adnight-segunda-temporada

Não estamos aceitando bem o fato que o “Adnight” vai ter uma segunda temporada

Quando você abre um site de TV e ele está falando de humor na televisão brasileira, invariavelmente vai aparecer um texto que fala do “novo humor brasileiro”. Esse novo humor brasileiro a gente ainda não entendeu muito bem o que é, mas passa pelo novo Zorra, esbarra numas coisas meio duvidosas tipo “Vai que Cola” e descamba nessa nova onda de talk show que tem menos entrevista e mais piadinha.

Piadinha é legal, a gente ama, a gente vive disso e quando é feita com bom senso e é engraçada a gente curte pacas. Só que nem todo humor faz a gente rir. E colocar o “novo humor brasileiro” na nossa telinha nem sempre é garantia de risada. Esse é o caso do “Adnight”, o programa que Marcelo Adnet estreou uns meses atrás na Globo e que custa a fazer a gente rir. É só dar uma passadinha no Twitter enquanto o programa está no ar que a gente esbarra nuns comentários tipo “pior que o Zorra Total”, “completamente sem graça”, “não esbocei um sorriso”, “esse programa piora a cada episódio”, entre outras críticas mais.

Em um texto passado, a gente colocou o “Adnight” na lista de programas que estrearam esse ano e que não mereciam uma segunda temporada. Nessa época o programa ainda estava no começo e a gente esperava que ele pudesse dizer ao que veio nos outros programas. Não aconteceu. Todas aquelas nossas críticas sobre o programa não parecer nem um pouco natural e acabar deixando o convidado – e os telespectadores – mais constrangidos do que animados seguem valendo.

adnightgalvao

Salvo um programa ou outro – como o que teve a Dani Calabresa e a Tatá Werneck, por exemplo – alguns outros episódios fazem a gente não querer continuar assistindo. É o caso do episódio que teve o Leandro hassum em que, além de uma ou outra piada de mau gosto, tudo foi muito muito sem graça. Não dá pra saber o que acontece: se é culpa do roteiro, dos convidados não se permitirem, se falta improvisação, se falta gente além do Adnet e de sua banda. Fato é que o programa segue sem dizer ao que veio e sem fazer diferença. Sinceramente ainda não tive notícia de alguém que ligasse a TV porque “tem Adnight hoje”.

Apesar de tudo isso que discutimos aqui, a Globo tem uma opinião diferente. É que saiu no Notícias da TV ontem que a emissora vai sim apostar em uma segunda temporada do “Adnight”. E a justificativa da Globo pra isso é justamente tentar responder aquilo que a gente ainda não entendeu: mostrar ao que o “Adnight” veio. Dentro da Globo se acredita que o programa tem um potencial que ainda não foi mostrado e também rola uma coisa meio “a gente não gostou porque (ainda) não entendeu”.

Nossa desconfiança com essa segunda temporada é justamente o fato da gente não ter certeza se o “Adnight” ainda pode mostrar ao que veio. É que a não ser que várias mudanças sejam feitas, a coisa vai continuar isso aí: Daniela Mercury respondendo questões sobre Galvão Bueno; paródias musicais sem muita graça; stand up comedy de gente meio sem graça. Se una grande mudança ocorrer, bem. Se nada acontecer, uma segunda temporada não vai melhorar a repercussão do programa.

É que talvez, falte às emissoras entender que o “novo humor” por si só não é capaz de trazer sucesso sozinho. É, antes de tudo, preciso fazer rir. Desafio que é importante inclusive pra esses humoristas jovens, que às vezes tropeçam feio. Vejam o caso do Porchat com a Rita Cadillac. Desrespeitoso, o “novo humor brasileiro” nem sempre acerta. Não acertou na sarjeta da fama. E ainda não acertou no “Adnight”. Ter feito sucesso na internet ou na MTV algum dia não exime ninguém de, de vez em quando, não agradar. Falta talvez ao “Adnight” e a vários outros novos programas entender que, com humor velho ou novo, as pessoas ainda querem algo bem simples: achar graça.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

6 Resultados

  1. Michele Nunes (@michele_its) disse:

    Eu vi muito pouco do programa, pelo horario e dia, em que eu prefiro sinceramente ver A Praça eh Nossa, mas o que eu sinto nele eh uma certa falta de foco!! Tata sentou pra conversar com ele 5 minutos ai depois ja foi tocar, depois ja foram pra um joguinho sem graça, muuita coisa junta e sem muito proposito!! Estranho mesmo

  2. Fernando Clemente Guedes Barreto disse:

    No site que li sobre a Globo querer uma 2ª temporada do Adnight diz que a emissora acha que é a mesma situação do Amor e Sexo que no começo td mundo criticava,achava chato e zzz demais + depois que mudaram o formato colocaram comentaristas e outras brincadeiras agradou a maioria e se consolidou na grade,a emissora quer fazer o mesmo com esse talk show misturado com games,humoristico e auditório do Adnet.
    Eu particularmente comparo o Adnight aquelas dinâmicas em grupo que o pessoal do RH das empresas faz com as pessoas que vão fazer entrevista de emprego.Em vez da dinâmica soltar as pessoas,fazer ela se abrir e conhecer melhor todo aquele “circo” e palhaçadas que o programa/dinâmico só serve pra constranger o entrevistado/convidado do programa/entrevista de emprego.

  3. Lucas disse:

    O programa é um requentado do vídeo show com o Zeca Camargo com brincadeiras desinteressantes,chatas e repetitivas.O programa do Porchat na record embora tbém tenha algumas dinâmicas,é muito melhor.O apresentador tem carisma,faz ri sem precisar recorrer a brincaderirinhas bobas.Não estou puxando saco,mas prefiro o programa do Porchat mesmo.

  4. Chris Freires disse:

    Salvo o caso da participação da Dani e Tata porque nesses programas o Adnet lembrou dos tempos da MTV,quando ele era criativo e engraçado (pra quem não via a MTV,sim,o Adnet já foi muito engraçado!!). O que acontece com o humor é o mesmo que acontece com as novelas ultimamente,o formato antigo deu uma cansada,todos se viram na necessidade de mudar e as inovações se extrapolam,não soa natural,não agrada,espanta o público etc.

  5. Ceci disse:

    Eu não acho o programa ruim, inclusive vejo muito potencial nele. Porém sempre que termina o programa eu fico com aquele gosto de que falta algo. Acho que é espontaneidade.
    Quem sabe ele não repensam alguns pontos pra temporada seguinte?
    Lembrem-se que Amor e Sexo era bem nhée no começo e melhorou muito, sendo um sucesso.

  6. Carol disse:

    Programa com a Tata foi muito bom, depende muito do participante; uma observação tem Merchan no programa por isso Globo vê potencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *