antonio-calmon-novela-cancelada

Globo cancela terceira novela e já pode pedir música no Fantástico

Que a coisa não anda lá muito boa no horário nobre da Globo, disso nós já sabemos faz tempo. “A Lei do Amor” já basicamente instaurou um terremoto e mesmo assim não caiu nas graças do público, por exemplo. E é justamente por conta desses pequenos fracassos que a emissora anda cada vez mais cabreira quanto às novelas que estão na fila. Nessas, duas histórias já rodaram.

A primeira foi a trama de Thelma Guedes e Duca Rachid, que acabou sendo cancelada pra dar lugar para a novela do onipresente Walcyr Carrasco. Na sequência, a Globo desistiu de “Jogo da Memória”, novela de Lícia Manzo que estava na fila do horário das onze. A história de Lícia virou série e no lugar entra a novela “Os Dias Eram Assim”, que agora nem é mais chamada de novela e sim de “supersérie” – seja lá o que isso signifique.

Mas como mudança pouca é bobagem, nem o horário da sete saiu ileso das mudanças na fila. É que como vocês sabiam – ou não sabiam, e a gente tá te contando agora –  a fila da sete estava assim: logo após “Rock Story” entra “Pega Ladrão”, aquela novela em que a Angel vai ser uma protagonista carioca, e logo depois entraria “Barba Azul”, escrita por Antonio Calmon.

Isso até o fim de semana. Porque segundo lemos em alguns sites de TV, a novela foi cancelada e no lugar vai entrar “Anos Incríveis”, a novela que estava logo depois na fila e que será escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral. Izabel de Oliveira é sim uma das autoras de “Cheias de Charme”, mas essa história não tem lá muito a ver com as outras tramas da autora porque se passará nos anos 1980.

Se estamos tristes com o cancelamento da novela do Calmon a gente não sabe dizer, porque a última coisa que ele apresentou em termos de teledramaturgia foi isso aqui:

calmon-tres-irmaos

Fato é que com isso a Globo contabiliza sua terceira novela cancelada nos últimos meses e já pode pedir música no “Fantástico”. Não sabemos que música o núcleo de teledramaturgia pediria, mas certamente essa canção deve assombrar Silvio de Abreu em seus sonhos intranquilos:

40 pontos de audiência, que saudades.

 

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

25 Resultados

  1. osnar disse:

    gente, dessa vez ele acertou. não era remake de a gata comeu. esse calmon já deveria ter parado de escrever novelas lá por “cara e coroa”. é flop atrás de flop, até as novelas antigas dele que passaram no viva (vamp) não consegui pois não tenho mais 8 anos de idade.
    Silvio de abreu entende de novela sim, tanto que os horários das 18, 19 e 23 melhoraram horrores depois que ele entrou. Apenas o das 21h está flopado e nem é tanto culpa dele, é mais culpa dos autores antigos engessados ou com falta de inspiração após escreverem tantas novelas. Manoel Carlos e Gilberto Braga (além do próprio Sílvio) já perceberam isso e cairam fora.
    Agora vou insistir na mesma tecla: precisamos de novelas menores e novos autores as 21h! É simplesmente impossivel escrever 200 capitulos hoje em dia e manter atenção do público. Mas parece que isso não irá mudar, pelo que andei lendo as novelas do Walcyr e do Aguinaldo serão mais longas. Veremos…

    • Rafa disse:

      Absurdo..Parece que a emissora não tem recursos no estúdio pra fazer mais novelas no ar… Pro porte dá Globo amadorismo.

      Prevejo que a novela do Reicyr vai ter 200 e lá cacetada de capítulos, assim pro GuiGui

    • Rafa disse:

      olha os trambolhos de sinopses que anda aprovando?…Tá que os autores tem culpa nisso.
      , mas só culpar eles seria injusto já que cada história é submetida a esse fórum de dramaturgia que a globo criou..Nisso Abreu tem maior culpa sim por ter dado carta branca pra saírem do papel.

    • Genilda disse:

      Acho que quanto ao número de capítulos, isso nem chega a ser mais o problema, afinal, ao menos desde Insensato Coração, já se tem novelas das 21h com menos 200 capítulos (com exceção de Amor à Vida e Império, que pegaram o final do ano e acabaram esticadas). Levando em conta as 2 últimas exibidas no horário, A Regra do Jogo teve 167 capítulos, Velho Chico172, A Lei do Amor tem previsão de 155 e Glória Perez já anunciou que a sua novela tem previsão de 173, ou seja, nesses últimos tempos, o problema não está sendo (tanto) a duração, mas de história pra esse tanto de tempo. Porque é difícil produzir uma novela das 9, que naturalmente tem um custo de produção maior que dos outros horários, com cerca de 150 capítulos, melhor deixar essa quantidade pras 18 e 19h.

      • osnar disse:

        pois é, mas ainda assim são muitos, deveria ser por volta de 100-120. Eles que revejam esses custos, pois estão perdendo dinheiro com esses fracassos.
        TODAS as novelas dessa década as 21h se beneficiariam de ter menos capítulos e os autores não precisariam inventar núcleos e personagens chatos pra encher linguiça. Imagine, a lei do amor estaria na reta final a essa altura.

        • Genilda disse:

          Devo concordar com você: A Lei do Amor vai terminar com pouco mais de 150 capítulos está tão sonolenta quanto Sol Nascente. Silvio tem que dar uma olhada melhor nas sinopses que estão sendo aprovadas. A história da Maria Adelaide seria bem melhor se fosse desenvolvida num ritmo de até 60 capítulos, sendo que poderia ter abordado política de forma bem verídica. Mas quem sabe num futuro próximo a Globo não abre os olhos e, passa a produzir conteúdos com menos tempo de duração.

  2. Rafa disse:

    Eu sinto pelo Calmon…Deve ser o próximo que pode ir pra RecordTV

  3. Luara disse:

    Parece que para Silvio de Abreu agora só existe Waldir carrasco no mundo…

  4. ANA disse:

    Pior é que nem temos como saber direito se as novelas canceladas iam ser boas ou ruins. Se pudesse, Sílvio de Abreu criaria um Minority Report das novelas, pra prever antecipadamente qual fracassaria ou não. Mas não tem, né? Então vamos ter que nos contentar com os achismos mesmo.
    Antônio Calmom foi autor de Top Model e Vamp, mas também foi autor de O Beijo do Vampiro e Três Irmãs, logo eu não apostaria nele.
    Duca Rachid e Thelma Guedes poderiam ter feito um novelão, mas pelo que li, mais parecia ser uma nova versão de A Regra do Jogo, com protagonistas masculinos, muita ação e violência. Ou seja, talvez fracassasse também.
    Suponho que Lícia Manzo seja adorada por aqui, afinal fez dois sucessos no horário das seis: A Vida da Gente e Sete Vidas. Mas eu vejo algumas falhas nela: protagonistas masculinos fracos e meio bananas, enredo com sérias tendências a se arrastar e total ausência de um núcleo cômico (as personagens meio loucas/imaturas/inconsequentes da Maria Eduarda de Carvalho não contam). Foi melhor pra ela que Jogo da Memória virasse série, que nem Ligações Perigosas e Justiça, assim não teríamos o perigo de ver uma trama se arrastando por capítulos e ela poderia se aprofundar no tema do incesto.
    Não gostei muito de Boogie Oogie, do Rui Vilhena. A trama em alguns momentos não fazia sentido, algumas situações eram forçadas e o segredo de Carlota revelado no final da novela me deu vergonha alheia.
    Não tenho ideia de como seria Anos Perdidos e fiquei surpresa de saber que tinha sido cancelada (eu devia estar em Lost, não é possível). Acho que poderia ter sido uma novela legal, como foi Lado a Lado, e Marjorie dificilmente nos decepcionaria protagonizando a trama.
    Até mesmo Benedito Ruy Barbosa teve uma novela cancelada: E Se Ele Voltar?. Ia falar sobre a volta de Jesus, em uma trama mirabolante que mistura nazismo, clonagem e romances água com açúcar. Lembro que na época ele ficou bravo, reclamou horrores e até hoje ele tem uma raivinha do Sílvio de Abreu por causa disso. À propósito, essa sinopse vai virar filme.
    Mas algumas novelas que estão sendo exibidas não deviam nem ter sido aprovadas. A Lei do Amor, por exemplo. Mudaram tanto a novela que ela virou uma coisa sem sentido. E Sol Nascente, essa trama de “melhores amigos que são de culturas diferentes e se apaixonam” não colou. Também não teria promovido o Daniel Ortiz, mas sabe como é, ele é afilhado do Sílvio de Abreu…

    • Genilda disse:

      Também penso o mesmo a respeito das tramas da Lícia terem uma certa tendência a se arrastarem. O texto dela é muito ‘artesanal’, assim por dizer, mas se imporem uma quantidade muito grande de capítulos para ela escrever, estraga. Aliás, ela é craque em escrever drama, comédia não é seu forte, o que colabora para que as novelas dela não sejam tão longas, afinal, muuito drama vai afugentar o público. Quanto a Jogo da Memória ter se transformado em minissérie, creio que o mesmo devia ter sido feito com A Regra do Jogo (ou ao menos série) e com a Thelma e Duca, porque seria interessante ver uma trama de ação, algo não muito comum na teledramaturgia brasileira.

      • osnar disse:

        a globo tá em crise com o avanço das séries e do netflix.
        ela não sabe se investe em séries, novelas, o que é série, o que é novela, ainda vai levar um tempo pra isso ficar mais claro…

    • Iara disse:

      Pois eu adoro o fato de a novela da Lícia não ter núcleo cômico, humor pastelão. Mas deve incomodar quem gosta de um bom e velho humor involuntário, ou uma frase que vire meme na internet. Mas concordo que como ela escreveu novelas muito curtas e poucos núcleos, passagem de tempos, não é tão necessário. As cenas engraçadas e cômicas parecem mais o dia a dia de quem não vive em uma sketch do Zorra Total. Como aquela resposta rápida, trolagem, provocação que vira mexe namorado(o)/amigo (o)/colega , irmãos e até mesmo família fazem contigo. É como romance de livros. Alguns momentos de descontração em meio ao drama.

  5. Luara disse:

    O que tem haver barba azul com a gata comeu? Não entendi

    • ANA disse:

      Barba Azul era o nome da novela de Ivani Ribeiro que ela fez em 1974, na Tupi. Essa novela ganhou um remake, nos anos 80, chamado A Gata Comeu, escrito pela mesma autora.

    • Léo Medeiros disse:

      Rola boato (Não sei se procede) de que seria remake da novela “A gata comeu” – em reprise no viva – que por sua vez é um remake feito pela própria Ivani Ribeiro na globo de uma novela sua feita 11 anos antes na rede tupi: A barba azul

  6. Biel disse:

    Gente, essa novela apesar do título, não ia ser um remake de A Gata Comeu

  7. José disse:

    A década de 2010 da Globo foi sem dúvida a mais desastrosa da história em teledramaturgia. Falharam miservalmente ao tentar pagarem de moderninha e tb fracassaram na tentativa de reinventar o que deu certo no passado. Uma sucessão de tiros no escuro.
    Sobre o Calmon: reconheço que ele não faz falta, mas em tempos de Daniel Ortiz, acho até um crime ignorar um veterano só porque suas duas últimas novelas foram ruins. Quem sabe uma nova chance após quase 10 anos de férias? Não acho que um remake de A Gata Comeu seria má ideia.

  8. Lázaro disse:

    Mas acho que isso não é uma coisa boa. Simplesmente cancelar a novela, pq não enxugar os supostos erros. Pq se o crivo do Sílvio de Abreu fosse bom mesmo, o horário da seis e das nove não estariam do jeito que estão. Seria ótimo se ele promovesse uma mudança nos horários em que os autores apresentam suas obras. Colocar o Gilberto Braga às 18h ou 22h; Aguinaldo Silva às 19h; Manoel Carlos às 18h ou 22h; Lícia às 21h; JEC às 19h; Por o Walther Negrão e Maria Adelaide Amaral pra fazerem séries. A única mudança até agora foi aprovar a novela do Benedito às 19h.

  9. Enigman disse:

    Além da sinopse da novela ser aprovada, os autores estão também submetendo os primeiros capítulos para avaliação. Talvez o que esteja rolando é que estamos dando muita ênfase à primeira parte do processo e nos espantando quando as novelas não passam pela segunda parte. Talvez agora, a gente só possa por uma novela na fila das próximas novelas quando a sinopse e OS PRIMEIROS CAPÍTULOS forem aprovados. A aprovação da sinopse não garante mais nada.
    Longe de mim defender o Sílvio de Abreu, que deixou passar umas sinopses horríveis, mas será que não é esse o caso?

  10. Sandy disse:

    Eu confesso que fiquei triste pelo Calmon vai que ele se reinventou nesse tempo todo? Façam as contas flores, daqui para lá já se foram canceladas: a novela do Mariano de sertanejo universitário (GRAÇAS A DEUS), “Anos perdidos” da Claudia Lage, que teria a MarJorie Estiano como médica do movimento sufragista (ATÉ HOJE NÃO ME RECUPEREI), Fora de órbita do Rui Vilhena, a da Duca e Thelma, a da nossa rainha Lícia Manzo, e agora esse remake disfarçado de “A gata comeu”. Sem falar em Liberdade, liberdade que só não foi cancelada pq já estava em cima da hora. Se eu fosse autora na globo eu estaria em pânico, afinal nem todos são Benedito Ruy Barbosa que tem as costas quentes pra impedir a interferência do Sílvio de Abreu em suas novelas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *