Dossiê: Leila Lopes
Hoje é o dia 19 de dezembro, e em minha cabeça só vem algo muito importante: estamos perto do recesso de fim de ano! Mas além desse detalhe, me vem algo um pouco nostálgico, pois é a data comentada por Leila Lopes no já clássico da internet “No limite da morte”. Desde então, o dia foi escolhido para ser uma celebração à memória da atriz Leila Lopes, um meme que transcendeu a Internet e hoje faz parte do imaginário coletivo. Não importa se você considera hoje o #DiaDaLeilaLopes, o #BereniceDay ou se apenas acha que este é um dia maravilhoso para saudar o verão. O importante é o que está por trás desta data comemorativa.
Quem é Leila Lopes?
Quem a conhece por causa de memes da Internet pode não saber que Leila Lopes, na verdade, foi uma atriz muito promissora no começo dos anos 90. Seus papéis mais relevantes foram em novelas de Benedito Ruy Barbosa, como foi o caso da professorinha de “Renascer”. Você pode ter uma amostra de sua interpretação magistral neste trecho da novela em que ela, quebrando genialmente a quarta parede, desabafa sobre a situação dos professores no Brasil num texto nada didático:
Conheci LeiLo (apelido carinhoso no qual me refiro a ela, assim como JLo, LiLo e Jay-Z Arruda) através de um vídeo comentado por amigas da faculdade em 2008. Naqueles quase cinco minutos de puro constrangimento, Leila Lopes e sua irretocável franjinha contava a um repórter sobre sua experiência de quase morte ao lado de sua empresária e amiga querida (na época da entrevista apenas sua amiga querida, e não mais empresária) Berenice Lamônica.
Em meio à trilha sonora da Lara Fabian e do Lexotan misturado com vodka provavelmente tomado pela atriz minutos antes do depoimento, Leila Lopes contou como tudo começou a girar girar girar girar e ela disse “Berenice, segura. Nós vamos bater”. E depois, nada mais se lembrou.
Mas eu lembro bem, Leila. É até constrangedor dizer como eu sei todo o vídeo de cor, como se fosse eu mesmo que estivesse naquela tarde de domingo linda e maravilhosa com um sol belo e azul queimando a minha cabeça. Ah, e não podemos esquecer que era Natal mesmo sem ter chegado o dia da comemoração dos festejos, afinal o que são datas quando estamos falando da tênue linha que nos separa do limite da morte?
No Orkut (o Facebook da época, caso você seja novinho e não esteja entendendo nada sobre a exaltação a essa atriz) surgiu uma comunidade divertidíssima chamada “Girando com Leila Lopes” em homenagem ao vídeo, onde os usuários repetiam suas frases como mantras e procuravam mais detalhes o acidente que deixou nossa musa de vermelho andando em uma maca da Varig. Encontraram até mesmo a Berenice, defendida no grupo pelos filhos daquela aparente patacoada.
Em uma época anterior ao processo de efemerização das celebridades de internet, o meme Leila Lopes conseguiu sobreviver com o passar dos anos. Infelizmente, ao contrário de suas colegas de meme Inês Brasil e Gretchen, o Brasil ainda não estava pronto para lhe dar o reconhecimento, por mais que os remixes de seus vídeos tocassem nas baladas de São Paulo. Leila Lopes não teve mais trabalhos na televisão e se aventurou numa trilogia erótica feita pela Brasileirinhas, na qual interpretava uma moça distinta que se envolvia com um primo seminarista (interpretado pelo ator pornô com um nome bem pouco sugestivo, Carlão Bazuca). A atriz veio a falecer alguns anos depois.
Pioneira dos Memes no pós-morte
Mesmo com o triste falecimento, Leila Lopes ainda conseguiu ganhar novos momento de glória na rede mundial de computadores mesmo após sua morte. Um deles foi quando Claudete Troiano (seu sobrenome significa “trollando” em tupi) pagou um mico em rede nacional com seu programa na Gazeta ao mandar um beijo para a falecida atriz motivada pela notícia envolvendo uma homônima sem saber de seu estado de defuntício.
E com o vídeo de seu depoimento favoritado no coração dos usuários de Internet, surgiu essa comemoração todo dia 19 de dezembro. Sempre alguém faz alguma matéria comemorativa, e alguns anos atrás até surgiu uma maravilhosa entrevista com Berenice Lamônica sobre aquele dia.
Em um mundo com tantas personalidades de mídia e memes que não conseguem nem seus 15mb de fama, Leila Lopes consegue ser lembrada ainda hoje por um dos mais antológicos momentos da internet brasileira. E mesmo em um vídeo piegas, a atriz consegue passar uma mensagem muito bonita: “Tudo o que eu faço na minha vida, sem pieguice, é tentar ser boa”. Por isso, faço questão de lembrar em todos os dias 19 de dezembro daquela mulher que sobreviveu à morte por ter uma Berenice ao seu lado (e um bom carro também).
Muito bom o texto, e ainda tem um episódio envolvendo a Leila menos conhecido, quando o João Kleber mais ou menos em 2000 lançou um quadro em que um “famoso” tinha que dirigir um carro no meio de um lugar escuro e deserto à noite, entrar numa casa, passar por vários ratos e outros animais nojentos, etc. e a Leila foi a primeira convidada… uma semana depois, ela deu uma entrevista a uma revista dizendo que era tudo armação, que não havia rato nenhum, que ela só lia o que estava no script… o JK ficou fulo da vida e na semana seguinte ela estava no programa dele pra desmentir a entrevista… obs.: qualquer pessoa de bom senso que viu o programa, sabe era armação mesmo, a Leila era focalizada sempre em takes separadamente com o dos ratos e outros bichos
feliz Berenice Day
HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA QUE TEXTO MARAVILHOSO! <3 Eu também sou uma grande celebradora do #BereniceDay e é sempre uma grande festa onde eu e meus amigos tomamos todas e tudo começa a girar girar girar girar. Legal também é esse vídeo da Claudete "Me lembrou da atriz Leila Lopes … um beijo pra você Leila Lopes,onde será que anda Leila Lopes?" ai o colega de bancada "QUAL?" e Claudete ainda muito confusa "Leila Lopes a atriz" ai o colega "Ela faleceu Clau" HAHAHAHAHA um grande momento da TV sem dúvidas!
HAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAAHHAHAHAHAHAHAAH olha o tamanho do texto do Fábio, é praticamente uma ode à Leila Lopes <3
eu amo, #BereniceDay tem que ser celebrado mesmo
só senti falta de citarem a turnê de terapia sexual que ela participou (eu fazia parte de uma comunidade 'turnê de terpaia sexual com Leila Lopes' no orkut)
Eu sempre rio muito desse vídeo, mas no final bate uma certa culpa por ter rido.
Sempre lembro do sofrimento que ela deve ter passado pra chegar ao ponto de fazer o que fez e que talvez a memetização desse vídeo, numa época onde a zoação de internet era uma coisa nova para a maioria das celebridades, tenha ajudado a piorar a situação dela.
Longe de mim querer problematizar o BereniceDay, que eu adoro, mas é uma coisa que eu sempre fico pensando.
Hahaha me lembro daquele ano que vocês fizeram todos os posts do dia citando esse marco da história brasileira. Leila lopes rainha! Até Claudety fez uma alusão ao caso semana passada: (minuto 11:15)
https://www.youtube.com/watch?v=1bVrTWivRp0&index=21&list=PLynfClZM8w19D0nuId3Oc_-NTFniu4DpM