Velho Chico é uma minissérie muito boa… não, pera
Temos uma novela nova no ar e vocês leitores do Coisas de TV não devem estar conseguindo dormir de tanta ansiedade para saber o que vamos achincalhar nessa trama, certo? Bem, ainda é muito cedo para eleger situações repetitivas ou ritmo lento na narrativa, até porque o bagulho teve meses para ser montado e ficar com essa cara belíssima. Mas tem algo sim que está me incomodando em Velho Chico, e é justamente o fato da novela não parecer uma novela.
Quando vemos uma trilha sonora que realmente condiz com o período e a ambientação, atores com participações especiais dando um banho de atuação e efeitos de câmera e fotografia cinematográficos, automaticamente associamos a produção a uma minissérie, do tipo de Amores Roubados, cujos 10 capítulos levaram meses para filmarem. Novela mesmo é aquela produção corriqueira, com improviso, ator faltando porque ficou com piriri e câmera fazendo cameo no fundo das cenas. Novela é erro de continuidade, núcleos mil, personagens que não trepam e não fumam.
Fica até injusto comparar a produção de Velho Chico com qualquer outra novela recente. Vejam bem: só a fotografia e os ângulos de câmera do Luiz Fernando Carvalho em três capítulos exibidos já dão de sete a um em qualquer filtro amarelo ou ~caixa cênica~ de A Regra do Jogo. E os atores estão realmente preparados para o papel, não é como o Alexandre Nero que se levantou do caixão do Comendador e já teve que gravar a primeira cena como Romero Rômulo.
Estava conversando com a Larissa Martins (a outra redatora do site, caso você não tenha o costume de ler nossos nomezinhos) e estamos gostando bastante de Velho Chico, mas tem sido uma novela cansativa de ver. Temos que prestar muita atenção, e isso não é algo que queremos fazer todo dia após um dia cansativo. Provavelmente após as duas primeiras fases a novela entre num ritmo que seja mais confortável para o público, com cena de pessoas escolhendo feijão e longos tuiuiús voando em paisagens idílicas.
E para quem tem dúvida se o diretor vai conseguir manter o bom nível de direção e fotografia no decorrer da novela, vamos lembrar que ele conduziu Meu Pedacinho de Chão sem maiores problemas. E até conseguiu fazer algumas extravagâncias, como as cenas musicais e o inverno com neve.
Aproveita e curte aí nossa página no Facebook. É de graça e você ainda consegue melhorar nossos números para pleitearmos presença nas festas de lançamento!
Fábio, Larissa, voltem aqui! Deixem de lado esse déficit de atenção e foquem no site. 🙂
Quando uma novela tem vários defeitos o Fábio detona, daí vem uma novela completamente perfeita e ele vem e fala que está “perfeito demais”, aff…
nao entendo se a novela e como em familiazzzzzz o povo reclama se e mais acelerada reclama sejem menas neh.
Sempre achei que o remake de Saramandaia deveria ter sido dirigido pelo Luiz Fernando Carvalho.
Talvez eles não tenham condições de fazer mais matérias; escrever sobre TV já não é mais o emprego deles. Eles devem trabalhar em outras coisas que são o que botam comida na mesa, e não Têm esse tempo todo pra cuidar de um BLOG
Velho Chico me causa sentimentos ambíguos. Dá pra ver como capricharam em tudo – cenários, caracterização, atuação. É tudo muito bonito e inspirado. Mas como bem pontuou o Fábio, é preciso prestar muita atenção. Piscou três segundos é um incêndio. O público não está acostumado a isso, novela tem que dar pra pessoa ir na cozinha, beber água, voltar e ainda entender o que está acontecendo. Claro que inovar é bom. Luiz Fernando Carvalho 1000×0 Amora Mautner. Mas tem que cativar também. Aguardemos o desenrolar da trama.
A novela é até interessantezinha, mas o estilo rural realmente não me agrada. O mérito está no Luiz Fernando Carvalho, porque novela do Benedito é reboot puro (o fazendeiro conservador x o fazendeiro progressista brigando, jagunços, povo sofrendo com fome/seca/miséria, famílias rivais com amores proibidos, etc). No bingo de novela do Benedito, já acertamos todos os clichês em 4 capítulos e a tendência é se manter nisso até o final. Porém, de uma maneira ou outra, está sendo um resultado bonito em cena, que prende a gente. Prende de uma maneira diferente dos folhetins tradicionais Eta Mundo Bom e Totalmente Demais, mas prende até eu que sou averso ao estilo do autor.
pS: façam mais matériaaaaaaaaaaaaaaassssss, estamos carentes dos textos de vcs dois
Dias Gomes nosso que estais no céu
Que dê tudo certo com esse site
Porque eu não aguento mais acompanhar sites de “certas pessoas” porque amo o jeito que eles escrevem e depois de um tempo algo acontece
Por favor, que esse dure muito mais tempo
Em nome de Janete Clair
Amém
Amém.
Minha amiga e eu estamos em permanente corrente de oração para que Fábio e Larissa continuem em nossas vidas.
QUE SITE CAIDAAAAAAAAAAÇO. KKKKKKKKKKKKK Uma merda!
e so nao ler