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CoisasCast #10 – Eta Ibope Bom

Um mês depois do nosso último CoisasCast sobre novelas exportadas, Fábio Garcia e Larissa Martins tiram o pó dos microfones para conversarem um pouco sobre o sucesso de audiência de “Eta Mundo Bom”. O que justifica? O que a novela tem de bom? Teria Walcyr Carrasco feito um pacto com o demônio para conseguir bons índices no Ibope?

Além disso, rolou leitura de emails enviados para o redacaocoisasdetv@gmail.com e uma certa confusão entre os participantes que já se esqueceram como se faz o CoisasCast.

Participantes do Episódio:

Fábio Garcia (Twitter: @fabiogaj)
Larissa Martins (Twitter: @temquetamoleque)

OUÇA AGORA O COISASCAST NO YOUTUBE:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7Q9N-KV_scE]

Sem Resultados

  1. José disse:

    Acho que a grande questão é que o Walcyr é um roteirista sem igual. Ele interliga os núcleos, tira histórias do éter, não tem medo de encerrar precocemente grandes conflitos (na mão de qualquer outro novelista, Amor à Vida teria girado em torno da Paloma namorar o Bruno sem saber que ele cria a filha biológica desaparecida dela, que era, em tese, o fio condutor da história). Reparem: a Paloma descobriu a verdade no segundo ou terceiro mês de Amor à Vida, o Candinho não tardou a reencontrar a Anastácia, a Dafne se casou com o Gabriel no início de Caras & Bocas (e a história acabaria, porque ela tinha que casar pra receber a herança… mas a novela ainda durou mais uns 200 capítulos pra mais). Mesmo O Cravo e a Rosa que foi criada pra ser uma novela curtinha, eles esticaram devido ao imenso sucesso e depois do casamento da Catarina e do Petruchio – que era o conflito central – passou a ter muita reviravolta quando a Marcela surgiu e despontou como a principal vilã da narrativa.

    O Walcyr cria algo que passa despercebido e é até criticado quando usado em excesso (vide Amor à Vida e Sete Pecados, por exemplo): inúmeros, incontáveis personagens e núcleos com histórias paralelas bobas e que passam até meses andando em círculos. Passam despercebidos pelo público. Exemplo: a Olga funcionava como cúmplice do Romeu nos golpes dele, mas ninguém se importava que ela escondia de todos que era dançarina (inclusive do noivo figurante dela). Paralelamente, o Araújo era o incorruptível administrador da fábrica da Anastácia, que achava que a mulher era uma santa, enquanto a megera maltratava o enteado cadeirante. O público só queria ver se o Romeu ia corresponder à paixão platônica da Olga por ele e se o Araújo ia descobrir as maldades da Ilde; de repente, os dois conflitos foram resolvidos, a Olga foi expulsa da pensão e arranjou um emprego de babá do Claudinho porque o Araújo se separou da Ilde e de personagem secundário virou um dos personagens centrais, já que foi fundamental pra vilã central roubar a fortuna da mãe do protagonista. É essas ligações HIPER criativas que fazem as novelas dele andarem, a gente nunca sabe como vai terminar… ele pode misturar, sei lá, o núcleo da pensão da Camélia com o do médico gay enrustido… sei lá, Emma dá em cima do Osório e tenta comprar ele pra ele pagar o tratamento da Gerusa. Os personagens dele geralmente também têm caráter bastante flexível pras histórias andarem e as reviravoltas acontecerem. Nisso, não dá pra botar defeito: o cara é um mestre.

  2. Fernando disse:

    Sabe porque faz sucesso? Simplicidade, a novela é fácil de entender além de ser clichê, e pastelão rural algo que o povo adora! O que faz sucesso mesmo nessa novela é o núcleo caipira da fazenda, Pancrácio, Candinho, Maria e só os outros núcleos ninguém liga… Falo isso porque meus parentes e mãe do falam do Candinho e do famoso cegonho o resto eles nem sabem o nome dos personagens do dance/pensão e cia.

  3. babilonico123 disse:

    Êta Mundo Bom tem dado números cada vez mais absurdos. Já passou Babilônia e todas as novelas das sete entre Cheias de Charme e Totalmente Demais. Confesso que deixei a novela de lado há algumas semanas, apenas dou uma olhada de vez em quando. As tramas simplesmente ficaram desinteressantes pra mim, não que a novela seja ruim. Planejo retomar nessa semana, ou tentar, ao menos.

    Talvez seja minha preguiça misturada com crise existencial, afinal eu não abandonei só Êta Mundo Bom, mas também Anjo Mau, Haja Coração e Liberdade, Liberdade. Só fiquei com Velho Chico porque tenho uma ligação quase emocional com essa novela. Esperando ansiosamente a surra que Tereza dará em Luzia nos próximos capítulos.

    Walcyr é uma criatura sobrenatural, mesmo a pior de suas novelas teve audiência razoável. Mas gostaria de vê-lo de novo no horário das 23h, Verdades Secretas está no topo da minha listinha dessa década (melhor que Avenida Brasil sim). Vê-lo ousar em outros temas seria ótimo. Talvez uma moça da roça que é forçada a trabalhar com cegonhos pra sustentar a família? Um carro desgovernado que mata personagens misteriosamente? Aliás, por que ninguém pensou em fazer uma novela rural mais adulta? Eu pagaria pra ver o resultado.

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