aguinaldo-voar-gloria

Aguinaldinho não quer mais fazer novelas realistas (?) como “Império”

Muitos livros teóricos de novela (pois é gente, os redatores do Coisas de TV não ficam só no Flavio Ricco, tem muita cuca no lance) dizem que Aguinaldo Silva é um autor que oportunamente entra nas modinhas para escrever suas novelas. Nos anos 80 ele fazia coisas mais críticas, nos anos 90 se soltou no realismo fantástico e nos anos 2000 veio a fase realista dele. Eu já diria que não é oportunismo, e sim uma versatilidade, afinal Aguinaldinho e Walcyr são uns dos únicos autores que não ficam presos no seu mesmismo.

Estou dizendo isso porque Aguinaldo Silva usou seu site para declarar que sua vontade de escrever novelas realistas está morta, e agora ele acha que tens o que é necessário para esmagares o Ibope com tramas fantasiosas. Assim, não que suas novelas realistas tenham sido assim tãããão realistas (não sei se coloco aqui como exemplo o retorno de Tereza Cristina em “Fina Estampa”, Juvenal Antena protegendo a comunidade com um lança-chamas em “Duas Caras” ou Cora rejuvenescendo com xixi de jacaré em “Império), mas ele declarou que sua próxima empreitada será 100% voo. Inclusive, a cidade em que se passa “O Sétimo Guardião” (nome provisório) faz divisa com Tubiacanga (de “Fera Ferida”) e Greenville (de “A Indomada”).

Se Aguinaldinho disse, nós concordamos. É capaz que as novelas brasileiras passem por um processo de voada maior nos próximos anos para acompanhar as tendências e preferências do público. Dessa forma, já podemos colocar a próxima novela de Glorinha Perez, com uma sereia e uma policial lutadora de MMA, como a precursora de um novo fenômeno.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

17 Resultados

  1. Chris Freires disse:

    Eu sou mais fã do humor/fantasioso involuntário do que o planejado,costuma ser mais interessante e engraçado. Vi a reprise de Fera Ferida no Viva e achava aquelas “magias” de chover ouro,gente virando estátua etc e etc,forçação de barra. O humor involuntário de Império e Fina Estampa me agradou mais. Agora,Aguinaldo tem essa coisa em comum com Glórinha,de querer voar demais,acho que são os autores que menos me agradam e ambos só tem uma novela que realmente gostei,O Clone e Senhora do Destino. Mas com essa popularização das séries é importante os autores serem versáteis mesmo,hoje em dia vejo que Em Família não foi ruim e sim fora de época,quem acompanha a tag de Laços de Família no twitter e vê os comentários falando sempre mal do marasmo da novela (que foi um dos maiores sucessos recentes da dramaturgia Global) e que foi a mesma reclamação da derradeira trama do Maneco,todo mundo tem que se adaptar a esse novo gosto popular se não as novelas vão continuar flopando.

    • José disse:

      Concordo que os autores devem ser versáteis. Discordo de que Em Família foi exibida na época errada. Só deve ser um ou outro desavisado ou que realmente não goste do estilo Maneco que reclama de Laços de Família no twitter. Eu vejo que essa novela é uma febre no twitter como as últimas 5 novelas das 21h não conseguiram ser. É um sucesso atemporal, emocionante, com personagens muito carismáticos, conflitos que interessam ao público, casais com química, personagens amáveis, detestáveis. A única coisa que pesa é a falta de gancho decente mesmo.

      Agora Em Família era um horror em todos os sentidos. Falta de história, personagens chatos, sem carisma, péssima direção, falta de bons casais, a história REALMENTE não saía do lugar (Laços vai do romance entre madura e novinho a prima engravidando do primo pra salvar a filha com leucemia… Em Família foi do namorico absurdo entre Luiza e Laerte até……. o casamento absurdo entre Luiza e Laerte).

  2. Nathan disse:

    Vocês não vão postar nada sobre o fim da veinculação horária da classificação indicativa não?

  3. José disse:

    Gente, vocês viram a polêmica que está rolando entre Glorinha Perez e a abordagem de pessoas transsexuais em sua próxima novela? Ela vai colocar uma mulher cis para interpretar uma mulher se tornando um homem.

    • Eu_ disse:

      Achei essa polemica bem besta.
      A intenção da Glória é mostrar a transformação. Como ela mostraria a transformação de alguém que já está transformado?

    • Jéssica disse:

      Acho o seguinte: com ou sem mulher cis no papel de trans, o boicote será altíssimo. Se prepare, porque do jeito que À Flor da Pele for mostrar a transexualidade numa época tão retrógrada que estamos vivenciando, talvez ela seja mal vista pelos telespectadores e tenha suas chances de sucesso serem mínimas pelo o preconceito. A história de Babilônia é só um exemplo, claro que a novela ser ruim ajudou o fato dela ser fracasso, mas o boicote foi o que pesou mais e puxou toda a repercussão negativa que caiu sobre ela.

  4. José disse:

    Vou contra a corrente: não gostei da notícia. Prefiro o humor involuntário embasado numa boa trama folhetinesca bem-amarrada (e isso sobrava em Império e Fina Estampa) do que voltar à era de flor mágica que faz você rever fotógrafo morto, gente que vira estátua de ouro ou vilã que sai voando pelo céu gritando “eu voltarei”. Pedra Sobre Pedra eu achei razoável, Fera Ferida me decepcionou muito (como o Raimundo Flamel e a Linda Inês eram insuportáveis, valha-me Deus) e A Indomada é a única que minimamente me atrai (mais por conta do carisma da Helena e da Altiva).

    A Globo está tentando voltar aos anos 1990 e não sei até que ponto isso vai dar certo. Velho Chico mirou em O Rei do Gado e acertou em Meu Pedacinho de Chão misturada com De Corpo e Alma. Entretanto, acredito que, salvo muito engano, Aguinaldinho conseguirá índices altos de audiência como em toda fucking novela (ele é meio que um Walcyr, ambos só tiveram um fracasso cada até hoje).

  5. osnar disse:

    a ultima novela realmente boa dele foi “pedra sobre pedra”. Depois, algumas tiveram seus momentos, outras foram simplesmente péssimas. Essa falta de vontade de escrever é evidente desde “Duas caras” . ele trabalha uma sinopse até interessante mas chega no desenvolvimento fica péssimo. Núcleos constrangedores, cenas ridículas e rítimo lento dos acontecimentos. Ele deveria ter o bom senso de parar antes que chegue a sua “babilônia”

  6. Cassia disse:

    Olá, vocês podem excluir esse comentário? Não quero que esse avatar apareça.

  7. Zé Emerson disse:

    Aguinaldo e realismo puro não combinam muito. Senhira do destino, sua ultima novela mais elogiada, pecava muito quando pendia para o lado mais realista por assim dizer, mas nada que apagasse seu brilho geral. Duas Caras foi muito ruim, desculpa a sinceridade. Fina Estampa teve até uma premissa realista, mas depois Aguinaldo viu que não rolava e pesou a mão no besteirol, foi um trambolho que o público gostou. Império tbm começou com pé no realismo e era chaaaata, a novela só funcionou mesmo com as várias reviravoltas não realistas que o autor deu, eu mesmo só passei a acompanhar depois da falsa morte do comendador, e colocar a Marjiore pra substituir a Drica com a desculpa do xixi de jacaré foi a sacada mais engraçada e bem aceita que ele poderia ter. Ou seja, por mais versátil que ele tente ser, Aguinaldo funciona mesmo é no realismo fantástico. E essa notícia me anima muito. Amo.

    • Sandy disse:

      Confesso que amei fina estampa exatamente depois que o Aguinaldo escancarou e Fina estampa virou um trem desgovernado. A péssima direção do Wolf aumentava ainda mais o humor involuntário. O acidente da Amália, a volta do além da Suzana Pires irmã gêmea vingadora, o segredo de Tereza Cristina, o amante de crô, o robalo do Pereirinha etc. Eu quero trash. Império foi uma porcaria com aquela direção cult. Eu quero direção ruim. Não embalagem que não combina com o universo do aguinaldo.

      • lsureke disse:

        Imagina uma novela do Aguinaldo Silva com direção do Jorge Fernando? Era capaz do horário das nove voltar a dar picos de 50/60 pontos. Todo mundo ama um besteirol.

      • Um Noveleiro disse:

        Na cena do acidente da Amália eu tive uma crise de riso imensa. Não sei se ria mais da cara da Sophie Charlotte ou da cara de “que que eu tô fazendo aqui” da cobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *