a-forca-do-querer

5 momentos em que “A Força do Querer” prova que é preciso voar

Quem acompanha o Coisas de TV a algum tempo, sabe que a gente acabou tornando célebre a frase de Glória Perez se lamentava por aquelas pessoas que não conseguiam perceber a novela como uma obra de ficção e soltou seu já famoso “pobre de quem não sabe voar”. É que a autora já foi criticada mil vezes por colocar na trama coisas que não exatamente acontecem no mundo real. Dentre as coisas mais pitorescas estão Sol (Déborah Secco) chegando dentro de uma caixa de correio na casa de uma pessoa; a mesma Sol tentando entrar nos Estados Unidos dentro de um porta-luvas, viagens entre Brasil e outros países longíssimos que aconteciam em tempo recorde, entre outros absurdos que amamos criticar. Sabendo do histórico de voo de Glorinha, é claro que “A Força do Querer” também ia nos presentear com uns momentos em que só voando mesmo. Reunimos aqui alguns deles:

Joyce, Eugênio, Irene e a função de bloqueio no zap:

joyce-irene-celular

Irene (Débora Falabella) é uma vilã ardilosa e vingativa que resolveu que quer ter Eugênio (Dan Stulbach) para ela custe o que custar. Pra isso ela já aprontou de um tudo, mas acabou que Eugênio percebeu que gostava mesmo era de sua mulher Joyce (Maria Fernanda Cândido) e os dois acabaram voltando. Até aí tudo bem, mas Irene não quis largar o osso e para infernizar a vida de Joyce e Eugênio, resolveu ficar mandando fotos antigas que tirou com o amante quando eles ainda estavam juntos tanto pra Joyce quanto para Eugênio por meio do zap. As fotos incomodam a ambos, mas ninguém, NINGUÉM resolveu bloquear a Irene no aplicativo. A função bloqueio é tão desconhecida para os dois que a Irene agora descobriu que está grávida e começou um outro tipo de inferno: mandar para Eugênio fotos das coisas que compra para a criança além de uma lista de despesas na esperança que Joyce descubra. Qualquer pessoa sensata faria o quê? Bloquearia Irene. Mas não Eugênio. Ele segue sendo torturado como se a paz não estivesse ao alcance de um clique.

Ivan/Ivana e a gravidez:

ivan-gravidez

Ivana (Carol Duarte) teve um trelelê com Cláudio (Gabriel Schaffer) quando ainda não tinha se descoberto transgênero e nem começado a transição e durante esse romance ela transou com o namorado uma única vez. Pois bem. Bastante tempo se passou, ela se descobriu transgênero, começou a transição e está tentando ser aceita pela família e pela sociedade como um todo quando o quê? Quando descobrirá que está grávida. Grávida de um outro rolo que ela vai ter? Grávida de um outro rapaz que conheceu enquanto Ivan? Nãaaaaao. Grávida do Cláudio com que ela namorou quando ainda era Ivana, uma coisa que aconteceu a tanto tempo que a gente até tem dificuldade de ligar um evento com o outro. Ivan está grávido há tanto tempo que poderia estar com a barriga do tamanho da grávida de Taubaté, mas por enquanto não vemos nem um pequeno e modesto volume na barriga. Um voo daqueles.

A chamada de vídeo autossuficiente:

ritinha-zeca-computador

Ritinha (Isis Valverde) está casada com Fiuk a algum tempo, mas como é uma sereia que não é muito boa nisso de distinguir certo e errado, ela continua ali dando uma trela para Zeca (Marco Pigossi). Sendo assim, toda vez que Ritinha quer infernizar a vida do ex, ela faz uma chamada de vídeo e os dois conversam. O que é muito milagroso nessa coisa toda é que Ritinha sempre aparece na tela do computador como uma aparição, sem ele nem ter aceitado a chamada. Está Zeca arrumando o quarto, puf, Ritinha. Está Zeca conversando com Nazinha, puf, Ritinha. Imagina só se a gente tivesse de boa trabalhando e de repente aparecesse um ex na tela, do nada, sem a gente nem aceitar? Muito medo de verdade, ainda bem que aqui no mundo real é um pouco diferente.

A Irene misteriosa:

irene-silvana

Elvira (Betty Faria) e Garcia (Othon Bastos) chegaram no Brasil doidos para encontrar uma tal de Solange que é nada mais nada menos do que Irene. O curioso é que Irene é tão de casa que foi inclusive amante de seu sobrinho Eugênio. Irene já frequentou festas de família, já foi BFF da Joyce, já trabalhou com Silvana e mesmo assim ninguém nunca mostrou uma foto sequer de Irene, nunca postou uma foto de Irene em uma rede social, Eugênio nunca mostrou uma selfie de Irene pro tio quando ele não conseguiu encontrar com ela no apart hotel (em uma fuga que tivemos que voar bastante, diga-se de passagem). E o contrário também é verdadeiro. Irene esteve perto do ex de Elvirinha por mil anos e ninguém tem uma foto dessa mulher perigosíssima e procurada pra mostrar para a família e resolver o mistério. Pobre de quem não sabe voar.

O DNA inviolável:

cibele-ruy-dna

Cibele (Bruna Linzmeyer) ficou pistola da vida porque já tava de casamento marcado com Ruy (Fiuk) quando Ritinha apareceu em sua vida e roubou seu marido. Munida da raiva da ex traída, ela faz um ensaio bem cafona pra explanar a traição pro mundo, mas depois resolve se vingar conseguindo um teste de DNA do filho de Ritinha. O curioso é que ela faz esse teste com sangue nos olhos, entrega pra Ruy e ele se recusa a abrir o teste porque não quer saber disso e confia em Ritinha. Meio forçado, mas tudo bem. Ao ouvir isso do ex ao invés de Cibele abrir o teste na frente dele pra ter a oportunidade de dizer “você me traiu com uma bandidaaaaaaaa”, ela simplesmente diz “tá bom” e guarda o DNA em casa sem NUNCA querer dar sequer uma espiadinha. Se quando a gente faz exame de sangue a gente mal consegue entregar pro médico sem ver aquelas taxas das quais não entendemos nada, imagina se não ia rolar uma curiosidade de Cibele de saber o resultado? Ainda mais depois de todo o esforço que ela teve pra conseguir o tal teste. Mas não. Pega seu parapente e voa com a gente.

Mas, mesmo com tudo isso a gente ama se divertir com essa história e endossa com Glorinha: Pobre de quem não sabe voar

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

33 Resultados

  1. Chris Freires disse:

    Esse furo da Ivana é o mais absurdo. Deu tempo do namorado dela viajar,ficar um tempo lá,nesse tempo Ivana se descobrir Ivan,depois virar Ivan,passar por todo o processo hormonal,de transformação,várias brigas pela aceitação da familia,faz anos que não mora mais com os pais e é ignorado pelo o irmão. Pra dar tempo de tudo isso acontecer eu colocaria uns meses ai,até mais que 9,já era pra ela no minimo estar prestes a parir (e mesmo assim seria voar).

  2. Tai disse:

    Essa gravidez do Ivan muito forçada

  3. Max disse:

    Oh Larissa, há muita confusão entre o a/há… Desculpa, amo vcs, mas não consegui diante esse desvio na norma culta.

  4. José disse:

    Teve o furo do talão de cheques roubado pela Silvana enquanto ela esteve internada na clínica de reabilitação também… o Eurico passou uma semana reclamando disso, mas em momento nenhum pensou em ligar no banco e mandar suspender o talão. E o comentadíssimo caso da visita da Ritinha ao Zeca na cadeia, em que ela pegou o botão da blusa dele sendo que ele estava de uniforme de presidiário… totalmente desnecessário, pra que ela precisava daquele botão pra “provar” pra alguém que ela de fato havia feito a visita? Ninguém ia duvidar dela, todo mundo sabe que ela não tem um parafuso na cabeça

  5. douglas disse:

    Finalmente um post falando disso. Sim, novela é ficção mas não da perdoar essas voadas, ainda mais quando são MUITO forçadas. Se fosse coisa pequena tudo bem, porque tem muita gente chata que implica com qualquer contradição do tipo “Personagem X não tem grana pra pagar uma casa dessas” e etc. Essa gravidez de elefante da Ivana é absurda, mas eu acho esse tal passado da Irene o pior de todos. É MUITO forçado. Trama criada pra alimentar essa farsa de que a Irene é uma vilãzona, porque aparente a história com Eugênio e Joyce não era suficiente pra isso.

    Mas como a novela é queridinha (superestimada pra ser mais exato) vamos relevar né.

  6. lsureke disse:

    E todos esses furos poderiam ser evitados:
    1- Após ter seu número boqueado, Irene mandaria as roupinhas de bebê para a casa de Eugênio.
    2- Não tinha um boato que Cláudio voltaria e “viraria” gay pra ficar ao lado do Ivan? Pois bem, era só antecipar essa volta e fazer com que eles transassem nos dias de hoje. O conflito de Ivan e a gravidez ficaria até mais interessante com a presença (e a pressão) do pai da criança.
    3- Qual a necessidade dessas cenas via chamada de vídeo se Ritinha volte e meia está na rua do Zeca visitando a mãe? A maioria daqueles diálogos poderiam se desenrolar na rua mesmo.
    4- Trama asem pé nem cabeça, criada só pra reforçar a vilania de Irene. Absolutamente desnecessária.
    5- A Globo poderia aproveitar que contratou o Gilberto Barros (Aê Kassinão) e fazer uma especie do DNA do Ratinho, pelos menos o nível das atuações de gosto duvidoso o Ruy já tem. Já que é pra voar, que seja de primeira classe!

  7. Biel disse:

    Ah que vontade de fazer um textão falando de um porrilhão de outros furos, mas deixa pra lá.

    Tenho que comentar uma coisa. A Globo agora tá fazendo o SBT e anunciando as últimas semanas de AFDQ faltando 2 séculos para a novela acabar e desde o começo da semana já está vinculando os teasers de O Outro Lado do Paraíso. A última vez que eu vi a Globo fazendo algo do tipo foi com Passione, quando a Globo divulgou as últimas semanas da novela durante umas 4 semanas. Os Dias Eram Assim e Novo Mundo tiveram suas últimas semanas divulgadas nas últimas 2 semanas

    • French disse:

      Bom, tem um lado bom nessa história, pelo menos vamos ficar sabendo mais do próximo sucesso do Walcry (em questão de criatividade aquele teaser só não supera o de A Regra do Jogo)

      • Um noveleiro disse:

        Mesmo achando a novela um porre, eu AMAVA aquele teaser do jogo de xadrez de A Regra do Jogo, desculpa sociedade…HAHAHAHA

        • Biel disse:

          O teaser de A Regra do Jogo era uma maravilha, mas até hoje eu sinto vontade de processar a Globo por propaganda enganosa. Susana Vieira (Adisabeba) de preto fazendo carão para a Cássia Kis. Atena grande vilã manipuladora. Romero Rômulo ficando no meio da Atena e da Tóia dando a entender que viria um grande triângulo amoroso.

          Agora, o teaser de O Outro Lado do Paraíso foi bem bolado, mas na minha opinião, o título da novela não combina. Teria sido melhor o Walcyr nomear a novela como “Boomerang”, até chamaria mais a atenção, eu acho

          • French disse:

            Ou Castelo de Vidro, mais um nome provisorio maravilhoso para uma novela que a globo descartou

          • Um noveleiro disse:

            Me senti muito enganado em ARDJ. Achando que ia ter Susanão como a verdadeira chefe da facção…zzz

          • French disse:

            E eu pensei que ia rolar um Branca Leticia de Barros Mota vs Isabel novamente

          • Rafa disse:

            O título remete diretamente onde a trama principal se passa: uma área rica em esmeraldas. o “Outro lado” remete ao lado negro das pessoas que fazem para obter poder e dinheiro tendo como mote como mostra o teaser “”Você colhe hoje o que plantou ontem”. Pra mim achei bem melhor que o título de Castelo de Vidro, bem melhores que “Em Nome do Pai/Amor a Vida”, que eram pavorosos.

          • Rafa disse:

            Boomerang tem cara de novela pastelão das sete, não iria combinar. Mas vindo de uma faixa que já rolou títulos horrendos como Amor a Vida, Fina Estampa, Insensato Coração, Em Família…..Boomerang seria o de menos kkkk

          • French disse:

            Ai é que tá, o título tem que ser explicado para os mais desavisados, saudades dos títulos que só de ler você entende mais ou menos como vai ser a estrutura da novela: A Indomada, Pedra Sobre Pedra, Cama de Gato, Quatro por Quatro, Senhora do Destino, e por ai vai

          • Biel disse:

            O Outro Lado do Paraíso é um título horrível e até meio genérico. Ontem eu estava assistindo um filme com o Eduardo Moscovis no elenco que tinha o mesmo título. Quando um título é enorme assim passa a impressão de que o autor jogou um monte de palavras na rodinha pra criar um título de efeito. Êta Mundo Bom também era horrível

        • Rafa disse:

          Você, eu e o Brasil todo ne querido amava a novela pelo teaser ate vir a bomba anunciada nas primeiras cenas e o capítulo 01: A Outra Face

          • Biel disse:

            Eu não me enganei pelo teaser porque o perfil dos personagens já tinha sido divulgado há tempos. Eu imaginava que a Susana Vieira estava de preto no teaser porque para a Djanira, a Adisabeba era uma pessoa do mal. Já a Atena eu nunca apostei minhas fichas, porque desde sempre foi anunciado que ela seria uma trambiqueira, mas as iludidas jecquianes gostam de alimentar a própria ilusão e acreditaram que a Atena seria uma nova Carminha. Bom, a Carminha já era um vilã light, a Atena não era nem vilã ao menos

          • Rafa disse:

            Pq disse que iria processar a globo, já que já sabia do perfil dos personagens? Oo

          • Biel disse:

            Por isso mesmo, dã, porque a Globo fez propaganda enganosa. Todo mundo já sabia o perfil da Atena e da Adisabeba, se iludiram porque quiseram. Tava super na cara que A Regra do Jogo teria uma pegada mais masculinizada e que os vilões seriam homens, mas as alices de plantão já estavam dizendo que a trambiqueira ia matar várias pessoas. A esperança de uma vilã estava nas mãos da Kiki, mas na cabeça do JEC se passou que o público ia amar o Gibson como o chefão da facção, mesmo sabendo que o que sempre chamou atenção nas novelas deles foram as vilãs louras. Ainda pintaram o cabelo da Deborah Evelyn de loiro pra iludir mais um pouco as alices, logo ela que sempre foi morena. Por essas e outras que o JEC não merece perdão

          • French disse:

            Realmente, o desejo de ver uma vilã de verdade no horário nobre foi maior que a razão (desejo esse que eu alimento até hoje), eu sabia que a Atena seria apenas uma trambiqueira, e que a Adisabeba faria parte de um dos núcleos comicos horríveis daquela novela, mas quando saio aquele teaser, a coisa mudou de figura, a Atena parecia uma doida manipuladora (tinha mais presença que a Flora e a Caminha juntas), e a Adisabeba parecia um poço de maldade e rancor, enfim, me iludi legal…

            -depois eu percebi que a Atena era uma pamonha e a Adisabeba era uma mera figurante, foi ai que eu apostei todas as minhas fixas na Kiki que podia muito bem ser o “pai” da facção, mas ai a personagem nos foi apresentada e olha… Que decepção, até hoje eu me pergunto oque onde o JEC tava com a cabeça para nomear o Gibson o “pai” da facção (até a Nora seria uma opção melhor)

    • Rafa disse:

      A novela vai entrar em sua reta final.. daqui a 4 semanas exatamente. Até lá eles vão mostrar mais da trama do Walcyr.

  8. French disse:

    Bom… Gloria Perez sendo Gloria Perez né, AFDQ tá quase superando Salve Jorge no voou livre, só falta a Ritinha aparecer loira do nada na novela (seria uma ótima homenagem ao cabelo mutante da Morena), mas o que me deixa mais confuso é essa gravidez da Ivana, gente a Gloria não tinha mais oque inventar para esse núcleo e tirou isso do éter, e ela só vai perder o bebê, porque aparentemente a personagem não teria cacife para aguentar uma gestação, fora que a única transa da vida dela aconteceu a TREZENTOS ANOS então né ???

    • José disse:

      teve cabelo mutante da Jeiza já

      • French disse:

        Nuss, acho que não falta mais nada então, to pensando seriamente em mudar meu turno de trabalho para ver AFDQ diariamente, afinal é só com a Glorinha que acontecem essas pérolas (era oque eu mais amava em Salve Jorge)

    • Rafa disse:

      Mas parece que o Ivan vai perder o bebê mesmo, por mais que seja uma saída mais fácil pra esse plot, será em uma cena de homofobia feita pra sensibilizar a Joyce. (como será, os diálogos, as cenas, a atuação do Ruy e da mesa da sala de estar, Hoje no globo repórter)

  9. Cin disse:

    Eu tmb ja pensei sobre o bloqueio no zap kkkkk o talvez trocar # de cell?

  10. Cin disse:

    Garcia e tio de Eugenio, nao pai.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *