11 fatos que mostram que a “Malhação – Vagabanda” é ainda mais incrível do que você lembrava
Existem duas coisas que a gente aqui na redação não consegue perder de jeito nenhum. A primeira é o pensamento do dia da Ana Maria Braga no “Mais Você” e a segunda é a reprise da temporada da Vagabanda de “Malhação” que passa todo dia no Canal Viva. Acontece que, além de descobrir que naquela época as coisas eram tão atrasadas que ninguém tinha smartphone ainda, percebemos que a temporada de mais sucesso da história da novelinha tem coisas mais incríveis do que nossa mente conseguiu guardar lá nos idos de 2004. Pra você esquecer um pouco da crise política e terminar a semana em clima de nostalgia, a gente buzzfedizou a pauta e te montou essa lista de acontecimentos geniais que você provavelmente não lembra:
1. Teve uma época em que a Miss Gari montou uma GINCANA DA RECICLAGEM
A gente até lembra da Miss Gari como uma menina meio certinha demais e obcecada por reciclagem, mas é logo nas primeiras semanas da novela que a gente percebe que ela é bem pior do que a gente imaginava. É que assim: lá no começo da novela a Miss Gari e o Gustavo (Guilherme Beringer) vivem como gato e rato e ela quer mostrar que faz mais pelo colégio e pelas pessoas do que ele, já que os dois estavam em chapas opostas nas eleições do grêmio. Sendo assim a Letícia tem a brilhante ideia de fazer uma tal de GINCANA DA RECICLAGEM em que os alunos tinham que literalmente pegar lixo do colégio pra fazer uma estátua de sucata e aquele que fizer a melhor estátua de sucata ganhava um jantar no clube. Nem preciso dizer que o time da Miss Gari ganhou, né?
2. Tem um personagem que ganha o apelido de TDB e tá todo mundo de boa com isso
Naquela época as temporadas ainda eram ligadas umas às outras (é por isso que o Cabeção continua lá) e entra um aluno novo no colégio. O nome dele é Antônio e ele é um lindo homem negro e alto. Até aí tudo bem, mas três meninas: Bel, Aline e Myiuki ficam completamente obcecadas pelo rapaz. É por isso que elas tem a brilhante ideia de criar um fã clube pro moço e apelidam ele de TDB, sigla para Tudo De Bom. Tempos depois o fã clube (e o apelido) é descoberto e todo mundo no Múltipla Escolha começa a chamar o rapaz de TDB, como se fosse completamente normal.
3. Depois de um incêndio, a Dona Vilma transformou o Giga Byte em um café
Teve uma época, bem no começo da novela que o Giga Byte pegou fogo. Completamente destruído, o lugar teve que ser repaginado e por uma época a Dona Vilma transformou o lugar em um tal de “Vilma’s Café” que tinha decoração retrô e vendia biscoitinhos de nata. Como o lugar não tinha nenhum cliente além das senhoras da paróquia do Padre Jacobina, o café vira um fracasso e Cabeção resolve repaginar o lugar e chamar a Vagabanda para e reinauguração. Claro que dá certo, e o lugar vira o Giga onde todo mundo vai pedir uma rodada de suco pra galera (aeeee!)
4. Natasha, para prejudicar a Miss Gari, quase fez com que o Amparo Social fechasse e várias criancinhas ficassem sem ONG
Depois de ser condenado no acidente que deixou Fabrício de coma, Gustavo teve que ir prestar trabalho voluntário no Amparo Social. Só que esse trabalho tava deixando o moço longe da Vagabanda e Natasha (Marjorie Estiano) e Catraca (João Velho) não estavam gostando nada da história. Em uma dada hora o Amparo ameaça fechar por falta de dinheiro e Leticia e Gustavo tem a ideia de promover um show da Vagabanda para conseguir sócios para o lugar. O show é um sucesso, mas Catraca e Natasha resolver jogar algumas fichas fora só pra que a ONG não batesse a meta e fechasse. Dá errado, mas um plano desse é absurdo por si só.
5. A novela já abordava temas como racismo e feminismo bem antes das redes sociais
Por incrível que pareça, a novela já tratava de temas que na época não estavam nem perto de ser difundidos. Em uma ocasião Aline, uma menina negra, vai visitar seu amigo Fabrício e é instruída pelo porteiro do prédio do menino a subir pelo elevador de serviço. O rapaz pega a discriminação do porteiro no pulo e dá uma aula sobre racismo para o cara. Também tem diálogos sobre comportamentos machistas dos personagens que acontecem vez ou outra e são sempre recriminados.
6. Existe uma história que gira em torno de acharem que um professor é o maníaco da tesoura
Oscar (Dalton Vigh) é um professor de literatura um tanto excêntrico que carrega pra lá e pra cá uma maleta preta que ele não deixa que ninguém toque. Em uma dada hora, crimes começam a acontecer perto do Múltipla Escolha cometidos por um tal de maníaco da tesoura. Os alunos, preocupados, começam a desconfiar que Oscar é o maníaco da tesoura. Pra provar seu ponto eles começam a vasculhar o computador que ele usa, os livros que lê e tudo o mais, até que uma hora eles acham uma tesoura dentro da mala do cara que faz com que eles tenham certeza que estão frente a frente com um assassino. Claro que não passa de um mal entendido, mas isso rende histórias por várias semanas.
7. Letícia já foi tirada de um campeonato de colégio por DOPPING
O esporte da vez é handebol e Letícia se torna a capitã do time do Múltipla Escolha. Como na ocasião Gustavo é o técnico do time, Natasha fica bem brava com a posição da Miss Gari. Por coincidência do destino, bem na época do campeonato a Letícia tem uma dor de garganta e começa a usar um remédio que ela toma como se fosse água (sério gente, ela pinga remédio na boca em todas as ocasiões). Natasha descobre que nesse remédio tem uma substância proibida em competições e faz uma ligação anônima denunciando a Miss Gari por dopping. O pior é que dá certo e a história vira um escândalo (que depois é desmentido, claro).
8. Miss Gari consegue desmontar um esquema de desvio de verbas nas merendas das crianças
Muito antes desse ser um assunto que está em voga, Miss Gari já era uma grande justiceira. É que assim: na viagem de férias da escola, os alunos do Múltipla Escolha resolvem visitar uma cidade chamada Vila Verde. Lá eles conseguem ficar acampados atrás de uma escola, e aos poucos vão descobrindo que ali tem um problema: as crianças não recebem merenda e passam fome. Miss Gari, justiceira social muito antes do Facebook existir, vai descobrir porque é que essas crianças não recebem merenda. Mais do que ocupar escola, ela invade a prefeitura, acha os documentos que provam a fraude das merendas e consegue desmontar o esquema de corrupção por dentro, além de caçar o mandato do prefeito. E tudo isso em menos de uma semana. É pouco ativismo?
9. Um professor já começou a namorar uma outra professora por engano
Aconteceu. Oscar é um professor um tanto tímido e com menos traquejo social que toda a redação do Coisas de TV junta. Ele é apaixonado por Sabrina, que é tão tímida quanto ele, mas não consegue pedir ela em namoro. Um dia ele tem uma ideia: por que não entregar um presente com um pedido de namoro? É o que ele faz, mas ele entrega esse presente para uma outra professora, a Cláudia, e eles namoram por um bom tempo só porque Oscar não tem coragem de desfazer o mal entendido.
10. A Vagabanda já acabou mais de uma vez, e por causa da Miss Gari
Antes da Vagabanda acabar pra sempre, a banda já passou por maus bocados quando Gustavo e Letícia começaram o namoro. É que Letícia e Natasha não se bicam e Gustavo acha por bem se afastar por uns tempos da banda pra que o namoro não dê errado. Our frendship is over, Vagaband is over, everything. Tudo ia muito mal, mas por coincidência do destino, aparece um concurso de bandas que pode fazer com que a Vagabanda grave um clipe. Miss Gari percebe que essa é uma grande chance e deixa o namorado voltar pra banda.
11. Falando em Miss Gari, o apelido de Letícia surgiu porque fizeram dela a Miss Gari literalmente
Sério, teve um dia que ela chegou na escola e tinha uma foto dela com uma faixa de Miss onde se lia “Miss Gari”.
E então: melhor novela ou melhor novela?
morto, nossa, que saudade de novela de qualidade
hoje temos de nos contentar com Totalmente demais, que só é destaque no nivel das atuais, pq comparar com as antigas nem rola bicho
malhação então nem se fala
tentei ver liberdade liberdade, mas nao tou com tempo suficiente pra ver algo apenas bom, pena pq o contexto em que se passa eu achava super interessante e fui sedente com o hype
Gustavo era meu sonho de consumo na pré adolescência. Esse pisava no Bernado songo mongo feioso.
Mas a qual dos Bernardos mocinhos de Malhação você está se referindo? 😛
Deve ter sido com o Bernardo (Thiago Rodrigues) de Malhação 2005, o Gustavo e a Miss Gari continuam nessa temporada mas como secundários
Engraçado que eu sei a história da malhação Vagabanda de cor e salteado. Mesmo sendo uma criança na época da exibição. Me lembro desse episódio do maníaco, eles foram até no meio do mato para descobrir o que tinha dentro do porta-malas do professor kkkk O que marca, marca. Que pena que faz séculos que não vejo uma novela assim! (Também sei a história completa de chocolate com pimenta, mas pq assisti as três exibições).
A dona Vilma é tão na vanguarda que conseguiu fazer um Starbucks antes do surgimento do movimento hipster.
Pena que ela teve prejuízo por ser muito à frente de seu tempo.