“Os Dez Mandamentos” está na reta final e o público está 100% não se importando

Há pouco mais de seis meses, “Os Dez Mandamentos” eram três palavras obrigatórias em qualquer notinha da imprensa especializada em TV, ainda mais se viessem acompanhadas de algum comparativo negativo das péssimas novelas das nove da Globo na época (e olha que elas quase nem competiam). Muito tempo depois, a nova temporada da novela bíblica está chegando ao fim e o público geral está nem um pouco se importando com a informação, pois a média de audiência continua intacta.

Embora tenha estreado com 19 pontos, a média deu uma estacionada nos 16 e nunca mais saiu disso. Rolou efeitos especiais, novos vilões, Moisés sendo ainda mais canastrão e naaaada dos índices dispararem como foi o caso da primeira temporada. Claro, devemos ser justos e lembrar que 16 pontos de média para a Record é um índice ainda sim excelente, mas o custo benefício parece que não bate, sabe? O dinheiro gastado nessa novela é muitas vezes mais que o usado em “Escrava Mãe”, que dá quase a mesma audiência, fora que a repercussão das novas aventuras de Moisés está longe de ser a esperada pela emissora.

Mesmo assim, a Record continua empenhada em sugar até o bagaço de “Os Dez Mandamentos”. Depois de filme, filme especial de páscoa e toda forma de adaptação possível e imaginável, a história ganhou um musical. Obviamente sem os efeitos especiais. E sem os atores.

“Os Dez Mandamentos – Nova Temporada” termina no próximo dia 4 de julho, e no dia seguinte estreia finalmente “A Terra Prometida”. Aí vamos ver se novela bíblica já se desgastou.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

Sem Resultados

  1. josyvais disse:

    Será que vão usar o extintor no musical?

  2. iaranrose disse:

    A Record ajudou a derrubar o sucesso da própria produção com essa ideia megalomaníaca de divisão da saga de Moisés.
    Bem, por causa disso quem sofre são as boas produções futuras que tem que herdar esse índice que um dia foi glorioso.
    De já eu já torço por boas produções da Record entre 19h30 e 21h30, principalmente no horário das 19h da Globo, para a líder tomar cuidado com as bombas que coloca nesse horário.

  3. Alex disse:

    Esse site é um vergonha, um bando de amadores que não sabem dar uma crítica corretamente e querem agregar humor e notícia de uma forma ridícula como vocês fazem. Projeto fail de um site que comenta TV.

  4. José disse:

    Como eu previa, deve vir mais umas duas novelas bíblicas pós-A Terra Prometida. A audiência vai cair gradualmente, e não é de se duvidar que a Record encerre sua última novela religiosa na casa dos 7/8 pontos com um final em aberto, abortando a produção de sua ‘continuidade’ e investindo em dramaturgia tradicional. Até mesmo o Sbt já vem sofrendo uma queda vexatória de audiência em suas novelas infantis começadas com C – muito me espanta que essa infindável reprise de Carrossel ainda consiga dar dois dígitos de audiência. É uma pena que isso se reflita em produções inéditas, como Cúmplices de um Resgate, que estreou bem e hoje dá menos audiência que Chiquititas (que já derrubou os 14 pontos de Carrossel para tímidos 1). Como eu sempre digo, Globo é Globo: não se acomoda. Não vai ter 2ª temporada de Totalmente Demais, não teve seriado de Cheias de Charme, nem filme de Avenida Brasil. Não se aproveitaram em nada do sucesso de Malhação Sonhos (tinham a opção de manter pelo menos alguns personagens queridos na temporada seguinte, como Perina) e tampouco vão fazer qualquer coisa para prolongar o sucesso de Eta Mundo Bom. Sequer reprisaram Renascer depois de O Rei do Gado – como a imprensa chegou a especular – para manter nas alturas os índices da saga da Luana boia-fria. A Globo não tem síndrome de vira-lata e sabe que erra as vezes, mas sempre terá capacidade de continuar produzindo sucessos marcantes, ano após ano. O sucesso global é rotina, não é exceção.

    • Rafael T. disse:

      Mas a Dona Globo sempre arrumou jeitos e formas de espichar as tramas (quem lembra dos 220 capítulos de Amor A Vida?) que fazem sucesso mas é claro que ninguém nota ou mete o pau.
      TD+ espicharam em um mês e ainda assim mandaram fazer spin off no gshow com direito a divulgação em Haja Flopação de forma desnecessária..

      • José disse:

        Mas eles esticam em algumas semanas as novelas, sempre com tudo muito bem planejado. Claro, não é algo que eu ache adequado, pois as novelas longas – mesmo quando não espichadas – já, muitas vezes, ficam chatas. Totalmente Demais ficou um saco em sua reta final, sem assunto nenhum. Novelas curtas são muitas vezes o atalho pro sucesso, mas é claro que a Globo tenta se aproveitar um pouquinho quando uma novela dá muito certo, já que a substituta de um grande sucesso é sempre um tiro no escuro. Já se foi a época em que eles produziam um sucesso atrás do outro (décadas de 1990 e 2000, por exemplo). Mas isso de prolongar novelas de sucesso é um recurso manjado da Record e do Sbt tamém, mas sem a mesma prudência. Eles tacam o foda-se pra produção da substituta, esticam muitas vezes por tempo indeterminado, sem dar ao autor qualquer previsão de data do final de sua história e vão botando água no feijão enquanto podem. As novelas deles ultrapassam os 300 capítulos sem dificuldades. E sinceramente, um spin-off de 10 episódios curtinhos veiculado somente na internet de uma novela teen de sucesso não é NADA perto de produzir filme, musical, 2ª temporada, continuação, livro e o caralho a quatro pra uma novela né?

  5. Paula disse:

    A audiência caiu um pouco porque a autora desistiu de colocar o Moisés com a Radina (que seria a sinopse original) e manteve a Zípora por causa do povinho que shippava zipiseszzzzzzzz. Não acho Moisés canastrão,mto pelo contrário. Esperar para saber o que vem em a terra prometida.

  6. babilonico123 disse:

    Essa novela já deu o que tinha que dar, a Record só está fazendo questão de sugar os últimos pontinhos de audiência. Mas realmente segurou um bom número, 16 pontos é impressionante pra emissora. Parece que ontem, por algum motivo, finalmente ultrapassou essa marca e deu 17. Correm boatos que hoje a terra vai abrir. Já tem gente falando de 22 de média contra 19 do JN.

    Não acho que seja possível que a Record segure 16 pontos pra sempre com bíblicas, penso que A Terra Prometida poderá ficar em torno dos 12-14 pontos, tal qual Escrava Mãe, mas nunca se sabe. A dramaturgia dessa emissora é uma caixinha de surpresas.

    • José disse:

      Talvez fique nos 15/16 mesmo, só que com a repercussão zero e sem a imprensa sensacionalista ficar fingindo que a audiência boa dela é o apocalipse da novela das 21h. A questão é que a Globo precisa urgentemente produzir uma novela das 21h que dê pelo menos 35 pontos pra acabar com essa palhaçada. Esse horário parece estar amaldiçoado… o das 18h, 19h, 23h e Malhação estão indo bem, porque será que NADA emplaca há anos no principal horário?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *