luciana-namorado

Rodrigo, de “Malhação” é o mocinho que nem Luciana e nem ninguém merece

Pode parecer que já larguei a temporada atual de “Malhação” de mão, mas a verdade é que sempre deixo ligado no horário por falta de coisa melhor pra assistir. Como já disse em um texto anterior, a temporada ainda não é um dos maiores acertos do mundo, mas melhorou bastante do trambolho que começou sendo. Apesar de boas mudanças e de casais mais carismáticos aparecendo (torço muito pra Jéssica e Luan, por exemplo), algumas coisas continuam tão ruins quanto no começo, senão piores.

Um exemplo disso é o personagem de Rodrigo (Nicolas Prattes). Se você acompanha a gente desde-sempre, vocês sabem que sempre reclamamos nos blogs sobre a falta de carisma de Rodrigo, que beira a songamonguice pura. O menino não tinha nenhuma personalidade, era facilmente engrupido por gente tipo Ciça (Júlia Konrad) e sempre foi o maior pastelão que a trama podia nos oferecer. Rodrigo era uma espécie de Ben (Gabriel Falcão) da temporada “Casa Cheia” só que aparentemente menos apaixonado; o romance dele com Luciana (Marina Moschen) nunca convenceu muito.

luciana-rodrigo

Acontece que recentemente os dois passaram por uma vibe de romance e ficaram juntos, juraram amor eterno mesmo em meio a brigas de família e negozdi corrupção (aliás, por onde anda a investigação de corrupção do pai do Rodrigo? Um beijo!) e até juraram amor eterno com um chaveiro. Tudo muito bom, tudo muito bem, até a chegada de Flávia, uma loira misteriosa que é apaixonada por Rodrigo desde os tempos de escola, quando ela ainda era uma menina gordinha e sem graça. Flávia, agora gata e lutadora de taekwondo, resolveu voltar pra cidade e conquistar Rodrigo. Por que? Não sabemos. Talvez porque essa temporada da novela vá até agosto e a gente precise de conflito entre o casal (afinal nem todo mundo pode ser MariBen que não se separa nunca), ou talvez porque coerência nunca tenha sido o forte da atual temporada da novelinha.

Mas não é exatamente sobre Flávia que vamos falar nesse texto, e sim sobre Rodrigo. Nem vou entrar no mérito da atuação um pouco fraca do rapaz ou qualquer coisa do gênero, mas se liga então que é hora da problematização. Se você está acompanhando a novela, você sabe que Rodrigo terminou com Luciana porque ela não contou na hora que soube que Rodriguinho podia ser filho do Samurai (Felipe Titto). Luciana tentou fazer as pazes, mas não rolou, então os dois permanecem separados e uma coisa me incomodou demais no episódio de ontem: Rodrigo mal terminou com Luciana e já saiu com Flávia porque “a carne é fraca”.

Se você não assiste “Malhação”, eu explico: Flávia é essa menina gata, que é afim de Rodrigo e dá em cima dele em todas as ocasiões mesmo enquanto ele ainda namorava com Luciana. Pra ela, problema nenhum, ela é solteira. Acontece que Rodrigo mal terminou com seu grande amor Luciana e já aceitou um convite pra ir a uma festa com Flávia, garota essa que Roger (Breno Leone), seu melhor amigo, é afim. Em uma conversa, Rodrigo justificou o fato de ter aceitado o convite de Flávia: a menina é muito insistente e ele é homem, não consegue resistir. Oi? Gente, sério? Em 2016 a justificativa do cara pra resolver dar uma chance pra uma menina dias depois de ter terminado um namoro é que a carne é fraca e ele não consegue resistir? Então ok? Por que ele é homem?

flavia-rodeigo

No episódio de ontem vimos uma Luciana arrasada por ter visto o ex junto com a menina que vivia dando em cima dele, e um Rodrigo bem despreocupado porque estava no seu “direito” já que era “solteiro e precisava curtir”. Também vimos um Rodrigo 100% nem aí com o fato do seu melhor amigo ser afim da menina porque afinal de contas, ele não é muito bom em resistir. Então façamos assim: tudo bem você ser um cara péssimo que magoa a sua ex e não liga pros sentimentos do seu melhor amigo se você for homem e quiser curtir, ok? Ok.

Não estou falando que a novela é um desastre em tratar questões de gênero, até porque já tivemos umas discussões interessantes sobre machismo e feminismo e até umas boas falas da Nanda (talvez uma das melhores personagens da temporada) sobre gostar de usar roupa curta e etc; mas Rodrigo é péssimo. Ele exige perfeição da namorada e faz dela uma vilã porque ela não contou algo que ouviu e achou que seria imprudente, mas vive sambando na cara dela com as justificativas mais estapafúrdias “Flávia insiste” “Eu precisava me divertir” etc.

Até entendo que talvez essa jeito mais descoladão do Rodrigo tenha vindo justamente porque no começo da trama ele era quase uma Regina atrás de justiça, mas não tem como defender. Nem a songamonguinha da Luciana merece um cara desses. Aliás, ninguém merece dois pesos e duas medidas em um relacionamento, ok, meninas? Já está bem na hora de “Malhação” colocar um protagonista legal, sem esses negócios de machismo (lembram do Duca da temporada passada, que lástima?), de maltratar as meninas, de cobrar prova de amor com primeira vez e tal, até porque homem ruinzinho a gente já tem aos montes aqui fora. Na TV não precisa de mais não, principalmente em uma novela direcionada pra um público tão jovem.

Ninguém merece esse Rodrigo. Nem a Luciana e nem ninguém.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

Sem Resultados

  1. Marcia disse:

    O Rodrigo e um péssimo ator. Sempre fazendo caras e novas.Muito ruim.

  2. Ronaldo Lancellotth disse:

    A respeito do Rodrigo, prefiro nem comentar nada… Realmente concordo com o primeiro comentário… São adolescentes tomando atitudes de adultos…. Onde estão as festas, os amigos caindo bêbados, uns se drogando… As meninas que nem louca tentando entrar naquela calça… As patricinhas nojentas do colégio umas coisas assim sabe ? Cadê a rebeldia dos filhos com os pais… Eles batem boca como se fossem dois adultos, a CIÇA acabou se redimindo pelo o que eu estou vendo, porque o próprio Emanuel Jacobina não sabia pra onde ela ia, ela acabou sendo uma personagem realmente desiquilibrada, uma hora vilã, depois mocinha, vilã de novo, mocinha ai vilã mais uma vez, e agora ela está calma…. E GENTE !!! falando vilões… Pra quê uma temporada com tantos vilões ????? Que eu me lembre só precisava de um ou dois pra movimentar a trama inteira… Porque namoral… Olhem só isso.

    Malhação – Seu Lugar No Mundo.

    Vilões.

    Samurai
    Ciça
    Dani (a personagem que sumiu do nada).
    Alina (Acabou se perdendo na trama e resolveram deixa-la boa).
    Roger
    Pedro (era vilão depois ficou bom do nada).
    Luan
    Alemão – esse último estuda no Dom Fernão e com certeza você não se lembra dele pelo simples fato dele só ter aparecido 2 vezes sendo racista.
    E não podemos esquecer da Flávia que ela veio com tudo também, mas até agora nada.

  3. Roberto Santos disse:

    O que mais me irrita nessa temporada de Malhação são esses adolescentes querendo dar lição de moral em todo mundo, como se fossem seres superiores. Tratam os adultos como se fossem babacas que precisam ser ensinados por essa geração que sabe tudo.

  4. Debora disse:

    E aquela menina querendo processar os pais por causa do namorado?
    Afff, achei ridiculo.
    Ok, eles eram preconceituosos e tratavam mal o garoto…ok.
    Mas pensa comigo, a mina começa a namorar um dia desses, os pais ficam preoculpados com a filha por ela namorar um portador de hiv, levados pela ignorancia e preconceito q o povo tem com a doença e proibem o namoro.
    Oq ela faz?
    Decide processar os pais e se emancipar e briga com eles a ferro e fogo, por um namoro q começou a poucos dias, mesmo o proprio namorado aconcelhando q isso não era legal.
    Resumindo, achei meio ridiculo, principalmente essa abordagem do hiv usando como pano de fundo uma garota mimada q não aceita ser contrariada.

  5. nandoclemente disse:

    Como a novela vai até agosto tinham que inventar qualquer motivo pra fazer o Rodrigo e a Luciana se separem pra voltar no finalzinho(eu acho) ai inventaram um motivo qualquer(não contar pra ele que o filho da Ciça não era do João) e o Jacobina achou que seria uma boa o Rodrigo simplesmente pegar a Flávia pq ela dá muito mole pra ele.e o Rodrigo não vê nada de errado em ficar com a mina que gosta dele de vdd msm gostando de outra e muy amigo o Rodrigo com o Roger né??? Pô,por + que a mina te de mole vc não fica com a mina que seu amigo é afim,isso é código de brother

  6. lsureke disse:

    Essa novela parece tudo, menos um produto destinado aos jovens! Os personagens são adolescentes com atitudes adultas. Sério que é super legal o personagem do Lucas Lucco casar sem ter uma casa, um futuro, nada? Sério que a Ciça chamou o Rodrigo, um adolescente, pra ser padrinho do seu filho? Isso sem falar quando os alunos resolvem se meter em investigações policiais, dar lição de moral em todos… como se estivessem acima do erro, conhecessem a vida como ninguém! Gente, são adolescentes! aquela fase da vida que a gente mais erra por achar que está correto!
    Parece que Emanuel Jacobina vive em uma realidade paralela pra escrever esse negócio.

    Quanto ao Rodrigo, seria bom que o autor se inspirasse naquela entrevista da Lícia Manzo em que ela diz que tenta não criar protagonistas varões, incapazes de errar, e que deixam todas as mocinhas suspirando por onde passam. Com certeza teríamos menos cenas babacas como essa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *