VELHO-CHIO-EMMY-CAPA

“Velho Chico” não deve ganhar uma viagem pro Emmy Internacional

Todo ano aguardamos ansiosamente para duas coisas: 1- ver quem a Globo indicou para concorrer ao Emmy Internacional de Melhor Telenovela e 2- reclamar de quem a Globo indicou para concorrer ao Emmy Internacional de Melhor Telenovela. Sabemos que os critérios são bem diferentes do público e da crítica, e os produtos com uma qualidade estética e um valor regional forte acabam sendo preferidos a um novelão tradicional que dá 40 pontos de média. Levando tudo isso em conta, é muito estranho para nós perceber que as chances de “Velho Chico” concorrer são mínimas.

Podemos deduzir isso por uma simples olhada no catálogo internacional que a Globo levou para a NATPE esse ano, uma grande prévia do que a emissora pretende exportar. Observe as pérolas do catálogo desse ano:

“SENHORA REVOLUÇÃO”

lady-revolution-titulo

“SOL LEVANTANDO” [TÍTULO TRABALHANDO]

RISING-SUN-TITULO

“PASSADO FERIDO”

wounded-past-titulo

“TEMPO DEPOIS TEMPO”

time-after-time-titulo

“TOTAL SONHADORA +”

total-dreamer-titulo

“CORAÇÕES EM CHAMAS”

burning-hearts-titulo

O objetivo do Emmy Internacional pra Globo é poder colocar um selinho de premiada em alguma novela que ela exporta. Como ela não parece animada em exportar “Velho Chico” no momento, provavelmente essa novela vai ficar de fora da competição.

Não é a primeira novela de Benedito Ruy Barbosa a não ser exportada: mesmo com o sucesso de “Terra Nostra” e “Esperança” no mercado internacional, “Meu Pedacinho de Chão” não ganhou um título cafona em inglês e nem uma reedição especial para venda.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

45 Resultados

  1. Alice Criff disse:

    eu indicaria Velho Chico a um prêmio internacional, o de framboesa de ouro, com os possíveis títulos: sleeping novel, depressed novel, ou o mais provável: gost novel. E ela teria fortes concorrentes, Babilônia, com o título de sodoma and gomorra, sol nascente, com o título de false, porque colocarem o Luiz Melo de japonês foi de lascar… e ainda têm além do horizonte, a regra do jogo, com o título gun’s play, e por fim, a lei do amor, com o título apropriado de hate’s law… com tantas concorrentes de peso, fica difícil saber qual seria a vencedora! kkkkkkkkk

    • Alice Criff disse:

      a respeito das possíveis ganhadoras, torso para que Êta Mundo Bom seja escalada no lugar de sol nascente, e aposto em Liberdade, Liberdade, cujo título internacional, Lady Revolution, ficou um charme, e lembra mesmo uma música dos Beatles.

  2. Fernando disse:

    Além do Tempo é a melhor dai, era um novelão, além de ter aquela passagem de tempo muito criativa!

  3. Alexia disse:

    Esqueci de citar Sol Nascente mas é que essa novela é tão esquecível que mesmo estando no ar ninguém lembra. Se os jurados do Emmy assistirem ao trailer vão dormir na mesma hora e até uma novela mexicana vai ganhar dela. Imagina a cara deles vendo que a protagonista é uma adolescente interpretada por uma atriz de 40 anos (?).
    Só citando as outras ganhadoras do Emmy, Caminho das Índias, O Astro, Lado a Lado e Verdades Secretas foram vitórias justas. O voo indiano da Glorinha apesar de ser um sonífero era a produção mais interessante daquele ano (ou alguém acha que Caras e Bocas e ParaSleep mereciam mais?) e tinha uma roupagem incrível (por que querendo ou não é isso o que importa pro Emmy, roupagem). O Astro foi um primor e um luxo só e Lado a Lado foi simplesmente a melhor novela de época que já passou pela TV. Verdades Secretas era óbvio que ia ganhar e pra mim ela só perderia pra Sete Vidas (amo a Lícia, sorry pra quem não curte DR), por que aquela A Regra do Jogo não merecia ganhar nem na premiação do Eu Critico Tu Criticas. Agora, aquela chatice que foi Império ter ganhado e ainda mais num ano que tivemos Meu Pedacinho de Chão foi dose e Joia Rara ter ganhado num ano que tivemos Sangue Bom (até o voo turco da Glorinha e o voo médico do Walcyr eram mais interessantes que JR) foi triste também. Duca e Thelma mereciam ter ganhado por Cordel Encantado, isso sim.

    • Robert disse:

      E acho que só concorrem novelas que foram vendidas internacionalmente. Isso explica Meu Pedacinho de Chão não ter nem sido indicada. Já O Rebu não concorreu porque tinha menos de 50 capítulos (número mínimo de capítulos) pro Emmy) e foi vendida como série, não como novela…

  4. Alexia disse:

    Velho Chico foi uma novela linda, mas sinceramente eu até entendo que a Globo não queira exportar ela. Como explicariam o sumiço do Santo nas últimas semanas da novela? Isso não afetaria o Emmy, já que eles só fazem um clipe com as cenas mais interessantes da novela, mas não faz sentido indicarem uma novela que eles não tem a pretensão de exportar, já que um título de Emmy agrega muito valor para uma novela. Do ano passado, prefiro Lady Revolution (amei esse nome, sorry) que apesar dos pesares conseguiu ser uma das poucas novelas interessantes e tinha uma roupagem digna de concorrer ao prêmio. Agora o que Totalmente Demais tá fazendo na lista? Foi uma novela comum, uma comédia boba sustentada por casalzinhos (apesar de ótima) e Eta Mundo Bom eu me recuso a falar sobre. Haja Coração eu acredito que a Globo não teria coragem de colocar por que aquilo ali era o trash em forma de novela e única coisa que poderia ganhar é o Framboesa de Ouro. Além do Tempo também poderia concorrer mas em 2016 e não em 2017, me poupem. A Lei do Amor não tinha nem que tá aí linda, e se a Denise colocou uma roupagem escura na novela pra imitar Império e concorrer também errou miseravelmente.

  5. Maria disse:

    Velho Chico devia entrar mesmo,o q esse povo tá fazendo falando mal da minha novela? toma um sprayzinho

  6. Iara disse:

    Vim aqui comentar que tem comentários que dão preguiça. Pessoa sai do facebook, mas o facebook não sai dela. Cadê a criatividade.
    Que Joaquina não fez por merecer o título da Série-Novela.
    Eu colocaria um nome de romance em Velho Chico, como Chronicles of The River, The Colonel and The River. Ou Take me to the River ou Back to The River.
    Fazia em formato de minissérie. Velho Chico não vende como produto pausterizado como novela. Teria que dar aquele ar cult e diferenciado como teria que ser com Meu Pedacinho de Chāo. E claro, os compradores seriam bem seletos. Coincidentemente, ou não, os dois levam expressões tipicamente brasileiras mas que provavelmente tenham seus correspondentes em muitos países.

  7. Kevin disse:

    Que pisão em Velho Podre kkkkkkkkkkkkkkkkkjkjjj
    Nem a própria Globo acredita nesse lixo.

  8. Chris Freires disse:

    Não fui aqueeeela fã de Lady Revolution (vou usar só esse nome,amei HAHAHA) mas tenho que admitir que é a ÚNICA que se encaixa naquilo que o Emmy adora,um bom trailer com uma fotografia interessante e com teor histórico já que eles não assistem a novela toda,TD+ eu gosto,mas vai ganhar o Emmy porque? porque foi uma novelinha divertidinha? não né …

  9. José disse:

    Gente, a campeã é Lady Revolution, basta aceitar. É novela de época, com teor histórico, mas com romancezinho ficcional, boas atuações, figurino, trilha, direção tudo impecável, cena de sexo gay , fala de escravidão, machismo, enfim… as vezes a Globo sequer vai indicar outra além dela. Além do Tempo talvez fizesse sentido pelo teor espiritualista e a inovação de duas novelas em uma, mas a novela já é de 2015, não faz sentido ganhar prêmio só em 2017; Totalmente Demais foi uma comédia romântica deliciosa, mas e daí?; e Eta Mundo Bom acho que podem enviar por ser de época também e mandarem que é uma homenagem ao cinema (Mazaroppi) e literatura (Monteiro Lobato) nacionais…

    • Sandy disse:

      Homenagem do reicyr= Kibe descarado

      • José disse:

        Miga, kibar ele kibou as tramas de outras novelas dele, mas não o filme e o livro, né? Foi uma homenagem ao filme do Candinho do Mazaroppi, tanto que a cena final da novela foi igual à do filme com alguém rasgando a parte traseira do vestido de noiva da Filó na porta da igreja…

        E o núcleo da fazenda tb foi livremente inspirado no conto O Comprador de Fazendas, do Monteiro Lobato, em que a família de caipiras interesseiros maquiava a fazenda caindo aos pedaços pra enganar um rico comprador – Romeu – que se apaixona pela filha dos donos da fazenda – Mafalda.

        Kibamento tivemos de mocinha que casa com o velho rico e fica viúva; volta da Cristina de dentro do espelho; final da Judith; sequestro da Serena/Filó; morte dos mocinhos que se reencontram no céu; mocinha que vira dançarina de cabaré; homem que tem que comer comidas exóticas pra sentir fogo na cama etc

    • Rafa disse:

      Mas totalmentente demais é de 2015…./logo mal pode se candidatar, ou se escolherem pra sair, acho Justo ADT também

      • José disse:

        Nossa, Totalmente Demais teve dois meses em 2015 e 5 em 2016, enquanto Além do Tempo teve 6 meses em 2015 e menos de um mês em 2016, que comparação descabida…

  10. Rafa disse:

    Eu ainda chuto que Lady Revolution leva, afinal, é a primeira novela de sexo gay na historia da dramaturgia global né amores?, mas terá como forte concorrente a inovadora porém clichê Time After Time…Até a mais fraquinha (RIsing Sun) consegue ser melhor que Empira (Imperio) então estamos no lucro.

  11. Zuleide disse:

    Nomes horríveis, felizmente só usam os nomes em espanhol. Na verdade, dificilmente um nome em inglês pra novela funciona.
    Amei ‘Wounded Past’ com o fundo de Cama de Gato.

  12. Ceci disse:

    É uma pena não ter “Old Frankie”, mas entendo. Agora, Rising sun não dá, eita novelinha ruim. Falando em eita, será que não vão exportar Eta Mundo bom?
    Quanto ao Emmy, acho que têm mais chances Lady Revolution (achei brega o nome, sorry) e Time After Time (gostei, pode por até a música da cindy lauper na abertura rs)

  13. Sandy disse:

    Teremos que aceitar Liberdade, liberdade ganhando Emmy mesmo. Talvez além do Shipper seja indicada tbm por causa da “inovação” das duas fases.

  14. Sandy disse:

    Cadê que vocês comentam que o Walcyr vai kibar pela segunda vez a trama da cega de Caras & Bocas em “Prova de fogo” (o primeiro kibe foi com a Linda de amor a caçamba) só que dessa vez será com UMA ANÃ! Que igualzinho a irmã do Gabriel e a Linda tbm vai se apaixonar por um homem “normal”, ou seja de estatura maior que ela. SENTINDO O NÍVEL DE HUMOR INVOLUNTÁRIO DE LONGE.

    • Roberto disse:

      Se o kibe servir pra levantar o horário tá d ebom tamanho.Walcyr tá vivendo essa onde de se repetir e resgatando antigas tramas de suas novelas de sucesso.Eu acho que se não sair algo desastroso,não tem problema afinal Eta mundo bom até que foi uma novela decente apesar de sabermos que não tinha nada ali de original.Sinceramente espero que prova de fogo seja uma amor à caçamba 2,não tenho muitas esperanças que a novela do Walcyr traga algo de bom,porém novela ruim que você pode rir das situações absurdas como no caso de amor à vida é bem melhor que novela ruim como a lei do amor que é só ruim mesmo e nem humor involuntário tem pra oferecer.

  15. Enigman disse:

    Explicaram que ela não foi posta no catálogo devido à morte do Montagner.
    Pelo que entendi, os gringos não saberiam o que aconteceu com ele e achariam o final uma bosta sem sentido.

    Sobre Time After Time, cadê a globo botando Cindy Lauper na abertura, rs?

    • José disse:

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK vou pro inferno, mas eu dei risada

      pior que é vdd, eles não tão exportando em razão de “respeito” pela memória do ator, pela novela ter sido uma tragédia, e simplesmente porque todo mundo ia ficar tipo HÃ? quando a Tereza beijasse a câmera no casamento

    • Iara disse:

      Faz sentindo.
      Acho que ainda dava para fazer um trabalho de edição e finalizar a novela antes do casamento e terminar naquela cena entre Santo, Teresa e Miguel.
      E a saga do Coronel quando ele se despede de Martin.
      Velho Chico e Liberdade, Liberdade iriam concorrer pau a pau. Mas a tragédia se abateu mesmo e é difícil se desvencilhar dela (passei o último capítulo todo chorando).
      Saudades do Domingos

  16. osnar disse:

    Acho que Lady Revolution ganha. Se até Jóia rara ganhou…

  17. lsureke disse:

    Mas é claro que Velho Chico não seria exportada, é aquilo que eu já comentei aqui uma vez, se o público brasileiro achou aquela novela macabra e sem pé nem cabeça, imagina no exterior, onde quem nunca ouviu falar de rio São Francisco, Gaiola encantado e outras referencias regionais já ficaria sem entender muita coisa e com aquela direção então, aí é que ninguém entenderia nada!
    Em relação ao Emmy, acho que Além do Tempo não será indicada devido ao teor espírita, totalmente Demais e Liberdade² têm grandes chances, acho que a segunda leva. Quanto à Eta Mundo Bom, acho que pode surpreender e ser indicada, talvez por isso não esteja no catálogo, se bem me lembro, Joia Rara só entrou depois que foi indicada, aí colocaram um selinho com a logo do Emmy pra agregar valor.
    Sol Nascente e Haja Coração: You tá de brinqueichon uite me, cara???

  18. José disse:

    A “direção lúdica” do LFC não agrada ninguém amores, aceitem… não exportaram nem Meu Pedacinho de Chão que era uma novelinha hiper fofa e açucarada, não vão exportar essa marcha fúnebre em forma de novela que foi Velho Trauma

  19. José disse:

    Acho que a eventual vencedora brasileira vai ser Liberdade, Liberdade mesmo (a única que tenho certeza que será indicada, pelo menos). Sol Nascente, A Lei do Amor e Haja Coração estarem nessa lista é que não faz o menor sentido (talvez até faça porque a gente já notou que gringo gosta de novela brasileira ruim). HC ok que fez sucesso aqui pelo menos, mas gente, cadê Eta Mundo Bom, o maior sucesso do ano passado??? E outra: que que Além do Tempo, de 2015, tá fazendo nesse catálogo?

    Enfim, se for tiver que escolher duas novelas pro Emmy que vá Totalmente Demais.

  20. José disse:

    Eu deixo aqui a minha farta, sonora, generosa e deliciosa gargalhada na cara de quem ficou me xingando e jogando na minha cara por 2016 inteiro que eles iam esfregar o Emmy de Velho Chico na minha cara em 2017: HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

    C H U P E M!

  21. Diana disse:

    Acho que Liberdade,Liberdade tem fortes chances. ALDA e ADT ficaram ótimas nessas roupagens de exportação mas n fazem o tipo de novela do Emmy, que geralmente escolhe novelas mais bucólicas (lado a lado, joia rara), menos rocambolescas ou com enredos mais fantásticos (o astro, caminho das indias,verdades secretas). Mas isso não quer dizer nada já que Império venceu em 2014 né mas enfim… só vendo a lista msm pra saber.

  22. Luara disse:

    Aposto em time after time

  23. Malu disse:

    Sério que Sol Nascente e Haja Coração tem chance? Essas duas bombas? Dessas aí ADT e TD são minhas favoritas, pra Emmy queria muito que ADT fosse indicada, mas não entendo quais são os critérios lá.

  24. Lucas disse:

    Não tem pq a Globo indicar e exporta Velho Chico. Primeiro que é uma das novelas mais brazucas que o Brasil já teve e segundo pela morte do protagonista neh! Seria até uma falta de respeito.

  25. Adorei o titulo internacional de Liberdade Liberdade.Lady Revolution parece titulo de musica dos Beatles.

  26. JOD disse:

    Ainda bem que tem poucas chances de ser indicada.
    É mais provável que Liberdade Liberdade seja indicada, apesar de ela não ser grande coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *