2017 já frustrando planos: A novela de Lícia Manzo foi cancelada
Um ano novo está pra começar e a gente já vai fazendo um monte de planos: quer emagrecer, arrumar um novo emprego, achar um grande amor e tudo aquilo que a gente escreve num caderninho de resoluções que nunca cumpre. Quando nosso ofício é assistir e escrever sobre novelas, junto com essas resoluções pro novo ano vem também aquela expectativa pros lançamentos novos que vem no ano que chega. E não é novidade pra ninguém que estávamos bem animados com a próxima novela de Lícia Manzo pro horário das onze, “Jogo da Memória”.
Acontece que como a vida é feita de estragar expectativas e frustrar nossos planos, hoje a gente recebeu uma notícia que não foi das mais agradáveis. É que o Notícias da TV publicou que a Globo resolveu cancelar a novela da Lícia para o próximo ano. A razão pelo jeito são várias. Primeiro o fato de que o diretor queridinho das produções da Globo ultimamente, o José Luiz Villamarim, ficou doente. Ele seria o responsável pela direção da novela e o núcleo de teledramaturgia da emissora achou que não ia dar certo se colocassem outro diretor no lugar porque a trama é complexa, dividida em três fases, com três elencos e etc.
A outra parte da justificativa vem do fato de que o mesmo núcleo de teledramaturgia acredita que a trama não tenha história suficiente para aguentar 88 capítulos no ar. Por isso, a solução foi curta e grossa: a novela foi cancelada para o ano que vem e vai virar minissérie em 2018. Os atores que já tinham sido reservados pra novela vão ser remanejados para outros trabalhos e, aqueles que estiverem livres em 2018, ficarão na minissérie.
No lugar de “Jogo da Memória” entrará uma novela com o título provisório de “Em Nome do Amor” que se passará durante a ditadura militar entre 1970 e 1980. As autoras trama será escrita por Angela Chaves e Alessandra Poggi, que são estreantes na Globo. Ângela era colaboradora de Manoel Carlos e Alessandra de Miguel Falabella.
Tudo muito bom, tudo muito bem, mas a justificativa de que sem o diretor não dá pra fazer a novela e que a trama não teria material para 88 capítulos soa bem como aquela outra justificativa de que “A Lei do Amor” não poderia estrear em época eleitoral ou que a novela de Thelma Guedes e Duca Rachid não tinha história suficiente para se firmar no horário das nove. A gente noticia o que ouviu, acredita quem quer, mas fica aquele gostinho de que a teledramaturgia da Globo só arrumou um jeito de colocar aquilo que julga mais conveniente pro horário/época/audiência.
A nós, telespectadores, resta aceitar e torcer pra que a novela das onze seja boa e pra que a minissérie de Lícia seja um fenômeno estilo “Justiça” porque a autora merece e tem potencial pra isso.
A própria Licia disse uma vez que a personagem que ela tinha escrito para a Debora Bloch não tinha uma grandiosidade em cena, quanto o perfil era grandioso.
2017 sem Lícia Manzo. Minha crise de abstinência só vai piorar.
Não seja um novo 2016, 2017.
E que desculpa esfarrapada. Tá parecendo briga de egos.
Triste que vai voltar como uma minissérie e com outro elenco.
Podem achar o que quiserem mas achei a decisão, embora uma filhadaputice com a Manzo (assim como fizeram com a dupla Rachid/Guedes antes), mais sensata a se fazer. Sem contar aspectos pessoais meus aqui.
Vejam, essa Em Nome do Amor vai tratar a Ditatura Militar e iria ao ar as 18h, não sei como tomaram uma decisão dessas porque a novela teria que segurar a mão em muitas coisas por causa do horário – tá que a vinculação de horário da classificação indicativa foi derrubada recentemente pelo STF, mas a globo preferiu nao correr riscos. E a novela da Manzo NUNCA teve cara de novela, convenhamos e muito menos de novela das onze, até pelo estilo da autora que não parece ter cara pra esse horário – O povo quer ver sexo, violência, drogas embalado numa trama polemica (que nao fosse necessariamente uma trama batida de incesto de irmãos que não são) e envolvente, a última vez que tentaram mudar a linguagem do horario foi com Saramandaia que tinha uma vibe de novela das sete que nao funcionou ali, sendo necessario terem chamado o Reicyr pra tapar buraco.
Com a Manzo, acho que eles deveriam testa-la em outros horários, dando a oportunidade que o JEC / Reicyr tiveram. Eu por exemplo veria uma trama da Lícia as sete, Eu não me conformo dessa maldita zona de conforto que esse horário tem em querer insistir em comédia-romanticazzzzzzz e humor pastelãozzzzzz. Por isso que boto as fichas em Rock Story que aposta em aventura e pouco de ação no lugar.
Se não ia ter história pra 88 capítulos, porque não diminuíram? Sinceramente, olha…
Fala logo que descartou a novela porque sim,porque quiseram,fica mais bonito do que inventar essas desculpas esfarrapadas. Confesso que fiquei desanimada em saber que virou minissérie,queria mesmo é novela porque a Globo tem estado muito bem de minissérie ultimamente,as novelas que precisam muito de autoras como a Lícia e outra,to mais cansada de novelas com a palavra AMOR no título do que das reprises de A Usurpadora no SBT.
Talvez esse seja o melhor e essa coisa da novela virar minissérie… qual será a diferença? Antigamente a Globo chamava essas novelas das 11 de minisséries e macrosséries e nem sei porque deu esse novo nome a partir de O Astro. Aliás, teve minisséries chamadas de minisséries mais longas que Saramandaia e O Rebu, sendo que a estrutura de uma minissérie é a mesma que de uma novela.
A novela da Lícia parece ser interessante, acho que não daria sono como A Vida da Gente e Sete Vidas. Primeiramente, as novelas dessa autora não são exatamente sonolentas ou arrastadas, pelo contrário, são até ágeis, o problema mesmo é a direção miojo sem tempero do Jayme Monjardim. Tenho certeza que a novela da Lícia vai ser estilo Justiça.
Agora, essa Em Nome do Amor, pelo amor de Deus. Que título genérico é esse? Mesmo que seja provisório, qualquer coisa é melhor que isso. Tem uma novela mexicana com esse mesmo título. Imagina de o SBT resolve exibir na mesma época?
Isso quase ia acontecer com essa Rock Story, que se chamaria Sonha Comigo, mesmo título de uma novela argentina
Desculpa esfarrapada…………..tirada do cu…….
Parece que a globo está investindo pesado em séries. eles querem bombar o globoplay. Enquanto isso, as novelas vão ficar cada vez mais bobinhas e água com açúcar.
Sobre em nome do amor, parece ser interessante.
A pergunta agora é: qual será a novela das 18h depois de “o novo mundo”?
Vai vir Rubem Fonseca, sua filha e Alcides Nogueira.. Bem a fila é extensa de novos autores que virão após Sol Nascente e terminará com O Último Beijo, de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi lá no final de 2018
Provavelmente vão antecipar a novela da Edmara Barbosa, O Arroz de Palma
http://noticiasdetv.com/2016/08/10/novela-o-arroz-de-palma-vai-substituir-em-nome-do-amor/
Desculpa, o link atualizado é esse
http://noticiasdetv.com/2016/09/02/novela-de-elizabeth-jhin-vai-substituir-o-ultimo-beijo/
A Elisabeth Jhin virá depois de Benedito, em 2019
obrigado!
Alguém pede o impeachment desse zé ruela do Sílvio de Abreu, pelo amor de Deus. Ele é, de longe, um dos piores erros que a Globo já cometeu no seu setor de dramaturgia.
Pior notícia! O elenco que estava sendo montado para esta novela era um dos melhores que eu já vi. Acho difícil que a minissérie consiga juntar um elenco tão bom quanto assim. Só espero que pelo menos a dupla Lícia Manzo + José Luiz Villamarim também não seja desfeita no processo e que a história não acabe sendo muito sacrificada.
Mas essa história de que não teria fôlego pra 88 capítulos é muito estranha. Até porque primeiro a novela foi aprovada e só depois o número de capítulos foi aumentado e estabelecido como 88. Eu achava que era porque a história pedia, mas pelo jeito é só porque a globo quer que as novelas das onze durem mais mesmo…
Esse Silvio de Abreu só quer fazer novela lixo igual a Haja Coração, Guerra dos Sexos. Como que uma novela da Licia não teria conteúdo para 90 capítulos se duas foram 137 e 107? Como novelista experiente ela teria capacidade de entregar um enredo que se adequasse aos 90 capítulos
Porque não diminui para 64 capítulos igual a Verdade Secretas?
É, né? Era só fazer isso!
Um descaso com Licia Manzo. Enfim, vamos ter que passar 2017 todo sem Licia? 2017 já está me dando medo.
E o Jayme Monjardim que dirigiu as duas últimas novelas da Licia? Esse Silvio de Abreu já adiou a novela da Claudia Lage e agora cancelou a novela da Licia. A Licia já provou que é uma excelente novelista não precisava passar por isso.
Graças a Deus! Essa mulher iria fazer o Brasil todo dormir as 23h com suas novelas zzzz..
O comentário acima é mais uma prova que público só quer ver sexo e nudez às 23h. Amo a mania das pessoas em acharem que toda novela das 23h tem que ser uma Verdades Secretas da vida. Uma nova VS só vai surgir de novo quando o Walcyr voltar.
Podiam usar O Astro de parâmetro né? Que saudades.
Mas o Astro, alem de ser um remake, era cheia de violencia, sexo e mudez, assim como foi VS e LL, chega a ser contraditório seu comentário colega, SEJE MENOS
Você não entende nada de novela meu caro. Tome um Nicole Bahls e “Sai daqui!”