Maratona de “Castelo Rá-Tim-Bum”: Já está liberado
Se tem um programa que marcou muito a infância da galera que cresceu nos anos 90, esse programa é o Castelo Rá-Tim-Bum. Criado por Cao Hamburger em 1994, o programa contava a história de um feiticeiro chamado Nino (Cássio Scarpin) que era criado em um castelo no meio da cidade de São Paulo por seus tios Morgana (Rosi Campos) e Victor (Sérgio Mamberti). Nino era uma criança, mas como bruxo já tinha 300 anos (três séculos em forma de menino, diria a canção) e um dia, depois de fazer um feitiço, recebe a visita de três crianças do bairro: Biba (Chyntia Rachel), Pedro (Leandro Amaral) e Zequinha (Freddy Allan). Eles ficam amigos de Nino e passam a visitar o feiticeiro diariamente, cada vez vivendo uma história diferente.
Com muitos elementos mágicos (cobras que falam, caiporas, etevaldos) e com quadros educativos que nunca beiravam a chatice, o programa foi o responsável por ajudar a educar várias das crianças que cresceram nos anos 90. Quase todo mundo sabe até hoje a música do passarinho (que som é esseeeee); se divertiu dizendo “eu diria mais, eu diria que…” imitando os irmãos Tíbio e Perônio; ficou com medo de assobiar e receber a visita da caipora; quis decifrar os enigmas que aconteciam enquanto isso… no lustre do castelo e teve medo de responder “porque sim!” e receber a estranha visita de Marcelo Tas nos explicando o porquê das coisas. Foi com o Castelo Rá-Tim-Bum que aprendemos como fazer milhares de coisas (de vidros a vinis, que eles mostravam para a moçada como fazer) e que nutrimos um ódio terno pelo Dr. Abobrinha, também conhecido como Pompeu Pompilho Pomposo, sempre decidido a derrubar o castelo para construir um shopping center.
Eu, particularmente, tinha muito medo do mau dentro dos encanamentos do castelo e cantei milhares de vezes todas as músicas que o ratinho de massinha cantava (meu pé meu querido pé que me aguenta o dia inteirooo-oooo-ooo). Também sonhava em ter a entrada do quarto do Nino, uma árvore no meio da minha sala e uma biblioteca gigante, feito aquela do gato. Alguns dos episódios do Castelo Rá-Tim-Bum eu lembro até hoje, mas se você não se lembrar mais muito bem deles, pode entender agora porque raios a gente está apelando tanto pra nostalgia.
É que a cultura resolveu dar uma de Netflix e disponibilizou todos os episódios já exibidos do Castelo Rá-Tim-Bum até hoje no YouTube. A notícia saiu hoje e parece aos poucos estar mobilizando tantas pessoas nas redes sociais quanto aquele texto que o Gregório escreveu pra Clarice Falcão e que virou o assunto do dia no Twitter. Sendo assim, a partir de hoje você pode sentar na frente do computador e começar uma maratona de Castelo Rá-Tim-Bum clicando nesse vídeo aqui embaixo:
A diversão é válida tanto pra quem cresceu assistindo ao programa quanto pra quem é mais novinho e perdeu o Castelo. Também serve como aquecimento pra ver o quanto Cao Hamburger é bom em criar histórias e o quão boa pode ser a próxima temporada de Malhação, que vai ser escrita por ele. Também vale pra lembrar o quanto programas infantis podem ter qualidade e entreter sem subjulgar a inteligência da criança.
Se tiver com saudades, corre pro YouTube porque plif, ploft, stil! A porta do Castelo se abriu!
Na verdade desde 2012 todos os episódios de Castelo Rá Tim Bum estão no youtube mas uma colunista do Estadão deve que estava pesquisando no youtube achou os capítulos e resolveu publicar uma nota achando que ninguém + sabia disso e parece que deu certo pois aumentou absurdamente o número de visualizações no Youtube de cada episódio além de todos os outros sites TV(inclusive o Coisas de Tv) estarem agora divulgando isso como se fosse uma grande novidade
fiquei pensando nisso. de fato estão lá desde 2012, eu até já tinha visto os dois primeiros. mas eram todos que estavam? li a nota e achei que agora a cultura tivesse liberado de fato todos só agora, por isso fiz a matéria. em todo caso é confuso mesmo.
Bacana que vcs tão divulgando isso aqui, gostava muito. Mas esses episódios estão no YouTube há muito tempo, eu mesmo já assisti alguns (meu preferido é o da Páscoa). Dica: Pedro e Bianca também estão disponíveis!
Amei a notícia ♥♥♥
PS. Vocês sabiam que a Morgana é tia do Dr. Victor? Quase fiquei doido quando soube disso, sempre pensei que eles fossem casados.
E eu pensei que eles eram irmãos kkk