Caso Biel: Record expõe, Globo esconde e SBT passa tarde com ele falando de amenidades
Se tem duas coisas que sempre estão aí para tirar o nosso bom humor são as novelas ruins e as notícias desagradáveis. No caso destas, lembramos o recente caso que o cantor Biel se envolveu em um assédio sexual a uma repórter de um portal durante uma entrevista em maio, e desde então o nome dele está na mídia. “Mas o que isso tem a ver com o Coisas de TV?” pergunta você leitor, mas eu falo que o assunto tá chegando.
As três principais emissoras acabaram tendo atitudes diferentes a respeito do cantor Biel. Segundo a coluna do Fefito, por exemplo, a Globo deu uma ordem para tirarem ele de qualquer projeto até que se resolva esse caso. Ou seja, aparentemente riscaram o nome dele da lista de possíveis participantes tanto do “Saltimbum” quanto do “Dança dos Famosos”, sem contar que rolou uma ordem para evitar que toquem a música “Química” que faz parte da trilha sonora da estreante “Haja Coração”.
Já a Record, por outro lado, usou seu principal programa de exibição de presuntos para botar mais lenha na fogueira. O “Cidade Alerta” chegou a divulgar os trechos da entrevista que apenas trouxeram a público o que já se imaginava: o cantor falou merda.
O caso mais curioso, no entanto, foi do SBT. No último domingo, Eliana exibiu uma reportagem feita duas semanas atrás na casa de Biel. Mostrou sua intimidade, levou pra conhecer fã e fez todo tipo de operação de limpeza de imagem. Curiosamente, o programa era especial em solidariedade às mulheres vítimas de estupro… e levando ao ar um acusado de assédio. Parabéns pelo timing, Eliana.
A conclusão disso é que as emissoras, no geral, entenderam a polêmica em que ele está atrelado e que isso vai sim prejudicar sua carreira. Entretanto, não falta espaço para ele pedir desculpas pelo ocorrido… mas isso já vimos que não vai acontecer.
Isso porque a Record só faltava lamber o saco dele, levando ele pra tudo quanto é programa. No entanto, nessa época as letras dele já eram problemáticas. A carreira dele em si era problemática.
A Band levou o Biel num programa esses dias também… aparentemente, nem tocou no assunto do assédio sexual, mas foi menos desserviço que o SBT e menos papagaiada que a Record.
Mais do mesmo: a Record é sensacionalista e a versão em emissora de TV da bancada evangélica; o SBT é uma personificação do Sílvio Santos: deboísta e evita tretas a todo custo; a Globo finge que nada acontece ao seu redor e está sempre mais preocupada em tirar a Dilma e o Lula de circulação. Ah, e claro, “castiga” o menino não convidando ele pro Faustão e pro programa da Fatinha. Nada novo sob o sol.
E Redetv tem pauta pra mais um mês de Superpop e A Tarde é sua.
E tá cheio de “advogado” defendendo o lado do Biel pelas redes afora. Como se ele não pudesse pagar por uma defesa. Esse garoto realmente acredita no que canta. ¬¬ É por isso que “funk” nas mãos (e na boca) de gente despreparada dá nisso.
Ele poderia se desculpar no programa da Fatinha, não tem nem duas semanas que ele apareceu lá. Mas talvez Fátima não cometa o mesmo erro novamente, defender alguém que visivelmente está envolvido em uma atitude suspeita, trazendo especialista da área, explicando a diferença entre assédio sexual, assédio moral ou o que seja. Ainda que ele não fosse investigado por assédio, a repórter tem todo o direito de pedir reparação.