eliana-roger-drogas

Uma rodada de realidade pra galera: "Malhação" finalmente admite que adolescentes podem ter problemas com drogas

Qualquer pessoa que esteja nesse mundo há pelo menos uns quinze anos sabe que há vinte anos existe uma novela no ar na Globo chamada “Malhação”, que tem como objetivo contar histórias sobre jovens e adolescentes para jovens e adolescentes. A novelinha começou lá nos idos de 1995 e se passava numa academia (por isso o nome, “Malhação), contando a história dos jovens que frequentavam o lugar. A coisa deu tão certo que foram surgindo temporadas atrás de temporadas, a novela trocou de cenário, começou a se passar em um colégio e de “Malhação” só sobrou o nome mesmo.

Nesses vinte anos foram abordados desde assuntos mais banais como paquera, namoro, briga de amigos, duas meninas que se apaixonam pelo mesmo cara e etc, até assuntos mais sérios como AIDS, gravidez na adolescência, alcoolismo e doenças graves como câncer na família, homossexualidade, entre outras tretas que serviam pra conscientizar tanto os adolescentes que assistiam à novela quanto suas famílias. Apesar de muita coisa já ter passado pela galera de “Malhação”, sempre teve dois assuntos que nunca foram muito abordados na trama: bebida e drogas.

Se você acompanha à novela, ou pelo menos esteve ligado na internet na época do Orkut, você sabe que um dos bordões mais famosos da novelinha é o:

rodada-suco-galera

justamente porque em todos os bares & estabelecimentos que apareceram na trama até hoje, ninguém nunca bebeu uma gota sequer de álcool. Pra falar a verdade, até as baladas que apareciam na história eram regadas à suco de garrafa e água mineral. A justificativa para a não-abordagem é simples: não é que a Globo realmente acredite que nenhum jovem beba, mas é que durante o horário o consumo de álcool e drogas não pode aparecer na TV, entre outras proibiçõezinhas mais.

Apesar de coisa não poder aparecer explicitamente, vez ou outra algum autor mais espertinho dá um jeito de dar uma tocada de leve no assunto. Foi o caso dos autores da temporada 2012 (sim, aquela da Fatinha), que mostraram sutilmente Lia (Alice Wegmann) sendo encontrada jogada em um banco na praça em um estado deplorável depois de uma noite de bebedeira. A bebedeira, é claro, só foi sugerida, mas se eu não estou enganada, foi uma das primeiras vezes que o assunto álcool foi lembrado na novela, ainda que de maneira um tanto sutil.

Se no mundo encantado de “Malhação” os jovens não bebem, imaginem só se algum deles ia aparecer tendo problemas com drogas, não é mesmo? Uma rodada de cerveja pra galera é uma coisa tão impensável quanto ver um personagem qualquer da novela bebendo aquela aguinha batizada que a Angel (Camila Queiroz) bebeu em uma daquelas festas de “Verdades Secretas”. Pelo menos até agora.

É que desde a semana passada a coisa na novelinha mudou um pouco de figura. Explico: é que o vilão da temporada, o Samurai (Felipe Titto) é na verdade um traficante. A coisa foi descoberta recentemente e a desconfiança veio justamente porque um dos personagens da trama, o Roger (Bruno Leone) começou a ter comportamentos de uma pessoa que está, pasmem, usando drogas! A abordagem, claro, é tão cuidadosa como foi a do hiv há tempos atrás, e nem orienta e nem traz um ar realista a coisa, mas já é um avanço. Se não estivermos enganados, é a primeira vez que um adolescente de “Malhação” aparece tendo qualquer envolvimento com um assunto tão delicado quanto drogas.

Roger tem agido estranho com seus amigos e, no capítulo de ontem (20), foi encontrado por Flávia (Marcela Fetter) deitado em um banco em um estado pra lá de deplorável.

roger-drogas

A menina até tentou oferecer ajuda pra ele, mas ele disse que não precisava de nada. O consumo de drogas na novela é apenas sugerido. Roger nunca apareceu como qualquer personagem de “Verdades Secretas” e tudo que se sabe sobre o uso de drogas do moço é o que os outros personagens comentam sobre ele. Nada de mais, mas já um avanço: demorou-se vinte anos pra mostrar na novela que os problemas dos adolescentes às vezes vão bem além de trocas de namorado e más notas no colégio. Ás vezes os problemas são mais graves e de nada adianta tentar jogar embaixo do tapete que adolescentes também estão à mercê de ter problemas graves com vícios.

Talvez seja hora da novela pensar em abordar esses assuntos, nem que seja de uma maneira bem sutil, mas explicando riscos e consequências (coisa em que essa temporada, aliás, falha redondamente). O que não dá é pra fingir que isso, em pleno 2016, não existe. Afinal de contas, até a Eliana, lá nos anos 90, tava ligada nessa realidade:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ZQ63toY4tQ4]

“Malhação” já passou da hora de evoluir.

 

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

Sem Resultados

  1. José disse:

    A questão é que essa Malhação atual sequer me passa a impressão de ser uma Malhação ruim (com triângulo amoroso, escola etc). Me passa a impressão de ser uma novela adulta ruim estrelada por um casal de 18 anos mesmo. O plot central é esse absurdo da mulher que some e o bebê dela fica enclausurado com um traficante… tipo ??????????????

    então acho que nem dá pra fazer campanha social pra conscientização de jovens – por pior que seja a campanha…

  2. nandoclemente disse:

    No facebook de Malhação td mundo revoltado pq já sabem que o Filipe vai morrer por culpa do Samurai e preferindo que fosse o Roger a morrer já que ele se envolveu com o traficante Samurai e não paga e agora tá arrastando o Artur pra isso(Sério,o Roger deve tá muito desesperado pra oferecer isso justamente pro Artur o + retardado dessa temporada e nem sei pq esse Artur que me incomodava só a voz dele vai ficar pra próxima temporada)

  3. Jéssica disse:

    lembro que na temporada da Joana e do Marcelo, a Bia (Fernanda Nobre) chegou a começar a fumar… Mas não lembro muito bem como foi o contexto, foi super rápido.

  4. Rafael T. disse:

    Na Malhação ID teve um personagem que era amigo do Fiuk que virou viciado em Crack pra cumprir a campanha social

  5. Beatrice disse:

    Lembro que o Daniel de Oliveira fez um personagem que chegou a ter problemas com álcool.

    • Larissa Martins disse:

      fiquei em dúvida com isso por isso não coloquei, mas era sim, inclusive por beber e dirigir que ele terminou paraplégico.

  6. Juanita disse:

    Muito bom abordarem esse assunto, ainda que sutilmente. (obs.: essa propaganda com a Eliana me dava arrepios – sério, essa borboleta-mariposa-menina é pior que a chica do Exorcista).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *