chico-roda-vida

Aberturas de novelas que os intérpretes poderiam proibir

A notícia bomba desta quarta-feira é que Chico Buarque proibiu o uso da música Roda Viva no programa “Roda Viva”. O motivo foi que o programa tem tido um tom muito diferente do proposto, e a gota d’água para o compositor foi a entrevista com Michel Temer que era para ser uma sabatina e virou uma entrevista da Angélica no “Estrelas”. Aí Chico viu com seus advogados e mandou revogar a autorização, então a partir da semana que vem o “Roda Viva” terá uma nova música de abertura mais condizente à sua linha editorial mais branda.

Me peguei pensando o que faria se estivesse no lugar do Chico Buarque, vendo sua música sendo tocada em um programa que ele pensou que seria de um tipo, mas que revelou ser algo beeeem pior. Assim, listei outros intérpretes que poderiam mandar um email para as emissoras proibindo a utilização de suas músicas por causa da (falta de) qualidade da trama. Vamos lá?

Alcione proibindo a abertura de “A Regra do Jogo”

Imagina que legal a Marrom assinando um contrato com a Globo para que sua música seja abertura da nova novela de João Emanuel Carneiro! E imagina que tristeza o momento que a cantora senta na sala com seus familiares e não consegue nem ao menos explicar a trama pra ela mesma. Se eu fosse ela, mandava um email pedindo pra Globo tirar sua música dessa novela, pois com essa história ruim tenho sérias dúvidas se o Sol há de brilhar mais uma vez.

Mart’nália proibindo a abertura de “Babilônia”

Algo parecido aconteceu com Mart’nália, nossa eterna Tamanco de “Pé na Cova”. Sua música Pra Quê Chorar foi escolhida para ser a abertura desse novelão que queriam que “Babilônia” fosse, e no fim a novela foi apenas uma desculpa para o telespectador desligar a TV e ir ler um livro, jantar com a família, fazer um amorzinho. Se fosse ela, mandava a Globo ir conversar com seus advogados e dar um motivo para chorar.

MC Guimê proibindo a abertura de “Geração Brasil”

OK, MC Guimê tem os mesmos motivos das cantoras anteriores para proibir sua música, afinal “Geração Brasil” foi um trem desgovernado que manchou todo o prestígio que os autores ganharam com “Cheias de Charme”, mas dessa vez a coisa afeta inclusive sua música: em vez de botar a letra de sua música inteira que é bem variada, a Globo apenas repetiu eternamente duas frases do refrão e tornou a música de algo legal a algo insuportável de ouvir. NO FLOW.

Massive Attack proibindo a abertura de “Verdades Secretas”

Enquanto todo mundo aqui poderia reclamar da música sendo usada em um programa de qualidade duvidosa, esse não é o caso da canção Angel do grupo Massive Attack que é a abertura de “Verdades Secretas”. Então, afinal, qual o motivo para proibir a música de abertura? Bem, basta ver como a própria Globo não leva a música a sério e praticamente instituiu a versão “lambe lambe lambe” em vez do refrão “love you love you love you”. Acho que cabe processo, ó…

Chico Buarque proibindo a abertura de “Amor e Revolução”

Se Chico Buarque foi capaz de proibir a abertura do “Roda Viva” por causa da baixa qualidade do programa, imagina então o que ele faria com a novela “Amor e Revolução” que utiliza a mesmíssima música em uma novela que só não é a pior do autor porque ainda existe a trilogia dos Mutantes.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

18 Resultados

  1. Andries Viljoen disse:

    No caso particular na novela verdades secretas a festa de Giovanna com universitários em que o álcool é consumido à larga, a justificativa está no fato de uma mulher ter bebido mais do que devia, é a senha para que qualquer boçal se aproveite dela? Pois foi isso que o Guilherme fez com a Angel. Se o cara precisa embebedar, sedar ou drogar a mulher pra fazer sexo com ela ou usar a força física ou acuação é estupro sim!
    Veja no link https://www.youtube.com/watch?v=loAUZhwizmE
    Quem bebe demais fica com o julgamento comprometido e mais exposto a acidentes e comportamentos violentos.
    E a Novela Verdades Secretas mostrou que o Brasil tolera e incentiva o estupro a ponto de podermos afirmar que o crime faz parte da nossa cultura.
    e agora mostrou isso na Mini Serie “Ligações Perigosas” na cena https://www.youtube.com/watch?v=Jlr6iDd6bFQ.
    Por meio da culpabilização da vítima, estimulamos que as mulheres estupradas se escondam e acabem protegendo seus algozes. Afinal, é comum elas ouvirem de policias e da própria família que estavam embriagadas, usavam roupas curtas e apertadas, que andavam sozinhas à noite ou não deixaram claro que não desejavam o ato sexual. A vítima, portanto, sente medo e vergonha de denunciar.
    A sexualização da mulher como objeto é outro fator que estimula o alto número de casos. Desde crianças aprendemos que o corpo da mulher é um objeto que pode ser consumido como qualquer outro. O menino cresce acreditando nisso e, o pior, a menina também.
    O estupro tornou-se, portanto, tão banal que passou a ser aceito e tolerado.
    É preciso que fique claro: nenhuma mulher merece ser estuprada. Ela é dona do seu corpo e a única que pode dele dispor. E a culpa nunca é da vítima, independentemente da sua conduta. Esses são pressupostos básicos para que o crime de estupro deixe de ser parte da nossa cultura.
    E nada justifica um crime desses.. quem propõe um argumento como desse tipo tem o caráter no mínimo duvidoso…

  2. GH disse:

    Pq não reclamaram do tom ameno da entrevista do Jó com Dilma? Hipócrisa mandou beijos O programa tem 30 anos, a linha editorial atual não pode ser usada pelos críticos dela para atacar o programa, pois ele é muito maior e transcende qualquer posição ideológica momentânea. Posição essa que está ligada aos seus editores e não à “instituição” do programa. Isso é mais um atraso do jornalismo no Brasil, as pessoas não sabem distinguir uma coisa da outra.

    • José disse:

      1. Porque o Chico Buarque é contra o governo Temer, que é ilegítimo, e por mais erros que houvesse na condução do governo Dilma (e independente do Buarque apoiá-la ou não), ela foi eleita pelo voto popular.
      2. Porque a Globo não é uma emissora dita alternativa conhecida há anos por promover justamente a CULTURA e um jornalismo limpo e transparente (ao contrário da tendenciosa linha editorial da família Marinho).
      3. Porque nenhuma música do Buarque é tema de abertura do programa do Jô.

      Respondido?

    • Roberto disse:

      Qual é a proposta mesmo do programa do Jô? Pois é, pare de usar argumentos sem sentido

  3. Rafael T. disse:

    Achei ofensivo a parte que comenta sobre a música de Verdades Secretas HAHAHAHA e daí que resolveram botar a versão suja (explicit) da música? É novela das onze tá? Pior que isso, é a música instrumental de Liberdade 2X.. O pior nem é isso em si mas no Vídeo Show eles chegaram a exibir a versão limpa (Clean) sem os palavrões no refrão quando davam um resumão do ep anterior

    • Leandro Peixoto de Melo disse:

      Não existe versão explicit da música, o refrão é só “love you love you” mesmo. O Fábio tá falando sobre parecer que tão cantando “lambe” e o povo começar a chamar a música de Lambe Lambe.

    • José disse:

      Eu acho a música de abertura de Verdades Secretas simplesmente a cereja do bolo da novela. Ela era absolutamente deliciosa, perturbadora, soturna, ameaçadora, cada tomada, cada gancho com aquele instrumental macabro casavam perfeitamente com a fotografia escura e a proposta de suspense contínua da obra. Foi realmente uma obra prima essa novela. Não sei se o Walcyr escolheu o nome da protagonista por causa da música ou se ele deu sorte de existir uma música desse tipo chamada Angel. Até o nome da banda era simbólico: Massive Attack.

      • lsureke disse:

        Walcyr já tinha fixação por esse nome há muito tempo, basta ver o pseudônimo que ele usou para escrever Xica da Siva: Adamo ANGEL, tá tudo interligado Brasil!

  4. lsureke disse:

    E Maria Betânia poderia proibir a versão do Daniel da Maravida em Amor à Vida! Só de lembrar daqueles agudos me dá uma aflição…

    • Leandro Peixoto de Melo disse:

      O autor dessa música na verdade é o Gonzaguinha, apesar da Bethania ter gravado primeiro. Tô impressionado do Fábio ter esquecido esse exemplo. Será que ele achou, como o artista já faleceu, a piada não funcionaria?

  5. Sandy disse:

    A única coisa que se salva em “amor & revolução” é a abertura…

    • José disse:

      Acho a proposta da novela muito boa, apesar de que totalmente inconcebível no Brasil de 2016 dos apoiadores do Bolsonaro e do Trump… o problema é que o texto do Walcyr se transforma em poesia pura perto do texto do Tiago Santiago… é MUITO ruim, e ainda na boca de atores canastrões, não tinha ali um Marco Nanini ou uma Marieta Severo pra salvar não…

      • Sandy disse:

        Vdd até mesmo a proposta de Os mutantes seria promissora na globo se fosse feita com um bom ator, ou até mesmo o remake de Um rosa com amor

      • Rafael T. disse:

        Temos que concordar que o SBT havia feito um grupo de discussão e decidiu interferir no texto, diminuindo as cenas de tortura e focando mais no romance nem a entrevista que tinha ao final de um sobrevivente da ditadura escapou das modificações, resultado: terminou pior do que começou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *