o-outro-lado-do-flop-de-audiencia

Galera da internet não está sabendo explicar o que deu errado em “O Outro Lado do Paraíso”

Walcyrlacre estava vindo com mais um hinooo para o horário das nove. Reuniu um elenco sem embustes, usou várias tours da dramaturgia mundial… mas o resultado foi um flop. E agora, qual das manas consegue explicar o que tá rolando?

Dizem que todo brasileiro é parte técnico de futebol e a outra parte autor de novela, porque os dois assuntos sempre são amplamente discutidos com propriedade pro qualquer pessoa. Me divirto muito (quando não estou passando raiva) quando vejo comentários de leitores da internet tirando do éter verdadeiros TCCs para tentar explicar por que uma novela deu certo e por que a outra deu errado. Com a má fase de “O Outro Lado do Paraíso”, esses textos têm se multiplicado.

Vou contar o que tá rolando: “O Outro Lado do Paraíso” estreou com 35 pontos de média, mantendo a faixa nobre da Globo lá em cima depois do sucesso de “A Força do Querer”. Porém, com o passar dos capítulos, o número foi caindo, caindo, caindo… lá pelo meio da quinta semana de exibição a novela já havia perdido quase 10 pontos de média.

Para explicar essa queda, muitos já se colocaram na frente do front para tentar explicar a falta de sucesso do Walcyr. Não vi ninguém alegando que acabou o pacto que Walcyr fez com uma entidade superior em troca de audiência irrestrita em suas novelas, mas vi gente comentando que a culpa é da família tradicional brasileira, nos atores subaproveitados, nos temas chocantes, por ser uma primeira fase etc.

zorro-do-outro-lado-do-paraiso

Entretanto, esses mesmos argumentos vão por terra quando comparamos com a própria novela anterior. Gloria Perez também apostou em temas chocantes e colocou grandes atores em papéis que foram se destacar só depois de muito tempo de novela. Então, qual é a explicação para a falta de audiência de “O Outro Lado do Paraíso”?

Bem… não pegou. Simples. Essa é a resposta.

Novela é muito mais uma ciência humana que exata, não existe uma fórmula perfeita para se fazer uma novela sucesso de audiência. Não é porque você vai ressuscitar uma vilã de uma novela de 15 anos atrás e dar a ela um corpo trans igual a uma personagem de sucesso de outra autora que sua trama vai fazer sucesso. Nunca podemos explicar o sucesso de uma novela, às vezes é uma coisa que engloba muitos fatores.

Nesse caso, resta que Walcyr apenas torça para que o público se apegue à sua novela. Um elenco bom e uma boa direção ele já tem, falta o público.

Fábio Garcia

Nunca tive a chance de falar "como vai, Galisteu?".

Você pode gostar...

Comenta Aí!

29 Resultados

  1. douglas disse:

    A audiência é A MESMA que a de A Força do Querer no mesmo período e esses 10 pontos a menos da estreia foi em dia de jogo q a audiência sempre cai. E olha só, logo depois desse post a novela quase bateu os 40 pontos, coisa que A Força do Querer só foi conseguir depois de 4 meses…

    Prevejo q a crítica ta fazendo com essa novela o mesmo que fez com América.. E vai ser gostoso ver eles quebrando a cara igual foi a 12 anos atrás.

  2. Fer disse:

    Não não são a cenas e temas pesados eu concordo muito com você Fábio simplesmente não pegou, aqui no México tem uma novela igualmente das 9 que se chama de Caer en Tentación eu assisto-la com minha mãe e a nivela é fortíssima (para o público mexicano) por que é uma história onde a protagonista é enganada por sua melhor amiga! E há muitos personagems dúbios mas não são humanos e minha mãe e eu estamos muito felizes por que e uma história eletrizante tem amor muito amor e não tem nada de um núcleo cómico sim eu sei o texto do Walcyr é muito didático eu sei desde Amor á Vida, mas não tem uma direção horrível e um elenco desses…. como Foi com Tempo De Sofrer ou Os Dias Eram Assim, aliás eu diria que O outro lado do paraíso é melhor do que Êta Mundo Bom e Amor á Vida só precisa fôlego

  3. Ricardo Becker Maçaneiro disse:

    Penso eu que o que afastou o público foi a falta de um alívio dentro da novela, e não os temas polêmicos (até porque as novela das 8/9 são polêmicas desde Véu de Noiva, então, ok) . É tanta tensão que o público que fica cansado…

  4. William disse:

    Não sei os outros, mas o que afastou a mim e minha mãe dessa novela não foram os temas polêmicos. Como o Fábio disse, temas polêmicos também tiveram em “A Força do Querer” … Não sou fanboy de nenhum autor, mas tem que se destacar uma grande diferença na forma como Glória Peres apresentou seus temas polêmicos e como o Walcyr vem apresentando os seus:

    -> Em “A Força do Querer” a história da Bibi e da Ivana eram pesadas e polêmicas, mas entre uma cena e outra desses núcleos (ou até dentro desses núcleos) tinha espaço para o telespectador dar uma risadinha com alguma cena. Na minha opinião, “A Força do Querer” tinha o jeitão certo para uma novela das 9: temas mais realistas (alguns) e pesados, alguns clichês básicos, apresentava cenas fortes mas sem precisar chocar ferozmente quem assistia, mas tudo era apresentado com uma certa “leveza” para que tantos os mais novos quanto os mais velhos se sentissem a vontade vendo a novela;

    -> Já “O Outro Lado do Paraíso” também traz temas polêmicos e pesados, trabalhados de uma maneira excelente… PARA UMA NOVELA DAS 23H. O público da novela das 9 não é o mesmo público de novela das 11. “Verdades Secretas” tinha a mesma ousadia de cenas, temas igualmente fortes, quase nada de humor (pelo pouco que eu vi), nenhum respiro entre uma cena chocante ou sombria e outra… Tudo exatamente como é “O Outro Lado do Paraíso”, porém passava mais tarde e um público um tanto quanto diferente. Um ótimo exemplo é eu e minha mãe: ela adorava “A Força do Querer”, mas não gostou de ver maldade atrás de maldade, tanto personagem amargurado e sem caráter, um armando contra o outro… saia de uma cena de Sophia armando para a Clara, entrava na cena da Eliane Giardini fazendo comentários racistas, e por aí ia. Eu particularmente gosto muito de histórias mais sombrias e pesadas (por exemplo, amei ver séries como “Skins”, “Kdabra” e “Gotham”… quem não conhece, pesquise que vai ver o que é tema polêmico, cenas fortes e ousadia), mas não me sinto a vontade de ver essas coisas com minha mãe (que acredito que é o que comumente acontece com o público de novela das 9). Aliás, sinceramente, nem sozinho eu assistiria “O Outro Lado do Paraíso”, porque falta um respiro entre uma cena forte e outra… Por exemplo, nas três séries que citei anteriormente, apesar de se chocar com certas coisas, sempre tinha alguns momentos que se divertia nem que fosse com algum comentário irônico ou humor negro…

    E AÍ FÁBIO, CURTIU MEU TCC??? KKKKKKKKK

    • Alguém disse:

      Concordo. Pra mim principalmente em Skins (unica das que você mencionou que eu já vi e que gosto muito), já que apesar da Cassie ter anorexia e o Chris ter problemas com remédios e drogas, além do abandono pelos pais, não deixavam de ser divertidos e simpáticos. Pelo menos pra mim.

  5. Rafa disse:

    Eu adoro a novela, podem me julgar!

    Tirando alguns diálogos escrotos da Família da Giardini e os cortes das cenas da anã. Vamos ver se a novela fica mais assistivel com a Clara Balboa fazendo crossfit no manicômio

  6. carol disse:

    Walcir é o tipo de pessoa que consegue transformar novela fracassada em audiência. Amor a vida também não começou bem e no final terminal com a audiência lá em cima, ele consegue mudar a história e transformara de acordo com seu telespectadores querem.E´só lembrar de Morde e Assopra que virou também fez sucesso.

  7. Lyana disse:

    Essas lições didáticas de como é racismo homofobia pedofilia estupro etc…que cooooisa chata deixa pro programa do datena…queremos uma boa história emoção drama humor coerência romance…simples assim.

    • Alienista disse:

      Pelo menos Apocalipse tem uma história boba, mas interessante. Trabalha com algo palpável, sem alegorias. Apesar de usar como um pano de fundo o tema do arrebatamento que a Crentaiada acredita piamente que vai acontecer ela funciona melhor que essa Novela do Walcyr. O fato é que o público está cansado de Waldecir Churrasco e Agaynaldo Silva. As pessoas querem autores novos, tramas novas. Mesmo que use clichês baratos de intimidação neopentecostal descabida.

      • Fabiana disse:

        Até comentário homofóbico tá rolando aqui.O site foi pro buraco de vez…pfv né Fábio e Larissa!

      • He-Mana disse:

        As novelas da Globo perderam a naturalidade, mais por culpa de nós manas. Porque um personagem mana agora tem que ser incluído obrigatoriamente em toda a trama e junto o pacote de discussões pra ficar antenado quando na realidade não funciona. Os autores tem que se inspirar em modelos que deram certo como a mana Ubiracy de Senhora do Destino e a Felix de Amor a Vida que o Próprio Walcyr criou e parece que desaprendeu de como fazer uma mana que conquiste o público. Nós temos que parar de querer abraçar a Globo toda hora, senão caímos no caricato como o caso da Ivana da Força do Querer.

        Já Apocalipse tem um quê de novela clássica mesmo com o engodo religioso que serve de fundo para trama. Não tem mana, mas não me incomodo. Uma novela não precisa de ter uma mana na trama pra ser boa, senão Avenida Brasil não seria o sucesso que foi.

      • SKY disse:

        Adoro o Agnaldo, não fala mal dele! aquele cabeção de algodão doce..ui! Nossa!

  8. Andrew disse:

    Média geral de AFDQ= 31
    Media de OOLDP na msm época=30
    O que deu errado? Deu algo errado msm ou o pessoal das redes sociais que não curtiu como fizeram com Pega pega? Pega pega aliás continua dando um show na audiência, mas ainda é alvo de críticas no Twitter e dos colunistas pedantes da Uol.

  9. Ricky Martin disse:

    Quando eu disse que seria flop ninguém deu crédito…

  10. osnar disse:

    As novelas do walcyr sempre foram assim meio sem pé nem cabeça, nas de época não fica tão evidente. O problema é que a direção é muito sofisticada pra uma história central clichê e rala, e histórias paralelas que não conversam com a trama central. Junta-se a isso os temas sombrios e a falta de personagens alegres. Outra coisa que Walcyr errou dessa vez foi a duração da 1a fase, deveria ter sido 1 semana e meia, no máximo. Enfim, como na maioria das suas novelas, ajustes serão feitos, e algum personagem secundário caricato se tornará protagonista. Anotem e printem.

  11. Chris Freires disse:

    OLDP é meio bad vibes mesmo,não pelo os temas polêmicos,mas porque não tem nenhum personagem histérico berrando ou engraçado pra dar aquela equilibrada,parece que todo mundo é meio amargurado e aquele filtro me lembra bastante Verdades Secretas,não sei se é muito apropriado pra uma novela das 9.

  12. Jorge disse:

    Tomara que flope bonito só pro Walcyr ter um flop na carreira hahahahaha

  13. Josi disse:

    Bons atores, boa direção, mas histórias ruins, essa é a minha opinião.

  14. SKY disse:

    Rindo aqui lembrando da Clara Balboa malhando nas rochas. Mentalizem uma reviravolta épica ao estilo Kill Bill. XD

  15. SKY disse:

    Rio alto quando assisto essa novela!

    A quantidade de cenas e diálogos nonsense com a sutil truculência brasileira extrapolam a alienação habitual.
    O povo ainda não percebeu que é uma novela de humor negro. Não levem a sério.

  16. Beto disse:

    Boa direção ? Dirigir novela com a cabeça voltada para o cinema ou series da HBO é algo bom? Não sei,não… Estou traumatizado com quase todas as cenas ,principalmente, uma onde o médico, gay enrustido, vai até a “mãe” do quilombo pedir um feitiço pra transar com uma mulher. Na cena temos : O médico com expressão de maluco, a “mãe” com expressão de maluca e tocando um sininho de fazenda, e entre eles imagens de uma cobra.

  17. ROD disse:

    Agora, com a entrada da segunda, ele tem grandes chances de fazer com que ela se torne uma ótima novela, se souber conduzir bem a novela e os personagens. Tem bons personagens e ótimas tramas, agora só esperar a ação do autor.

    • lsureke disse:

      Não sei se será melhor… Essa vingança tá me cheirando muito mal…
      Aposto que essa Clara “vingativa e lacradora” não vai durar uma semana. O que ela vai fazer pra se vingar da Sophia? Passar um vídeo em um telão da vilã transando com o amante?É muito pouco!
      E depois que ela descobrir que o filho se afeiçoou à Lívia (porque é claro que o menino vai rejeitá-la)? E que o Gael tem outra? E que é filha da Beth? Vai voltar a ser a mocinha songamonga e chorona de sempre!
      Depois de tanta burrice na primeira fase o mínimo que eu espero é um mocinha inabalável, mas parece que isso só vai ficar na promessa!

  18. Verônica Dias disse:

    O que chama público é bom enredo. Walcyr desconhece o significado da sutileza. Com ele é tudo 8 ou 80. Ou é humor pastelão ou é trama sufocante. Foram a incompetência dele em retratar temáticas sociais, apresentando um verdadeiro desserviço. O Outro Lado do Paraíso parece um amontoado de tramas jogadas apenas para causar polêmica. Uma mistura de cópia de novela mexicana com requentado de outras obras do Walcyr.

  19. Enigman disse:

    Será que a novela não ta dando audiência porque todos os personagens são irritantes ou agem de forma ilógica pro enredo andar? Fica o questionamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *