o-que-vingou-e-flopou-2016

O que vingou e o que flopou em 2016?

Chega o final do ano e, além de sermos inundados por uma enxurrada de leitores que acham que os pobres redatores não merecem férias, também vem aquele tempo gostoso em que a gente faz uma retrospectiva de tudo o que passou e promete voltar pra academia e parar de mandar mensagem bêbado pro ex no próximo ano. Pensando nisso, o Coisas de TV também resolveu fazer uma lista daquilo que amamos e odiamos no ano que já está acabando. Corre com a gente saber o que vingou e o que flopou em 2016.

O que vingou:

“Êta Mundo Bom”:

eta-mundo-chiqueiro

Walcyr Carrasco pode até ter dado uma repetida na sua já tradicional fórmula de novela das seis repleta de tortada na cara e chiqueiro, mas essa historinha água com açúcar era a história que o Brasil queria ver. “Êta Mundo Bom” contava a história de um moço ingênuo e de coração bão que acabou por conquistar todo o país. Pra completar a festa, Walcyr ainda inventou um tal de cegonho na história que fez com que todo mundo ficasse esperando o dia de ver o cegonho bicar (infelizmente tem gente esperando até hoje). Lúdica, engraçada, com uma história que prendeu e muitas quedas no chiqueiro, “Êta Mundo Bom” foi nosso último suspiro de boas histórias na faixa das seis. E deu pra nós o que David Luís não conseguiu nos dar na copa: alegria para o nosso povo.

“Justiça”:

justica-balanco-final

Série boa é série que une todas as tribos como foi Avonida Brasil e “Justiça” foi um desses exemplos. Com um jeito diferente de contar a história, a série agradou tanto o público da TV quanto o da internet e fez com que todo mundo ficasse muito ligado pra saber se Adriana Esteves ia ou não ser feliz no amor, ou se Jesuíta Barbosa ia ou não continuar o estranho caso com a mãe da menina que ele matou. Bem produzida e com boa história, “Justiça” foi um dos grandes acertos da Globo em 2016.

“Programa do Porchat”:

justus-porchat

A gente sabe que se tem uma coisa que tem pra dar e vender na TV brasileira, essa coisa é talk-show. Apesar disso, o “Programa do Porchat” foi um bom respiro de originalidade na TV aberta. Tirando leite de pedra às vezes, Porchat consegue boas entrevistas com os tipos mais inesperados e fez até a gente amar o dono da RedeTV!. A única pessoa capaz de simular um boquete em uma esquete com Roberto Justus e fazer a Xuxa voltar a ser interessante merece todo o nosso respeito.

Rock Story:

rock-story-resumao

A gente podia dizer que “haja Coração” vingou, mas apesar da boa audiência e da torcida pelos ships que incluiam Tancinha (Mariana Ximenes), a gente se recusa a dizer que a trama era, de fato, boa. Já “Rock Story”, pelo contrário, segue com audiência satisfatória mas é uma daquelas histórias divertidas e gostosas de assistir que não caem no clichê pelo clichê e que tem humor inteligente, bons personagens e já é a grata surpresa da faixa das sete de 2016.

Novelas infantis do SBT:

arinha-de-reprise

Você pode não ser o público alvo da faixa de novelas do canal de Silvio Santos, mas a verdade é que se tem uma criança na sua família, ela certamente já passou os olhos em “Cúmplices de um Resgate” e até pode ter querido o livro da Larissa Manoela. O SBT acertou bem nesse filão de mercado e, em 2016, conseguiu consolidar a faixa de tramas infantis que, convenhamos, tem dado muito certo. Vale lembrar que no dia em que foi ao ar o último capítulo e o show de “Cúmplices de um Resgate” o SBT chegou a bater a final do “MasterChef Profissionais” e não houve polêmica com Dayse que tirasse as crianças da frente da TV. E elas tem razão, porque as novelas não são nem de longe más produções.

MasterChef Profissionais:

MASTERCHEF-jurados

Posso não ser o público alvo do MasterChef faz algum tempo (me sobra sono e me falta paciência), mas fato é que a Band acertou ao criar uma versão profissionais do formato que já estava ficando desgastado na emissora. O programa com chefs de cozinha de verdade fez com que o público voltasse a ter certa curiosidade com a atração e teve boa repercussão nas redes sociais. Os resultados foram bons, o programa deu o que falar e ainda discutiu sobre o machismo – que é sempre uma discussão importante.

Programas culinários do SBT:

15-bake-off-brasil-capa

A faixa dos programas gastronômicos do SBT também se consolidou bem no ano de 2016 e, por mais que os leitores reclamem que a gente fale deles aqui, trouxe muitos bons programas pra quem curte realities culinários. O “Bake Off Brasil” foi um acerto e a versão brasileira do Hell’s Kitchen com Daniele Dahoui não fez feio – muito pelo contrário.

“Malhação” – Pro Dia Nascer Feliz:

malhacao-pro-dia-nascer-feliizz

Não somos o público alvo dessa novela faz uns bons dez anos, mas a verdade é que a continuação da temporada veio com novos bons personagens, uma mocinha que não é songamonga, uma vilã de raiz e núcleos paralelos divertidos. Agradou quem tinha que agradar e tem feito sucesso entre o público adolescente.

Reprise de “Malhação – Vagabanda”:

temporada-vagabanda-de-malhacao-boa-audiencia

Que legal saber que nem tudo que achávamos bom quando éramos adolescentes cai apenas na conta da memória afetiva. A reprise da temporada deu super certo, conseguiu uma boa audiência pro Viva! e ainda nos mostrou que a temporada mais aclamada entre a geração anos 90 foi sim uma das melhores temporadas já exibidas da novela.

O que flopou:

Xuxa:

xuxa-programa-netflix

O programa da Xuxa na Record não vai de jeito nenhum e, de uns tempos pra cá, faz a gente quase morrer de vergonha alheia. Com audiência baixa, assuntos que não interessam a ninguém e uma faixa de horário que mais atrapalha do que ajuda, o “Programa da Xuxa” figurou durante o ano todo em matérias que versavam sobre o seu fracasso ou sobre o fato da Record estar arrumando maneiras de trazê-lo de volta à vida no ano que vem.

“Sol Nascente”:

familia-sol-nascente-globo

Luís Melo japonês, Giovana Antonelli fazendo par romântico com Bruno Galiasso, história sem graça, máfia italiana, vilão com planos mirabolantes… nada deu certo na novela das seis que veio substituir “Êta Mundo Bom” e que acabou por despencar a audiência durante o horário. Mudanças foram feitas, há quem diga que a novela agora ficou assistível, mas fato é que a qualidade, se comparada as outras novelas que foram ao ar no horário nos últimos anos, é muito muito inferior. Não rolou pra “Sol Nascente”.

“Adnight”:

adnightgalvao

Sem nenhuma naturalidade, um programa que era pra fazer com que os convidados ficassem a vontade e fizessem coisas inesperadas acabou por se tornar um programa em que a gente ficava com uma vergonha alheia danada de tudo que acontecia. O “Adnight” continua no ano que vem e a gente espera que se torne um programa que faça a gente esboçar pelo menos um sorriso ou outro, ou nada feito.

Programas da Record com Buddy Valastro:

batalha-dos-cozinheiros

Se você é entusiasta dos canais de culinária da TV paga você provavelmente já enjoou de ver Buddy Valastro confeccionando bolos que só faltam falar e achou que fosse ser uma boa ideia a contratação dele pela Record. Só que aí eu, você e a Record nos enganamos consideravelmente porque todos os programas que o confeiteiro americano apresentou esse ano ficaram bem perto do fracasso total, e o “Batalha dos Cozinheiros” só não foi o reality mais esquecido da TV brasileira porque teve o “X Factor” e “A Fazenda” pra galera esquecer também.

Novelas das Nove:

leticia-chata

A gente até concorda que “Velho Chico” foi uma obra bem feita e bastante elogiada pela ~imprensa especializada~, mas a gente também tem que sair da bolha do “foi uma boa produção e é o que importa” e admitir que a novela não pegou. O público não se encantou com a história ou com os personagens e “Velho Chico” só foi mais uma das novelas das nove em que a sua mãe só liga quando o GNT começa a reprisar a programação ou quando acha que a sala está muito silenciosa. Com “A Lei do Amor” o erro é o mesmo, ou um pouco pior já que parece ter pegado ainda menos e a única personagem que realmente inspira algum carisma é Luciane (Grazi Massafera). O resto, boa parte das vezes, a gente até esquece quem são.

E pra você? O que vingou e o que flopou em 2016?

 

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

68 Resultados

  1. Lucas Henrique disse:

    NOVO NO CANAL

  2. Coelho disse:

    80 pontos pra lá e pra cá… Sei não, mas esse recordista tá me cheirando a uma JECquiane fake que surgiu tbm no antigo site do Fábio e da Larissa. Shiiii…..

  3. Flávia disse:

    Que sujeitinho I-N-S-U-P-O-R-T-Á-V-E-L é esse tal de José ! !! Parece achar que está fazendo um grande favor em acessar e postar comentários neste site . Vaza, meu filho! Aproveita e leva essa vaca com o icon da Sandy, sua puxa saco oficial . Ninguém se importa!

    • Jéssica disse:

      Ui, segura a louca. A hipocrisia daqui é maravilhosa, a um tempo atrás vieram me encher o saco dizendo que enfiava minha opinião na goela alheia, hj fazem a mesma coisa com os outros (no caso o José e a Sandy).
      Sério que o estilo de comentários que os próprios leitores querem é modelo de comentários sem nenhum pingo de personalidade com informações xerocadas da Wikipédia?

    • Sandy disse:

      Ele nao acha que esta fazendo um favor, ele esta fazendo um favor comentando aqui, aceite dói menos. Ou vc n acha uma dádiva um coment decente no meio de anúncios de um garoto de programa e fakes recordistas? E kerida se eu fosse msm uma vaca já estaria na índia pq ela elas sao sagradas, pega logo o seu recalque e vai pra lá servir de Buda.

  4. José disse:

    Fábio e Larissa, se vocês têm o MÍNIMO de apreço e carinho por esse site (e respeito pelos comentaristas que restaram e que os acompanham fielmente mesmo com tanta patifaria que já aconteceu aqui desde 2012), tenham um pouco de consideração com essa seção de comentários. Ativem o Disqus ou algum outro tipo de rede de comentários, porque essa situação se tornou absolutamente INSUSTENTÁVEL.

  5. Rafael T. disse:

    Ninguém merece esses fakes recordistas auahuahauahauahauah…Uma pá de cal pra enterrar esse site!

  6. lsureke disse:

    Sério, nunca fui de descer a lenha nesse site, mas isso aqui tá indo ladeira abaixo, moderar comentário? Aí é que as pouquíssimas discussões relevantes vão acabar, poque não moderam esses fakes empata-foda que aparecem só pra atrapalhar? Os comentaristas aqui tecem críticas muito mais interessantes que muitos contratados de grandes portais, porque não tem rabo preso com ninguém e não precisam fazer média com as emissoras. E é por isso que venho aqui, porque aqui não tem os loucos de pedra do TV Foco, nem os baba-ovo da critica especializada, é um bom lugar para trocar informação (e algumas farpinha porque ninguém é de ferro né), mas desse jeito não tem condição! Daqui a pouco os pouquíssimos comentaristas que sobraram dos tempos remotos levantam acampamento e isso aqui vira uma creche de pirralhos ranhentos! Se isso continuar, sugiro que adotem essa música com tema do site:
    https://www.youtube.com/watch?v=NbPD3vmJyfI

    • Record Emissora Da Família Brasileira disse:

      Novelas da Rede Globo não passarao novelas satanica do demônio nesse site só tem um bando de alienados da rede globo , ainda dá tempo de se purificar e ver as novelas da Record novelas da família

    • Jéssica disse:

      Até que enfim um comentário sensato em meio a essa lama que isso aqui se tornou.

  7. Brian disse:

    VCH me encantou sim. Me envolvi com a história e personagens! Além de consolidar o público salvo por ARDJ (mesmo que ardj tenha salvo só na segunda parte da novela)…

  8. Jéssica disse:

    Chega de fazerem fakes, não suporto mais essa droga. E mais uma vez os cachorros estão começando a ladrar com a sua própria mediocridade. Continuem, gosto disso pelo menos o Fábio e a Larissa vão se importar com o site moderando os comentários da ralé que se comporta como criança birrenta que quer ~cordialidade~ mas no fundo é são tudo um bando de farofeiros hipócritas de quinta.

    • Record Emissora Da Família Brasileira disse:

      O Rico e o Lázaro e Belaventura serão as melhores novelas de 2017 e chegarão a Dar 80 pontos
      E aquela emissora de quinta rede globo irá falir e vcs terão que assistir Belaventura e O rico e o Lázaro

  9. J.C. disse:

    Nenhum comentário sobre 3% sei que Netflix não é uma emissora de tv, porém é do ramo

  10. lsureke disse:

    Gente, os comentários de vocês também estão sendo moderados?

    • José disse:

      Todas as novelas da rede globo floparao em 2017
      E O Rico e o Lázaro será o maior sucesso de audiência e dará 80 pontos
      E a Rede Globo Irá Falir Pq novelas de Demônio Não passarao

    • Sandy disse:

      1,2,3 testando

    • Sandy disse:

      Os meus não

    • A gente não moderou o seu comentário. É que toda vez que você ou qualquer pessoa coloca muitos links no comentário, pelo sistema do site, ele cai na moderação porque é visto como spam pelo anti-spam que temos instalado. A gente não modera comentários justamente pra deixar todo mundo dizer o que bem entender. Assim que vemos os comentários com excesso de links no spam, mas sem nenhum link comprometedor a gente dá o aceite nele e ele aparece no site, ok?

      Mas realmente toda vez que um comentário aparece com mais de dois links ele cai na nossa moderação pelo anti-spam, justamente pra evitar comentários com links de propaganda, pornô, etc. é uma questão de segurança, aqui não é a redetv! pra gente ter lista negra, não.

      • lsureke disse:

        Bom, então tá explicado, peço desculpas pelo desabafo acima (menos pela parte dos fakes, porque que isso aqui tá parecendo o hospício do Didi com esses doidos brotando do nada, isso tá).

  11. Leila Mariana disse:

    Minha vez de falar o que acho!

    É UM MUNDO BOM: Larissa @temquetamoleque você me decepcionou. ONDE que É um mundo bom é boa novela? TÁ LOCA MULHER? engraçada onde???? cansada desse público que só quer chero de chulé!

    JUSTIÇA: ótima novela, bom que foi mais curta. Destaque para Adriane Esteves, grande atriz. Déborah Bloch que minha mãe jura que é Regina Duarte também tava incrível.

    ROCKSTORY: apenas boazinha, autor tem que comer muito arroz com feijão.

    MALHAÇÃO: só de olhar para os suvacos cabeludos desses homens me dá nojo! Devem estar, fedendo! Muito puberdade…

    VAGABANDA: a melhor novela! Guilherme Weber e Marjorie Estiano para sempre em meu coração.

    XUXA @xuxanarecord: volta prara os filmes infantis amada! Você é péssima!

    SOL NASCENTE: chataaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa geovanna antonelli @gioanto velha cara de maracujá podreeeeee

    A LEI DO AMOR: a lei do horror a lei do pavor a lei do carrossel odeio essa novelecaaaaaaa que apela pra putaria com homem sem camisa fazendo dança de gatinho molhado e mulheres com boceta relaxada!

    VELHO CHICO: novela esquisitona a pior de todos os tempos. Camila Pitanga @CamilaPitanga é péssima!

  12. Rafael T. disse:

    Gente quanta tese de doutorado nos comentários, pisem mais!!!!

  13. Jéssica disse:

    Vamo lá queridinhos, está saindo do forno meu textão sobre esta matéria, depois solto a minha opinião do que vingou ou não e as injustiças cometidas.
    O QUE FOI BOM:

    Êta Mundo Bom: Acho que a novela nem foi o sucesso tão grande por causa da crise e pq as pessoas queriam ~sonhar~, no fundo a novela iria ser fenômeno em qualquer época, novelas das 18h do Walcyr são quase um patrimônio do público das tias e das mães de sofá, mas também de gente como eu que prefiro novelas despretensiosas mas tragam alguma AURA e ESPÍRITO, não são como umas e OUTRAS POR AÍ (é vc mesmo A Bosta do Amor). Se Êta Mundo Bom deu 27 pontos nessa época DIFÍCIL de arrumar ibope, imagina se fosse em 2011 na época de Cordel? Ia superar Insensato Lixão com seus 34 de média assegurados e muito choro de Gilberto Braga nas manchetes da Veja ou da Caras dizendo: “Meu presente seria ganhar de Êta Mundo Bom”. Walcyr é Walcyr, e como este demônio em forma de pessoa em conseguir ibope, aguardamos sua próxima novela com 50 pontos de média na reta final e a novela com maior repercussão no horário desde…. A ÚLTIMA NOVELA DO WALCYR. Aceitem, fiquem pianinhos e deixem a luz da realidade entrar pela janelinha escura de vcs, fofes.

    Justiça: Sinceramente, achei a minissérie maravilhosa e talz… Adorei as histórias e ações cruzadas, mas chega né? A minissérie provou ser bem superestimada pela a mídia, talvez pela a falta de ousadia ou de coisa melhor. Justiça foi apenas o segundo melhor produto deste ano, o primeiro saiu no começo do ano e que a mídia toda ignorou. Justiça is new Amores Roubados (que por sinal, péssima minissérie que tinha uma história genérica e virou a top das minisséries da Globo pq um traíra pegou a sua colega de elenco, que por sinal este mesmo moço sempre é excluído das acusações de traição enquanto a segunda é a vagabunda da história, né? Como se ela estivesse casada com a Grazi. Amo a hipocrisia do público brasileiro e também da imprensa que é o reflexo puro dessa sociedade lixo).

    Programa do Porchat: Gente tô surpresa aqui com a notícia deste programa… Nem sabia que existia, na minha casa a Record só aparecia no Programa da Tarde por causa da minha Tirci ou pra ver meus barracos de sub-celebridades no MELHOR reality-show da televisão brasileira: A Fazenda.

    Rock Story: Essa novela é tão esquisita, né? Todo mundo fala superbem mas ninguém assiste. É a nova O Rebu mesmo. Eu particularmente AMO Rock Story e me dá certo respiro de tamanho estrume que o Ortiz enfia com aquelas tramas sem personalidade horrorosas e totalmente caricatas (e olha que gosto de tramas caricatas). O maior fator que impede Rock Story de ir além com o público é o fato dela não se farofar pra agradar público, eu amo novelas que não se submetem à público, me lembra muito a Gilberto Braga na época pré-Insensato, onde ele não deixava a farofa entrar de jeito nenhum mesmo com mudanças entrarem na trama como foi em Paraíso Tropical. O estilo da autora com o do Dennis ficou muito gostoso, dá um ar de novela elitizada pra massas. Talvez a novela engrene na repercussão quando for aparecer a vilã da Dill. Mas foi sem dúvidas, a melhor novela de 2016 em fator de ousadia e de vínculos de dramaturgia.

    Novelas infantis do SBT:Tá me achando com cara de pessoa que vê produções exaustivas feita para crianças totalmente barrigudas e infestadas de clipes pra render mais? Não vejo novela com orçamento pra levantar só uma parede mofada com um refletor de lanterna filmada com uma câmera de celular.

    Masterchef Profissionais: Sinceramente acho essa polêmica do machismo uma papagaiada total. A Dayse sempre foi a melhor de todos ali como PROFISSIONAL, mas na COZINHA quem era o melhor era o Marcelo e só Deus irá me julgar. Torci contra pq ele é um mala sem alça. FIM

    Realitys Culinários no SBT: C A G A M O S

    Malhação: Nunca vi, nem comi, só ouço falar (mentira, nem ouço falar).

    Vagabanda: a ÚNICA coisa bom que o VIVA nos presenteou nesse ano, mas como Satanás vem pra matar, roubar e destruir vem a depois a temporada que MAIS ODEIO dessa fase. Ouvir a voz da Balaguer de taquara com HIV me dá tédio e vontade de estourar meus tímpanos.

    O QUE FOI PRO SACO:

    Xuxa: Me dá pena ver a minha rainha tão triste e indiferente na Record, uma emissora que faz gato e sapato com a programação por ibope. Triste.

    Adnight: Alguém diz pro Adnet que talks shows não tem ROTEIRO? É tudo espontaneamente. Esse programa é tão ruim e engessado que dá até vergonha alheia fazendo famosos cantarem baile de favela ou ver Lília Cabral de escada para o eterno namorado da teen quarentona mais amada do Brasil (eu tb amo, não vou mentir): Gio com seu namorado teen de olhos juntos Alexandre Nelson. Pena que os três podiam ao invés de fazer entrevista em programa chinfrim desses fazer uma novela boa com o talento de todos.

    Sol Nascente: Falando em teen quarentona, olha só onde chegamos com a Alice. Queria confessar que amo essa novela por motivos de humor. As reviravoltas dessa novela são hilárias tipo a Nívea Maria virando a nova Gepetta do Juca de Oliveira em Avenida Brasil com sua vilã mentora do Conde canastrão que sempre esqueço o nome. ainda tem Gio Antonelli com cortes transados de uma garota de 19 anos com três filhos de casamentos diferentes, Bruno Gagliasso fazendo um garotão apaixonado pela a tiazona do esmalte cintilante, A Lancelloti de menina tímida pra uma rebelde que se envolve com tudo que não presta totalmente DO NADA, Claudia Ohana de mãe safada que traiu o marido e retorna pra casa como se nada tivesse acontecido, Crispim Italiano, Odete Roitman Freira, Anna Lima como dona de botique que me espantou ao saber que ela estava viva e sendo atriz ao invés de estar vendendo quentinha. Essa novela é maravilhosa, recomendo.

    Buddy Valastro: K E N É E S S E ?

    Agora me segurem COM A MAIOR DECEPÇÃO DESSE ANO: A BOSTA DO AMOR. Eu nem vou mais comentar, se eu for falar dessa desgraça de nova perco metade do meu dia, mas só vou falar uma coisa: Maria Adelaide Amaral foi a pior decepção como autora que já tive em toda a minha vida, uma ilusão alimentada desde os meus célebres 12 anos com a primeira reprise de Anjo Mau em 2003. Agora, nem sei que vou gostar até das minisséries dela depois desse estrume que é essa novela.

    • Jéssica disse:

      Ah, ia me esquecendo:
      O melhor produto do ano foi sem dúvidas Ligações Perigosas. A adaptação não devem absolutamente nada ao original (apesar do final ser bem folhetinesco) seja em texto ou enredo. Até a direção da incapacitada da Denise Saraceni me surpreendeu com algo visualmente sofisticado e não aquela farofa com embrulho de papel laminado que ela faz atualmente. Patrícia Pillar, Marjorie Estiano, Selton Mello e Alice Wegmann foram divinos nessa minissérie. O crush canastra deste site infelizmente foi mal, mas isso é a sina de atores ruins. Uma pena (mentira, tomara que suma esse menino que faz o feminicida insano da minha TV, xô… Se eu for pagar uma fono pra ele, talvez até eu volte a querer vê-lo na minha TV, só que sem camisa e caladinho).

      • Sandy disse:

        Eu só aceito o jesuíta com aquele sotaque de quem está fazendo boquete and infinitum se for na mesma novela do Marco Pigossi, quero notícias que os dois estão se pegando no banheiro da Globo

  14. Jéssica disse:

    EU QUERO IMPEACHMENT DE A BOSTA DO AMOR, NOVELA DA RUIM DUMA ÉGUA TOMARA QUE ESSA PORCARIA SEJA QUEIMADA ASSIM QUE ACABAR, DROGA DE NOVELA, LIXO DE ELENCO (só se salva a minha Cacau e Belle <3), HORROR DE PARALELOS, HUMOR SEM GRAÇA COM AQUELA PUTA MALA DA GRAZI (dps de um personagem maravilhoso em Verdades, aff. A Luciane ainda deixa ela canastrinha em alguns momentos), UUUUUUUUUUUUUUU LIXO DE NOVELA ENTOJADA VAI PRO QUINTO DOS INFERNOS

  15. Jéssica disse:

    Preguiça de fazer textão, aff. Mas vai ser preciso fazer, né?
    Amo a discussão sobre LFC aqui no site porque mesmo com os lados se divergindo o tempo todo, é bem melhor uma discussão sobre ele do que sei lá… sobre Jorge Fernando lá naquele lixo que é EPlay, um recanto de crianças que amam mofo pra auto-afirmarem “cults”. Aproveitem e se joguem.

  16. Coelho disse:

    Na minha opinião esse ano não foi de grandes coisas na tv aberta não, cabem exceções…

    MALHAÇÃO SEU LUGAR NO MUNDO só deus sabe como aquilo deu audiência, porq repercussão foi pifa…

    MALHAÇÃO PRO DIA NASCER FELIZ tbm me surpreendeu, não que seja ‘oooh que grande coisa’, mas tem uma história interessante e bons personagens e isso é MUITO se comparada a temporada anterior.

    ETA MUNDO BOM até concordo que foi uma novela certa, no tempo certo, audiência avassaladora e entrertia bem, mas pra mim não passa de bobinha e só, sem mais.

    TOTALMENTE DEMAIS foi sem dúvidas a melhor do ano, apesar de ter começado em 2015 só vingou msm em 2016. Texto bom, trama interessante, bons momentos, elenco afiado. Ainda que a reta final decepcionou, não tira do geral o selo de novelão (sorry Sandy)

    ROCK STORY tá sendo boa, to gostando, bem desenvolvida, mas vou esperar o climax acontecer.

    VELHO CHICO que novela pedante zzzz. Tá, era bela visualmente (há controversas naquele filtro amarelo rsrs) mas forçava a barra demais querendo ser o que até hj ngm sabe. Tão ruim quanto meu pedacinho de chão, dsclp cults.

    A LEI DO AMOR desde as chamadas eu fiquei com medo de ser insossa pelo que se via, mas confiava na Maria Adelaide. Acho que todo mundo quebrou a cara, volta pros remakes mulher! A Saraceni tbm n ajuda

    LIGAÇÕES PERIGOSAS outra q prometeu demais e não cumpriu. Esperei desejo e vi foi tédio.

    LIBERDADE LIBERDADE no começo achei q seria ruim e didática demais, depois vi que era até boa, bons conflitos dos personagens secundários, porq se fosse pela Joaquina da Horta… Jesus! Tinha um ritmo bom, se apressou no final, tropeçou numa pedra portuguesa e caiu na merda. Sem mais.

    JUSTIÇA apesar do formato diferente e ousado, as histórias não me convenceram. Tava mais p dramalhão mexicano camuflado de série cult. Superestimada demais

    SUPERMAX que p… é essa?

    NADA SERÁ COMO ANTES, poderia ter sido até boazinha zinha zinha… Mas n dei chance, não empolgava p ver, e como era semanal minha memória não queria colaborar p lembrar da sua existência.

    Realitys culinários: gente, vcs não cansam não?
    Novelas infantis do sbt: as crianças gostam, né?
    Talk shows: tô dormindo essas hrs, mas prometo um dia assistir p averiguar.

    Se esqueci de algum, beijo e só no almanaque globo de 2016.

  17. Robert disse:

    Luiz Fernando Carvalho SALVOU Velho Chico, deu UM PINGO DE DIGNIDADE aquela droga de novela.
    Todo mundo reclama dos figurinos, dos instrumentais épicos, do filtro, dos enquadramentos “esquisitos” de cinema”, das atuações “exageradas” “acima do tom” (PROPOSITALMENTE acima do tom, diga-se de passagem).
    Agora, tira toda a poesia, tira todos os figurinos, tira todos os instrumentais épicos, tira o filtro, tira os enquadramentos de cinema, tira as atuações “exageradas e acima do tom” e o que resta?
    Um belo N-A-D-A.

    • Sandy disse:

      E isso que muita gente não entende. Melhor uma “meu pedacinho de chão” com um pouco mais de filtro a uma “O rei do gado” 2.0. E jura gente que eles prefeririam ver a Teresa e o Santo separados e só juntos na ultima cena da novela igual a Santinha e o Zeca de Paraíso? Jura que esse Povo acha melhor imagens do rio são Francisco ao som de Sertanojo ao invés de Maria Betânia?

    • danillo disse:

      e o que resta ?
      Um roteiro muito bem escrito.

  18. Chico disse:

    Êta Mundo Bom:Eu sempre fui e continuo sendo fã do Walcyr Carrasco.Mas nunca tinha percebido o seu texto didático,atuações teatrais e afins.E pelo q eu assisti em Êta Mundo Bom foi uma homenagem á suas novelas anteriores do horário(O cravo e a rosa,chocolate com pimenta e alma gêmea) repetindo tudo o que deu certo nas passadas,foi um bom entretenimento.Mas muitas coisas me incomodavam o texto excessivamente didático,atrizes e atores inexpressívos.Mas enfim…..é o Walcyr Carrasco né?
    Justiça:Falei o que for,mais eu Adorei essa minissérie,achei ela anos -luz melhor do q o sonífero Ligações Perigosas(Gente tinha episódios de meia hora q não aconteciam nada ABSOLUTAMENTE NADA de relevante na história).Podem citar qualquer defeito de Justiça mais pelo menos ela foi um série empolgante,instigante e eu adorava um tom sombrio q deram á ela.
    Programa do Porchat:Gente quem é Danilo Gentili?Marcelo Adnet?Entre outros apresentadores de Talk show?Perto do Porchat.A Larissa tem razão ao dizer q ele tira leite de pedra.Mas tenho q admitir não gostava muito do Porchat ,após assistir vários programas dele na record,percebe-se q ele é irreverente,espontâneo,carismático e engraçado.Acho engraçado o tique de mãos dele kkkkk e ele é bem parecido com o Paulo Gustavo imitando a dona Hermínia.
    Rock Story:Comecei a assisti-lá á pouco tempo mas pelo q eu estou acompanhando.Estou gostando muito,história ágil,personagens complexos,humor inteligente e e tem carisma.Mas fico receoso se a autora vai conseguir manter esse ritmo até junho,não sei pra quê esticarem as novelas.O autor-autora muitas vezes não consegue manter o ritmo criando assim uma barriga e a trama fica desgastada.
    Novelas Infantis do SBT:Não assisto,só acho desnecessário o SBT esticar tanto suas novelas infantis.Se elas estão dando certo,ok.Mas pra quê esticar tanto?Gente pra quê explorar até a última gota?
    Masterchef Profissionais:Gosto,mas se querem explorar tanto pq não faze uma temporada só com famosos?
    Programa Culinários do SBT:Não assisto.
    Malhação-Pro dia nascer feliz:É um bom entretenimento.Tá longe de ser maravilhosa,mas é boazinha.Regular.
    Reprise DA MALHAÇÃO VAGABANDA:Não assisti,mas parece ter uma boa história.
    Xuxa,Sol Nascente e Adnight,Programas do Buddy Valastro:Não assisto.
    Novela das nove:Marsmo totalzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

  19. José disse:

    Sobre Ligações Perigosas: eu até gosto que essas produções refinadas do começo de ano acabem esquecidas num churrasco no final do ano. Melhor isso do que ficar uma superestimação chata e macabra em cima de produções que não merecem nem metade desse fanatismo todo (sim, to falando de você mesmo Amores Roubados, um beijo). Esse porre dessa minissérie só caiu no esquecimento quando flopou na reprise no Festival 50 Anos com a Globo jurando que ia de novo dar 60 pontos todo dia. Bem-feito.

  20. José disse:

    Vingou:

    Eta Mundo Bom: foi a novela que salvou o brasileiro do desespero, sofrimento e agonia da vida real. Leve, divertida, alegre, otimista, brejeira… foi um tiro certíssimo do Carrasco, talvez um dos mais certos da carreira (pelo contexto, obviamente, já que não foi uma de suas melhores novelas).

    Totalmente Demais/Haja Coração: mesmo uma tendo qualidade e a outra não, elas focaram no mesmo público-alvo jovem, de shippadoras, humor fácil e trama romântica leve. E a audiência correspondeu (mas eu sinceramente me surpreendo bastante até hoje por HC não ter sofrido de baixa audiência em NENHUM capítulo, começou e terminou absolutamente em alta).

    BBB16: parece que faz milênios, mas foi este ano a histórica edição que teve Ana Paula, uma das mais lendárias participantes de todos os tempos e que teve a honra de ser a protagonista da última edição apresentada por Pedro Bial. Desde o BBB10 eu não havia as pessoas tão vidradas nesse reality, que provou que tem fôlego ainda, só precisa de um bom elenco.

    The Voice Kids: mil vezes melhor que o adulto. Que tal substituir Cláudia Leitte e Michel Teló de vez por Ivete Sangalo e Victor & Léo?

    Malhação: eu ainda não sei o que fazia a temporada Seu Lugar No Mundo dar recordes de audiência, ainda aposto na teoria de que o público de EMB ligava a TV mais cedo. A atual temporada, pelo contrário, é razoável, perpetuando a teoria de que Malhação só faz temporada boa em ano par (espero que Cao Hamburguer dê um tapa na minha cara).

    Tamanho Família: demorou, mas deram o sonhado programa pro Márcio Garcia apresentar. E ele confirmou o que todos já sabiam: é mil vezes melhor como apresentador do que como ator.

    Liberdade²: pra mim teve efeito Haja Coração: não sei até agora a que veio, porque foi produzida nem porque dava a mesma audiência de Verdades Secretas. Não foi um trem desgovernado, mas foi uma novela descartável. Entretanto, vingou (e valeu pela primeira transa gay da história da dramaturgia nacional).

    Justiça: uma das melhores produções da história da TV brasileira, sem mais.

    Novelas infantis do SBT que começam com C: essa Larissa Manoela tá virando uma dessas celebridades que ninguém aguenta nem mais ouvir falar a respeito, hein? Achei que ela ia construir uma carreira menos polêmica. Enfim, by the way, essas novelas são um nicho necessário pro atual mercado, ainda que eu não assista nem tenha criança em casa.

    Nova geração da Escolinha do Prof. Raimundo: me julguem, mas achei anos-luz mais divertida essa versão do que aquele eterno repeteco dos episódios sem graça com o Chico Anysio, com humor datado e ultrapassado, todo santo dia no Viva. Aquilo lá virou o Chaves do Viva, provavelmente pra Globo não se indispor com a chata e mimizenta família do Chico Anysio.

    Rock Story: não acompanho, mas os elogios sensatos me fazem crer que tem um bom enredo. As vezes é bom investir em tramas que não tenham a cara do horário (o romance das 18h, o humor das 19h e o drama das 21h).

    Repeteco de Cheias de Charme: não errei minhas previsões, tá atropelando todas as antecessoras, inclusive o fenômeno O Rei do Gado. Pisa menos Chayene, eu te imploro.

    Bônus:
    As séries estão cada vez mais chamando atenção e a Globo precisa se reciclar urgente (e não se recicla fazendo apenas uma Justiça uma vez a cada 50 anos, e sim investindo em novelas cada vez mais curtas, originais e com elenco mais enxutos). Todo ano tem notinha sensacionalista do tipo “Globo radicaliza e a partir do ano que vem produções com mais de 100 capítulos estão proibidas”. Vejo isso desde 2008, sei lá, e todo ano aparece uma Boogie Oogie pra ficar no ar com 250 capítulos. Prêmio pro Netflix por nos entreter com Stranger Things, Black Mirror, Gilmore Girls, Orange Is The New Black, Sense8, House of Cardas (e até séries de fora, como o fenômeno Game of Thrones e a divertida e debochada Girls In The House) em época de Coronéis Saruês e Mangólias Com Perucas no horário nobre global.

    Não vingou:

    Nada Será Como Antes: chaaaaaaaaaaata, podia ter sido uma dessas novelinhas das 18h água com açúcar de 80 capítulos que entra e sai despercebida.

    Supermax: se tivesse sido produzida só pra internet, o mico teria sido menor.

    Sol Nascente: eu ainda vou viver pra ver o Walther Negrão ser demitido da Globo pro Carlos Lombardi poder voltar. É um absurdo o Sílvio de Abreu seguir à frente do setor de dramaturgia.

    Repeteco de Anjo Mau: é um saco a Globo ficar reprisando novela que foi reexibida semana passada no Viva. Sei que tem muita gente que não tem TV a cabo, mas caguei. Se quer insistir em re-reprise, insiste em novela que realmente faz um certo tempo que não dá as caras em nenhum veículo, como Quatro por Quatro, Por Amor, Alma Gêmea. Mereceu o flop.

    Vídeo Show: ninguém aguenta mais, a Globo não sabe mais o que fazer com aquilo e só o Novelão da Semana se salva. Não lembro quando que mudaram a meia-hora de atração diária pra uma hora e caralhada. Mas deviam ter parado por aí.

    É De Casa: como que essa geladeira ainda está no ar? Mico total, demite aquela cambada de inútil e volta TV Globinho.

    Novelas bíblicas da Record: eu achei que esse nicho ainda ia ter fôlego por uns 3 anos, mas desandou mais rápido que a sequência dos Mutantes. Ninguém se importa com A Terra Prometida e tenho pra mim que O Rico e o Lázaro vai chegar a um dígito.

    Velho Chico: acho pouco que não tenha vingado. O Luiz Fernando Carvalho é um embuste teimoso, sabia que estava nas mãos dele pegar os 40 pontos da reta final de A Regra do Jogo e reerguer o horário com uma puta, mega produção calcada no SIMPLES, pela memória afetiva de Renascer, O Rei do Gado, essas novelas dos anos 90. NENHUM saudosista acompanhou Velho Chico, as pessoas ficavam confusas, só sabiam lembrar de desenho animado e de Meu Pedacinho de Chão (que apesar de lindinha, tb foi um flop). Só restou a tragédia do Montagner e os pseudo-cults elogiarem essa “obra de arte”, a “fotografia”, o “elenco”, os “figurinos”… quer ver obra prima vai na ópera, eu quero é folhetim bom.

    A Lei do Amor: com esse horário das 21h da Globo não dá vontade nem de torcer contra as produções bíblicas conservadoras da Record. Foi a maior decepção que eu já tive NA FAIXA. Acho que superou A Regra do Jogo e Viver a Vida que tinham sido pra mim, até então, as recordistas da decepção e vergonha alheia. É pra mim a pior novela das 21h desde, sei lá, O Sheik de Agadir. Superou Babilônia em ruindade. Trem totalmente desgovernado.

    Masterchef: saturou, cansou, encheu o saco. Pode ainda gerar alguma audiência e burburinho nas redes sociais, mas pra mim chegou no limite quando eu percebi que encerrava uma temporada e a Band já emendava com outra. Emissora pequena não sabe, realmente, lidar com sucesso.

    XFactor Brasil: micão hein mores.

    Bônus:
    Política brasileira e mundial: golpe de Estado contra uma presidente democraticamente eleita, governo golpista que persegue trabalhadores, PM dando porrada em professor que protesta por melhoria na educação, reencarnação do Hitler eleito presidente da maior potência mundial, um pastor evangélico e um ladrão de merenda à frente das maiores capitais do nosso país, PEC do mal aprovada pra privatizar de vez o SUS e o ensino superior brasileiro, reforma na Previdência pra fazer todo mundo ir trabalhar de bengala…

    • Robert disse:

      Não entendo, pra você é INACEITÁVEL o LFC repetir o estilo de Meu Pedacinho de Chão, mas TUDO BEM ele repetir o estilo de O Rei do Gado?
      Sorry, mas eu prefiro UM BILHÃO DE VEZES MAIS o estilo “lúdico, mágico, poético, colorido e algumas vezes sombrio” do que o estilo “normal” de O Rei do Gadzzzzzzzzzzzz (inclusive sorry de novo, mas eu assisti a reprise de ORDG e mesmo assim, gosto MUITO mais de Velho Chico)

      • José disse:

        Sim, é inaceitável. Ele foi chamado pra apagar um incêndio JUSTAMENTE por causa da audiência da reprise de O Rei do Gado que era altíssima, o saudosismo por anos 90 e por uma história predominantemente LEVE fizeram com que a Globo escalasse às pressas uma novela rural (RURAL, com boi, cavalo, tuiuiú, mato, panela de barro, riachinho, Zefa cheira-cheira escolhendo feijão, peão, diabinho na garrafa) pra faixa das 21h. Só que o LFC, que sabia fazer isso há 20 anos, aparentemente ou desaprendeu a dirigir coisa normal ou quer ficar socando goela abaixo do público esse estilo teatral e lúdico que NÃO AGRADA. Não adianta, os 17/18 pontos de Meu Pedacinho de Chão não foram um recado mais do que claro? Pra uma novelinha até infantil das 18h é uma coisa, as pessoas embarcavam, mas ninguém sabia nem em que ano se passava Velho Chico e NÃO FOI ESSA a proposta do alto escalão da Globo pra elevar a audiência. Eu acho que foi é leite de pedra que o elenco tirou pra conseguir ter dado 29 pontos ainda. O LFC não pode se contentar em guardar essa “inovação estética” (que de tão repetida já não é mais inovação) pra obras como Dois Irmãos? Novela das 21h ou é feijão com arroz ou é filtro bem feito (algo realmente bonito e cinematográfico como Verdades Secretas). O que ele fez em VC foi uma aberração, isso sim. Eu provavelmente não gostaria de VC nem sob direção “normal” porque eu detesto as novelas do Benedito Macho Pra Cacete Ruy Barbosa, mas pra mim essa direção artística foi um crime.

        • lsureke disse:

          Mas gente, em o Rei do Gado o LFC já testava o que adotaria posteriormente em Hoje é dia de Maria e Velho Chico, claro que de forma muito mais sutil, mas a trilha épica e as cenas lúdicas já estavam lá, principalmente na primeira fase. Por exemplo, a cena da morte do Mezenga:
          https://globoplay.globo.com/v/3914234/
          Vai me dizer que isso (principalmente o final) não lembra Velho Chico?
          Ou essas daqui:
          https://globoplay.globo.com/v/3919766/
          https://globoplay.globo.com/v/5317692/
          A estética é parecida e favoreceu em ambas as cenas para dar o tom da emoção das personagens, porém, em Velho Chico LFC pecou por usá-la em toda a novela, assim quando havia alguma cena que realmente merecia esse destaque, o tom lúdico tinha que subir ainda mais. No fundo O Rei do Gado e Velho Chico utilizam a mesma linguagem, mas a segunda pecou pelo exagero.

          • Robert disse:

            E muito antes de Hoje é Dia de Maria, ele já dirigia uns tele-filmes com esse mesmo estilo lúdico e exagerado, como “Uma Mulher Vestida de Sol”, “A Farsa da Boa Preguiça”

        • Rafael T. disse:

          Você queria que VCH fosse feito pelo Rogério Gomes, desabafa amore

  21. lsureke disse:

    Não vou falar vingou, porque o que vingou mesmo não dá nem meia duzia de gatos pingados, mas o que mais me chamou atenção além desses citados no post:
    Positivamente:
    Ligações Perigosas: Mesmo sendo mais esquecida que as filhas da Adriana Bombom no churrasco foi interessante (Dois Irmãos vai ser igualmente esquecida no fim de 2017, só esperem)
    Realitys da Globo: Se na dramaturgia a coisa tá feia, nos realitys a maré foi boa: BBB voltou a ter alguma repercussão com a moça que fala de si própria na 3ª pessoa, The Voice ainda tem folego e Namaria reinou no Jogo de panelas e no Superchef do Mais você dando coice nos participantes malas e servindo doce com mosca.
    Escolinha do professor Raimundo: É um programa bom, mas não é por isso que a Globo precisa enfiar uma temporada atrás da outra.
    Tá no ar: Manteve a linha e valeu pela participação do Carlos Alberto de Nóbrega.
    Negativamente:
    Nada será como antes: Só o que chamou atenção foi a Bruna Marquezine, a história da TV no Brasil foi por água abaixo.
    Supermax: Ninguém entendeu aquilo
    Video Show: Depois que a Mônica saiu, foi só ladeira abaixo! Não adiantou nada colocarem a Maíra Charken (se bem que eu prefiro ela ao Joaquim repetindo “Cê entendeu?” a cada 5 minutos). Nem Susana Vieira consegui salvar o programa! Esse daí só tá esperando a Extrema Unção pra bater as botas!
    A cara do pai: Só não é pior que o Esquenta! Leandro Hassum assim como Ingrid Guimarães e Rodrigo Santana ficou preso na década passada, alguém precisa interditá-los.
    Fofocando: Sem comentários!

    • José disse:

      esqueci de comentar a vergonha alheia do Sílvio Santos voltando aos áureos tempos de década de 2000 em que ele mandava e desmandava na programação do SBT com ideias absolutamente horrendas (e só foi interditado quando viu que perdeu o 2º lugar pra Record e perigava perder o 3º pra Band). A grade tinha se estabelecido de tal forma que fazia anos que o SBT e a Record lutavam de igual pra igual pela vice-liderança, mas este ano sabe-se lá porque o homem surtou de novo

      Moleque de 18 anos âncora de telejornal?
      Fofocando?????????
      Sétima reprise de A Usurpadora, 6 meses depois do seu último término e com toda aquela patifaria de cortes e mudanças de horário?????
      Essas reprises de Carrossel, Chiquititas, um ano só depois que essas novelas saem do ar???
      Gente, alguém interdita de novo antes que seja tarde pfvr

  22. Sandy disse:

    EMB: é um grande sucesso do ano. É a novela certa no momento certo. Afinal quem não curte um cegonho? Mas aonde que essa novela é lúdica meu povo?
    Justiça: Um ano péssimo para as novelas mas bom para as séries. Apesar de alguns erros de roteiro e de direção foi muito boa mesmo, mas considero “Ligações perigosas” melhor.
    Porchat: Ele tem talento e mostrou que se pode fazer milagres com um elenco não-Global.
    Novelinhas do SBT: Cúmplices era boring demais, e Larissa Manoela ao quadrado é demais por meu estômago. Mas a coisa fofa da Lorena Queiroz me faz aguentar canastrões em Carinha de Anjo.
    Masterchef: Tenho mais o que fazer do que virar a noite vendo isso.
    Malhação: Olha me julguem, mas prefiro aguentar outra Morena Bandida a ver uma malhação do Jacobina de novo. Essa é o kibe da malhação 2010 que por si só já é kibe da malhação da Débora Rios.
    Sol Nascente: Jura que o Sílvio de Abreu aprova uma sinopse dessa e cancela novelas da Claudia Lage e da Duca Rachid e Thelma Guedes?
    Adnight: Olha acho que fizeram uma macumba pro Adnet pq só isso explica os programas ruins que ele coleciona.
    Velho Chico: Seria hipocrisia minha falar que essa novela foi um sucesso ou boa. Só acho que uniu um elenco afiado, uma trilha sonora brasileira e teve cenas linda, que marcaram.
    A lei do amor: Pode não ser nenhuma Avonida Brasil mais ainda sim é a melhor novela desde amor a caçamba.

    • Jéssica disse:

      Quero distância de A Bosta do Amor, novela ruim parece que o Satanás fez incorporou na Adelaide e no Vincent pra sair esse engodo, novela lixo. Prefiro até um filme pornô bem tosco no horário.

    • Um Noveleiro disse:

      Na minha opinião depois de amor a caçamba só o que prestou foi Império. Tudo bem que tinha lá as suas tosqueiras como o Carmo Dalla Vecchia sendo ele mesmo ou vilã rejuvenescendo mas fez sucesso, deu IBOPE. Entre Babilônia, A Regra do Flop e Velho Chico, fico com Velho Chico que apesar de não ser a maravilhosidade que parecia foi a melhorzinha.

  23. José disse:

    parafraseando minha arqui inimiga preferida Sandy:
    “Não se qual o maior flop a lei do amor ou esse site”

  24. José disse:

    as talifãs do Luiz Fernando Carvalho de hoje deviam ter nascido nos anos 1960, iam falar que a Janete Clair era repetitiva e mais-do-mesmo e que inovação estética e lírica pra TV brasileira era a Glória Magadan

    • Jéssica disse:

      Flore, você tá com a corda toda, amo seus dias de euforia gongada <3

      • José disse:

        HAHAHAHAHAHAHAH toda vez que aparece qualquer menção ao fato de Velho Chico ter sido um porre/um fiasco, aparece comentarista do éter que acha que está resenhando uma crítica pra alguma ópera ou livro do Machado de Assis querendo enaltecer essa “obra prima” da televisão brasileira

        quer obra de arte vai no museu, amores, qualquer farofa do Reicyr com direção porca do Wolf Maya/Rogério Gomes/Jorge Fernando sapateia nesses desenhos animados desse sujeito

        Velho Chico é o “Bolsonaro” desse site, não pode falar mal que a criançada aparece pra defender

  25. Teles disse:

    Velho Chico era chata demais

  26. Coelho disse:

    Eita, citaram velho chico, a polêmica vai começar…. Vou pegar a pipoca!

  27. Lucas disse:

    Todos os temas relevantes de Velho Chico não foram nem citados! Tudo que vcs sabem dizer é que ” foi bem produzida”, as boas atuações, temas relevantes, estética diferenciada, poesia no horário nobre nada disso é citado só pq não gostaram da novela.

    • Yuri disse:

      tá a novela tem tudo isso, mas a história era chata. Prefiro mil vezes ver uma novela com uma estética comum, com atuações normais, e temas repetitivos, mas com uma história legal e interessante.

      Novela é história, é drama, é folhetim e não cinema europeu com mil filtros, atemporal e os carambas.

      • Robert disse:

        A história não era chata (até porque era a mesma história de outras 425384235023 novelas, incluindo ALDA. Casal é separado na juventude e voltam a se encontrar mais maduros), e sim o desenvolvimento era chato (também, vocês tavam esperando agilidade do Benedito?)

    • José disse:

      cagamos, amore, isso tava resumido no mini-texto da Larissa, ela tava fazendo uma lista, não dava pra enfiar uma resenha crítica sobre essa chatice pra agradar a meia dúzia de pseudo fã cult que esse sonífero milagrosamente tem nesse site
      quer poesia vai ler Camões, eu quero é a Malu Mader dando 500 bofetadas na cara da Cláudia Abreu no banheiro de uma boate no horário das 21h, me/se/nos poupe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *