de novela de salada de chuchu sem tempero. Pelo visto com essa medida teremos uma certeza: a Globo vai reprisar todas as novelas das 21h do século passado numa fileira enorme (menos Paraíso Tropical, Duas Caras porque são fortes demais e a Globo deve ter bom senso). 2017 já me deu uma ótima visão de futuro agora, pq a fileira de novelas de abril pra lá tem previsão de serem bem sofríveis, pelo menos terei uma Belíssima ou uma Celebridade pra me consolar…

    • José disse:

      Não fala assim de Sangue Bom =(

      • Jéssica disse:

        Eu amo as novelas da Maria Adelaide e as minisséries delas, mas Sangue Bom era meio bobinha pra mim, tó começou a ter história na reta final, prefiro TiTiTi e Anjo Mau. Mas gosto é gosto né?
        Acho que vou gostar de A Lei do Amor por ser folhetim clássico e ela consegue mandar muito bem quando trabalha com isso. Não é verdade, José?

        • José disse:

          Concordo que Sangue Bom realmente demorou demaaaaaaaaaais pra engrenar… a lenga-lenga da Amora e Bento até que ela começasse a armar pra valer contra ele e a Malu (e a Giane e o Fabinho ganharem função na trama central). Mas a reta final foi muito boa, e eu gostava muito do texto, dos conflitos, dos personagens, do humor, amo a Bárbara Ellen, a Tina, a Damaris, a Mulher Mangaba, o Lucindo; o triângulo Verônica-Érico-Renata; o inesquecível casal Giane e Fabinho; uma das melhores trilhas sonoras de todos os tempos; as atuações viscerais de veteranos como Giulia Gam, Deborah Evelyn, Letícia Sabatella e a deslumbrante e saudosa Yoná Magalhães. Enfim, é uma novela que eu veria com certeza de novo <3

          E sobre A Lei do Amor: tenho pra mim que se não der certo, vai ser culpa da direção artística (que estou achando solar demais, lúdica demais… saudades de filtros azuis, densos). É uma história de amor com bom elenco, boas temáticas, bom texto, casal principal provavelmente carismático, bons clichês. É clássica, é o que o horário esperava, tanto é que a última que deu certo foi Império, que foi um feijão com arroz bem-feito.

          • Jéssica disse:

            Eu acho que Sangue Bom teve uma engrenada e alguns furinhos ao passo da trama, deve ser por isso que derrapei e fugi dela, a Amora era dúbia no início quer proposta dela, mas que no final virou uma bandida (que fingiu de ter matado a Giane ou fingiu que matou outro personagem… não sei, mas é que ela fingiu que matou um personagem pro Fabinho ir lá se exaltar e culpar ele pela a morte do bebê que nunca existiu) que se arrependeu no final.
            Acho que A Lei do Amor virá com filtro dosado, detesto ludismo como o desse patetão do Luiz Fernando em Velho Chico, confio na Saraceni, gosto da direção dela. O problema da Globo é que ela não sabe usar filtros com seus diretores, só um diretor sabe usar filtro: o Mauro Mendonça Filho, só esse mesmo.

      • Samuel Viana disse:

        Até as tramas medianas da Maria Adelaide são ótimas, sangue bom era maravilhosa apesar de uns probleminhas. Depois que acabou só voltei a ver o horário das 19h religiosamente com totalmente demais

        • José disse:

          Sim, a Amora foi de uma dubiedade forçada… ela era só fútil e mimada no começo, mas depois ela vira uma bandida psicopata, muito mais vilã que a maioria das últimas vilãs das 21h. Eu curti o final porque comprei a proposta da novela, mas acho que a Maria Adelaide podia ter pesado menos a mão nas maldades dela, porque por muito tempo o triângulo amoroso central ficava muito naquilo de Bento e Malu mocinhos e Amora vilã. Por isso eu gostava mil vezes mais do Fabinho e da Giane, eles eram muito mais humanos.

  12. Gabriel Billy disse:

    Eu espero que isso signifique o fim da Rede Fuso, já que desde agora é inútil atrasar a programação em 1 hora por causa do fuso horário. Eu sou de Mato Grosso, que tem fuso horário o ano inteiro (e não só no horário de verão), então eu levo spoiler adoidado com essa programação louca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *