a-lei-da-mudanca

Globo vai resolver problema de “A Lei do Amor” fazendo tudo o que tava errado em outras novelas

Com certeza você já deve ter conhecido uma pessoa que qualquer coisa que você fale é a opção errada. Esses pequenos Roberto Justus da vida nunca estão satisfeitos, e todas as suas escolhas são obviamente as opções incorretas a serem escolhidas. Estaria eu iniciando esse texto dessa forma para fazer indireta a um conhecido meu? Talvez, mas o conceito se encaixa muito bem no que o público tem esperado das novelas das nove e como a Globo tem se empenhado em agradar essa parcela de espectadores insatisfeitos que não sabem o que querem.

Saiu hoje no Notícias da TV que “A Lei do Amor” vai passar por mudanças drásticas essa semana em busca de audiência. Com interferência do núcleo chefiado por Silvio de Abreu, os autores Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari mudaram detalhes que alteram o drama de sua própria história. Um exemplo dado na matéria é que Salete (Claudia Raia que está apagadíssima) vai dar um tiro em Tião (José Mayer), enquanto no roteiro estava escrito que ela ia apenas arremessar um copo de refrigerante no vilão.

a-lei-do-refri

Mas quem por ventura clicou no título chamativo do site noticioso para ver sobre o tal copo de refrigerante que virou uma arma pode não ter se atentado a uma informação valiosa que estava na matéria. Segundo o site, outra reclamação do público é que tem personagens demais em “A Lei do Amor” (já adiantamos esse rolê aqui) e a saída para esse problema é que os autores deixarão essa galera de lado para explorar seus dramas só lá pra frente, focando na trama principal por enquanto. Curioso isso, porque isso mostra que a emissora não tem a menor coerência quando se conserta uma novela no ar.

Nós do Coisas de TV acompanhamos notícias de televisão há muito tempo, e por isso lembramos de outras intervenções em outras novelas e fica impossível achar um padrão. Quando “Babilônia” ia mal inclusive por excesso de personagem, a saída que eles deram foi justamente focar nos secundários. E se reclamam atualmente que “A Lei do Amor” é meio lenta, o que me dizer de “A Regra do Jogo” que foi rejeitada por ser muito rápida e precisaram colocar o pé no freio porque ninguém estava/está entendendo?

Além do público não saber o que quer da vida, temos uma diretoria de novelas que não faz ideia do que colocar no ar, e que decide consertar novelas durante a exibição mesmo que seja para torná-la mais parecida com fracassos anteriores que foram corrigidos. Dessa forma, fica difícil imaginar quando é que uma novela das nove vai dar certo.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

30 Resultados

  1. Antonio Roque Rodrigues dos santos disse:

    Globo, quem te viu e quem te vê. Como é que deixa uma novela toda sem graça ficar no ar em pleno horário das 21 horas? A novela é péssima, não tem nada que agrade. Absolutamente nada.

  2. Re disse:

    Nossa a globo ta querendo o que com essa palhaçada de Marina destruição de casamento que palhaçada seja mais autêntica .

  3. Fernando disse:

    Eu estou achando a novela muito boa nessa semana, acho desnecessário essas mudanças, a novela já está prendendo e tem muitos fatos relevantes acontecendo, estão reclamando de barriga cheia, a única coisa negativa é a falta de um bom gancho final, que atrai o telespectador a assistir no outro dia. E podiam vilanizar um pouco a Mág, Tião já se mostrou um ótimo vilão afora só falta ela.

  4. Tai disse:

    Essa novela eh um ótimo sonifero . Poxa desde que o Silvio de Abreu entrou pra comandar essa porra nenhuma novela deu certo mais.

  5. Iara disse:

    Gente. O prêmio de história política mais flopada do ano vai para Lei do Amor. Mais uma novela sem pulso e sem graça. Mirou na sátira, acertou no Zorra na fase Total.
    E a cena do flagra?! Foi uma vergonha alheia aquele diálogo. A cena era para ser engraçada?!
    Quantos as mudanças. Poderiam dar a vilania para outro personagem, manipulando o Tião. Acho que a novela sofre do mal de excesso de personagens intragáveis. Tem que mudar esse texto também, mais do que mudanças mirabolantes. Continua forçado.

  6. Ceci disse:

    Eu acho que a Salete tinha que dar uma seringada no Tião no maior estilo Lívia Marini. Já que é pra homenagear outras novelas…

  7. Kayo Viny disse:

    Falou tudo!
    É sempre assim a novela ta tomando rumo ai vem essas mudanças absurdas e enterram ela de vez…

  8. José disse:

    Se os autores resolvessem copiar o que inventam nas revistas de fofoca de novelas, a audiência ia bombar… jornalista de revista de fofoca é MUITO criativo, é só olhar os absurdos que inventam nas capas (as máximas da reta final de Velho Chico foi até o Carlos Eduardo matar a Luzia com um tiro e ela morrer no colo do Santo). Tão falando por aí que a Isabela é a filha biológica do Pedro com a Helô, e não a Letícia… lembro que a Viver a Vida da Minha Novela foi ANOS-LUZ superior à novela escrita pelo Maneco (a Dora era tratada como uma vilã psicopata em todas as capas, a Helena como uma protagonista relevante, enfim).

  9. tulla luana disse:

    Na realidade o problema maior é da equipe de dramaturgia. Silvio parece que empurra com a barriga, quando quer consertar, piora tudo. Babilônia é a máxima, até porque era uma história muito boa mas pra agradar gregos e troianos virou um belo frankenstein com personagens mal aproveitados, bordões ruins e roy dinossauro assassino.
    ALDA tem muitos aspectos bons, mas muitos que são horriveis como o excesso de personagens (um beijo pra quem reclamava de old chico com aquele elenco enxugado maravilhoso agora tem que aguentar 1234567 personagens) e um par de protagonistas fracos por conta do texto dessa segunda fase. Por mim pegava o posto da Salete, explodia com um bando de gente ao redor e matava…
    Por mim essa inclusão da Mileide na trama ficou meio ??? porque o Hercules é um personagem insosso, que nem com ela dando gás funciona.
    Mag não foi uma decepção pra mim, esperava isso dela (muito constância), o problema mesmo é que a personagem com o Tião forçadissimo não evolui NADA.
    Não quero mais vitamina envenenada e quebra de obras ao som de forró. Me deem uma trama digna

  10. osnar disse:

    a novela sofre do mesmo mal de a regra do jogo, não querem explicar e revelar a trama de uma vez e ai fica confusa pro público. outra coisa: o vilão e os mocinhos são fracos. alguns personagens secundários (luciane) poderiam ser promovidos a protagosnista sem medo de ser feliz (assim como Walcyr fez em “morde e assopra” , esqueceu adriana esteves num churrasco, e focou no que tava dando certo).
    uma solução a lá Janete Clair, criar uma tragédia eliminando vários personagens, pode ser até um terremoto, ja que os autores amam referenciar outras novelas.
    sinto falta da leveza de tititi e sangue bom, era tao gostos acompanhar. essa lei do amor precisa se levar menos a sério.

  11. Rafael T. disse:

    Era só o que me faltava: Babilonizassem ALDA também, vou parar de ver…Minha maior decepção foi com a Magnólia, esperava muito mais do que essa porcaria dúbia que está no ar, eles estão querendo fazer um reboot da Flora quando estava na 1a fase de A Favorita…agora o Tião está passando dos limites, está mega ultra forçado e canastra junto com Chatícia que deverá assumir vilã pra separar Tiabella, Helô apagadaça pra variar bem com aquele Pedro enfim…

    A trama “política” como eu disse uma vergonha alheia total!

  12. Rafael T. disse:

    Mas já estão fazendo isso querido.. A Luciane, descoberta que traía o inútil do Hércules está morando de favor na casa da Mileide acho que vão investir e ela virará camelô com as roupas da tecelagem…

  13. Chris Freires disse:

    Acho que quem está estragando as novelas é o próprio público,porque a ideia original sempre me parece melhor do que as mudanças,Babilônia é um exemplo,cada intervenção do público piorava ainda mais a novela,esse povo da palpite e depois eles mesmos não querem assistir o que pediram,quem escreve novela é autor,não telespectador e ponto.

  14. Yuri disse:

    Novela das 9 poderia ser como as novelas das 11:
    poucos personagens, poucos núcleos, poucos capítulos
    É fácil!

  15. lsureke disse:

    O que o público quer é simples: Tramas interessantes e sem encheção de linguiça. São os autores (e o Sílvio de Abreu com essa gestão à lá “minha mãe mandou eu escolher” que aprova qualquer porcaria) que precisam entender isso e para de criar núcleos desnecessários que só servem pra preencher os 200 e tantos capítulos e personagens irrelevantes pro “ator que trabalha comigo há tantos anos”, “ator que se destacou na minha última novela”, “ator que me ajudou em um momento difícil”, “ator que já está costumado com o meu texto”, “ator que conheci na última viagem a Quiprocó do Norte”. Eles precisam lembrar do básico: é mais fácil lapidar a trama cortando tudo o que é desnecessário na sinopse do que mudar o que já está no ar tornando a novela um samba do crioulo doido e afugentando o pouco público que restou.

  16. Carol disse:

    A nova novela da Gloria tambem ta cheio de personagem. Quando a Globo vai aprender que em pleno 2016 ninguem tem paciencia pra ver uma novela cheia de nucleos pararelos? Ninguem aguenta mais novela assim gente, avbr bombou exatamente por alem de ter uma historia cliche, o numero de personagens e tramas paralelas avulsas era menor, o foco sempre foi na trama principal.

    Se tem uma coisa que invejo no tipo de novela que nossos hermanos latinos fazem, é que eles nao perdem tanto tempo com tantos personagens e historias numa novela só.

  17. DanGN disse:

    Deve ter uma cartilha pros autores da Globo de qd a novela ficar sem assunto, bota fulano pra atirar em ciclano e botar a culpa em beltrano… entra novela, sai novela e qd vc acha q vai vir algo diferente, vem esse mesmo recurso… os autores perderam de vez a vergonha de apelar pros clichês mais óbvios de sempre

  18. José disse:

    Não é mais fácil arranjar intercâmbio, bolsa de estudos, casamento com gravidez, viagem pra Bahia e coisa do tipo pros personagens inúteis e, sei lá, quem sabe, criar UMA ÚNICA trama central relevante envolvendo Helô, Pedro, Tião, Isabela, Tiago, Letícia, Ciro, Mangólia, Fausto, Luciane e Salete? Porque dificilmente qualquer personagem que não sejam esses terá algo de relevante para apresentar. Sei lá, transforma tudo numa colcha de clichês, faz reboot do que deu certo em Anjo Mau, Ti Ti Ti e Sangue Bom, pisa fundo no clichê novelístico… ficam aqui algumas opções de uma cartela de bingo de clichê de novela:

    – mocinho e mocinha apaixonados pensam que são irmãos, se separam e boom: alguém traiu alguém e eles não são irmãos
    – mocinha é presa injustamente e come o pão que o Michel Temer amassou na cadeia
    – uma surra fenomenal da mocinha na vilã (Isabela na Letícia pfvr)
    – golpe da gravidez falsa
    – mocinho é dado como morto e perde a memória
    – revela logo quem matou a Regina Duarte e faz o assassino virar um serial killer bem psicopata mesmo
    – forme um casal aleatório
    – invista em alguma personagem periguete cômica que quer se tornar famosa e entrar pro BBB, sei lá
    – rico ficando pobre/pobre ficando rico
    – algum(a) personagem vira tipo uma Donelô que começa a destruir um por um dos políticos corruptos, bota cena de ação, porrada, atentados
    – junta um casal que tenha fandom forte no twitter e não separa mais

    Pronto, pelo menos se estabiliza nos 30 pontos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *