Coisas de TV comenta suposta melhora em “A Lei do Amor”
A segunda fase de “A Lei do Amor” começou com tudo, rendendo muitos “TIRO”, “BERRO”, “GRITO”, “LACROU”, “NOVELÃO” nas redes sociais… será? Me reuni com a redatora Larissa Martins para comentar o que há por trás dessa mudança na novela… se é que rolou uma mudança. Como estamos sem tempo para um texto corrido, fiquem com o print do nosso Facebook mesmo:
E vocês tão achando isso também?
Eu estou adorando novela das nove tem que ser novela das nove. Chega de maluquices nesse horario. Faz uns dois anos q nao assitia novela das nove e agora essa sim me faz sentar e assistir todo dia. A unica coisa que eu nao gosto eh justamente Isabela (canastrona) Santoni
Estou gostando da novela…. nao vejo nada de errado com a camera da ana luiza ser grande ou pequena…. ela nao tava vigiando ninguem pra ter que se esconder pela festa. Parem de achar defeito nas coisas e façam melhor se puderem. Em segundo lugar entendam que ela quer ser cinegrafista por isso essa obsessao em filmar tudo….. até pq ela sabe a corja onde vive…. quanto á rapidez de absorçao das revelaçoes pela helô eu achei bem sensato…. a propria amiga dela deve ter questionado ela várias vezes ao longo destes 20 anos se ela teria sido mesmo traida…. tanto que uma cena mostrou justamente isso…. Quanto a pedro nunca ter descoberto nada acho plausivel pois se ele ficou 20 anos longe de tudo e de todos nao teria como descobrir mesmo…. A filha da Helô tem cancer é natural que ela queira os pais juntos ainda mais pq está neste processo pós quimio…. mas claro que a Helô nao vai poder se deixar influenciar só por isso…. e ela ja vai perder o namorado por ser tao imatura…. ele mesmo ja disse que até o irmao dela é mais maduro que ela…. ou seja…. nao vi nada de tao apressado ou inveerrimil assim…. e até o nucleo comico eu curti…. sendo que odeio comedia em novela das 9 por geralmente ser caricato e bizarro demais esse tipo de nucleo. Tiudo bem que novela é entretenimento e ninguem quer ver tragedia ao ligar a tv mas também nem por isso precisamos contar uma historia com um nucleo de palhaços pro povo rir…. a comedia da vida está nos pequenos detalhes do dia a dia…. sem caricaturismo…. e pela primeira vez em 18 anos consigo parar na frente da tv com uma trama que me prenda por inteiro… parabens aos autores
Quem é esse maluco que acha que uma novela pode ser considerada boa pelo o filtro? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Credo, sou amante de novela-arte, mas direção não define se a novela é boa ou não, esse filtros diversificados de banana (A Regra do Jogo), dark escuridão (Babilônia), cinza cor-de-pombo (Amor à Vida) são bons, mas necessários numa novela? Absolutamente não. Amore, vc caiu no conto da repetição exaustiva de fatores pra gerar um sucesso. Avenida Brasil (to torcendo mto pra que venha depois de Cheias de Charme, ai que saudade) foi um fenômeno, isso é fato… Mas a partir dela todas as novelas seguintes vieram com um filtro “cult” que só estavam lá só porque “ah, Avenida Brasil teve então essa daqui pra ter o msm sucesso que ela, tem que ter tmb”. Se está com dúvidas, olha só o fenômeno das COLAGENS em novelas das 19h depois que TD+ inaugurou, agora um monte de novela vão vir com esse troço só pq “TD+ teve, então pra dar certo vamos colocar tmb”.
Agora, o lance de novelas terem a mesma direção de “sempre” acho justo, novela de raiz mesmo com folhetim tem que ter direção de “sempre”, já quando é algo mais ousado, já necessita de algo mais caprichado vide Verdades Secretas.
Direção não faz que uma novela evolua, tire suas conclusões com Amor à Vida, que foi um RETROCESSO enorme em se fazer teledramaturgia e teve uma direção excelente… ME POUPE.
*O Aguinaldo faz o mesmo tipo de novela há anos e ngm reclama, quando vem novela clássica acham ruim… Mas a miléssima história do nordestino arretadzzzzzzzzz com sua penca de filhozzzzzzzzzzzz com o flageladão, o flageladinho que sofre preconceitzzzzzzzzz, flageladona que sente vergonha do [insira aqui, protagonista mala estereotipado nordestino do Aguinaldo que é o responsável], a flagelado/flagelada que surge no meio da novela pq abandonou os filhos com o prot malazzzzzzzzzzzzzzzz, curiosamente todos AMAM, acho incrível.
Huuuuum, barracos… não mentir, adoro ( vou continuar a usar esse meme mesmo o Fábio discordando achando que isso é brega)
Penso que a pessoa tem que ser MUITO LIMITADA pra achar que um filtro vai fazer a novela “evoluir”. Evolução de novela seria um texto mais enxuto, arredondado, calculado, com menos erros grotescos e deslizes do tipo, agora essa coisa meramente estética por si só não faz muita coisa não. Luiz Fernando Carvalho é um ótimo diretor, amo os trabalhos dele, a fotografia de VC por si só tinha tudo pra dar certo, mas a estética não conseguiu esconder o resto. Olha que eu me impressiono facilmente com fotografia, mas a história não me chamava a atenção para ver todos os dias, e É DISSO que uma novela é feita, é por isso que ela vai ao ar 6 DIAS POR SEMANA. E isso o autor não captou. Além dos ganchos péssimos, me senti vendo novela portuguesa (no mau sentido), aquele excesso de elementos contemplativos que caberiam muito bem num filme, numa série – até numa novela poderia entrar, como várias eram antigamente. Mas pra entrar nos dias de hoje é difícil, é complexo, tem que caprichar mais. VC não chegou nisso, e a baixa audiência respondeu, pior ainda que ARDJ, que não é lá aquelas coisas.
E não da pra ter os dois simultaneamente? Vocês falam como se TODA novela que tem filtros “pedantes” fosse ruim e só porque uma novela tem um filtro mais leve ela é boa.
“Vocês” vírgula. Fale pelos outros. Filtro não vai definir por si só se uma novela é boa ou não, nem foi isso que eu disse. Nem tampouco disse que A Lei do Amor é boa apenas pelo filtro mais leve. A verdade é que a estética te impacta de primeiro, quando você vê quando passa de canal ou quando parar uns minutos pra ver. A história te impacta com o desenrolar dos capítulos. E de primeiro gostei do que vi. Se ela é boa ou não, eu só vou definir quando chegar o último capítulo.
Aliás, o que você mais falou nesses comentários aqui abaixo é sobre filtro.
E quando eu disse evoluir, eu me referi EXCLUSIVAMENTE a direção das novelas
Estou gostando da novela. Aquela fotografia, a movimentação dos personagens, a neutralidade da fotografia, os cenários, enfim, tudo isso me impressionou (estava cansando daquela coisa laranja/amarelada das novelas anteriores).
Sobre a melhora ou não, eu não acho justo julgar isso em menos de duas semanas. Uma novela é feita pra durar 6, 7, 8 meses, suas situações sempre se prolongaram por vários capítulos, essas reações de “Lacrou, samba, grito, odiei” vazias por si só.
Sério, que DECADÊNCIA, um horário que já teve novela dirigida por LUIZ FERNANDO CARVALHO, ter atualmente uma novela dirigida por Denise Saraceni, essa diretora fraquíssima e genérica AO EXTREMO (uma Jorge Fernando de saias).
E por que parece que vocês não querem que as novelas evoluam? O MUNDO INTEIRO, até a Televisa, estão mudando o jeito de dirigir novelas, série e usando filtros. Parece que vocês querem que as novelas tenham a mesma direção DE SEMPRE, tipo uma Senhora do Destino, com ângulos de câmera genéricos, sem nenhum filtro. DEIXEM AS NOVELAS EVOLUÍREM, E PAREM COM ESSA NOSTALGIA CHATA.
Gente, me desculpa, mas prefiro uma novela que tenta sair do clichê de sempre com um filtro “pedante” (Babs) do que uma novela genérica feita só pra todo mundo dizer “Nossa, lembra aqueles novelões antigos da minha infânciazzzzzzzzz). E só pra constar, A Lei do Plágio (sério, ESSA TRAMA É IDÊNTICA A DE Velho Chico), tem SIM um filtro bem ruinzinho, um cinza esfumaçadozzzzzzzzzzzzzzzzz.
Sobre a primeira fase, ouvi comentários em algum lugar que ela nem existiria e que foi gravada depois. Por isso, teve muito lenga lenga, muita cena cuti cuti do casal principal para nenhum ship botar defeito.
Eu preferia que tivesse sido em flashbacks. Poderia ter rendido umas edições e fotografia bem interessantes.
Acho bom diversidade nas telenovelas. Independente se vai pegar ou não. Porque tem umas que pegam que eu não consigo ver um capítulo inteiro. O fato de há tempos não ter um folhetizão nas 21h, é que deixa todo mundo mais saudosista.
Mas a trama política da Globo raramente me agrada, pq fica na sátira e pouco na crítica e muito menos complexidade. Virando aquela coisa só para fazer o povo rir com a “ironia” pq a realidade é de fazer chorar msm.
Ainda é cedo para eu me apegar em A Lei do Folhetim.
Não concordo. A primeira fase estava nível Em Família de pasmaceira (porque só focou no casal que, convenhamos, chato pra cacete) e personagens sem carisma e mexicana nas histórias (porém sem as partes boas das novelas mexicanas), com um elenco à lá Malhação. Como não tinha como ficar pior que isso, a segunda fase melhorou bastante. Portanto, houve uma mudança grande sim e a novela poderia ter começado nessa fase mesmo.
E rapaz, acho que nunca vi uma reunião de tanto canastra feito esse elenco masculino numa novela das 9
Nem Império tinha tantos
Mauricio Destri, o primo do boner, o ricardo tozzi, o zé mayer, o thiago lacerda aff O giane nem é tao bom mais parece ate um rei se comparado com os demais…
Ainda nao vi os capítulos da fase 2016 de Alda mas cheguei a ver o primeiro que teve a mudança das fases e ai senti aquele cheiro bom de primeiro capítulo.
Ainda estou aguardando a trama política que tanto anunciavam
A Lei do Amor não está me dando motivos pra amar e nem odiar. Vou esperar mais um tempo. Agora se tem uma coisa que me incomoda é a Letícia. Que personagem insuportável! A cena dela interrompendo uma discussão dos pais e tentando força-los a se abraçarem foi o fim.
Acho que depois de meses com Velho Chico, fica até difícil definir se A Lei do Amor é exagerada ou não haha
Mas a fotografia tá arrebatadora porque é muito simples… depois de 200 mil tentativas de fazer filtro colorido, a Globo resolveu apostar na teoria de que na vida e na moda menos é mais.
Eu só estou com medo dessa tão anunciada divulgação da “trama política” pós-eleição… não sei o que existe de tão forte e político nessa novela que precise esperar a eleição. Tomara que não caguem e coloquem isso em detrimento do folhetim tradicional, que está indo muito bem, obrigado.
Fábio e Larissa, façam publicação sobre Laços de Família, por favor <3
A Lei do Amor é exatamente do jeito que eu achei que seria. Muito folhetinesca,um clichê de lascar,como ta ali no print … Novela querendo ser novela,chega de tanta inovação dando errado,né? A gente quer é vilão pra amar,mocinha pra odiar,vários barracos em festa de família como foi no capítulo de ontem,muito afronte,algumas coisas absurdas e forçadas. Gostei muito da Larissa ter citado Laços de Família,também estou revendo a novela no Viva e esse sucessão é exatamente isso tudo que acabei de citar e ainda é uma delicia de ver depois de tantos anos,é disso que o Braseeel gosta! Só que eu ainda não sou muito capaz de opinar sobre a qualidade,pra mim a novela ta naquele “quase chegando no climax” “daqui a pouco vai pegar fogo” sabe? Ainda vai acontecer,não tem muito o que dizer. Eu costumo dar pelo menos 1 mês de chance pra novela pra amar ou pra implicar,mas essa tem tudo pra ser ótima.
Só eu que to achando o Pedro meio prepotente e caga-regras? Tipo, ele acusa a Helô de te-lo abandonado vinte anos atrás e não deixa ela nem dar explicações, depois que descobre a verdade sai acusando todo mundo: Fausto, Susana, Gigi e mais um continente à sua escolha, e novamente não deixa as pessoas se explicarem ou se arrependerem (um mocinho vendido como um ser iluminado, quase um príncipe encantado no cavalo branco, que não é capaz de perdoar!?), aí na festa beija a ex, dá uma explicaçãozinha de menos de 30 segundos sobre a armação e quer que ela deixe tudo e vá com ele. E se ela estivesse feliz no casamento ou com um novo amor? Qual seria o próximo passo? Deitar no chão e fazer um escândalo feito uma criança no corredor do supermercado? Levá-la à força? Isso já me incomodava um pouco no Bento de Sangue Bom e agora se repete. Se ser bom é forçar os outros à fazerem o que VOCÊ acha correto, dar lições de moral à cada 15 segundos, prefiro ser um vilão de novela mexicana!
Mas quem não deu chances foi a Helo. Ela não explicou nada para ele quando se reencontrara. E a sobrinha dele já tinha revelado que a Helô não estava bem no casamento.
Eu estou achando o Pedro uma versão piorada do Bento, uma xerox mal feita sabe? O bento pelo menos era cativante e fofo. O Pedro parece que vinte anos depois continua o mesmo play boy que só sabe se colocar no papel de vítima. Sai acusando todo mundo, metendo o dedo na cara de todos. Sendo que ele não faz nada pra mudar as coisas. Preferiu fugir, não teve coragem de encarar os problemas, me poupe! A Helô é uma incógnita pra mim: Não me despertou nem ódio nem amor (ainda). Vamos ver se ela vai ligar o foda-se e lutar pelo amor de sua vida ou vai ser manipulada pela canastrona da Isabella santoni, digo Letícia.
Ainda não sou caoaz de comentar sobre A lei do amor. Gosto muito da Adelaide, mas to estranhando essa. Só posso adiantar que a direção é ruinziiiinha… Quase morta. Tomara que o texto se sobressaia daqui p frente.
Capaz*
Outra coisa pra se destacar é a semelhança estrutural de A lei do amor com Ribeirão do Tempo do Marcílio Moraes
A novela é boa, mas fiquei meio confuso com a mudança de fase e precisei entrar no Gshow pra ver quem é quem. Poderia facilmente começar já em 2016 que dava pra entender de boas.
Iria começar já em 2016, mas os autores criaram essa primeira fase de última hora só pra encher linguiça, pois querem abordar política na novela e estão deixando pra ir fundo nesse assunto só depois das eleições.
A gente fica preso na história e esquece das bizarrices (tipo a moça filmando tudo com uma câmera gigante). novela boa é assim mesmo, temos q voar gente!
Ainda existem câmeras gigantes minha gente, câmeras só pra fotógrafos profissionais kkk
eu sei que elas existem migo, mas pq a menina estava usando uma dessas entrando na casa e filmando o dono? é no mínimo bizarro
A única diferença que senti da primeira para a segunda fase foi a imagem (menos trabalhada, mas simples do que na primeira) e na agilidade. Toda a história do rompimento de Peloísazzz podia muito bem ter se resumido a dois capítulos. Acho que essa agilidade toda influenciou a gente a pensar assim “o novelão começou”. Eu particularmente achei corrido demais o capítulo de ontem. Fausto conta a Pedro a armação que ele inexplicavelmente nunca desconfiou, o mocinho conta para a Helô, a Letícia (Satoni canastrona) se revela chata e manda o cara ficar longe do pai, Helô digere rapidamente a revelação e já está nos braços do grande amor de sua vida. Fiquei com a impressão que os autores quiseram descontar o marasmo da primeira fase logo no comecinho dessa segunda. Gostei da abordagem política mesmo um pouco utópica, com direito a puxa-saco e tudo (aquela menina, a Ariane Botelho).