helo-chata-demais-lei

Crítica: Alguém aí se importa com a Helô de “A Lei do Amor”?

Essa semana eu vi em alguma rede social alguém compartilhando uma matéria sobre os personagens de “O Sétimo Guardião” (a próxima novela de Aguinaldinho Silva, aquela lá que vai ter a Nazaré de volta) terem poderes especiais com um certo espanto. Não entendo essa comoção sobre poderes mágicos quando temos uma protagonista superpoderosa em pleno horário das nove. Sim, estou falando dela mesma, Helô Mello, a mocinha de “A Lei do Amor”. Talvez você não sabia de suas habilidades especiais porque ninguém tá assistindo a esse trem desembestado em forma de novela desinteressante, mas a Helô tem um incrível poder: ela consegue ser totalmente irrelevante na própria novela em que protagoniza.

Esse dom de Helô não é algo de nascença, afinal a personagem da primeira fase era totalmente diferente desta Helô que vemos em “A Lei do Amor”: era sonsíssima, era enganada pelos vilões com os planos mais imbecis do mundo e tinha tudo para ser uma maravilhosa protagonista sofredora de novela mexicana. No entanto o tempo passou, a argamassa na cara do Tarcísio Meira foi tirada e a nova Helô se tornou alguém completamente sem brilho.

resumao-a-lei-do-amor-01

Não importa se a mocinha de sua novela seja uma moça pobre que aceitou um trampo de dançarina na Turquia ou se é uma mulher que trabalha como leiloeira e não superou o ex, a história precisa rodar ao redor dessa personagem. Ela tem que ser a pessoa mais importante daquele universo, imprescindível para os acontecimentos. Quando as duas mocinhas de “Belíssima” precisaram se ausentar ao mesmo tempo por motivos diversos, Silvio de Abreu pouco tinha o que fazer a não ser criar uma barriga de suas semanas na qual nada acontecia, afinal a história não ia pra frente sem Júlia (Gloria Pires) e Vitória (Claudia Abreu).

Mas e a Helô? Alguém já percebeu que se ela for retirada da trama por uma semana inteira nem vamos sentir a falta dela? E antes que me acuse de ser maldoso com essa personagem ~lacrativa~, fiz a experiência de ir no site oficial de “A Lei do Amor” e dei uma busca nos vídeos para ver as cenas que a personagem tem participado. Vem sentir sono comigo:

helo-desinteressante-01

Minha Santa Clara do céu, olhem que personagem incrível: ela apenas conversa com amiga em seu trabalho chato, tem longas cenas de romance com um homem mala (que não tem amigos da idade dele, lembre-se disso) e fala suas desconfianças sobre a trama principal da novela na qual ela nem faz parte direito. Se você entrar no site da novela AGORA (dia 23/12), a primeira notícia envolvendo Helô é de QUATRO DIAS ATRÁS e é sobre conversa de casal com o Pedro. Helô falha miseravelmente em ser qualquer um dos dois tipos de mocinhas aceitáveis de novela: ela não é nem alguém que torcemos e ao mesmo tempo não é alguém que odiamos. Ela nos causa um belíssimo nada, um grande vazio, uma sensação de desimportância imensa.

É meio sintomático que o grande Silvio de Abreu, que mexe nas novelas durante a exibição na tentativa de agradar sabe-se-lá-quem, não tenha percebido que o maior problema de “A Lei do Amor” não seja a trama que é parada/rápida, ou nem a história política que não deslanchou. O grande problema é que não nos importamos nem um pouco com uma personagem, e em vez de vermos conflitos, discussões e términos injustos, perdemos minutos de nossas noites vendo um casal sem sal conversando sobre terem filhos juntos como se estivessem num último capítulo de novela.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

45 Resultados

  1. Mariah Machado disse:

    Gente, mas qual seria o problema de ter amigos/as mais jovens?
    Confesso que me surpreendeu esse julgamento restritivo vindo de você, Fábio.
    Sou uma mulher de 37 anos. As conhecidas, antigas amigas, estão todas inseridas em um contexto em que não caibo. Elas casaram, tiveram filhos, muitas abdicaram da carreira pra cuidar da família e aquelas que continuam trabalhando, sei lá, talvez pelas demandas do cotidiano, perderam aquilo que era fundamental na nossa relação: a capacidade de rir. Rir de si mesmas inclusive.
    Daí, sou professora universitária e me vejo rodeada de jovens na faixa dos 20 com quem consigo me comunicar de maneira fluida. Aliás, por conta disso, vivo aqui no seu site, porque me identifico com a sua verve cômica-sarcástica.
    Seria eu uma aberração?
    Me intrigou bastante a ênfase dada à faixa etária do Pedro… talvez, eu deva aproveitar o restante do dia de natal para refletir e bolar estratégia de me inserir no espaço mais adequado à minha idade… 😛

    • Leandro Peixoto de Melo disse:

      Eu entendi que ele quer dizer que o Pedro só faz amizade com adolescente, e que aparentemente não tem afinidade alguma com gente mais velha com exceção da namorada, o que é mais um indício da imaturidade que ele sempre demonstra. Por outro lado, analisando o que eu sei dessa trama que não assisto, quase todos os adultos que ele conhece são canalhas. De qualquer forma, não acho que o Fábio esteja fazendo realmente um “julgamento restritivo”, ele só detesta o personagem e pega qualquer coisa que seja engraçada pra zoá-lo cada vez mais.

  2. Enigman disse:

    Sério que vocês não gostam da Xanaia? Quando eu ainda assistia, ela era a personagem menos insuportável fora do núcleo principal, mesmo sem relevância nenhuma na trama.

  3. Manuela disse:

    Concordo totalmente com a crítica. Acho a Claudia Abreu uma excelente atriz, Chayene era uma curica maravilhosa, e eu amava a Laura cachorra haha <3 mas a Helô, mesmo não sendo aquela songamonga tradicional pra mim, já não é protagonista tem tempo. Perdeu função e não tem conflito com mais ninguém. Ela já teve ótimos embates e cenas, mas a personagem agora parece se resumir ao Pedro, e algumas conversas triviais com Salete e Yara, a possibilidade de algum revés interessante com ela me parece quase nula. "Helô falha miseravelmente em ser qualquer um dos dois tipos de mocinhas aceitáveis de novela: ela não é nem alguém que torcemos e ao mesmo tempo não é alguém que odiamos" também vejo assim. E mesmo que quiséssemos torcer por ela, porque faríamos isso? Não tem motivo para isso, a história da Helô da primeira fase para essa perdeu a razão de ser, logo torcer por ela não desperta interesse nenhum. A relação conflituosa dela com a filha, Letícia, se resolveu de uma semana para a outra, o que se pode explorar entre elas ainda? Nada. É a heroína do enredo que está ali pra ser e só. Cheguei a pensar que quem dividiria esse protagonismo com a Helô seria a Isabela, mas o sumiço da personagem por tanto tempo cooperou contra, e você até se questiona qual é realmente a relevância de trazer uma personagem de volta depois de tanto tempo fora da trama. Tem hora que me pergunto se esse protagonismo 'invisível' da Helô não é um retrato da própria novela e das mudanças super equivocadas que a trama vem se submetendo ultimamente. E concordo com quem falou sobre o fio condutor da história, não vejo com clareza qual é o mote da novela, do que ela trata. Incrível como as tramas das 21h vem respirando por aparelhos nesses últimos tempos.

  4. Luara disse:

    Eu tenho entojo do corte de cabelo dela…olha só que implicância kkkk

  5. Chris Freires disse:

    Engraçado ler esse texto bem na semana que eu notei a mesma coisa HAHAHA Até comentei com a minha mãe acho que na Terça,que a Helô mal estava aparecendo na novela e não é de hoje que eu falo que a Isabela foi muito mais protagonista que Helô e agora que a jovem se tornou apenas um fantasma na praia todos os outros personagens passaram a ter mais relevância que a Helô e eu não vi o mesmo acontecer com o Pedro,apesar de ser chato,ele até que participa de várias coisas do núcleo principal. A Helô só tinha a utilidade de brigar com o Tião,ser infiel ao Tião com o Pedro e brigar com a filha chata por causa do Pedro,mas agora que ela se separou do Tião e o mesmo ta cagando e andando pra ela e resolveram mudar a personalidade da Chaticia e agora ela tem uma relação boa com o pai biológico simplesmente acabou o núcleo dela.Na primeira fase a utilidade dela era vingar o pai em um caso que já foi morto e enterrado na novela e lutar contra todos pra ficar com o Pedro,na segunda fase nem a Magnólia ta ligando mais pra esse casal,que é tão irrelevante que ninguém quer separar,não tem conflito algum. Não tem mais o que ela fazer a não ser conversar com os demais personagens e falar da vida dos outros e claro … ter ceninhas chatas de amorzinho com o Pedro.

  6. Willian disse:

    Concordo totalmente. Helô parece não ter sido boa o suficiente para conduzir o protagonismo deste trem desgovernado chamado “A Lei do Amor”. A Isabela, que, na minha opinião, era uma boa aspirante à mocinha, sumiu do mapa para nunca mais voltar e está sendo tão subaproveitada quanto a mais longeva planta da história, o Fausto do Tarcísio Meira. Só resta desejar que ainda haja tempo para a novela ser colocada nos eixos – não custa sonhar. Feliz Natal!

    • José disse:

      Eu achei que iam fazer o que fazem em todas as novelas da atualidade: focar num casal teen que as shippadoras amam (como Rafa e Laís em Babilônia e Olívia e Miguel em Velho Chico). No caso, Isabela e Tiago. Mas não… estou tentando entender a “morte” da Isabela até agora… será que vão tocar o foda-se e falar no final que ela morreu mesmo?

      • Um Noveleiro disse:

        Eu espero que não. Tava previsto pra ela voltar, mas até agora nada. Ela ia voltar e se revelar pra Flávia (Maria Flor). Disfarçada, ela ia voltar pra se vingar do Tiago. Espero que assim seja, pq comecei a assistir mais ALDA depois do atentado deles. A novela parecia que ia engranar, mas voltou ao mesmo marasmo de sempre. Espero que a Isabela volte logo e quem sabe movimente alguma coisa interessante nessa salada maluca.

  7. Thiago São Tomé disse:

    Eu estava pensando na situação da Helô esses dias. Ela não aparece na novela, e também não faz falta. É uma personagem sem objetivos, sem conflitos, está tudo bem na vida dela. Para movimentar a personagem, nos próximos capítulos, Helô salvará Fausto de um atentado na festa de Ana Luiza. Quase uma participação especial.

    Não entendo, Maria Adelaide Amaral é uma autora de boas histórias. Não vejo nada dela nessa novela. Mas bem que ela falava que nunca iria fazer uma novela das nove. Seria bom se ela tivesse mantido a palavra. De acordo com a entrevista que ela concedeu ao Nilson Xavier, na ocasião da estreia da novela, ela falou que o Vincent Villari a convenceu de escrever uma trama para às nove, e que A lei do Amor seria uma novela para às onze da noite.

    Acredito que quando uma novela dá errado é igual a seleção brasileira quando está perdendo. Ninguém dá conta de nada, o destino é o precipício. A ansiedade, nervosismo, medo e insegurança atrapalham a criatividade dos autores, e eles acabam se perdendo. Outros autores intervém na história que não fora idealizada por eles, o resultado é a descaracterização forçada dos personagens e enredos vazios.

    O mais certo é encurtar “A Lei do Amor” e acelerar as filmagens de “A Força do Querer”. Novela não é igual carro velho, que pega na terceira, quarta vez.. Novela se não pega no começo, não pega mais de jeito nenhum.

    • José disse:

      Algumas novelas conseguem se salvar do buraco com reformulações, são vários os exemplos:

      Torre de Babel após a explosão do shopping
      O Dono do Mundo após algumas reformulações
      A Favorita depois da revelação de que a Flora era a vilã
      Morde & Assopra depois de focar na trama da Dulce
      Esperança, Salve Jorge, Passione e A Regra do Jogo também engrenaram na reta final, de certo modo
      América e Caminho das Índias também passaram por mudanças, inclusive nos casais protagonistas

      A questão é que no horário das 21h, desde que começou essa maldição, parece que é lei iniciar a novela e com menos de um mês já ir ouvir essas malditas donas-de-casa pra fazer as mudanças valorizando o que elas não gostam e eliminando o que elas não gostam como se isso fosse surtir algum resultado. Tem casos que o autor tem uma boa história pra contar mas não consegue contá-la desde o início (caso de A Regra do Jogo por exemplo), então o certo é deixá-lo livre. Mas tem casos que o autor não sabe o que está fazendo ali, e eu acredito que seja o caso de A Lei do Amor. Duvido que tenha algo mirabolante por trás de tudo que está indo ao ar, a novela é tão colcha de retalhos quanto Babilônia, Sol Nascente ou I Love Paraisópolis.

  8. Robert disse:

    E só o que posso comentar é:

    VEM COM TUDO JEIZA. Porque se tem uma coisa que Gloria Perez faz bem são mocinhas….

    E já viram essa foto maravilhosa? IMPOSSÍVEL ser uma mocinha ruim (na verdade, pode até ser ruim, mas pior que Helzzzzzzzzzzzzzzzzz acho dificílimo)
    http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2016/12/paolla-oliveira-jeiza-fabio-rocha-.jpg

  9. Leila Mariana disse:

    Fábio @fabiogaj Fábio @fabiogaj para com isso minino! Heloísa é ótima mocinha assim como Claudia é ótima! A melhor atriz brasileira e se você continuar com essa patacoada vou ter que duvidar de sua capacidade de tecer críticas!

  10. José disse:

    Dica, Sílvio de Abreu::: o salvador da pátria está de férias, segue foto dele pra refrescar sua memória

    http://registropop.com/wp-content/uploads/2015/11/post164.jpg

    • Sandy disse:

      Eu acho que Walcyr nem vai vir com uma nova Verdades secretas. Tenho quase certeza que ele vai optar por tudo o que já deu certo em seu universo, se não porque a novela se passaria na roça. Ctz que será um feijão com arroz com direito a núcleo caipira e tuso

      • Jéssica disse:

        Amigas, o Walcyr pode vir até com uma nova Babilônia que mesmo assim não deixará de marcar mais de 33 de média e repercussão altíssima nas feiras, supermercados, escolas com personagens populares e trama de fácil identificação. Mas agora deixando a ironia de lado, concordo com a Sandy com o fato do Walcyr vier com algo mais feijão com arroz. O público desse horário é mala e atende pelo tradicional.

      • José disse:

        É, não tenho tanta esperança de uma nova Lacres Secretos, mas falei do Reicyr mais pela questão da audiência garantida mesmo

    • Rafael T. disse:

      O Walcyr só foi escalado de última hora para barrar ” O Apocalipse” de lavada no confronto direto..Já que viram que com JEC, a Vivian de Oliveira podia ganhar força e estão colocando todas as fichas nele, já que se saiu melhor no confronto com Carlos Lombardi

      O Apocalipse será a primeira novela biblica que se passará nos dias atuais e terá a destruição do reino de Babilônia como continuação ddO Rico e o Lázaro , o dia do arrebatamento e a vinda da besta. Está circulando por aí que o Guilherme Winter será aucifer. Vamos esperar pra ver

      • José disse:

        Nossa, mas depois do Apocalipse vai sobrar alguma novela bíblica pra fazerem?

        • Rafael T. disse:

          Bem a RecordTV costuma ser bem instável as vezes e tudo é possível nessas tramecas biblicas, só sabemos que “O Apocalipse” promete causar já que o público pra esse tipo de novela já está consolidado. Agora, só não foi de graça que a Globo deixou Reicyr furar a fila das 21h do nada e reaproveitar o mesmo elenco da novela que não foi da Duca e Thelma..Foi por questões estratégicas de programação.

          Vamos lembrar que Maneco era pra vir depois de Salve Jorge mas como filho dele morreu, Em Família foi adiada em um ano e Amor a Vida (até então sendo chamada de Em Nome do Pai) foi antecipada

    • Rafael T. disse:

      A novela dele vai se passar em Tocantins

  11. José disse:

    Só uma curiosidade: por que Belíssima perdeu a Júlia e a Vitória por duas semanas?

  12. Sandy disse:

    Como eu mesma comentei em outro post ALDA tem sérios problemas estruturais, que vem desde de a sinopse fraca: uma vilã diva que separa um casal no passado, no futuro eles se reencontram voltam e não se separam mais. Sem falar que Peloísa não tem nem mesmo carisma e química o que só agrava a situação. E as mudanças só pioram a novela: Perfis interessantes como o da Jéssica, que carmenizou e hoje só aparece sendo bebezuda com o Bruno (outro bom personagem que já era pequeno e diminuiu ainda mais, ou o de Aline que mesmo sendo uma vilã teen gratuita poderia dar um gás no romance puramente sexual da Salete com aquele frentista motoqueiro do mau, ou até mesmo da Lady Lu que tinha um papel importante na casa dos Leitão e passou a apenas esquetes alá Zorra Total com Cucu e Mildeide. Ao decidir enxugar os personagens pq diabos não deram fim a Camila, a Mileide, ao núcleo da pensão? Pq só acabaram com os únicos bons perfis da novela, triste.
    Ps: Não vou nem comentar que ultimamente a novela virou apenas cenas de sexo constrangedoras entre Tião e Mag, Beth e Ciro e o frentista e a Salete. Parece que o Linhares tá kibando Giba, The new Babilônia.

  13. José disse:

    Eu só mudaria uma coisa nesse texto, Fábio: o problema principal não é nem a falta de relevância da Helô, e sim de uma trama que a gente possa chamar de fio condutor. A novela basicamente se inicia com um clichê de mocinha pobre e mocinho rico apaixonados separados por uma armação da vilã, e hoje gira em torno do que??? Da obsessão do Tião Bezerra pela Magnólia??? Helô e Pedro sequer têm motivações, propósitos, até mesmo esse projeto de gravidez é uma forçação de barra (Cláudia Abreu tem 46 anos, acorda pra vida Maria Adelaide Amaral).

    Helô não é a primeira nem a última protagonista desnecessária ou que perdeu a função na trama central, mas certamente é o primeiro caso em que eu vejo que não tem ninguém pra substituí-la. No caso de Em Família, apesar da novela ter iniciado girando em torno daquele amor “fênix” cheio de mágoas entre Helena e Laerte, na 2ª fase ela virou uma chata amargurada reclamona sem função a não ser reclamar, mas a novela passou a ter em Luiza e seu romance doentio com Laerte um novo mote central. No caso de Passione, que era um trem desgovernado no sentido de falar quem era protagonista e quem não era, a mocinha Diana pode não ter funcionado, a anti-heroína Melina pode ter virado vilã, a Bete podia ser meio inútil, mas tínhamos a vilã Clara e a história girava SIM em torno dela. Recentemente, em Haja Coração, o público não achava tão interessante assim o triângulo amoroso Tancinha-Apolo-Beto, mas tinha a trama do casal Shirlei e Felipe ali roubando a cena.

    Com Helô e Pedro está acontecendo um fenômeno parecido com I Love Paraisópolis, com algumas diferenças sutis. Mari e Benjamin iniciaram a novela como um casal protagonista tradicional (mocinha pobre e mocinho rico inclusive), com vilões, barreiras sociais, conflitos e trilha sonora bonitinha. A novela simplesmente PARECIA que ia ser uma comédia romântica água-com-açúcar tradicional tipo Alto Astral, mas não se sabe quando simplesmente virou um trem desgovernado. Mari e Ben ficaram juntos, decidiram se casar e….. se casaram! Na metade da novela! Depois disso, não se separaram mais e TUDO o que se seguia eram os dois juntos e felizes em cenas românticas conversando sobre ter filhos, desabafando com os amigos ou comentando as patifarias da trama central em que eles não estavam mais inseridos (aquela disputa absurda de Gabo e Dom Pepino pela favela de Paraisópolis, enquanto a Margot e o Grego roubavam a cena como um casal mais interessante e esquetes de humor impediam a novela de simplesmente chegar ao fim). Teve até um texto da época falando que os autores estavam apostando no Lima Duarte pra salvar a reta final da novela e que ele estava aparecendo o dobro de vezes do que a própria protagonista. Comentaram o descalabre da Bruna Marquezine, em plena última semana de novela, ter como ápice de gravação uma cena de um sonho da Mari em que ela era uma princesa disputada por dois príncipes – Ben e Grego, no caso. Isso porque não existia mais SEQUER a possibilidade dela se separar do Ben pra reatar com o Grego. Não teve nem o tradicional sequestro de mocinha, não teve NADA. O último capítulo da novela serviu pra mostrar a redenção do Grego e a punição dos vilões Gabo e Dom Pepino, a Marquezine só apareceu na última cena pra falar ‘e aí galera, acabou, flw vlw’.

  14. Teles disse:

    Que marmota kkkkkkkk
    Esse tanto de mudança pra novela continuar no flop, parece que a globo não entende que seguir o que esses grupos de discussões pedem é um tiro no pé, quanto mais mudam mais afunda

  15. marclio disse:

    Fabio is just another asshole who will be disappointed to find out what really listens. Thanks to that asshole generation watching anime even after bearded, the world stopped evolving and is increasingly asshole and ashamed of. grow up.

  16. Zé Emerson disse:

    Helô nada mais é que a personificação da novela inteira. Ngm liga… a tv no horário das 9

  17. Teles disse:

    Título de maior decepção do ano com certeza fica com A Lei do Amor, a novela que prometia ser boa acabou sendo tão insuportável quanto Em Família e Velho Chico. Protagonistas e vilã ofuscadas, trezentos personagens chatos e sem carisma (alô mileide, chaticia, analu e 99,9% do resto do elenco). E não vai ter mudança que salve esse trambolho, acho que nem um terremoto ala Janete Clair conseguiria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *