domingos-montagner-globo

“Velho Chico” tem capítulo sobre morte no rio, mas isso não é sensacionalismo tá?

Todos nós ficamos muito chocados com a morte de Domingos Montagner, isso é fato. Um ator tão maravilhoso que acabou morrendo por causa de um acidente justamente no Rio São Francisco que dá nome à trama. A notícia levou muita gente a ficar na Globo e assistir à novela “Velho Chico”… e a interpretar errado uma coisinha.

Sabemos que “Velho Chico” não é nenhum fenômeno de audiência e muito menos sucesso nos trending tópicos. É uma novela que exige um pouco mais do telespectador, que muito facilmente achará a trama meio tediosa. Tudo isso serviu para afastar o público que acabou ficando para o capítulo desta quinta-feira para ver cenas do Santo (personagem do ator).

Já de cara, a novela começou com os personagens falando sobre morte. Pior, morte no rio. Na hora, muita gente já começou a acreditar que a Globo rapidamente havia reeditado o capítulo de “Velho Chico” para aproveitar a morte de Domingos Montagner, quando na verdade a questão da morte sempre esteve presente no rio de alguma forma.

A morte sempre foi uma constante nessa novela, e o rio São Francisco serve tanto como símbolo para essa entidade quanto muitas vezes é o executor. Vamos lembrar que os spoilers da novela já diziam por exemplo que a ~imortal~ Encarnação morreria afogada no rio após cenas dignas do roteiro de “A Viagem”. O próprio Santo chegou a ficar desaparecido após um afogamento no rio, episódio que acabou tendo uma repetição infeliz na vida real.

A ideia de rio das almas, ou da necessidade dos mortos cruzarem rios não é exclusiva da mitologia do velho Chico. Histórias semelhantes são encontradas na mitologia grega (que conta com o rio Aqueronte) ou mesmo repetida em culturas orientais.

Dessa forma, ao falar sobre morte no rio a novela “Velho Chico” apenas retomou um assunto recorrente em sua trama. Nada de teoria da conspiração para conseguir audiência, foi apenas uma infeliz coincidência.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

14 Resultados

  1. Iara disse:

    Desde que estreou Justiça que eu vejo uns “Perdidos no Twitter” caindo de paraquedas no meio da trama de Velho Chico, com um “ah, que novela esquisita, ah não entendo nada dessa novela, ah, novela chata”, esperando começar a minissérie. Bem que poderiam estar jogando um Candy Crush antes do que se gabar de estarem perdidos. Na quinta apareceram outros perdidos, mas dá para entender, já que o impacto da notícia causa esse efeito. Mas não teve cena do Montagner nesse dia. Foram cortadas, acho que muita gente ainda estava tentando digerir o que tinha acontecido.
    Defeitos lá e cá, realmente não é uma novela fácil, apesar do plot aparentemente clichê. Nem tão”clichê”, se pararmos de olhar só para o plot dos romances principais. Velho Chico ironicamente trouxe um ar novo para a faixa. As últimas tramas ligaram no automático e entregaram mais do mesmo. As que tentaram inovar ficaram perdidas entre a inovação e aquilo que o povo tá acostumado, como os ganchos instáveis e sem rumo de ARDJ.
    Não que Velho Chico não tenham escorregado no didatismo, mas o texto, narrativa e elenco não deixaram ela perder a densidade.
    E aí que está. O elenco. Grandes nomes, novos nomes. Elenco enxuto, como li em uma crítica, intenso. Montagner.
    Domingos Montagner. Seu trabalho preferido meu na TV ainda continua sendo o Miguel de Sete Vidas. Mas nada que diminua o Santo. Que rendeu lindas cenas com seus colegas de elenco. Elenco foi o maior êxito da novela. Que não teve núcleo de humor, apesar de ter seus personagens que estavam lá para nos dar o ar de sua graça (Lucas Veloso, por exemplo). E agora nos marca com uma tragédia.
    Eu chorei silenciosamente durante as homenagens, mas até hoje as lágrimas rolaram. O vídeo para o Gshow dele comemorando com o Gabriel e a Camila, torna tudo mais triste. Ele estava realizado com mais um grande trabalho. Elas vieram ontem na cena em que Teresa abraça o Santo, nervosa, e diz para ele que achou que tinha acontecido alguma coisa. u.u
    Como fã, foi um pouco torturante. Nem imagino o que a família e os amigos devem estar passando.
    Desculpa o textão, mas não consegui pensar conciso esses dias.
    Queria tanto ter conhecido pessoalmente. Dizer-lhe que admirava seu trabalho. Não deu tempo.
    Mas seu trabalho ficou. E mesmo não tão extenso como prometia, foi intenso e marcante.
    Sou fã do Domingos Montagner. Ele se foi. Continuo sendo.

  2. Chris Freires disse:

    Que bobagem o povo se preocupar com isso,algo tão pequeno diante dessa tragédia,é o que menos importa na verdade.

  3. Mônica Monte de Souza disse:

    E outra coisa. Tudo bem que a Rede Globo tem uma estrutura gigantesca. Mas ninguém se tocou que grande parte da equipe de produção da novela estava justamente às margens do Rio São Francisco? E para os que ficaram no Rio, foi veiculada várias vezes que todas as gravações, não só de Velho Chico, mas de outras novelas foram paralisadas. E essa tragédia pegou a todos de surpresa. É muito mimimi de gente que se acha no direito de criticar tudo. Se não mostrasse a cena, reclamariam, se mostram, reclamam do mesmo jeito.

  4. Jéssica disse:

    To chocada com a morte do Domingos, parece coisa inacreditável. A coincidência é maior ainda pelo o fato da trama ser mística e ter uma energia mais pesada e passiva de reflexão. Ontem a cena da Encarnação com o Martim (sim, eu vi a novela ontem) foi linda, mesmo sendo infeliz a comparação com a morte do Domingos. Parece uma ironia macabra que esta hora o Domingos esteja no Gaiola Encantado com outros protetores do rio que morreram se seguirmos a lógica da novela. Estava vendo comentários de gente falando que pelo o fato da novela ter mexido com rituais e culturas indígenas etc, isso possa ter influenciado na tragédia pode até parecer ignorância, mas milhares de filmes de Hollywood que tiveram cenas envolvendo misticismo ocorreram situações trágicas. Se foi, não há o que remediar, o que basta é se conformar com o baque e guardar na memória a imagem do Domingos (me dói mais ainda porque eu ia no circo dele quando ela menina…).

  5. Sandy disse:

    Por mim podem encerrar Velho chico, queimar as fitas e exibir um compacto de Sete Vidas pra gente chorar vendo as cenas do Miguel com os filhos e ficar pensando nas crianças que o Domingos deixou na terra. Tô Transtornada, não tô escrevendo e falando coisa com coisa!

  6. Samuel Viana disse:

    E ainda teve o filho da Encarnação que me parece que morreu afogado

  7. José disse:

    Acredito eu que o justo era sequer terem exibido a novela ontem, colocado alguma homenagem ao ator no lugar. Como vão encerrar mais duas semanas de novela sem o casal protagonista? Não é um casal protagonista a lá Tóia e Juliano, que ninguém sentiria falta, é um casal cujo enredo INTEIRO girou em torno. O romance de Santo e Tereza norteava Velho Chico desde a 1ª fase. Na verdade, essa novela deveria ser encerrada o mais breve possível, acredito que A Lei do Amor já esteja pronta para ser exibida.

    E a novela, não só ontem, como desde o 1º capítulo, se mostra macabra, mórbida, sombria, assustadora, cheia de esquetes, nuances, música épica, cenas arrastadas com esse rio, com simbologias, coisas místicas, relacionadas com a morte. Não é uma novela feliz. Foi o maior erro da carreira do Sílvio de Abreu como diretor de dramaturgia.

    • Samuel Viana disse:

      Não vejo como maior erro afinal mesmo a novela não sendo nenhum fenômeno de audiência está longe de se igualar aos desastres Babilônia e A regra do jogo.Velho Chico nunca perdeu ou sequer foi ameaçada por uma novela da Record.Quanto a exibição do capítulo de ontem, poderia passar 5 dias sem exibir a novela provavelmente as pessoas iriam ver as cenas do quase afogamento de Encarnação e falariam algo.

    • Zé Emerson disse:

      Concordo que Velho Chico ficou longe de ser uma maravilhosa novela e tal. Mas aí culpar o enredo/estética pela tragédia é um pouco leviano. Sendo assim, nunca poderíamos falar sobre morte, tristeza, tragédias entre outras coisas “ruins” que sempre acompanhou a humanidade porq atrai e isso e aquilo. Foi uma tragédia sim, estamos chocados, mas é isso: a morte chega tanto p quem fala sobre ela, tanto p quem evita. Não tem explicações. .. A meu ver “censurar” as coisas não adianta nada, só piora.

    • Leandro Peixoto de Melo disse:

      Parece que logo antes da tragédia já tinham gravado a última cena da novela, então não deve haver problemas de ausência de mocinho no fim da novela

    • Iara disse:

      As novelas das nove não tem o histórico de serem “novelas felizes”, solares. Muitas delas são até perturbadoras. Tampouco, não acho uma novela “infeliz”. Mas é uma novela densa, com estética mais usada em minisséries (e justamente por isso, não me incomoda), com pé no teatro e no cinema, e isso é seu maior charme. A novela das 9 sempre foi um veículo para as “massas” por isso tinha aquele dever de ser mais mastigada, mais farofa, o personagem que pega, a frase do dia, o estilo, o meme. Nada disso teve em Velho Chico. E nada disso faz ela menos apreciável. Acho que Velho Chico ajuda a tirar a faixa do automático e o vamos deixar o diferente para depois das 21h. Tira até o público do automático. Troca o público, renova o público, apresenta algo novo a quem continua cativo. Faz você simpatizar, seguir rostos novos. Mas uma nova maneira de contar uma história, ou uma história que consiga emocionar as pessoas. A lentidão na edição de cenas foi seu maior defeito, na minha opinião. Está longe de ser o maior erro da carreira do Sílvio de Abreu… Muito longe.

    • Jan disse:

      Concordo plenamente com você.

  8. Fernando Clemente Guedes Barreto disse:

    Uma macabra coincidência? Sim,uma terrível coincidência e vi muitos criticarem a emissora por justamente ontem terem exibido o quase afogamento da Encarnação,que deviam ter editado o capitulo mas gente a novela já tá na reta final sem falar que tem baixíssima frente de gravações ou seja era praticamente impossível deixar de exibir essas cenas…..

  9. Mag disse:

    To pasma com essa fatalidade até agora… Muito triste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *