aguinaldo-silva-novela

Previdência Global: Aguinaldo Silva estaria planejando aposentadoria das novelas

Se tem um assunto que tratamos muito pouco no jornalismo televisivo é a aposentadoria de autores de novelas, até porque tem uma galerinha aí de 90 anos que capaz de usar até a língua pra digitar capítulos de novelas para ganhar aquele salariozinho da Globo. Por isso, foi com muita surpresa que vimos na coluna do Flavio Ricco o papo sobre a aposentadoria do Aguinaldinho Silva das novelas.

Segundo o colunista que me bloqueou no Twitter (poxa, fiz nada =/), Aguinaldinho tem contado a pessoas próximas que “O Sétimo Guardião” será sua última novela. Com contrato com a Globo até 2019, a ideia do homem é começar a focar em séries e em sua casa de cultura.

Pensando dessa forma até que faz sentido, porque “O Sétimo Guardião” parece que será um surubão de autoreferências novelísticas do autor, com direito ao retorno de Nazaré Tedesco e de Perpétua (vilãs de “Senhora do Destino” e “Tieta”).

Tentei puxar pela memória qual foi o último autor de novelas que soubemos de uma aposentadoria dos folhetins e só me veio Manoel Carlos. Já bastante debilitado e sem fazer mais sucesso como nos tempos de “Por Amor”, provavelmente por ter se aliado a um diretor que deixava suas histórias arrastadíssimas, sua despedida dos folhetins foi com a chatérrima “Em Família”. Só não falamos mais mal dessa novela porque pelo menos ela nos presenteou o GIF do Laerte aplaudindo.

gif-laerte-aplausos

Vamos ver se essa aposentadoria das novelas de Aguinaldo Silva vai proceder ou se ele será o novo Romário dos folhetins.

Fábio Garcia

Nunca tive a chance de falar "como vai, Galisteu?".

Você pode gostar...

Comenta Aí!

22 Resultados

  1. Ricardo Becker Maçaneiro disse:

    O Aguinaldo vem falando em aposentadoria desde Duas Caras, mas desde então já escreveu novelas, minissérie e seriado…

  2. osnar disse:

    notícia ótima, porém como alguns falaram acho que ele volta atrás…
    realmente o horario das 21h precisa de uma renovada, mas Licia Manzo taí pra isso… a Maria Helena Nascimento se tiver mais um sucesso tb pode entrar…

    • Felipe Ricardo disse:

      Licia Manzo e Maria Helena Nascimento junto com a dupla Duca e Thelma já deviam ter entrado para o time de autores e autoras de novela das 21h pq todas elas são boas na arte de escrever.

      • Biel disse:

        Para de querer pagar de culto, a Maria Helena Nascimento escreveu apenas uma novela das 7, bem menos

        • Felipe Ricardo disse:

          E a novela Rock Story é maravilhosa e foi uma delícia acompanhar e desde já já se vê o talento da autora Maria Helena Nascimento, que criou uma história que queria contar. Ela ñ fez nenhuma releitura nem remake e no quesito audiência a novela foi ótima, 1 ponto acima do exigido fora a qualidade e a repercusão. Maria Helena deu aula ao falar de assuntos sérios e deu uma baita pisa de qualidade e coerência em PDNF do Emanuel Jacobina que junto com o Ortiz, não são lá essas coisas, enfim, na minha opinião Maria Helena Nascimento escrevendo um novo sucesso às 19h pode sim entrar pro time das 21h.. a exemplo de João Emanuel Carneiro, que escreveu Da Cor Do Pecado e Cobras & Lagartos, os 2 grandes sucessos do horário da década de 2000, logo depois foi pro horário nobre e escreveu a excelente A Favorita.
          Já Duca e Thelma, deveriam é ir de vez pro horário das 21h escrever mais um sucesso a exemplo de Cama e Cordel.

          • Biel disse:

            Da Cor do Pecado e Cobras & Lagartos foram as maiores audiências da década de 2000, bem diferente de Rock Story, numa época em que o horário das 7 estacionou nos 24 pontos.
            Duca Rachid e Thelma Guedes remanejadas para o horário nobre? Acho que não é o momento ainda. Elas nem ao menos tem personalidade. O Profeta mais parecia novela do Walcyr (supervisor de texto), enquanto Cama de Gato mais parecia novela do JEC (supervisor), enquanto Joia Rara também tinha traços do JEC, com a diferença que o João Emanuel não supervisionou a novela, porém, as autoras foram dirigidas pela Amora Mautner, que provavelmente estava obcecada com o sucesso de Avenida Brasil e pediu um texto com algumas características do Oi Oi Oi. Cordel Encantado talvez seja a novela mais original das autoras, com o melhor texto, mas ainda é pouco para elas serem colocadas na faixa das 9. Não sei vocês, mas eu acho o texto delas muito pobrinho, personagens pobres.

            Agora, a Manuela Dias… gente, essa mulher tem que ficar anos luz longe do horário nobre. Novela das 9 dela? Já imagino um filme de terror. Ela já escreveu 2 minisséries super pesadas, e eu não me recordo de uma cena de tom humorístico nem em Ligações Perigosas e nem em Justiça. Ok, eram minisséries de drama, mas eram super carregadas. Ligações Perigosas podia ter sido uma minissérie de humor negro, mas não, a Manuela preferiu apresentar uma trama arrastada, com diálogos de mais de 5 minutos, com falas cansativas, sonolentas, enfim.

            Lícia Manzo: acho que não, gente. A Vida da Gente foi uma novela super devagar, mas nem culpo a autora, mas sim o diretor que tenta inutilmente por as músicas da esposa nas paradas musicais. Sete Vidas foi uma novela ótima, mas pela agilidade do texto. Mas vejamos que Sete Vidas teve apenas 106 capítulos e é por isso que a autora merece parabéns. Mas será que o Silvio de Abreu vai mandar a Lícia Manzo escrever uma novela de 100 capítulos no horário nobre? Preferível que ela continue escrevendo novelas das 6 ou vá para às 11 do que migre para as 9 e o público crie asco dela. Por enquanto, acredito que o Walcyr, Glória e JEC deem conta do recado.

          • Felipe Ricardo disse:

            Bem o horário das 19h exigi 25 pontos: Rock Story obteve 26 + qualidade, coerência e história, cartas na manga e bons ganchos.
            Cama de Gato parece mesmo com A Favorita, pelo texto objetivo e por os acontecimentos serem rápidos que fazia o público parar em frente da tv para acompanhar.
            Caso Duca e Thelma voltem prefiro uma novela das 21h bem parecida com Cama de Gato, contemporânea e eletrizante. As duas são excelentes autoras e suas novelas possuem ideias originais e elas admitem a inspiração de suas obras e tramas com texto podre tinham as: SLNM, PDNF e Haja Coração e Saco Para Assistir: Cheiros cheirando a MOFO.

          • Biel disse:

            Cara, tu cismou com Malhação – Seu Lugar no Mundo e Pro Dia Nascer Feliz e Haja Coração. Ninguém vai colocar o Emanuel Jacobina ou o Daniel Ortiz no horário nobre, também não tem ninguém comparando o texto desses autores com o de outros, até porque seria uma comparação sem lógica. Malhação é apenas um programa voltado ao público jovem que serve para lançar novos rostos na Globo e apresenta algumas histórias interessantes e Haja Coração foi apenas uma novela das 7 despretensiosa que marcou uma audiência satisfatória.

            Ninguém está questionando o talento da Maria Helena Nascimento (ainda que eu considere Rock Story um trambolho), mas dizer que já passou da hora de ela ser colocada no horário nobre, não faz o menor sentido. Acho que você deve ser uma criança de 12 anos que nem sabe o que está falando

      • Felipe Ricardo disse:

        Vc só acha que sabe a minha idade e minha opinião é que Duca e Thelma que já passaram da hora de estrear uma novela das 21h e Maria Helena Nascimento só depois de mais um sucesso das 19h de autoria dela e quem é você pra dizer o que eu devo fazer ou parar. Eu ñ estou querendo pagar de culto é apenas a minha opinião se vc ñ aceita e ñ concorda o problema é seu.

        • José disse:

          Tô com o Biel, parece que ficam enfiando Emanoel Jacobina e Daniel Ortiz fora de contexto em qualquer situação pra provocar ele, pra ele falar alguma besteira e ser massacrado… gente chata

          Rock Story foi UMA novela das 19h. Tirando por esse lado, o Filipe Miguez e a Izabel de Oliveira poderiam ter sido promovidos pro horário das 21h depois de Cheias de Charme, mas escreveram sua segunda novela e veio Geração Brasil. Desde então, sumiram. Rock Story foi ensanduichada por duas novelas com a mesma audiência alta, o horário das 19h na atual década está consolidado desde Alto Astral, estacionado ali entre 25 e 30 pontos que é uma audiência excelente pros atuais padrões. É bem diferente dos anos 2000 que a Globo exibia um pesadelo atrás do outro e Da Cor do Pecado e Cobras & Lagartos foram dois fenômenos fora da curva. A primeira impressionou por seu enredo central com cara de novela das 21h e por ter dado mais de 40 pontos de média geral (maior audiência desde A Viagem) e depois Cobras & Lagartos acabou com o reinado de Prova de Amor na Record e tb foi muito elogiada por toda aquela trama policial que só o JEC sabe escrever. É claro que ele mereceu a promoção pras 21h. A Maria Helena Nascimento com certeza mostrou potencial com Rock Story, não era uma comédia romântica bobinha, mas empurrar a mulher com baixíssima experiência pra faixa das 21h por causa de UMA novela ok é muita pretensão e exagero. A Maria Adelaide Amaral assinou três novelas + umas 500 minisséries renomadas, foi pro horário nobre e fracassou. Lá é preciso preparo, e ainda mais num momento tão delicado quanto a década de 2010 que quase nenhuma novela na faixa vingou.

          Duca e Thelma: concordo que elas não têm personalidade. Recriaram uma Alma Gêmea em 2006/2007 com a ajuda do Walcyr, dps vieram com uma trama policial rocambolesca ao estilo JEC em 2009/2010 e dps vieram com um conto de fadas elogiado pela crítica em 2011. Cordel Encantado bombou tanto que criaram expectativa pra Joia Rara ser aquele trem desgovernado que ganhou o Emmy por falta de coisa melhor. Se o Sílvio de Abreu não gostou do andamento dos primeiros capítulos da novela delas para as 21h a ponto de cancelar, não sou eu que vou discordar. Bem ou mal, a gestão dele só vem trazendo bons frutos pra Globo e o único erro fora da curva – novela das 21h – ele acabou de corrigir este ano com A Força do Querer. É melhor aguardar a próxima produção das 18h delas pra ver se realmente é uma decisão tão acertada promovê-las para as 21h.

          Lícia Manzo: acho que ela seria a mais adequada pelo seu estilo Maneco. Se ela criou novelas das 18h dramáticas e emocionantes, mas com histórias simples, acho que ela consegue criar um melodrama familiar mais pesado as 21h, ao estilo Laços de Família e Por Amor. Mas de fato, suas tramas não são lá essas coisas em audiência e ela gosta de escrever novelas curtinhas. Talvez seja mais seguro deixar ela as 23h por enquanto, como teste.

          Manuela Dias: TUDO vai depender da primeira novela dela as 21h. Se ela realmente apresentar uma história muito boa, ela consegue aval pra entregar sua segunda sinopse pra faixa. Mas que é extremamente arriscado (inclusive pra carreira de autora dela), isso é. Se a novela for um desastre, ela não ganha chance mais nem de escrever roteiro de série de gosto duvidoso mais na Globo. Vai terminar escrevendo remake de Alegrifes e Rabujos no SBT. Mas se ela errar, repito: o erro não foi dela, foi da Globo. Essa foi a promoção mais rápida da história dentro daquela emissora. Fogo de palha puro e simples por causa de duas boas minisséries.

          • José disse:

            E podemos considerar que a gestão do Sílvio de Abreu já está bastante duradoura, não sei se ele vai ficar lá pra sempre. Qualquer dia desses, o mandato dele pode acabar, outra pessoa substituí-lo e ele retomar seu posto de autor fixo da faixa das 21h.

          • osnar disse:

            concordo com quase tudo que você disse, mas acredito que o mérito do sucesso de A força é da própria Glória, que criou a história sozinha e foi o sucesso que está sendo, claro que com a direção inspiradíssima.
            Silvio de Abreu parece estar mais rigoroso, sobre Manuela Dias ela deve ter apresentado uma boa sinopse, ainda falta muito tempo. Mas se Aguinaldo parar mesmo de escrever novelas, aí precisaremos mais de novos autores as 21h.
            Citei Maria Helena pelo fato da novela dela ser madura, com alguns ajustes poderia ser uma novela das 21h, só nao foi melhor pq foi esticada.
            Vincent Villari foi mal na novela a lei do amor, mas escreve muito bem e merece uma chance também, mas sozinho.

  3. Felipe Ricardo disse:

    Gente o Jacobina enviou uma sinopse para às 19h, se aprovada, espero que seja uma trama nova sem repetições como ele vem fazendo.
    Caso o Aguinaldo decida mesmo se aposentar, espero que em seu lugar entre a dupla Duca Rachid e Thelma Guedes, que escreveram até então, na minha singela opinião duas novelas maravilhosas que acompanhei que são: Cama de Gato 2009/2010 e Cordel Encantado 2011, que espero tbm que voltem no VAPVDN, duas boas pedidas para reprise.

  4. Biel disse:

    Vai tarde

  5. lsureke disse:

    Nada de novo sob o sol…

  6. Fabiana disse:

    Pra que a Globo precisa do Aguinaldo quando tem Walcyr a disposição pra escrever uma novela por ano,como ele vem fazendo desde 2012?

  7. José disse:

    MIGUÉÉÉÉÉÉ
    essa bicha velha attwhore só abandona os folhetins morto ou gagá (na vdd só morto mesmo, pq gagá já deve estar, ninguém em sã consciência teria escrito Fina Estampa)… tá falando isso pra chamar atenção, como ele sempre faz, como ele sempre fez, como ele sempre fará, quer é confete, gente chorando, elogiando ele, relembrando sua trajetória, sendo clicado em notinhas de sites de fofoca do mundinho pantanoso das celebridades, etc etc
    ele vai ver os índices de O Sétimo Guardião lá na casa dos 40 pontos como toda novela dele e vai soltar algo do tipo “digo ao povo que fico”… a Globo tb vai oferecer uma mina de ouro pra ele pra renovação contratual em 2019 pra não perder a segunda maior fonte de audiência gratuita da casa depois do Carrasco… vcs acham mesmo que a Globo vai ficar só com Walcyr (que tem a liberdade pra migrar pra qualquer horário a hora que quiser), Glória e JEC no principal horário? Benedito, Maneco e Gilberto são carta fora do baralho, Duca e Thelma foram barradas, Maria Adelaide não pretende voltar e Manuela Dias sequer sabemos se vai dar certo…

    e digo mais: não duvido que toda essa ladainha de novela quase cancelada seja mentira, pra ele ter marketing e a novela ficar em voga mesmo faltando mais de um ano pra estrear… como diria ele mesmo: FOM FOM

  8. Kitty disse:

    O ruim é ele focar em série pq se for pra ser igual Cinquentinha e Lara com Z é melhor aposentar de tudo

  9. Rafa disse:

    A pergunta que fica é a seguinte: Quem vai assumir seu trono? Já que Manoela Dias entraria no lugar do digamos, do Gilberto Braga.

    MEDO que poderá vir no lugar: um trem do Daniel Ortiz ou do Emanuel Jacobina (tá que vou estar chamando o Biel, sem querer kkkk)

  10. Felipe Ricardo disse:

    Não é possível gente que um autor de elite como o Aguinaldo esteja decidindo em se aposentar, o que nos restará tramas em que o público pouco pare de frente da tv para assistir. Aguinaldo, assim como outros certos autores criaram grandes sucessos que imortalizam seus personagens.

  11. Acho esse Aguinaldo péssimo autor, velho chato infantil, já briguei com ele no sitezinho dele só porque falei que fina estampa foi um circo típico das sete. Mais agora como se não bastasse todos os remakes que ele fez de Senhora do destino, ele pretende fazer remakes de todas as suas novelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *