Para a alegria dos sites, volta de “Cheias de Charme” não foi um fenômeno
Se na televisão temos apresentadores que viraram sinônimo de cobertura urubuzística, alguns sites de televisão descobriram o grande filão de cliques que é esculachar estreias de novelas comparando-as com outras tramas exibidas na época que Chateaubriand trouxe 20 aparelhos televisores para o Brasil. Como não poderia deixar de ser, a estreia ontem de “Cheias de Charme” já começou rendendo matérias comparativas em diversos locais da Internet.
Vamos começar com os fatos: a reprise da novela das Empreguetes deu 12 pontos de média em São Paulo e 16 no Rio de Janeiro. A Patrícia Kogut, por exemplo, acabou falando que o número está dois pontos acima da média da faixa duas semanas atrás. Numericamente é isso mesmo, mas não podemos esquecer que na faixa, duas semanas atrás, tínhamos filmes sendo exibidos. Isso porque essa semana “Cheias de Charme” vai fazer parzinho com a semana final de “Anjo Mau”.
O ideal então é comparar “Cheias de Charme” com o começo das outras novelas exibidas no horário, porque aí sim veremos contextos parecidos. E se levar isso em conta, a estreia foi apenas MEDIANA. Deu mais que o primeiro capítulo de “Anjo Mau” (que estreou com 10), mas no entanto ficou abaixo de “Caminho das Índias” (que teve 13).
E o que esses números querem dizer? Absolutamente nada, porque nada impede que a novela faça sucesso e dispare. Assim como também pode rolar dela ser um grande fracasso e cair. Exercícios de futurologia à parte, o importante é ter as Empreguetes para ver todo dia.
1 – Cheias de Charme está sendo exibida num horário ingrato que geralmente não chega a dois dígitos de audiência
2 – Essa dobradinha NUNCA dá certo. Desiste, Globo!
3 – O Vídeo Show está morto, só falta enterrar
4 – Essa exibição de Anjo Mau foi um flop, basta aceitar
5 – A divulgação de Cheias de Charme não foi tão boa e ainda foi eclipsada pelo caso Domingos Montagner
6 – Tem os cricris de plantão implicando com o retorno de uma novela hiper-recente (como se fosse alguma novidade no horário… Top Model, nos anos 1990, voltou 1 ano depois de sua primeira exibição).
Ou seja: as Empreguetes estão é tirando leite de pedra.
Aonde Anjo é flope??? Vai fechar com 15 pontos, que é a meta estabelecida além de elevar 1 pontos de Caminhos da Índia.
Acredito que com o tempo os índices vão subir e vai dar mais audiência que Anjo Mau. Não vai ser um fenômeno como Rei do Gado, mas Cheias de Charme entra naquele hall de novelas que o público realmente gostou e sente carinho. Algumas novelas fazem sucesso na sua exibição mas não deixam saudade, na primeira reprise já costumam ir bem mal.
Cheias de charme é o tipo de novela que não precisa assistir do início pra se apegar a história, eu mesmo não assisti a trama desde o começo. Acredito que ela tem forças pra superar a audiência de anjo mau