diabetes-merchan-malhacao-2005

O merchan social da diabetes é uma das coisas mais constrangedoras de “Malhação 2005”

Que Malhação 2005 iniciou a queda livre de qualidade pela qual a novelinha passou, disso todo mundo já sabe. Se a temporada 2004, com direito à Vagabanda e trabalho voluntário no Amparo Social foi uma das melhores que assistimos até hoje, a temporada 2005 (com Betina, Bernardo e Jaque) inaugurou um tempo um pouco sombrio em termos de qualidade das temporadas. Foi a partir daí que veio a temporada dos skatistas, da Thaila Ayala, entre outras.

Pra você que não lembra, a temporada 2005 foi aquela em que Betina (Fernanda Vasconcellos) e Bernardo (Thiago Rodrigues) se encontram, se apaixonam, prometem amor eterno, mas depois rola um desencontro e Bernardo pensa: “por quê não pegar essa menina aqui que tá me dando mole?”. Só que essa menina que tava dando mole pra ele, era a melhor amiga da Betina e isso causa uma treta danada porque eles transam pela primeira vez e ela já engravida. Aí os dois resolvem casar, Bernardo descobre que não consegue porque ama Betina, eles não casam mas o Bernardo demora um tempão pra ficar com a Betina porque a Jaque vira vilã.

malhacao-2005

Enfim, fato é que nessa temporada também tem uns personagens que sobraram da temporada anterior como a Natasha (Marjorie Estiano) o Gustavo (Guilherme Beringer) e a Letícia (Juliana Didone). Como eles não são mais os personagens principais, Gustavo e Miss Gari vivem um namoro mar de rosas que só sofre uma baqueada quando Gustavo descobre que está com diabetes.

Diabetes, vocês sabem, é uma doença que não tem cura e que se caracteriza pelo excesso de açúcar no sangue. Se bem controlada é de boa, mas se não controlada pode levar a complicações graves como coma, cegueira, entre outros problemas sérios. E é justamente aí que o merchan social vira uma piada meio absurda.

Começa com o jeito que Gustavo descobre a doença. Ele começa a comer demais, emagrece um pouco (não vemos, a Letícia diz que ele tá emagrecendo). Até que um dia ele tá de boas lanchando no Giga Byte, desmaia, vai pro hospital e entra em coma. Dr. Miguel (Paulo Betti), o pai de Bernardo, que é responsável por todo e qualquer atendimento médico na novelinha, faz uma lista explicativa com todos os sintomas que o portador de diabetes começa a ter. Miss Gari, impressionada diz “É, tava acontecendo isso mesmo”.

Até aí tudo bem, mas piora.

Isso porque Gustavo tem que cuidar da alimentação e, a partir daí, começa uma sucessão horrorosa de sequências em que: Gustavo esquece que tem que tomar a insulina e passa mal; Gustavo come biscoitos de chocolate e passa mal; Gustavo está na mesa do GigaByte, quer comer batatinhas fritas e leva uma bronca gigante de Miss Gari porque tem que cuidar da alimentação direito; Gustavo e Miss Gari tem brigas constantes que tem como único objetivo nos conscientizar sobre os perigos da diabetes juvenil e, enfim, se Miss Gari ganha de longe o prêmio de protagonista mais insuportável da novela, o merchan social da diabetes só não ganha como o pior porque a gente teve uns outros tão ruins quanto nas temporadas que vieram.

Aliás, assistir a Malhação 2005 é um ótimo jeito de entender como NÃO fazer os merchans sociais porque tá vindo um sobre fobia social, que olha, preferíamos que ficasse no zoológico.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

25 Resultados

  1. Matheus Lucas disse:

    É Muito “MiMiMi”, pra cima da temporada de 2005, como só a temporada de 2004 fosse a perfeita, sem defeitos alguns, vcs endeusam demais essa temporada e só sabem criticar o triangulo amoroso de 2005. Eu gosto da 2004, mas acho a Malhação .2005 muito melhor. Sem falar que o Bernardo e Betina é um dos melhores casais. assim como Gustavo e Letícia que tiveram bastante química, dá pra ver que eles dois também tem. o mal de vocês é só criticar o lado ruim do Bernardo e da Betina e ñ enxergar o lado bom. no inicio eles não eram tão bom, mas no decorrer da temporada foram melhorando. O mais chato tbm que vejo por ai é que o Pessoal idolatra Gustícia e despreza Bertina, mas não esquece que eles já tiveram o momento deles. Só digo uma coisa para vocês que estão acompanhando a temporada 2005 no Viva. Malhação não gira só em torno de Gustavo e Letícia botam isso na cabeça de vocês pq tá ficando mto chato isso. Não esqueçam também que a Malhação teve ótimos protagonistas assim como o Gui e Nanda, Pedro e Júlia e Vítor e Luísa. E pra finalizar a Malhação 2005 é ótima e os protagonistas Bernardo e Betina também.

  2. Alienista disse:

    Malhação 2004 foi o pulo do tubarão. Nenhuma outra temporada teve o mesmo impacto. Esse laboratório de atores iniciantes deveria ser demolido há muito tempo e voltar o Sessão Aventura ou um espaço para novelas de novos autores e atores iniciantes, coisa que as emissoras não dão chance e ao menos a bosta da Globo poderia fazer.

    • Rafa disse:

      Ou seja, vão jogar a marca Malhação no lixo como disseram aqui em baixo..Acho que o costume o certo comodismo falam mais alto e a emissora prefere manter

      • Alienista disse:

        Não adianta requentar personagens, chamar o Cauê Xtudo porque simplesmente não vai mais decolar. Pulo do tubarão não tem jeito: tem que encerrar enquanto ainda tem a sensação de auge (Malhação não sabe o que é mais isso faz tempo) pra sair bem como produção e não gerar raiva entre as pessoas inclusive aos fãs. Isso é uma maneira de respeitar seu público.

  3. José disse:

    Não acho Malhação 2004 superestimada, eu simplesmente acho que ela é MUITO superior às demais temporadas, independente dos defeitos. Gosto de ressaltar que foi a 1ª temporada que eu vi na minha vida, e sinceramente, se tiver alguma temporada melhor, foi exibida entre 1995 e 2003.

    E protagonista mala sem alça não é necessariamente sinônimo de novela ruim (um beijo Alma Gêmea, um beijo Eta Mundo Bom, um beijo Mulheres Apaixonadas, um beijo Cobras & Lagartos). Fora que a Letícia nunca me causou a repulsa de algumas mocinhas que eu REALMENTE torcia pra morrerem (como a Camila de Laços de Família ou a Regina de Babilônia). Por mais que ela fosse pedantezinha e antipática, no fundo todo mundo queria ela feliz pra sempre com o Gustavo e todo mundo vibrou na surra que ela deu na Natasha.

  4. Chris Freires disse:

    Engraçado que quando o enredo da temporada é ruim até os personagens das temporadas anteriores vão se deteriorando junto com a trama. Uma coisa que gostava muito em Malhação era colocar alguns personagens várias temporadas seguidas,se hoje em dia ainda fosse assim não seria necessário aquele tanto de participação especial na temporada Sonhos.

  5. Marcio disse:

    Quanta bajulação pra Malhação Vagabanda kkkkkkkk, até parece que elas não tinha defeito algum, a protagonista era um porre de politicamente correta, e os personagens codjuvantes chatos, como o TDB, o Fabrício, a Flávia e os irmãos do Gustavo, agora Malhação 2005 eu admito, o triângulo amoroso não é dos melhores, mas acharmos que a temporada 2005, está entre as piores temporadas é um desrespeito para com a história múltipla escolha, e é normal sentir rejeição por uma temporada seguinte, pela anterior pela qual a maioria idolatra, mas Larissa você acha a malhação 2005 tão ruim quanto as temporadas pós saga múltipla escolha???????????

  6. Rafael aguiar disse:

    Não tenho a menor dúvida que nunca mais a globo vai lançar uma malhação tão perfeita quanto a malhação de 2004.
    Malhação 2004 foi a melhor de todas ,teve um vilão chamado catraca que todo mundo amava ele,vilão engraçado,tou mentindo falo memo.kkkkkkk

  7. Sandy disse:

    Prefiro é rever CasaCheia inteira do que essa temporada.

  8. Rafael T. disse:

    Tudo mundo fala mal da fase Conectados, mas mal se lembram que a Globo vendo as críticas do próprio publico dizia desde 2006 que a fórmula escolar estava desgastada e mais do mesmo, trouxeram a Zavarezzi da TV a Cabo pra investir no sobrenatural..Tanto que foi a temporada que saiu dos padrões tanto q se passava numa favela e numa faculdade. Até hoje não entendo o flop dessa temporada. A mulher, pressionada pelo Linhares e pela Moretzsohn, teve que apelar pra todos os clichês possiveis.

    • Rafael T. disse:

      Vai entender esse povo, reclamam que tem que mudar, aí a emissora muda pra algo mais diferente mas continuam reclamando…esse público não sabe o que quer ver aí…Com o rabo entre as pernas, Voltaram com a fórmula antiga na Intensa com direito com André Marques, que fez o Mocotó, tirado do fundo do baú pra atrair audiência nas semanas iniciais.

      Aliás já vemos essa história antes e agora a vítima será Cao Hamburger

    • Biel disse:

      Entendam, por mais que a Globo enfie subtítulos no programa, estamos falando de Malhação, que já tem uma história. Não dá pra transformar um programa do dia pra noite que fala sobre adolescentes e seu dia a dia numa novela sombria estilo Ivani Ribeiro. A Globo quer inovar? Inove, mas nada muito radical em Malhação. Quer transformar Malhação em outra coisa? Joga a marca no lixo e ponha outro programa no lugar. Se tem alguma coisa desgastada no programa talvez seja o próprio título, já que esse termo “malhação” nem ao menos é usado mais, porém é um programa tradicional (eu deixaria no ar por mais um século), e dificilmente a Globo vai querer se desfazer da marca

      • Sandy disse:

        A simples questão é: um programa que passa mais de duas décadas sofre um desgaste e precisa sim ser renovado. Antes uma serie mas dark e sobrenatural a um triângulo amoroso composto por dois mocinhos mongos e uma vilã diva. A geração é outra, de que adianta uma audiência boa sendo que a repercussão é nula? Jacobina repete a mesma formula de sempre nessa malhação e esse povo ainda elogia. Podem falar o que quiser da Temporada intensa e da Sonhos mas a Rosane soube muito bem inovar e dialogar com os adolescentes de hoje sem perder a essência do programa.
        Agora me diga aonde que a história de uma vilã diva que tenta separar a mocinha que descobriu ser sua irmã do mocinho retrata o dia-adia do adolescente? Pra mim a história de duas meninas (não necessariamente mocinhas ou vilãs) que são amigas e se apaixonam pelo mesmo cara isso sim representa a realidade. A realidade é ambígua. inovar não significa jogar a marca no lixo e começar do Zero. Tanto a Sonhos quanto a intensa tem elementos característicos do universo da novelinha, vc que não quer ver. A Academia, o pai que tem ciúmes da filha, a descoberta da sexualidade, os problemas com a internet etc. Tudo estava ali, mas desprovido do maniqueísmo de sempre.

        • Biel disse:

          A temporada da Cristal e do Gabriel só ficou boa a partir da segunda fase. A temporada da Lia era boa sim, mas as do Jacobina são melhores. Nenhuma temporada realmente fala sobre os jovens de maneira certa. A Rosane até tenta inserindo típicos adolescentes retardados quem falam crush, miga e falsiane, mas nem todos os jovens são fúteis e alienados. E novela tem que ser folhetim, é necessário ter mocinha e vilã, é o que dá ação. A Bárbara por exemplo, carrega essa temporada nas costas.
          As temporada da Rosane fogem do maniqueísmo somente na trama central, porque em núcleos paralelos há vilões da pesada. Aliás, a Karina na temporada de 2014, que tecnicamente era uma personagem irrelevante, roubou a novela toda para ela. E tinham vilões nesse núcleo, vilões de verdade (a Vicky era de fato uma vilã daquelas, apesar de não fazer maldades), mas o grande vilão foi o Lobão. Eu preferia a maldade concentrada na Vicky, mas os perinas surtaram e ameaçaram a Manu Gavassi de morte no twitter…
          Se é para ter vilões homens em núcleos paralelos, prefiro uma grande vilã na trama central

    • Sandy disse:

      É muito difícil de entender que um monte de meninas que estavam loucas pelos filmes do Crepúsculo e esse negocio de vampiros etc tenha rejeitado a temporada conectados só pq tinha estrutura de série americana….

  9. José disse:

    Que a temporada 2005 era horrível eu lembrava muito bem e falava isso aqui antes do Viva reprisar, mas não acho a dos skatis tas tão chata assim… está bem aquém da qualidade da Vagabanda, mas é um grande respiro de alívio depois dessa temporada horrível em que a gente não sabia o que era pior: o eixo central (Betina e Bernardo) ou tentar assistir pelas tramas paralelas com os personagens que a gente amava da 2004 (Letícia e Gustavo no plot da diabetes e Natasha boazinha com um novo boy). A 2006 tem um vilão interessante com o plot da leucemia, ele tem uma redenção bem humana, e a vilã da Monique Alfradique era legalzinha. Sendo ensanduichada pela da Betina e da Thaila Ayala, é uma benção de temporada.

    A Globo vai continuar reprisando na sequência, com certeza, se pularem alguma já já tão reprisando a Sonhos… enfim, só volto definitivamente pro Viva quando começar a temporada da Angelina mesmo. E a Conectados, me julguem, mas eu amava muito quando tratava de temas sobrenaturais e acho um crime hediondo o que fizeram com a novela só pra subir a audiência (com a mocinha virando vilã psicopata com síndrome de Taubaté e a drogadinha paranormal virando songa-monga de coração bão).

  10. Leandro Peixoto de Melo disse:

    Eu ainda não entendi direito porque o merchan é ruim. Seria forçação de barra o Gustavo insistir em comer doce e fritura? Ou ele quase morrer toda vez que consome açúcar, como se fosse veneno? Diálogos didáticos? Cenas de discussão chatas?

  11. ANA disse:

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    Nem lembrava mais disso
    Até tinha no Orkut a comunidade Eu Odeio a Letícia da Malhação
    Sempre tive o mesmo pensamento que você, da temporada 2005 em diante foi só ladeira abaixo. A dos skatistas só veria por Luiza Valdetaro (sdds), a 2007 que teve umas três gurias foi ainda pior, a 2008 foi melhorzinha, mais por causa da Débora e da Yasmin, achava Angelina e Gustavo purgantes e odiava a banda deles, a 2009 que teve o Fiuk nem sei se veria, Malhação só foi melhorar mesmo quando virou Malhação-Sonhos (nunca vi graça na Intensa e detestava o Dinho, bem feito que saiu) mas uma temporada que eu acho que eles nunca vão reprisar é a Malhação Conectados, ou 1046, simplesmente a PIOR que já teve (Caio Paduan era protagonista, sabiam?), a Globo devia deletá-la de seus arquivos, que nem dizem que fizeram com O Amor É Nosso

  12. Rafael T. disse:

    Gente será que eles vão instistir e vão exibir a temporada dos skatistas e a da Thayla Ayala depois de Malhação 2005? Kkkkk..Eu acho que não hein e vao pular direto pra temporada da Débora Rios que até era um porre no início, lembro que tinham esquetes que eram cópias singulares de High School Musical com direito a Rafael Almeida e Sophie Charlotte cantando, ainda bem que entrou 2008 e eles abandonaram essa ideia ridícula

    • Biel disse:

      Ei, Malhação naquela época não era igual a hoje em cada temporada funciona como uma novela diferente. Tem um histórico ligando a temporada de 2008 com as anteriores

      • Rafael T. disse:

        Isso é meio verdade. A temporada 2008 estreou em seis meses antes pra tapar buraco do flop da temporada da Thayla Ayala era sim uma trama a parte, meio que um spin off dela, tanto que não restou quase nenhum personagem de 2007 e ganhou uma nova roupagem em 2008 que mais se assemelha as temporadas seguintes, digamos que só o Adriano (Daniel Boaventura) resistiu do elenco flopado pra justificar a compra do Multipla Escolha pelo Colégio Ernesto Ribeiro que tinha até o pai da Débora como fundador, se n me engano…

        A temporada de 2009 que tinha um shopping como pano de fundo resistiu pra manter alguns personagens de 2008 como a Domingas, Fernandinho, Yasmin que vira boazinha…Ela só consegue ser pior que a temporada do Fiuk (ID) que abandonou de vez esse recurso e estreiou fase de temporadas independentes uma das outras

  13. Biel disse:

    Não duvide, a próxima temporada será um festival de merchandising social. Se essas duas temporada escritas pelo Jacobina são duas montanhas de merchandising social, a próxima então, nem se fala, porque nada me tira da cabeça que o Cao vai usar Malhação como um programa pra falar de todos os problemas da idade ZzzzzZzzzZz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *