A-LEI-DO-TRINTA

“A Lei do Amor” tem conseguido passar dos 30 pontos de média

Muita coisa de relevante aconteceu essa semana no meio televisivo: a Band estreou o interessante “Pesadelo na Cozinha”, a Globo começou o “Big Brother Brasil” (que estou fazendo cobertura lá pro MdeMulher… olha o merchãn) e o SBT tem nos constrangido cada vez mais com Dudu Camargo. Tudo isso acabou ofuscado uma notícia inesperada sobre o meio da dramaturgia: a novela das nove voltou a dar uma audiência boa.

Faltando 9 semanas para acabar esse amor das nove, a novela de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari alcançou o patamar de 30 pontos de média na maioria dos capítulos exibidos essa semana. Até o momento, a novela já tem a maior média semanal desde sua estreia lá em outubro.

Mas o que será que aconteceu para “A Lei do Amor” ganhar público? Simples, os autores apelaram para uma coisa chamada HISTÓRIA. A trama morosa da novela começou a andar pra frente e vários momentos interessantes rolaram. Entre eles a descoberta de Mag e a morte de Fausto. Ok, a novela ainda tem a Helô e o Pedro, mas os autores já perceberam que os dois são um par de malas e Luciene já tem ganhado mais destaque na trama, arrisco a dizer que anda com mais falar que a protagonista.

Que inesperado uma novela apostar em história e ter audiência, não é mesmo? Imagina se eles colocassem algo interessante todas as semanas, a audiência que não daria?

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

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35 Resultados

  1. Elizeu Barros disse:

    Fiz uma abertura mexicana para A Lei do Amor. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=LHJrPb0PhCg

  2. Chris Freires disse:

    Faz algumas semanas que a novela melhorou,acho que desde que a Beth descobriu o romance da Magnólia com o Ciro,a morte dela,Ciro se rebelando,Luciene com cada vez mais espaço,Magnólia sendo exposta seguida da morto de Fausto. Olha,se a novela já tivesse começado assim (sem aquela primeira fase de preferência) era capaz de ter sido boa,mas agora já é meio tarde né … Nada vai mudar que grande parte da novela foi um fracasso,simplesmente porque tinha núcleo jovem demais,era focado demais na Helô e Tião e a Leticia era insuportável e todas essas coisas que já cansamos de falar.

  3. lsureke disse:

    Mas é impressionante como as pessoas estavam ansiosas para ver a Mag sendo desmascarada, nunca vi coisa igual! Vingança de Rita? Félix desmascarado?? Lívia Marini presa??? Que nada! O povo queria é Magnólia humilhada! (SQN)
    Se a queda da grande vilã da novela, a morte de um personagem importante e outras coisas que aconteceram esses dias deram esse número, imagina agora, que não tem mais nada de importante pra acontecer? Se o público sequer se interessou em ver essa virada que, em tese, chamaria a atenção até de quem não acompanha a novela, não vai ser agora, focando nesse plot horrível de filha perdida do protagonista (que lidera o ranking de malas dessa novela, seguido por todos os outros personagens) que ela vá deslanchar, aliás, nada mais salva essa novela,o que eu acho muito bem feito, às vezes tenho a impressão que os autores pensaram: “hum… vamos criar um história super batida, aí colocamos umas frases de internet pra parecer moderninha, umas referencias a outras novelas pra atrair o público que gosta de televisão e uma vilã com nome pomposo e frases ácidas, todos vão gostar” Resultado: uma colcha de retalhos, sem identidade, sem carisma como bem falaram aí embaixo, e que só vai ser lembrada no futuro quando for pra comparar sua audiência com a de algum outro fracasso, ou vocês acham que veremos as senhorinhas da feira falando: “lembra daquela novela da Helô…” como falam da “novela da Carminha , “do Félix”, “do Candinho” “Da Tancinha” “das empreguetes”, que independente de qualidade (ou falta dela em alguns casos), marcaram o público por alguma cena/personagem? Nunca!

    • lsureke disse:

      Pra mim, A Lei do Amor não cheirava nem fedia, novelas das 9 nunca foram as minhas preferidas, mas depois que começaram essas referencias e piadinhas com outras novelas, peguei um ranço federal dessa novela.
      Teve chacota com o fato de nunca utilizarem interfone nas novelas, à igreja fechada de Salve Jorge, entre outras…
      o que eles queriam? “desconstruir” (odeio essa palavra) o folhetim clássico? homenagear os outros autores? usar uma novela pra fazer uma autocrítica ao gênero? Pois é, focaram tanto nisso, em parecer uma novela “descolada” que esqueceram o essencial, o que dá sentido à existência da obra: uma história a ser contada!

  4. Jéssica disse:

    Flores, não acredito que você ainda colocam fé nesse embuste de novela. Escutem o que o Zelão disse: essa novela não tem conflito nenhum pq ela não nenhum motivo de estar ali. Ainda não entendi o fato dessa novela ser aprovada em meio a 100 caps já exibidos, não entendi qual é o mote principal desse lixo. É desmascarar a Magnólia? É saber quem provocou o atentado? É ver o casal insosso principal querendo vencer todos os obstáculos colocados por idosos malvados e sedentos por sexo? Pelo menos a sinopse de A Lei do Amor já acabou, todos os mistérios foram desvendados e os vilões foram derrocados… Mas e aí? O que será da trama?
    Ainda tô pasma com o plot principal de conflito nos próximos capítulos será o Pedro descobrindo ser pai de uma filha angolana (quebrando todo o paradigma da história com o personagem principal não ter raízes, mas isso é só a ponta do iceberg de chorume que é o enredo dessa novela) e a Helô sendo uma adolescente mimada e ciumenta com a história. Acho que nunca em toda a carreira da Cláudia Abreu ela nunca esperou receber um personagem tão ruim e ainda com rumos que só mancham e deixam o talento enorme dela de lado. E depois do plot da filha angolana, teremos o que mais? Tião e Mág virando loucos e insanos realizando assassinatos aleatórios e planejando sequestros de personagens de destaque? Helô sendo trancada numa cabana ou num galpão por Mág e dizendo que preferia comer a própria merda do que implorar pela a vida… ops é outra novela desculpa (volta Fina Estampa).
    Agora tudo que eu quero é que na cabeça do Sílvio venha uma zigzira pra ele encurtar essa novela em um mês ou até mesmo pra daqui duas semanas a Glorinha estrear. Não estou aguentando mais essa tortura diária que é essa novela lixosa. A Glorinha pelo menos dará humor involuntário em meio a uma colcha de tramas antigas dela totalmente requentadas, quero Isis se transformando em sereia num plot surreal, quero a Jeiza e Bibi tendo pancadaria gratuita em todos os caps, será que é pedir demais?

  5. Rafa disse:

    Gente, 31 pontos…Pelo visto, está sendo um parto homérico pra essa novela chegar aos sonhados 35 de média (E olha que ela enfrenta SIM a novela bíblica da Record, aqui em casa por exemplo minha mãe só vê o meio pro final do capítulo de ALDA, assim que ATP termina).

    Até que enfim que vão deixar a historia fluir, vendo esses capítulos atuais até a revelação da Magnólia, mostram que a novela não está tão descaracterizada assim, como foi em Babilônia – apenas mudaram o foco nos núcleos. Eles ao menos se tocaram e mandaram pro saco alguns casais tirados do éter e personagens desnecessários como Jéssica e Bruno, e mais recentemente Mísael e Flavia, sério que o povo gosta desse ator cantando???. Ao menos a Yara deve se reaproximar do Ciro com a crise no casamento deles, sem contar que o mistério (pouco explorado) que Ritinha, filha dá Yara, pode ser filha do Ciro, quando ele era o Benjamin.

    Quero só ver como será os índices quando resolverem juntar Magnólia e Tião de vez e tocarem o terror, ele vai pedi-la em casamento nos próximos capitulos, se a novela não bater ao menos 34,5 já podem enterrar de vez e mandar encurtar

    E depois ainda acham ruim, discordam de mim quando defendo que essa média deveria ser revista, a situação é praticamente igual a faixa das 18h onde a meta de 20 pontos satisfaz uma certa porcaria de novela, falam que é sucesso, esta dentro da meta na expectativa mas a realidade é bem outra: se derrubam mais de 10 pontos da antecessora

  6. Vanessa disse:

    E quem disse que A Lei do Amor tem história interessante agora? Um amontoado de cenas clichês desconectadas não é ter história interessante, é ter história genérica pra um público que só gosta do mastigado.

    • Sandy disse:

      Colocar vilã diva para ser desmascarada é sempre tiro e queda, o público médio cai como patinho!

    • José disse:

      Uai gente, cês acham que a história da novela originalmente seria o que? Ninguém ali ficou descaracterizado e não virou uma colcha de retalhos, não é tipo Babilônia em que foram jogadas três personagens caricatas e não tinha algo a se contar, tudo ali teve seu propósito. A única coisa que eu acho é que esqueceram de criar conflito pra Helô e Pedro e acabaram lembrando agora que eles eram o “casal protagonista” e precisavam de motivos pra aparecer com frequência na TV. Toda a questão do atentado do Fausto, as maldades da Magnólia (caso dela com o Ciro + descontrole emocional da Vitória) e o fato do Tião Bezerra ter motivações para ser vilão e não simplesmente parecer um vilão de novela mexicana que faz maldades gratuitas já é um respiro muito aliviado. O reboot de Selva de Pedra no triângulo Letícia-Tiago-Isabela acho que só teve como alteração mesmo a mudança na personalidade da Letícia.

      Enfim, eu acho que a Maria Adelaide e o Vincent não estão descaracterizando nem criando tramas genéricas para a obra deles, era essa a história que eles iam contar, só que com mil tramas paralelas a mais que foram descartadas porque ninguém suportava. A questão que fica é que talvez eles simplesmente não tenham tido uma boa ideia pra apresentar pro horário das 21h, simples assim.

      • Jéssica disse:

        Acho que eles estão seguindo o cronograma certinho deles, não descaracterizaram a trama, mas que a novela é um lixo… isso é a pura verdade.

        Qual a dificuldade de A Lei do Amor não ter tido emplacado de cara? Tinha todos os pontos perfeitos pra deslanchar: -Novela anterior sem repercussão; -História genérica; – Mocinhos com apelo diante do público… Nada adiantou, mas sabe porque? Os autores não souberam contar a história (se é que iam aturar a história se fosse bem contada) simplesmente jogaram um monte de tramas de paralelos e principal totalmente emaranhadas e enroladas em cenas rápidas pra um público desatento que chega do trabalho e só quer ver maniqueísmo puro (os personagens serem inicialmente ambíguos eram pra ter uma atenção maior para o público comprar, mas eles nem se importaram).

        E pior: ao tentar corrigir isso deixaram o ritmo da história desconexo, o fator é que a história não está sendo descaracterizada, mas o ritmo se tornou totalmente avulso da previsão inicial. Acham mesmo que a Mág ia ser desmascarada nessa altura da novela? No jeito que a história estava sendo contada, isso só iria acontecer nas últimas semanas e olhe lá. Agora com a história desgastada, vão enfiar tudo o que sai da bunda nos próximos 55 caps.

        • Rafa disse:

          Verdade..Eu ainda boto minha mão no fogo que a trama política que tinha Hércules, Luciane, Venturini, Mileide e Salete, totalmente sublimada (no maior estilo da esclerose múltipla do Romero Romulo em ARDJ) trama essa que apesar dos erros no tom, teria um papel maior no cronograma inicial já que tudo estava caminhando pra uma eleição na novela, com a Salete virando a prefeita de São Dimas, mas agora com as alterações eles tiveram que minimizar essa trama em detrimento desses clichês dramatúrgicos lixosos..Não sabemos ainda nessa altura do campeonato como irão volta-la, se é que vão né…

          O que acabei prevendo a morte literalmente da trama inicial de ALDA no final de 2016 está acontecendo senhores…Um monte de trama tirada do éter pra enrolar tempo até abril, isso se não for encurtada…Aquela época que mal se sabia que a Magnólia seria desmascada próximo do capítulo 100 com o sumiço dá Isabella e o segundo atentado do Fausto, junto em meio a um salto de tempo que deixou a trama central bastante desconexa.

  7. José disse:

    Sem mistérios, A Lei do Amor, do primeiro capítulo até 31 de dezembro de 2016, foi isso:

    Helô e Pedro se apaixonam com 20 e poucos anos, se separam por causa de uma armação fajuta e manjada da Magnólia, ela casa com o vilão Tião Bezerra grávida do Pedro, 20 anos depois, Pedro e Helô se reencontram, se reconciliam, Tião manda matar a menina que está atrapalhando o namoro de sua filha mimada, Fausto sofre um atentado e fica em coma e o público descobre que Magnólia é uma depravada que transa com o José Mayer e o Thiago Lacerda desde que eles eram o Thiago Martins e o Benjamin de I Love Paraisópolis.

    Sério, não teve UM ENREDO em três fucking meses, como os autores esperavam atrair qualquer público? E tudo isso aconteceu em meio a trocentos personagens, a maioria com cara de elenco de Malhação, em cenas inúteis e graus de parentesco/namoro confusos. E o pior é que a novela estreou com todo aquele potencial de novelão tradicional que o horário pedia há anos, com personagens bem costurados e com carisma suficiente para nos enredar com seus conflitos. Se a novela, desde o início, tivesse somente aquele núcleo da família Leitão, a Salete e talvez até a Heloísa Perissé pra dar algum alívio cômico, com todas as reviravoltas (ainda que genéricas, clichês e sem identidade própria) que vêm acontecendo desde o começo de janeiro, a novela tivesse levantado o defunto que é o horário das 21h, do caixão. O capítulo da Mag sendo desmascarada foi simplesmente o melhor capítulo de novela das 21h que eu assisto desde, sei lá, o último de Império/primeiro de Babilônia.

    • lsureke disse:

      Discordo sobre a cena da derrocada da Mag, o texto até estava bom, mas a direção estragou tudo! Nenhum clímax, nenhuma trilha bobástica, nenhum close na reação dos convidados (saudades Susaninha chocada em Amor à Vida). De que adianta a história rodar se a direção não ajuda? Até Jorge Fernando consegue fazer melhor. Primeiro a volta da Isabela como se ela tivesse ido ali na padaria da esquina, zero de emoção! E agora essa sequência. Além disso, achei que o capítulo teve outros furos, tipo a Helô desligando os televisores na hora que o Pedro recebe o telefonema alertando que o pai está passando mal, porque ela manteve as cenas de sexo sendo exibidas mesmo depois que todo mundo já tinha ido embora? Como se já não bastasse o Pedro e a sobrinha pentelha vendo a cena da Mag com o Ciro pela câmera escondida mesmo já tendo a prova que necessitavam (tá que eles precisavam ver a Vitória no quarto, mas ô ceninha mal construída, afinal eles não teriam com saber que ela entraria, logo: os pervertidos estavam conferindo a transa dos amantes) e o pior: a morte do Fausto (segunda novela seguida que Tarcisão morre do coração), já que o personagem morreria (o que eu acho uma pena), pelo menos o matassem naquilo que seria (e não foi, mas repito: por causa da direção) o clímax do capítulo, no meio da exposição, depois de desmascarar a vilã e não numa ceninha chinfrim e super batida (moribundo rodeado pelos familiares que, por incrível que pareça, consegue se despedir de um a um antes de morrer) .

      • osnar disse:

        a direção está bem fraca a começar pelo casal principal, sem química alguma. Agora parece que a novela engrenou, ontem pela 1a vez fiquei com vontade de continuar vendo. Mas levou 100 capítulos! Essa novela me lembra um pouco Passione, que também demorou uns 100 capítulos pra ficar interessante. Vamos ver se eles conseguem manter até o final!

      • Rafa disse:

        Que cenas muito mal feitas hein Dona Saraceni, até diretores de Malhação conseguem fazer melhor.

  8. Roberto disse:

    Isso meio que não é inesperado já que todos os flops que sucederam Império começaram a dar mais de 30 pontos na reta final.Arrisco a dizer que dessas a única novela que teve a chance de recuperar o horário foi Velho Chico, pois estreou com 35 pontos e se a história tivesse cativado o público logo nas primeiras semanas, provavelmente alavancaria o horário.O restante teve primeiros capítulos com audiência bem abaixo da meta esperada e isso aliado às tramas medíocres e sem sentido acabou contribuindo para afundar cada vez mais a faixa das 21h.

    • José disse:

      Pois é, Velho Chico quebrou até esse paradigma de que aumentou a audiência na reta final… ela se manteve ali nos 30 pontos do primeiro ao último capítulo e nem a comoção da morte do Domingos Montagner com a câmera subjetiva e o gostinho de final de novela botaram aquele embuste de novela perto dos 40 pontos (feito que só A Regra do Jogo conseguiu, e nos 45 do segundo tempo, dentre os últimos flops).

      Velho Chico perdeu mesmo a chance de recuperar o horário com uma trama que em nada dialogava com o público da antecessora, com aquela direção artística que mais confundiu do que atraiu e aquela história lenta e arrastada… o eixo central da novela era o amor de Santo e Tereza, e o que acontece no primeiro capítulo? Absolutamente nada… Tarcisão morre com uma galinha nas mãos, Afrânio e Iolanda transam e fumam maconha e Chico Diaz sofre com a seca do sertão. Não foi uma estreia que mostrou a que veio e todo mundo sabe que em época de seriados como a atual, é fundamental que faça o máximo de esforço possível para apresentar a trama central de sua novela no primeiro capítulo (como o Walcyr Carrasco SEMPRE faz com muita eficiência).

      • Roberto disse:

        Tenho a impressão de que toda a 1ª fase de VC poderia ser resumida em um único capítulo.

        • José disse:

          Era enrolação pura só pra explicar o ódio dos Saruês pelos Dos Anjos, sendo que a única coisa que importava ali era o amor proibido do Santo e da Tereza, que era o casal principal da história. Mas o Benedito tem essa mania horrorosa de criar “sagas épicas familiares”, mostrando a história do tataravô do personagem principal da 2ª fase ou coisa do tipo. Fez em Pantanal, Renascer, O Rei do Gado e Velho Chico.

          Já o Walcyr, há tempos, faz do primeiro capítulo de suas novelas um mini-filme pra já deixar todo mundo entendendo tudo muito bem. Foi assim com Eta Mundo Bom, com Alma Gêmea, com Caras & Bocas, com Amor à Vida, enfim.

      • Roberto disse:

        Se Amor à vida fosse escrita pelo Benedito,certeza de que aquele primeiro capítulo ia se estender por umas 3 ou 4 semanas.Walcyr é mesmo em cativar o público em primeiro capítulo,apesar de que não curti tanto o de Êta mundo bom.

      • Leandro Peixoto de Melo disse:

        Não, eu acho que o eixo central de VC era a rivalidade das famílias e a dubiedade do Afrânio, então o público precisava conhecer a origem da rivalidade e a pessoa que o Afrânio era antes e acompanhar a transformação em coronel; pra mim era óbvio que não era simplesmente sobre amor proibido e que os acontecimentos da primeira fase eram importantes pra novela como um todo. Mas não necessariamente discordo de que talvez Benedito devesse ser mais sucinto nas introduções, mesmo que eu particularmente não me incomode com isso.

        • Leandro Peixoto de Melo disse:

          Tinha achado legal o primeiro capítulo até (mas não assisti os seguintes, só cenas esporádicas e às vezes achava maçante/irritante); por outro lado, eu realmente adorei os primeiros capítulos de Alma Gêmea e Amor à Vida, por terem apresentado os personagens e ter dado partida na história logo de uma vez, como se fosse episódio de um seriado mesmo, e sem núcleo paralelo totalmente alheio ou cômico sem graça. Claro que não podia esperar que o resto da novela fosse igual…

          • Rafa disse:

            O Walcyr é mestre nisso…Ele só mostra os núcleos paralelos intragáveis das novelas dele nos capítulos seguintes e procura focar na trama principal

          • José disse:

            Em Família podia ter encerrado junto com o fim da 2ª fase, uma minissérie ia concluir com maior dignidade a carreira do Maneco do que aquele show de horrores que foi essa novela.

        • Rafa disse:

          Concordo totalmente, as fases iniciais de VC tunham como mote o Afrânio, mas o Benedito (assim como Maneco na fase Monjardim) tem esse péssimo costume e alongar mais as fases, diferente do que acontece com Aguinalda/JEC/REICYR… Por exemplo a novela impronunciável teve uma primeira fase em um capítulo apenas, e já no segundo teve o salto pros dias atuais, sem a necessidade desnecessária de várias fases de várias semanas – soa enrolação. Mas voltando, no caso de VC esse esquema foi necessário

          • Leandro Peixoto de Melo disse:

            Você se enganou, a fase da Nina criança durou uma semana, os dias atuais começaram na terça feira da segunda semana. Até não era só o golpe e a morte do Genésio, tinha que mostrar a Carminha conquistando o Tufão e construir a relação da Rita com a Lucinda, com o Batata, etc.

          • José disse:

            Da Cor do Pecado teve uma 1ª fase meio longuinha tb. Mas no caso se equiparou a Chocolate com Pimenta, por exemplo, cuja 1ª fase durou umas duas semanas tb, mas foi necessária porque tinha história pra contar. Não dava pra iniciar a novela direto no Paco fingindo ser o Apolo ou na Ana Francisca voltando viúva e rica pra Ventura.

          • Rafa disse:

            Kkk eu me enganei mesmo..Na conclusão pode até ter várias fases, desde que tenha história pra contar, agora me explicam o porque de terem duas fases tiradas do éter com Em Família??? Kkkk ali já bastava duas e só

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