tieta-tieta

Sabe quem vai voltar? Ela mesma, Tieta

Tem umas novelas que fizeram muito sucesso na época em que passaram, mas que a geração mais jovem só conhece de ouvir falar. É o caso de “Tieta”, novela baseada na obra de Jorge Amado que foi um grande sucesso no fim dos anos 1980 começo dos anos 1990. Com estreia em 1989, Tieta contava a história de Tieta (Betty Faria), uma mulher à frente do seu tempo que vive na conservadora cidade de Santana do Agreste. Lá ela é rechaçada pela comunidade e por isso vai embora ainda jovem, mas volta já uma mulher bem sucedida pra sambar na cara da galera da cidade.

Como a novela estreou em 1989, tem muita gente que já ouviu falar muito de “Tieta”, que já se divertiu com a história de Perpétua, que guardava o falo de seu marido em uma caixinha, dentre outras passagens inesquecíveis da trama, mas nunca conseguiu assistir à novela inteira. E pra essa galera a gente tem uma notícia boa: é que a trama escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Moretzhon vai ser reprisada no Viva a partir de maio deste ano. A informação foi confirmada pela colunista Patrícia Kogut.

“Tieta” era uma das novelas mais pedidas pelos assinantes e parece que o pedido foi finalmente atendido. A trama substituirá “A Gata Comeu”, na faixa das 15h30, com reprise às 0h45. Vale lembrar que “Tieta” só foi reapresentada uma vez em 1994 no “Vale a Pena Ver de Novo”. A Globo tem DVD dessa trama pra vender, caso você não aguente esperar pra ver na TV.

Estamos bastante ansiosos porque pelo menos eu, que nasci no ano que a novela estreou, nunca tive a oportunidade de assistir à trama inteira. É bem legal que o Viva reprise essas novelas clássicas que muita gente nunca conseguiu assistir, como foi o caso de “Vale Tudo”, por exemplo. Apesar da gente já ter tido muito spoiler da novela inteira por ter sido uma novela que marcou época, é sempre legal ter a oportunidade de reassistir um trama tão clássica. Que venha maio. Já estamos desde já rebolando no ambiente de trabalho ao som desta canção:

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

17 Resultados

  1. Silvia Leal disse:

    Quero te agradecer por tanto conteúdo interessante do seu site. Sempre que eu puder estarei aqui para desfrutar dessas informações. Obrigado mesmo

  2. Enigman disse:

    Gente. Cade os podcasts?
    T.T

  3. Chris Freires disse:

    Eu amo tanto o Viva porque mata minha curiosidade de assistir várias novelas do tempo em que eu nem sonhava em nascer,como é foi o caso de Dancing Days,Torre De Babel que eu só lembrava do Jamanta porque era muito pequena,até mesmo Pai Herói,A Gata Comeu até que não porque se não me engano já vi duas vezes no VAPVD. Mas uma decepção minha foi Fera Ferida,era muito confusa,espero que não tenha essa decepção com Tieta também.

  4. osnar disse:

    Tieta talvez seja minha novela favorita mas realmente não é perfeita.
    Há uma subtrama que é muito chata (Ascânio e Leonora – Reginaldo Faria e Lidia Brondi).
    O fio condutor da novela é muito bem conduzido apesar do clima de zorra total que reina principalmente o núcleo de Perpétua. Mas é muito engraçado e divertido. O elenco todo é muito bem escalado, de uma época que não tinhamos pseudo-modelos e atores de verdade em todos os papéis.
    A trilha sonora é outro destaque, saudades de uma trilha que combine tanto com a novela.

    • Ceci disse:

      sempre existiram pseudo-atores e modelos nas novelas. Vcs romantizam demais o passado. Vai dizer que Vera Fischer, Silvia Pfeifer, Nuno Leal Maia são bons atores?

      • José disse:

        Também acho essa romantização do passado insuportável. Muita gente dá a ideia de que só no passado a Globo tinha ator bom, autor bom e consequentemente produzia novela boa… inclusive algumas dessas novelas “cult” na verdade são só mais do mesmo. Eu lembro que quando eu era adolescente e fazia parte da comunidade do orkut do Vale a Pena Ver de Novo, as pessoas IDOLATRAVAM Mulheres de Areia como se fosse uma obra prima do Machado de Assis. Quando eu finalmente pude assistir a novela, em 2011, achei ela uma trama absolutamente COMUM. Não é ruim, tem uma boa história, ótimo elenco, é interessante e gostosa de acompanhar, mas pelo amor de deus… menos, né amores? BEM menos.

        O mesmo vale pra atores. Eu fico puto quando desvalorizam atores jovens excelentes como se fosse requisito pra ser bom ator ser velho. Ou a Ana Lúcia Torre, Suely Franco, Neusa Maria Faro, Hilda Rebllo e Daisy Lúcidi atuam melhor do que a Isabelle Drummond, Carol Castro, Camila Queiroz, Sophie Charlotte e Marjorie Estiano? Dá um tempo, né galera…

        • José disse:

          E outra coisa: muita gente fica choramingando que a Globo não dá mais oportunidade pra atores veteranos brilharem nos papéis principais das novelas e que as Brunas Marquezines da vida é que estão assumindo os papéis de protagonistas… será que essas pessoas conhecem uma coisa chamada TEMPO? A Regina Duarte tinha 20 e poucos anos lá em 1972, quando ela foi a mocinha de Selva de Pedra. A Bruna Marquezine não era nem um espermatozóide naquela época. Mas acordem, é 2017, os atores de 20/30 anos que faziam os protagonistas das novelas romantizadas hoje estão com 60/70 e os autores simplesmente não podem dar pra eles esses papéis ou simplesmente começar a escrever novelas que girem em torno de personagens da terceira idade exclusivamente pra agradar os bonitos sendo que tem muita gente boa e jovem (e como é de praxe, as Brunas Marquezines um dia terão 70 anos e vai ter gente que nem nasceu ocupando os lugares que elas ocupam hoje).

  5. José disse:

    Deus me livre de Pátria Minha… o povo superestima demais o Gilberto Braga. Novela boa ele fez pouquíssimas… se for pra reprisarem ele, que escolham Celebridade

    Tieta, pelo que eu vi no Novelão do Vídeo Show, parece mais uma novela cheia de esquetes do que de plots relevantes (estilo Roque Santeiro)… não tem um grande enredo, algo que a gente tem que esperar… começa com ela voltando pro Agreste rica e poderosa, aí se sucede várias ações dela (trazendo luz elétrica pra cidade, brigando com o pai – ele morre depois que ela descobre que ele guardou todo o dinheiro que ela mandava no colchão -, brigas com a Perpétua depois que ela seduz o sobrinho, depois aparece o Arthurzinho, que é um vilão que chantageia ela, idas e vindas com o José Mayer, repagina o visual da madrasta oprimida pelo pai dela)… mas tipo, esquetes mesmo, sem uma grande expectativa pra uma resolução de conflito ou final feliz (mais pelas traminhas paralelas do tipo o Ricardo tirar a Imaculada das garras do coronel Artur da Tapitanga ou descobrirem quem é a Mulher de Branco). Mas provavelmente vale a pena pelas atuações (Betty Faria, Joana Fomm, Ary Fontoura, Sebastião Vasconcellos, Arlete Salles, Miriam Pires, Cássio Gabus Mendes, Lídia Brondi, Lília Cabral, José Mayer e Reginaldo Faria em estado de graça).

    • Roberto Filho disse:

      E’ isso msm Jose, Tieta n tem um fio condutor forte q se desenrola do inicio ao fim, e’ basicamente uma novela de esquetes, tipo Fina Estampa, onde o carisma dos personagens e’ q sustenta a novela.

      Agora sobre o Gilberto,n e’ q ele seja superestimado,ele teve uma importancia historica imensa pras novelas,inovou na linguagem,tornando mais coloquial,realista,agil. Seu texto e’ muito bom,ainda hj me arrepio vendo cenas classicas dele,entao tudo q leva seu nome chama atencao,acontece q ele veio caindo ano apos ano,sua ultima novela boa msm foi celebridade,q ainda assim era um punhado de seus cliches misturados: Laura,Marcos e Renato Mendes eram nada menos q a versao 2000 de Fatima,Cesar e MarcoAurelio de ValeTudo.
      Queria conhecer mais sua obra dos tempos aureos,onde ele escrevia mais e tinha mais inspiracao. DonoDoMundo foi muito melhor q as recentes do horario nobre,q texto forte e critico era aquele.
      Ele era muito bom,pena q foi perdendo o jeito pra coisa…

    • Mayla disse:

      Quem disse Pátria Minha? Eu assisti essa novela na época, além de ter sido muito fraca (a mocinha Claudia Abreu lutava contra todos os tipos de injustiçaszzz) e a novela desandou do meio pro fim, com a briga da Vera Fischer e do Felipe Camargo (na época casados), SPOILER que o autor inventou um incêndio e matou ambos. Colocaram Luiza Thomé pra tapar o buraco de última hora.
      Essa novela tinha pouquíssimas coisas boas.E no momento eu não me lembro de nenhuma, hehe.

      • osnar disse:

        patria minha foi a babilonia dos anos 90… deu 43 pontos contra 54 da antecessora (fera ferida).. um mega fracasso pra época.. além de 1000 problemas na produção. eu nao vi a novela, mas lembro que a vilã da marieta severo era ótima, tipica vilã do gilberto.

  6. Rafa disse:

    Eu tô curioso pra ver.. Está sendo uma grata surpresa acompanhar Torre de Babel, agora Pátria Minha e Corpo a Corpo. Eu morro pra ver essas duas !!

    • Roberto Filho disse:

      Tbm,Patria Minha seria ideal p continuar a sequencia do Gilberto Braga, adorei DonodoMundo apesar de ter sido tao malhado na exibicao original,o texto do Gilberto e’ muito bom.,ainda mais no seu auge.

  7. Roberto Filho disse:

    Cuidado c a expectativa pessoal, ja assisti pelo DVD e n achei la essas coisas q falavam, quer dizer e’ divertida,principalmente no comeco qdo ela volta p cidadezinha escandalizando a tudo e a todos, mas depois fica meio repetitiva as situacoes, nivel Fina Estampa sabe,mas vale a pena pelos personagens carismaticos: tieta,perpetua,a carteira q esqci o nome, o jose mayer.etc.
    E boa mas n um novelao blockbuster como Vale Tudo,q msm quase 30 anos n ficou nada datado.

  8. José disse:

    AMOOOOOOOOOOOOO, não acredito
    Tieta do agreste, lua cheia de tesão <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *