Globo aposta em trama tradicional e ganha de brinde uma declaração vinda diretamente do século passado
“Velho Chico” ainda nem estreou, mas o autor da trama, Benedito Ruy Barbosa, já fez questão de dar uma declaração polêmica, pra não dizer de muito mal gosto. Segundo informa o jornal Extra, o autor declarou durante a festa da novela que “não gosta de história de bicha”. Como se não bastasse ele ainda completou o discurso dizendo que tem orgulho de ter netos e bisnetos que “são machos pra cacete” e depois emendou aquela máxima clássica de toda pessoa preconceituosa que apela para a cartada do “nada contra, mas como vou explicar o relacionamento de dois homens para as crianças?”
Benedito disse que não tem “nada contra” os gays e nem é uma pessoa preconceituosa, mas acredita que, quando se está escrevendo para 80 milhões de brasileiros, é preciso ter responsabilidade. O autor disse que vários pais reclamam de não saber como explicar uma situação dessas para os seus filhos pequenos e ainda emendou dizendo que ultimamente as novelas tem mostrado que só é normal o cara que é bicha ou a mulher que é sapatão, o resto não é normal.
Ainda segundo o Extra (temos que usar fonte de outros veículos porque infelizmente não somos convidados para festas & coletivas ainda), a filha do Benedito, Edmara Ruy Barbosa, ficou visivelmente constrangida com o pai e mandou ele parar, mas ele disse que não ia parar não porque era só a opinião dele. Opinião essa, que segundo apurou a nossa redação, conteve em apenas um parágrafo clichês o suficiente para bater a cartelinha do bingo da pessoa que diz que não é preconceituosa, mas…
Nós aqui da redação inclusive não temos nada contra gente que dá uma opinião dessas, imagina, longe da gente… mas preferimos mil vezes uma “história de bicha” (inclusive, pode vir mais porque tá pouco ainda) do que uma opinião preconceituosa. Tudo bem voltar para as tramas tradicionais que agradam a família brasileira, mas esse tipo de preconceito a gente espera que fique lá onde deve: bem longe, de preferência no século passado. Ou senão, como é que vamos explicar para as crianças que, em pleno século XXI, ainda tem gente preconceituosa?
Declaração nível Bolsonaro de vergonha e homofobia
Eu tava até empolgada com Velho Chico, mas isso ai dá um desanimo…
… Já tava pensando que esse novo protagonista iria ser um revival do Bruno Mezenga, talvez até pior. Agora eu vejo que na verdade os dois são iguais porque PODEM ser personificações do seu Benedito e seus filhos e netos “machos”. O cara chucro, que tem orgulho da ignorância e é preconceituoso. Pior que esses personagens ainda trazem outros traços ruins: São machistas ao extremo, acuam pessoas e não aceitam outras opiniões, pra eles todo mundo é seu servo e todos são deles (Isso também me lembra um certo personagem do seu Aguinaldo). Acho engraçado que pra mim esses homens não passam nada de simpatia e estão mais para aqueles vilões que odiamos (Tipo aquele de Cordel Encantado), do que para “mocinhos”. No fim são os antagonistas os bons, isso pode servir até pra reflexão, quando tentam colocar algo com uma imagem, mas enxergamos a outra face.
É normal ser bicha. Anormal é ser preconceituoso e fiscal de bunda alheia.
Aliás, manda mais novela de bicha que tá pouco. Totalmente Demais <3
A Globo devia ter mais cautela com essas coisas. Maldita hora que escalaram esse velho cretino pras 21h, a crescente audiência na reta final de A Regra do Jogo – recheada de sexo, violência, crimes, vilões, favela, etc – vem provando que o público não precisa necessariamente de tuiuiú e Zefa escolhendo feijão, mas sim de história boa, coisa que Babilônia não tinha e A Regra do Jogo não teve até a revelação de que o Gibson era o pai da facção (não que a novela esteja meu deus nossa que maravilha, mas os últimos capítulos estão bem assistíveis).
Ok que a Globo, em era conservadora do nosso país, não quer se indispor com a família tradicional e por isso escalou romance caboclo pro seu horário principal, mas também vejo necessidade zero de comprar uma briga com a comunidade LGBT, que querendo ou não, é bem grande e noveleira? Claro que vai ter boicote (exatamente o oposto do feito a Babilônia, olha como o mundo dá voltas). Espero ver Velho Tuiuiú traçando (o tipo de novela já me incomoda) e aguardo surras de Anjo Mau, Eta Mundo Bom e Totalmente Demais.
VOCÊS QUEREM MATAR A GENTE DO CORAÇÃO NÉ SEU CARECA LINDO E SUA DISLÉXICA MARAVILHOSA????????????????????
Olha, da próxima vez que vocês sumirem e migrarem pra outro site sem prévio anúncio eu vou é fazer panelaço e mobilizar muito textão.
Preconceito… Ninguém merece! Coloquem o disqus por favor
Gente vovó Benedito tirando o preconceito do armário! Tô chô!
Que declaração mais do que infeliz a dele. Chego a ter medo do que o texto da novela conterá. Já podemos esperar representatividade zero desta trama tradicional.
Hoje vai fazer um ano em que Sete Vidas foi ao ar (merece um post da redação) e uma das cenas da novela tem uma conversa da Esther com Eriberto sobre aceitação.
http://globoplay.globo.com/v/4310983/
Um ano depois vem esse sujeito um novelista com grande destaque jorrar preconceito pela boca. Como o fefito falou no facebook, pode mostra a bunda da Paola Oliveira mas não pode ter um personagem gay mostrando que é uma pessoa comum com a orientação diferente.
Hoje saiu a noticia em que a Lilly Wachowski fez a transição de gênero e no mesmo dia vem esse velho falar besteira.