O gerente enlouqueceu! Globo adianta “Amor e Morte”
O ano de 2017 já começou com muitas mudanças na fila de novelas da Globo. Por decisão do grupo governado por Silvio de Abreu, a novela “Amor e Morte” que viria depois de uma novela de Elizabeth Jhin foi adiantada e virá logo após “Novo Mundo”. A novela, escrita por Alcides Nogueira e Bia Corrêa do Lago, será uma novela de época igual à antecessora, por isso a Globo decidiu mudar a época da trama para evitar semelhanças.
Bem, essa é a notícia que você viu hoje no site da Patrícia Kogut e replicada em trocentos sites televisivos, mas alguém mais percebeu o quão absurda é essa mudança? Vamos começar com o básico: demora MUITO para escrever uma novela (quando seu nome não é Walcyr Carrasco), são quase anos para criar uma história, delinear os personagens etc, e a importância da fila das novelas é dar ao autor o tempo para produzir o negócio.
Aí do nada aparece Silvio de Abreu e diminui o prazo em sete meses pelo menos. E não só isso, ele pede para que o autor mude a época da trama para evitar semelhança com “Novo Mundo”. Ou seja, toda a pesquisa que a dupla de autores fez para encaixar sua novela em uma época foi jogada fora, e agora precisam adaptar o que tem para os anos 1920. Com isso, perfis de personagens podem ser totalmente mudados, alterando a sinopse prevista por eles.
Agora me respondam: se a novela estrear e a história for falha, o público não curtir ou algo assim, o que Silvio de Abreu vai fazer? Botar a culpa no autor? Mudar para tentar consertar? E a pergunta mais inteligente do dia: alguém sabe me dizer alguma coisa que Silvio de Abreu planejou propositalmente para as novelas que deu certo?
Vim do futuro para dizer que Tempo de Amar, a novela que se passa nos anos 20, embora seja uma mistura de Terra Nostra com Esperança do Benedito Ruy Barbosa está indo muito bem, obrigado no IBOPE…
já quanto aos autores, o meu preferido é, sem dúvida, o Valcir Carrasco. Não conheço nada que ele tenha escrito que foi ruim. Já quanto ao Benedito, gostava dele até saber de seus comentários homofóbicos, confesso que fiquei decepcionada. Já da geração mais jovem, gosto do JEC, apesar de A Regra do Jogo ter sido um fracaço, e também aposto no Daniel Ortiz. No mais é aguardar.
até que não tenho nada contra o Sílvio de Abreu. Ele erra de vez em quando, no caso das novelas das 9, de vez em sempre. Mas que venha Tempo de Amar, agora nome definitivo da nova trama das 6. Eu particularmente prefiro novelas de época para este horário. Quanto à novela da Glorinha, já está sendo a melhor trama das vinte e uma horas desde Império.
Nossa, sem comentarios sobre essa ideia estapafurdia de mandar os caras alterarem a sinopse, já vão embarangar a novela bem antes de estreiar!! Para mudar radicalmente uma historia de epoca para se passar nos dias de hoje, teria que analisar a fundo a sinopse para ver se ela não teria um cunho mais atemporal (Como Cordel Encantado, O Profeta, Lado a Lado em alguns aspectos tinham…).. pelo que li por cima vai acabar matanddo a novela.
Está na cara que ele não quer repetir o fracasso que teve com a dobradinha Babilonia/Regra do Jogo as 21h por botar favelas de pano de fundo, na epoca ele até ordenou que o Gilberto Braga alterasse as cenas para que não focasse muito na favela da Babilonia, onde a Reginazzzzzz morava porque Regra tinha o mesmo pano de fundo quase.
Mas ainda assim ele teria a opção de adiantar outra novela que viria depois como a novela da Edmara Barbosa que seria uma trama rural qualquer, mas não preferiu fazer essa burrice. Vai entender esse Silvio….
Pisou mesmo miga ,mas não consegui tira-los daqui como eu
STOP SILVIO DE ABREU 2017!
Glória Perez é louca viram a foto da isis de sereia pareCE um cosplay da marinar só falta ter um cachorro pulguento
Achava que Fábio iria escrever sobre isso
Eu vi hahahahaha ela vai ser uma sereia mesmo com guelras e tudo o que tem direito…Jesus amado
http://www.guiadasemana.com.br/novelas/noticia/a-forca-do-querer-isis-valverde-sera-sereia-na-proxima-novela-da-globo
Simplesmente espantada com que o flood aqui dos comentários é de crianças de 13 anos que se reúnem no Twitter pra falar de novelas mofadas mexicanas no SBT e que fazem web-novelas patéticas. Se toquem flores, vocês são medíocres, não tem absolutamente nada na cabecinha cheia de catarro a não ser ter um sonho ridículo de serem autores na Globo só fazendo novelas de molde das mofadas do SBT com atrizes de falam uma língua enrolada em cenários sem orçamento algum. Bebês, a mamãe de vcs saem de casa pra trabalhar na noite (como vigia, tá) respeitem a integridade delas. Querem um conselho? Vejam uma novela ótima apropriada para idade mental de vocês chamada Xuxa Só Para Baixinhos ou como preferirem XSPB. Lá tem uma atriz loira maravilhosa com o talento a altura das divas mexicanas que tanto amam, pelo menos tem menos botox que a Gabriela Spanic e tem uma carreira mais consolidada que a Thalia. Beijinhos, flores. Aproveitem o mingau antes que esfrie.
Ain pisou nos fakes recordistas
Nossa amiga que revolta
O que aconteceu aqui? Eu não vi barraco nenhum, pra quem é seu pisão?
Silvio de Abreu tem que sair urgentemente da direção de dramaturgia da globo
Ele acha que o telespectador é burro e vai engolir essas tramas mexicanizadas e sem coerência do Walcyr, Aguinaldo e Glória
Sinceramente essas novelas das nove que virão a minha audiencia não terá
Estou cansado das mesmices do.Walcyr
Das bizarrices do Aguinaldo
E das paranóias da Glória
Vou tirar longas férias desse horário
Claro que vai engolir, amore
Glória, Walcyr e Aguinaldo sabem dar audiência alta como ninguém.
Audiência não é sinônimo de qualidade . Tramas bizarras
Ué, você duvidou no seu comentário que o povo vai engolir as tramas do Walcyr, Aguinaldo e Glória
E eu digo que vai, pois vai dar audiência alta. E audiência alta pode não ser sinônimo de qualidade, mas é sinônimo de que o povo engoliu.
José sem muita sede ao pote! Todo mundo falou isso de ARDJ e deu no que deu.. Desses ai o único que dá pra botar fé de verdade mesmo é Reicyr
Sem contar que AFDQ terá um núcleo trans que poderá afungentar o público…
Esse homem ACABOU com a dramaturgia da Rede Globo que era a de melhor qualidade do país e ta cada vez pior! Fora o Walcyr Carrasco que tem PACTO acho muito difícil algum autor driblar as maluquices dele e nisso eu incluo ele mesmo.
O Walcyr Carrasco, gostem ou não, é um autor necessário, como alguns outros autores. Ele é o mais importante sim da Globo atualmente, já que ele é o único que consegue escrever novela TODOS OS ANOS, pra TODOS OS HORÁRIOS e fazer muito sucesso as 18h, 19h, 21h e 23h (e no Vale a Pena Ver de Novo). Gostando ou não do estilo dele, o homem é um sucesso e não se pode desvalorizar isso.
Da mesma forma, temos que reconhecer os méritos do Aguinaldo Silva (que dificilmente escreve novela impopular), do Daniel Ortiz (ok, ele ainda é muito cru e pode dar errado, mas suas tramas toscas e mal-costuradas têm a cara do povão classe C e D e da faixa das 19h, foi ele que deu o viagra pra faixa com Alto Astral e depois triunfou com Haja Coração) e da Elizabeth Jhin (pode não ser uma grande autora, mas suas tramas são leves e agradam sempre, não tem um fiasco no currículo e serve pra tapar grandes buracos as 18h).
Fora os citados temos Miguel Falabella pra de vez em quando tapar buracos as 19h e o Walther Negrão as 18h embora ambos não escrevam um sucesso há mais de 20 anos, e também Glória Perez e João Emanuel Carneiro que, bem ou mal, foram o que sobraram pras 21h (Gilberto Braga e Manoel Carlos estão mortos, só falta enterrar, e também duvido que o Benedito Ruy Barbosa e a Maria Adelaide Amaral voltem pra lá tão cedo).
O unico fiasco da Jhin foi Eterna Magia flore, a novela serviu de teste lá nos idos de 2007 no que diz respeito a alteração sinopse, mudança nas personalidades dos personagens…A primeira fase dela praticamente derrubou a audiencia conquistada com O Profeta, mas terminou sendo uma novela OK pro público em geral, mas no final, não era o que a trama inicialmente queria propor.
Amor e Morte flopará por motivos de ele não sabe administra querida as coisas são assim. Na globo agora mesmos atores mesma direção insossa tudo querida in felizmente dese que o Velho gaga do Silvio de Abreu assumiu a dramaturgia da globo as novelas só floparam
Gente qual a semelhança entre os Silvio’s(o de Abreu e o Santos):Decisões equivocadas e mirabolantes.
O Sílvio de Abreu é o erro dos erros, mas a Globo parece tranquila em relação a ele, milagrosamente, já que sua gestão foi a ÚNICA que destruiu completamente o sagrado horário das 21 horas. Isso teria que ser inadmissível. Talvez sua única bola dentro (em audiência, mas não em respeito e consideração) tenha sido adiantar a novela do Walcyr Carrasco, que todos sabemos que será um sucesso. Ok, em 2015 e 2016 vieram produções de sucesso em todas as outras faixas (como Além do Tempo, Eta Mundo Bom, todas as das 19h de Alto Astral a Rock Story, Verdades Secretas, Liberdade²). Mas isso não apaga a falta de planejamento e de competência dele. Ele claramente não sabe o que faz e tenha ideias subjetivas, ridículas, aleatórias.
E outra, que que tem a ver uma novela de época substituir outra??????????? Que ideia estapafúrdia, a gente teve Chocolate com Pimenta, Cabocla, Alma Gêmea, Sinhá Moça e O Profeta em sequência com o único “respiro” da fracassada Como Uma Onda.
Acho que o problema não é uma novela de época substituir outra, como você mesmo citou, na década passada isso acontecia com frequência. Porém, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea e O Profeta eram genéricas, poderiam ser ambientadas em qualquer década que isso não iria interferir nas tramas, não tinham cunho histórico. Agora, o problema é uma novela de época com uma trama densa e cheia de referências históricas com aparenta ser Novo Mundo ter a responsabilidade de reerguer o horário derrubado por Sol Nascente e entregar uma boa audiência para uma sucessora que aparente ser muito parecida, ou seja, se Novo Mundo afundar mais o horário (e a gente sabe que as chances são grandes já que esse tipo de novela não tem apelo popular, vide Lado a Lado) a trama que vem logo depois também dará errado, já que apresentará a mesmíssima coisa. Como consertar a audiência de um produto colocando no ar algo muito parecido?
Amor a morte ia ter personagens históricos como a própria Carlota Joaquina, e ai vão fazer o quê? Acho mesmo bem difícil mudarem todo o pano de fundo (que ia ser a vinda da família real para a Abolição da escravatura pós a independência) personagens serão descaracterizados é e claro que isso vai interferir na qualidade final da novela.
Gente, não sei porque tá todo mundo insistindo que Novo Mundo é uma novela histórica e política, pra mim nessas cenas de luta, de princesa, príncipe, navios, etc tá mais do que evidente que vai ser um conto de fadas bem gostoso e leve.
E não acho que Chocolate, Alma e O Profeta poderiam ser ambientadas em qualquer época. Olha uma Amor á Vida ou Caras & Bocas da vida, como ficam situações forçadas naquele texto clichê do Walcyr. Com a exceção de Verdades Secretas, acho que é bem lógico que ele tem uma cabeça totalmente voltada pra novela de época. Um exame de DNA resolveria o conflito central de Chocolate com Pimenta em dois capítulos, uma mulher solteira grávida em 2003 não precisava se casar com um homem pra não ser “desonrada” e jamais existiria um homem vestido de mulher até os 15, 16 anos sem ninguém desconfiar (acho isso difícil até na década de 1920, mas em 2003 seria ainda menos crível).
Enfim, pra mim a questão é que pode sim ter 500 novelas de época uma atrás da outra, desde que contem boas narrativas e contem com um pouco de sorte também (Sinhá Moça foi uma novela política e fez um baita sucesso, enquanto Ciranda de Pedra tinha uma história bem leve e gostosa e naufragou na audiência).
Realmente, não faria o menor sentido elas serem ambientadas nos dias de hoje, o que eu quis dizer é que elas poderiam ser ambientadas em qualquer década da primeira metade do século passado (ou até antes), por exemplo, Chocolate com Pimenta: daria certo na década de 30, ou 40, ou 50 assim como deu na década de 20. Alma Gêmea também, era ambientada no final da década de 40 mas não tinha nenhuma menção ao pós-guerra por exemplo, poderia se passar na belle époque que não mudaria muita coisa (talvez só o núcleo da Olívia com a questão do divórcio). Já Novo Mundo e Amor e Morte aparentam ser feitas sob medida para o século XIX, por isso eu acho um erro uma substituir a outra, o que der errado em uma vai interferir diretamente na outra (principalmente se Silvio de Abreu ainda estiver lá) e entre duas novelas de época seguidas descaracterizadas e uma de tempos em tempos bem produzida eu fico com a segunda opção.
Ainda não acho que elas se prejudicariam, talvez se Novo Mundo fizer sucesso, Amor e Morte conseguisse até herdar os órfãos da antecessora. O Silvio tá contando com o flop de NM, mas e se ela for um fenômeno, o que o bonito vai fazer? Obrigar o Alcides Nogueira a tirar os capítulos de Amor e Morte com ambientação de época da lixeira e voltar com a ideia original? Porque é só assim que funciona a cabeça desse senhor. Pra mim mudar radicalmente a época de uma novela estraga 100% o que o autor tinha planejado e fica algo genérico com chances gigantescas de ser um trem desgovernado desde o primeiro capítulo.
Eu acho que ele quis dizer que a trama central de Chocolate que tinha a trama da paternidade (Tá que podia se resolver em alguns capítulos mas o Reicyr iria enrolar ate o final) e luta por poder de uma fábrica de chocolates. O Profeta Original da Ivani Ribeiro era uma novela das 22h e contemporânea, E a trama cebtral de Alma Gêmea seria uma trama qualquer da Jhin se fosse ambientada hoje em dia
Sol nascente derrubou o horário? Que eu sabia apenas voltou à audiência normal que o horário costumava que é bastante satisfatória pra Globo apesar de alguns sites dizerem o contrário.Acho estranho o povo se esquecer que Além do tempo tinha a mesma audiência de Sol nascente e era considerada uma boa audiência.
Além do Tempo marcava entre 22 e 24 pontos na 1ª fase, depois caiu horrores porque a 2ª fase era um porre e terminou na média geral de 19 pontos. E claro que tem que ser “satisfatório” 20 pontos, a meta é ridícula de baixa, mas a Globo percebeu que é frustrante saber que um autor consegue escrever uma novela que realmente faz sucesso numa faixa e depois vir um que derruba tanto. O problema de Sol Nascente não é a média estar nos 20 pontos (abaixo até de Flor do Caribe), é ter derrubado mais de 15 pontos. Isso sim é um flop homérico maior do que qualquer audiência que ela possa dar.
Verdade!!!, A queda não foi tão brutal pq Alem do Tempo sucedeu Sete Vidas que tinha medias parecidas até. Se não tivessem obrigado a Jhin a esticar a historia até onde não podia mais, a novela ia terminar com uma media geral bem melhor do que saiu e ia entregar para EMB uma media mais estabilizada, o que é diferente da queda que houve com EMB e Sol Nascente, logicamente devia ter ficado entre 25-28 pontos (Isso pq nem estreiou em horario de verão).
Silvio de Abreu tá afundando cada vez mais a dramaturgia da Globo, incrível como a emissora parece não se tocar. Volta Boni!
A pergunta que não cala: Por que Silvio de Abreu foi selecionado para coordenar o núcleo de teledramaturgia da globo?
Salvo engano, depois de Belíssima (2005-2006), as novelas de autoria dele não obtiveram êxito, nem de crítica nem de audiência. Na verdade, Belíssima já havia sido um ponto fora da reta de criações dele bem problemáticas, como As Filhas da Mãe e Torre de Babel (que enfrentou uma crise pesada). Qual teria sido o critério para delegar, ao Silvio de Abreu, a função de interferir no processo criativo de todos/as os/as autores/as da casa, gente?
Eu acredito que é pelo fato de Gilberto Branca não se dá com Gloria Perez, que não se dá com Aguinaldo Silva, que não se dá com Walcyr Carrasco, que não se dá com Benedito Ruy Barbosa, que não se dá com Manoel Carlos….a fogueira das vaidades prevalece e a guerra de egos é gritante! Entre os autores experientes o Silvio de Abreu nunca havia arrumado confusão com ninguém, sempre elogiou o trabalho dos outros autores, não sei se de forma sincera, mas ……..o bom relacionamento pesou na balança e seu nome ganhou força.
* Gilberto BRAGA
Faz sentido.
Lembro que, depois da ida do Carlos Lombardi pra Record, o Silvio de Abreu disse, numa entrevista, que tentou dissuadi-lo, se prontificando a intervir junto a quem mandava na dramaturgia pra tirá-lo (o Lombardi) da geladeira. Ele não quis, saiu mesmo da globo e assim tivemos Pecado Mortal, que adorei.
Aliás, pra mim, o único ponto positivo dessa gestão do Silvio de Abreu sempre foi isso: nutrir a esperança de ter o Carlos Lombardi de volta, escrevendo aquelas coisas compostas de autodeboche, ironia, comédia rasgada, romance e drama em nuances distribuídas entre todos os personagens, sem a esquemática de divisão de núcleos… tipo, Cadinho e as três esposas como alívio cômico em Avenida Brasil, um resultado tosco!
Enfim, mas até nisso, Silvio de Abreu me frustra. 🙁
Não sei se você fez uma comparação genérica, mas só sei da rixa da Glória Perez com o Gilberto Braga, do Aguinaldo Silva com o Walcyr Carrasco e do Benedito Ruy Barbosa (ridículo) com o Reicyr.
Inclusive sou team Glorinha e Reicyr nos casos Benedito e Gilberto, já que o Gilberto foi bem desnecessário falando que as novelas da Glorinha eram ruins porque ela não revisava o capítulo nem tinha colaboradores. Ela respondeu o que o Brasil queria: melhor isso do que ter 3 autores, 10 colaboradores e sair uma Babilônia.
Agora o Benedito odeia o Walcyr simplesmente por ego mesmo, porque não deu conta de lidar com o fracasso homérico de Esperança, abandonou o barco, o Walcyr assumiu, fez o que queria c om os personagens, mandou a audiência da reta final pras alturas e o velho que odeia história de bicha ficou lá soltando fogo pelas ventas de birrinha.
Em todo caso, até que isso faz sentido sim, mas precisa ser necessariamente um autor de novelas? Não poderia ser um diretor renomado como o Ricardo Waddington? O Sílvio, querendo ou não, dá prioridade pra amiguinhos (Sol Nascente entrou na frente de Coração Sertanejo e eu duvido que essa novela conseguisse ser pior do que esse desastre com o Luis Mello de japonês fajuto). Parece que o Sílvio tem birrinha com autores com pouca experiência (como Lícia Manzo e a dupla Thelma & Duca), e superprotege seu ninfetinho Daniel Ortiz.
Mas é uma pena que o Carlos Lombardi tenha tido todo esse orgulho de recusar a ajuda pra sair da geladeira da Globo e ir flopar na Record. E é um horror que uma emissora consiga produzir novela do Walther Negrão a cada 3 anos e tenha desperdiçado o talento de um autor maravilhoso como o Lombardi.
Cansado de “histórias de bichas”, orgulhoso de ter “netos machos pra cacete”… um lado muito nojento do Benedito.
Na desavença do Gilberto Braga com a Glória Perez, que ele provocou, feito um menino birrento (e um tiquinho invejoso talvez), também sou team Glorinha! E que venha a dupla boto & sereia! rs
Aliás, se começarem a zoar a próxima novela no twitter como fizeram com Salve Jorge, será que ela, em vez de dizer “pobre de quem não consegue voar”, falaria pobre de quem não consegue mergulhar? Desculpa, foi podre. rs Tô torcendo pra que “A Força do Querer” seja bem boa e essa maldição do horário das 9 tenha fim.
O Walcyr tem realmente uma capacidade produtiva que impressiona. Mesmo quem não se identifica com as novelas dele deve reconhecer isso.
Quer dizer que Silvio de Abreu, assim como a Susana Vieira, não tem paciência com que tá começando? hahaha
Pois é, se ele superprotege o Daniel Ortiz, a gente não sabe ainda, mas que parece, parece. E também parece que o pupilo só escreve pra bajular o mentor.
Apesar do sucesso de Amor à Vida e Império, dizem algumas más línguas que só teve novela ruim desde o fim da famigerada e inominável Avenida SuperEstimada. Ou seja, teria a maldição começado em Salve Jorge, será que terminaria em A Força do Querer?
Claro, afinal ele já está contando com o ovo no fiofó da galinha (que Novo Mundo será um sucesso e reerguerá a faixa derrubada por Sol Nascente que, olha só, foi aprovada por ele mesmo, que coisa não?) e já que novela de época com cunho histórico faz sucesso (SQN), por que não produzir uma atrás da outra? (Selo Novelas Infantis do SBT de aprovação, Silvio Santos curtiu isso). Se passam na mesma época? Tranquilo, transferimos uma delas para quase 100 anos depois, afinal não houve grandes mudanças nesse período (SQN2). E já que o público do horário quer ação, quem melhor para dirigir essa novela do que Jaime Monjardim? O maníaco dos takes de por do sol ao som de bossa nova!
Mas gente…
Pode internar!
Alguém interdita esse homem! Com esses planejamentos daqui a pouco vai parecer a Record. E tome novela de época no horário das seis, se eta mundo bom deu certo essa é a fórmula de sucesso (como se fosse a época e não a história/autor puff…). Sabemos bem no que isso vai dar…