5 coisas que acontecem em “Malhação 2005” e parecem de um passado muito distante
Quando a atual temporada de “Malhação” nos frustra, a gente aqui na redação tenta se distrair pensando que nem sempre foi assim e liga a TV na reprise do Viva, que atualmente está mostrando de novo a temporada 2005 – aquela do Bernardo (Thiago Rodrigues) e da Betina (Fernanda Vasconcellos). A temporada, é claro, não é perfeita. Já até escrevemos aqui que no começo sentimos saudades da Vagabanda, mas não podemos negar que nos divertimos assistindo. 2005, se você pensar, nem é um passado tão distante assim. Faz doze anos. Mas em doze anos, a gente sente informar, muita coisa muda. Mesmo que você sente no sofá depois do almoço pra ver a Betina e o Bernardo e consiga lembrar exatamente de quando acordava do cochilo da tarde e ligava direto em “Malhação”, a gente tem umas informações que vão fazer você se sentir bem velho. É que algumas coisas que acontecem lá na “Malhação” 2005, parecem ter acontecido em um passado muito distante. Duvida? A gente te mostra:
1. Tinha merchan de internet móvel pra celular (e a gente não está falando de 3g):
Se você já nasceu com a internet banda larga funcionando e nunca soube o que é esperar uma música tocar no rádio pra gravar no k7, você provavelmente não se lembra que em 2005, a grande evolução era o celular “com internet”. Antes que você pense que em 2005 a galera do Múltipla Escolha já mandava um whats pra reclamar do professor Pasqualete, a gente explica que a coisa era bem mais rudimentar. É que naquela época existia uma coisa chamada “wap”, que era tipo um protótipo de internet que permitia que você se conectasse a algumas opções de entretenimento ofertadas pela operadora. Pelo celular você conseguia coisas incríveis como checar a programação do cinema, entrar num tipo de “bate-papo” e jogar um quiz. Em “Malhação” essa parece a grande invenção do milênio – e em 2005 era mesmo. Mas agora, doze anos depois, a gente nem consegue imaginar que um dia usou celular cuja internet só permitia checar se tava ou não passando uma comédia romântica no cinema – e ainda custava os olhos da cara.
2. Tem um problema seríssimo pela venda de DVDs piratas:
Se hoje o grande problema quando a gente vai tentar baixar um filme é tentar achar um site de torrent que ainda não tinha sido derrubado, lá em 2005 a grande cruzada era pra conseguir ver um filme antes que ele chegasse na locadora. E foi aí que surgiu a imensa indústria dos DVDs piratas. Os vilões dessa temporada descobrem que isso dá uma grana boa – apesar de ser crime – e começam a piratear DVDs usando um estúdio construído no colégio. Foi em 2005, mas a gente tem que puxar muito pela memória pra lembrar que teve uma época que a gente tinha que ir no camelô comprar DVD pra ver um filme logo e que ainda tinha que escutar a mãe da gente pedindo pra tomar cuidado porque DVD pirata “estraga o aparelho” (argumento tão real na época que é usando no merchan social contra a pirataria lá na novelinha).
3. As pessoas se presenteavam com CDs:
Amanda se mete numa enrascada na novela porque está namorando dois boys diferentes e resolve dar um presente bem legal pros dois: um CD. Nessas ela se enrosca e acaba dando os CDs trocados. O louco é que naquela época dar CD pros outros era algo tão incrível que era visto como um presente importante – afinal, os CDs custavam bem caro. Tente se lembrar do último CD que você deu de presente pra alguém que não é aficionado por mídias materiais em pleno 2017 (essa gente existe ainda, é sério) e certamente você se verá em um aniversário longínquo presenteando alguém com um CD do Blink 182 – ou pedindo ele de natal pros seus pais.
4. Videocassete ainda existia. Videocassete!
Quando você lembra de uma TV de tubo e os dizeres “limpe a cabeça do videocassete” escrito na tela, suas lembranças devem vir até em preto e branco. Parece que faz vinte anos, mas em 2005 a fita do videocassete ainda existia e tanto existia quanto deu um problemão na novela, logo lá no comecinho, quando as fitas do documentário de Betina são roubadas e isso cria um quiprocó danado no colégio. A coisa parece tão descolada do tempo-espaço que o DVD é a coisa mais nova em tecnologia que existia; se alguém falasse que o Netflix viria a existir, uma hecatombe se daria com certeza.
5. Retroprojetor
Se hoje você fica bravo porque o professor da sua faculdade não manda os slides por e-mail, imagina o perrengue que era a gente, que tinha que copiar tudo na mão porque as infos que o professor passava em aula vinham em uma TRANSPARÊNCIA. Na época o cara escrevia uma folha A4 com o que precisava e imprimia em um acetato. Como era cara a impressão, cada professor só tinha uma transparência, ou seja, se você perdesse a aula tinha que pegar com o colega, porque ninguém ia te dar uma cópia das transparências. Na “Malhação” 2005 o professor Afrânio ainda usa o retroprojetor com a naturalidade de quem não imagina que doze anos depois ninguém nem sabe mais direito pra que serve se ver um artefato desse se ver parado por aí.
E aí, se sentindo velho já?
Na época era “febre” aqueles monitores coloridos, como o que a gente via na república, se não me engano na cor laranja! Outra coisa beeem da época foi os cybers cafés, como no Gyga, onde trocavam-se e-mails a todo vapor em Malhação. Hoje pode se surpreender, mas lá em 2005 se vivia na modinha como hoje, até algumas gírias antigas a gente pode ouvir rs
Pois é, parece que 2005 foi há uma eternidade.
O engraçado é que em 2005 eu estava no último ano do Ensino Médio e as coisas mais legais que se tinha na época em termos de internet eram fotolog e Orkut hahaha
Ai que chato esse povo q entra aqui é só fica difamando os redatores tenha dó vai procurar o que fazer bando de chatos não gosta do site sai ue
Nossa, que pessoa maluca esse fake.
Cria fakes aqui com nomes de pessoas que comentam, vasculha a vida dos autores, inventa histórias absurdas e brinca com coisas como suícidio.
Faz comentários ofensivos e logo em seguida faz comentários com outros fakes reclamando dos comentários ofensivos, dizendo que baixaram o nível do site.
Procure se tratar; ou crescer. Vai te fazer bem.
E eu não vou comentar mais essa postagem. Aviso só por garantia no caso de fazerem um fake meu também.
Provavelmente não comentarei mais postagem alguma, mas continuo torcendo pelo site.
O leandro fernandes deveria tomar vergonha na cara e terminar a faculdade logo. Já está velho para ficar adiando
NINGUÉM VAI FALAR NADA DA MERDA DA RETA FINAL DE A LEI DO AMOR??????
E O TEASER DE A FORÇA DO QUERER!!
Mas preferem fazer cobertura da porcaria do BBB…Enfim, esse site já foi melhor…
MDs já tem teaser? procurarei…
Já tem
https://m.youtube.com/watch?v=RMgsiMr6X14
E não gostei dos protagonistas: Marco Pigossi e Fiuk, a primeira fase se passará em uma tribo indígena na fronteira do Acre com o Peru.
O Ruy (Fiuk) irá se perder em um acidente na embarcação de seu pai Eugênio (Stulbach) e quando Zeca (Pigossi) irá ver e tentará salva-lo mas irá se perder junto e são criados por tribo indígena
E não adianta me pedir mais nada. Cansei de ser usado como brinquedo sexual e depois ser descartado! Adeus
Rest in Peace CoisasdeTV
e bem-feito pra vocês, Fábio e Larissa, que desvalorizaram os fãs, ignoraram nossos inúmeros apelos e sugestões pra melhoria do site e ficaram fazendo birrinha pra instalar o Discqus ou qualquer coisa que pudesse dar o mínimo de dignidade pra área de comentários. Vocês enterraram o próprio site.
Já tenho até fãs… obrigado a todos!
Amo o site, mas vamos moderar alguns comentários…tem gente descendo o nível.
Essa do CD como presente é muito verdade,lembro que minha irmã deu aquele CD Nacional/Internacional de Mulheres Apaixonadas pra minha mãe de Dia das Mães e foi o maior presentão da vida kkkkkkk me senti muito velha agora,mas como eu sou nostalgica eu amo lembrar HAHA
nossa gente, chega de falar de Malhação, sério =(
dá desgosto entrar aqui e só ver vocês falando disso… olha as chamadas de Novo Mundo, olha as novas reprises do Viva, olha as retas finais da interminável Sol Nascente e de A Lei do Amor
A Netflix já existia; foi fundada em 1997. Antes era um serviço de encomenda de DVDs.
Summer eletro hits kkkkk MDs, eu me lembro da propaganda do volume 03 passando na tv.
Malhação 2005 foi logo ontem, se passaram apenas 12 anos, e como o tempo voou, dá muita saudade da infância e do tempo que corria pra assistir a Malhação e sabemos que esse tempo não volta mais!!!!!!!!