nazare-is-back

Aguinaldo Silva, autor sustentável, recicla Nazaré Tedesco em sua próxima novela

Em tempos de recursos naturais escassos, a melhor coisa que existe para manter a vida no planeta Terra é a reciclagem. No entanto, parece que Aguinaldo Silva deu um passo além na ideia sustentável e decidiu colocar Nazaré Tedesco em sua próxima novela das nove, cujo nome provisório é “O Sétimo Guardião”. Não, eu não estou falando como em várias outras novelas que a gente chama o ator pelo nome do personagem marcante (tipo o Gabriel Braga Nunes que será pra sempre o Laerte), e sim a mesma personagem que desapareceu no final de “Senhora do Destino” se jogando no rio São Francisco!!

Segundo Aguinaldinho publicou em seu site oficial, falta só convidar Renata Sorrah para que ela reviva a personagem icônica de 2004. Um dos mistérios da novela será descobrir se essa é a verdadeira Nazaré Tedesco ou se é apenas uma sósia tentando roubar o lugar dela. Quem cuidará desse mistério é a personagem de Lília Cabral.

A presença de Nazaré é surpreendente, mas algo fácil de acreditar. Em uma eleição promovida pela própria Globo, a raposa felpuda que assassina homens em banheira de motel jogando um ventilador ligado na água foi escolhida como a maior vilã de todos os tempos. Depois dela, todas as outras vilãs de Aguinaldo Silva prestaram suas devidas homenagens repetindo seus assassinatos.

Além disso, conta muitos pontos o fato de Nazaré ter frases que viraram meme até hoje (quem não chama as migas de “Maracutaia” ou fala que quer ficar “Alucicrazy”?) e recentemente ter tido repercussão internacional como a confused blonde. Quanto ao retorno dela, só penso em duas alternativas possíveis: ou a personagem vai conseguir chamar a atenção de todo mundo e fazer a novela ser um sucesso de audiência ou então a personagem estará diferente e aí vai estragar toda a memória afetiva que as pessoas tinham da Naza. É um risco.

naza-meme

Em tempo: não é a primeira vez que um personagem de uma novela participa de outra trama. Silvio de Abreu já fez bastante isso com o Jamanta (“Torre de Babel” e “Belíssima”) ou a Dona Armênia (“Rainha da Sucata” e “Deus Nos Acuda”), mas não lembro de um personagem tão importante voltar assim para ser importante em outra trama.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

24 Resultados

  1. André disse:

    Toda vez que leio alguma coisa sobre essa novela, me lembro da série argentina, da Cris Morena, Casi Angeles (amava!). Personagens com superpoderes, personagens que voltam do passado, guardiões…. Será que o pessoal do masterclass + o Aguinaldo, andaram se inspirando na produção dos hermanos??

    • José disse:

      Casi Ángeles era uma novela maravilhosa, muito profunda, passava longe do trash dos Mutantes, toda a questão de linha temporal, viagem no tempo e espírito parasita eram MUITO bem trabalhadas e exploradas com profundidade, tinha crítica política, social, ambiental, sem deixar de lado os clichês de novela que funcionam como romance, humor, drama, enfim… dificilmente o Aguinaldo vai ter gabarito pra criar algo razoável nesse nível. Se mirar em Casi Ángeles, vai acertar em Os Mutantes mesmo.

  2. José disse:

    O Aguinaldo tenta sempre nadar com a corrente, mas acaba dando tiros nos pés… ele é declaramente fanático por audiência e ao contrário de 99% dos autores, fala que escreve SIM pra dar audiência boa e fica puto se a novela fracassa (talvez por isso ele só tenha uma novela que realmente fracassou até hoje no currículo). Por um lado acho legal isso nele porque mostra que ele não é hipócrita (eu também escreveria novelas pra darem audiência boa), mas também quer dizer que ele não está contando a história que quer contar, e sim a que ele acha que o povo quer, com base no que ele já fez anteriormente e deu certo…

    De colaborador de Roque Santeiro, pegou o jeitinho Dias Gomes de ser sem noção e fez Tieta… deu muito certo e ficou investindo no gênero a década de 1990 inteira, com boas audiências mas caindo ano após ano… em 1999 decidiu arriscar numa trama urbana e realista porque achou que ninguém aguentava mais realismo fantástico e me veio com Suave Veneno. Como o flop foi vergonhoso, botou o rabo no meio das pernas, chamou o Ricardo Linhares de novo e dá-lhe Porto dos Milagres de volta ao realismo fantástico… ok, sucessinho, mas a bicha é teimosa e queria sucessão e URBANO. Num surto de criatividade depois de ler um jornal, kibou uma história real e veio Senhora do Destino. Como chegou no auge, no ápice absoluto de sua carreira, ficando praticamente impossível se auto-superar, veio com Duas Caras tentando kibar protagonista guerreiro nordestino pobre e moralista, farofada, favela, crítica política e vilã louca psicopata sem noção com frases mexicanizadas. Não deu tão certo e a saída foi recriar Senhora do Destino só que com um ar mais colorido: Fina Estampa. Ok, deu certo, vamo agora recriar outra novela só que com a Nazaré reencarnada: Império com a Cora Tedesco que acabou virando só um mico mesmo. Pronto, viu que a Globo quer alternativas pro horário das 21h (como Velho Chico), vou lá fazer uma novela de realismo fantástico depois de milênios pra causar. Senhora do Destino vai voltar e meme da Nazaré Confusa tá em alta? Vamos ressuscitar a personagem como se ela fosse o Jamanta e chutar o pau da barraca…

    • osnar disse:

      todos os autores se preocupam com a audiencia e ficam putos com fracasso (lembra da entrevista do gilberto puto que perdia pra i love paraisopolis?). a diferença é que aguinalda fica putissimo pois seus colegas tem reconhecimento da crítica (JEC, Licia Manzo, entre outros) e ele NUNCA tem, e com razão pois as novelas dele são muito fracas artísticamente em geral.

    • Sandy disse:

      Mas acho dessa vez não vai dar certo. Primeiramente que ninguém sabe o que realmente o público do horário pobre quer (até sabemos, queremos novela BOA). Vamos combinar que por mais trash e simples que pareça o público vai sim estranhar Nazaré ressuscitando por macumba de vilã, fonte da juventude, mocinha guardiã com superpoderes. Se a Avenida Brasil da década passada (vulgo Roque santeiro) flopou horrores nas reprises dessa década quem dirá um kibe descarado. Aguinalda é autora de tendência mesmo, se a novela flopar aposto que o realismo fantástico cai por terra e já teremos prédios explodindo, barracos em família, escada e piscinas etc. Sem falar que eu acho que uma novela do jeito que ele vinha fazendo poderia ter muito mais garantia de sucesso do que a volta ao “realismo fantástico”.

      • José disse:

        Também acho que a era do realismo fantástico ficou no passado e é um erro ficar revirando o baú atrás disso… deixa tudo na memória afetiva do povo, o público de hoje em dia não quer mais isso, e garantia de sucesso seria mais uma novela com nordestino pobre batalhador que constrói um império e vilã louca assassina que derruba pessoas da escada.

        • Rafael T. disse:

          Mas o público não era aquele pessoal que até pouco tempo atrás estava pedindo novelas com menos violência, realismo e tramas mais escapistas.. Nesse lado eu acho legal a ideia do throwback ao realmismo fantástico mas como tudo o que o público ACHA que quer, pode não dar certo. ALDA é um exemplo claro disso apesar de tudo tem um tema forte, tramas mais escapistas e fugiu da ambientação das favelas, já desgastada desde 2015 com Babilônia

  3. lsureke disse:

    Ah não… deixa a Nazinha em paz lá no fundo do rio e na nossa memória afetiva tio Agui…

  4. Chris Freires disse:

    Não sei se gostei muito dessa ideia,porque se a novela for ruim já vai estragar a memória afetiva que temos da Naza de alguma forma,mesmo que a personagem volte maravilhosa e felpuda como sempre. E como faz uns 4\5 anos que não tem novela descente no horário nobre,as chances de ser ruim são grandes.

  5. Rafael T. disse:

    Medo desse autor..depois do que ele fez co. A Cora eu desisti dele totalmente…I PASS

  6. osnar disse:

    acho legal a ideia, aguinaldo vai chutar o balde, vai fazer a novela mais louca de todos os tempos , no estilo “saramandaia” vamos aguardar.
    tambem acho que, como sempre, a novela começará bem mas la pelo capitulo 25 começará a ficar sem pé nem cabeça com nucleos insuportáveis e personagens sem sal.
    ele vem fazendo isso desde “fera ferida” com algumas exceções

  7. José disse:

    Espero que a Renata Sorrah não tenha perdido o ritmo, porque tava bem canastrona em Geração Brasil e sofreu muitas comparações com a Nazaré…

    • Rafael T. disse:

      Ela ao menos ganhou um ponto né gente, pra fazer a matriarca dos Stewart em ARDJ ela deu uma esforçada..assim como o Fagundes deu em Meu Pedacinho de Chão que nada lembrava o Doto César de Amor A Caçamba

  8. Leila Mariana disse:

    Que bom que voltou Fabio @fabiogaj

  9. Sandy disse:

    A Aguinalda já se kiba Senhora do Destino faz anos. A única novidade mesmo é que dessa vez ele n vai nem desfarçar vai fazer na cara de pau mesmo. Se é pra rapoza Felpuda voltar que volte pra abalar e ser a protagonista dessa bagaça! Mas não duvido q a Naza vai ser a nova Xana com esquete a cada mês.

  10. Yuri disse:

    Tá, mas ele já não tinha trago a Nazaré em “Fina Estampa”?
    a Tereza Cristina é a Nazaré, tem as mesmas frases e as mesmas formas de matar. E teve um final meio que parecido, né?
    Preguiça do Aguinaldo

  11. Zé Emerson disse:

    A ideia é boa, como a maioria das sinopses do Aguinaldo. Vamos ver mesmo é na prática que, se contarmos com a maioria das novelas do Agui, o desenvolvimento fica meio… Diferente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *