celebridade-reprise

Temos (alguns) motivos para ficar tristes com a reprise de “Celebridade”

A não ser que esteja numa caverna ou num paraíso tropical sem wi-fi igual à nossa redatora Larissa Martins, você deve ter visto que “Celebridade” foi escolhida como a mais nova reprise do Vale a Pena Ver de Novo para substituir a esticadíssima “Senhora do Destino”. E olha que essa notícia é 100% real oficial, e não apenas mais uma sandice tipo aquela análise acertada de que “Alma Gêmea” seria reprisada igual certos sites afirmaram: o próprio GShow já fez matéria relembrando este sucesso de audiência. Temos motivos para ficar felizes com “Celebridade”? Muitos. Mas infelizmente temos alguns motivos para ficar com o famoso pé atrás.

“Celebridade” foi exibida em 2003 e foi a antecessora de “Senhora do Destino”, e na época fez um puta sucesso de público e crítica. Essa releitura do filme “A Malvada” que colocou uma Malu Mader que se esforçava muito para chorar, um Marcos Palmeira galã (!!) e Claudia Abreu roubando a cena interpretando uma psicopata conseguiu altos índices de audiência e levou o país a maaaaaais um quem matou histórico: quem matou Lineu (Hugo Carvana)? O tema ser celebridades também foi ótimo para os autores mostrarem com aquela acidez gostosa a ascensão das subcelebridades oriundas de reality shows e outros temas divertidos.

Mas nem tudo são flores, claro. O Brasil vivia uma época muito diferente naquele momento, e a recepção do público brasileiro foi outra. “Celebridade” apostou em cenas fortíssimas e apelativas para conseguir audiência, já no primeiro capítulo rolava uma Déborah Secco mostrando os peitos numa cena aplaudida pelo público brasileiro (o mesmo que hoje em dia encarolou num nível que capaz de sair colocando tangas em estátuas gregas de homens nus). E, como é de se esperar, muito disso será amenizado nessa reprise vespertina. Lembra como a Globo cortou a porradaria entre Maria do Carmo e Nazaré, ou mesmo a raposa felpuda assassinando um cara ao jogar um ventilador numa banheira de motel? Então…

celebridade-laura-cachorra

Mas a maior tristeza que devemos ter de “Celebridade” foi que esta foi a última novela realmente boa com o nome de Gilberto Braga no rol de autores. Antes que qualquer pessoa venha me parar na fila do self-service para falar “mas como você é chato, só a coisa do passado que é boa mimimi você zoava um monte o clássico Babilacre”, vamos deixar combinado que Gilberto Braga nunca funcionou bem como autor solo. Todas as suas boas novelas foram por causa de boas parcerias, e as más também.

“Celebridade” foi a última novela que ele escreveu com Leonor Bassères, que morreu durante a exibição da trama. No meio do trajeto, ele pegou o colaborador Ricardo Linhares e promoveu a co-autor titular. Isso, convenhamos, não funcionou nas novelas posteriores (“Paraíso Tropical”, “Insensato Coração” e “Babilônia”).

Ou seja, a reprise de “Celebridade” é boa por ser uma ótima novela, mas ruim porque lembraremos que se trata da última boa novela de Gilberto Braga e Leonor Bassères. Ah, e por causa do inevitável zoom que a Globo aplica para transformar a novela 4:3 em widescreen, ninguém merece isso.

Fábio Garcia

Nunca tive a chance de falar "como vai, Galisteu?".

Você pode gostar...

Comenta Aí!

42 Resultados

  1. Laura Cachorra disse:

    Que dádiva essa reprise de Celebridade, mesmo com os possíveis cortes, esperei por 13 anos esse momento. Preferia no Viva, mas não reclamo. Torcendo linda e loira de farmácia que a Globo tenha “coragem”, faça como a Recopia, e economize nas tesouradas.

  2. Berê disse:

    Celebridade traz um saudosismo danado, qualquer corte será sentido… Creio que as cenas de sexo serão impossíveis manter, e aquela cena após a briga entre Maria Clara e Laura, em que ela cospe o dente, se tirarem vai me frustrar demais.

  3. Eduardo disse:

    eu to desconfiando muito dessa reprise de celebridade, a globo está divulgando DEMAIS nas redes sociais a novela e colocando até os jornais da mesma pra falar da volta da trama (nem senhora do destino teve essa festa toda), fora que muita gente está perguntando sobre a briga da maria clara e da laura e a globo sempre joga um gif respondendo como se fosse passar a briga na íntegra sabe? fiquei com um pouco de esperança da globo fazer uma boa edição na trama e concerteza ela vai adaptar pra 12 anos (melhor que 10) porque é IMPOSSIVEL colocar pra 10 uma novela tão polêmica como essa com palavrões e cenas ousadas do começo ao fim. e sobre a questão do zoom ainda tenho fé que a globo tire ele, tem gente falando que o zoom foi só por causa do sinal analógico pra dar um ar de HD, prefiro demais aquele esticamento do viva que nem é tão ruim assim e que não faz a novela perder o glamuor do que esse zoom nojento que estragou mais ainda senhora do destino (eu disse estragou mais ainda porque essa novela é uma superestimação só e não passa de uma novela simples que tem uma vilã carismática e núcleos pessimos)

  4. Tai disse:

    Com certeza vai ser picotada ao máximo, ou seja praticamente não vai ter novela. Ainda mais com essa geração Nutella.

  5. Sandy disse:

    Um fato interessante é que, aliado a reprise de Celebridade (que pegou todo mundo de surpresa já que a globo inicialmente vetou até as Lésbicas de sdd, o sexo gay em Os dias eram assim e ultimamente só exibe comédia romântica na sessão da tarde) é que se caso o Aguinaldo n entregue a tempo a sinopse de História de lobos (novo remake de suave veneno feat fera ferida), o Gilberto vai assumir a vaga dele, simplesmente pq o Silvio de Abreu n confia na própria gestão e não quer adiantar a novela da Manuela Dias.
    E por mais que falem mal, insensato coração e Paraíso tropical (principalmente a segunda) nem são tão mais ou menos (comparadas com as últimas novelas recentes do horário então), nem Babilônia é tão ruim quanto pintam, Em família e a regra do jogo são quase tão ruins

  6. Chris Freires disse:

    Eu sei que o VIVA agora só reprisa novela com no minimo 20 anos,mas acho Celebridade muito mais a cara do canal pago,não ia ser picotada e o público ia ficar muito mais feliz,aliás,não falta tanto assim pra 20 anos

  7. William disse:

    Vim so pra pedir PELO AMOR DE DEUS FAÇAM UMA MATÉRIA SOBRE A CENA DA MORTE DA IRENE!!!

    • douglas disse:

      Curioso pra ver a opinião do povo daqui sobre aquele festival de vergonha alheia

    • Joanna disse:

      Que vergonha alheia foi aquela cena da morte da Irene…Glória Perez mostrando a sua cara no sol como se deve voarrrr para nós meros pobres e mortais.

      Por um minuto pensei que seria o Yuri quem iria matá-la com aquelas alucinações daijabu nível alucicrazy

    • Joanna disse:

      Aquela vilã apareceu forçada e saiu forçada e over, como lidamos? Kkkk

    • lsureke disse:

      Depois de Cristina abraçada com o demônio do espelho e da Virgínia devorada por dinossauros, essa foi sem dúvida a morte de vilã mais bizarra!
      Talvez se as alucinações da Irene não tivessem começado de uma hora para a outra, seria mais verossímil. Mas, de qualquer forma, pelo menos não tivemos um repeteco de Yvone fugindo da cadeia.

      • douglas disse:

        A da Cristina tinha contexto, novela espirita e tal, quiseram faze ruma morta a lá Ghost. Aquela de Morde e Assopra é insuperável, pior último capitulo de todos os tempos.

        Mas essa Irene foi tão tosca que deu vontade rir.

  8. lsureke disse:

    Confesso que torcia pra Alma Gêmea…
    Fica pra próxima hahaha
    Bom, se a Globo quer exibir reprises de novelas mais densas, que exiba nas madrugadas, no lugar daquelas séries que ninguém se importa ou dessa retrospectiva “tapa-buraco” do Globo Repórter que inventaram nessa semana (ninguém merece ficar vendo a vida dos hipopótamos do Himalaia nesse horário!). E se não for possível, deixa pro Viva, mas não estraga o que já não é lá essas coisas!

    • José disse:

      até parece que a Globo vai desperdiçar produto de qualidade boa e mão-de-obra fácil como um novelão das 9 pra passar 3 da manhã e dar 2 pontos

  9. douglas disse:

    Realmente, vão picotar tudo, e Celebridade sem as cenas “pesadas” não é nada porque não era só apelação, elas eram necessárias. Fora que isso vai deixar a trama arrastada e inevitavelmente vão aparecer os chatos (cof cof pirralhos) de plantão dizendo q ela era superestimada, só a Laura prestava e etc etc etc.

    Uma coisa boa é que ela volta justo na era das sub-celebridades de internet. É um mundo completamento diferente e ao mesmo tempo igual ao de 14 anos atrás. Vai ser interessante ver como aquelas críticas vão soar atuais.

    E por fim, Paraíso Tropical foi uma boa novela.

  10. Milane disse:

    Chega a ser risível um portal que tem duas pessoas escrevendo criticar um autor por só trabalhar em parcerias.
    As matérias podem ser escritas solo, mas os sites só duraram tudo isso pela junção Fabissa.
    Só que um escreveu vários sucessos e uma novela das mais exportadas. O outro escreve, bem, no Coisas de TV.

  11. Joanna disse:

    Gente, infelizmente vão picotar toda a novela. Tomara que não, já que somos brasileiros e a esperança nunca morre. E tirem esse maldito zoom!!

    Melhor novela da decada de 2000

    • douglas disse:

      Aquele zoom consegue pior q os cortes pra mim. É bizarro, a imagem fica esfarelada. E antes que alguém diga das barras pretas, isso da pra arrumar mexendo nas configurações da tv, e também serve de lição pra quem saiu jogando as tvs de tubo fora achando q eram inuteis kkkkk

  12. French disse:

    Texto bem preguiçoso em… Eu pensei que a Globo ia vir com uma América ou até Paginas da Vida, aqueles clássicos do tipo bem light sabe. Não acho que a Globo seria burra o suficiente para reprisar essa novela com classificação para maiores de 10anos, viraria um BELO e DESNECESSÁRIO “COMPACTO” (vai ser impossível tirar os “cachorras” do texto, fora que 90% dos núcleos secundários não seriam exibidos nem mesmo nas novelas das 9 de hoje em dia).

    Enfim, uma ótima novela que MUITO provavelmente vai ser completamente prejudicada pelo politicamente correto excessivo da Globo (se o publico está chato hoje em dia, não reclame,porque a Globo tem uma parcela de culpa nisso)

    • José disse:

      Mas Celebridade é absolutamente ok nos núcleos paralelos… o problema é a central.

      • French disse:

        Nem tanto. Alguns núcleos secundário eram bem pesadinhos sim, eu exagerei um pouco dizendo que 90% deles não seriam exibidos hoje em dia, mas acho que a metade deles sim (não como foram exibidos na exibição original da novela)

        A Darlene com D de “dar”, hoje em dia seria capada pelo público, acho que iria acontecer com ela o mesmo que aconteceu com a Alice de Babilônia (personagem toda retalhada, porque o público não aguentou tal piranhagem)

        E a Jacqueline então, só os seios da personagem a mostra fariam a novela ser reclassificada para maiores de 14 anos, como (quase) aconteceu com Páginas da Vida. Fora o ex-jornalista alcoólatra, a irmã louca-cleptomania da Maria Clara e também Tinha a Vingança da Laura que foi maravilhosa, mas eu aposto que o público hoje em dia iria achar absurdo um vilã se vingando da mocinha (eu já vi gente capando a Nina por querer se vingar da Carminha, agora imagina se fosse ao contrário), diriam que a Globo esta incentivando a vingança, os bons costumes, o mal-caratismo e etc.

        • osnar disse:

          é verdade, o pulbico acha as novelas do gilberto pesadas já as 21h.. imagine as 16:30. não sei como será possivel tal edição. a não ser que coloquem “piis” nos “cachorra” e “michê”

        • douglas disse:

          Pior q hoje em dia ta na moda amar vilão, capaz do povo gostar. Já prevejo memes da Laura estragando a lembrança da novela. E realmente não sei como vão administrar Jacque e Darlene, vai virar um retalho só. E eu não lembro como trataram outras reprises que tinham alcoolismo na trama (não pude ver a reprise de O Clone) então não sei o que farão com o Cristiano e o filho, esse núcleo tbm tem cenas bem fortes. Foi um dos pontos altos da novela, meter a tesoura vai prejudicar demais a reprise.

          Por exemplo, se cortarem a cena que o Jacques entra em coma no carnaval em SDD, certeza q vão picotar as cenas do Cristiano.

          • French disse:

            É 8 ou 80, ou a Globo vai tomar vergonha na cara e tascar a novela com uma classificação indicativa de +14 anos e exibir tudo na integra, ou ela vai picotar tudo e veremos nada menos que um compacto BEM mal feito da novela (acho meio impossível exibir essa novela impropria para menores de 10 anos, mas vindo da Globo eu não duvido nada)

    • Joanna disse:

      Vc queria Páginas da Vida pra ver a senhora falando que dormiu e acordou toda babada ouvindo Roberto Carlos e o streeptease da Arósio no primeiro capítulo.

      • French disse:

        Bom… Como as edições do VPVD são sempre horrendas é muito pouco provável que esses depoimentos fossem exibidos (ainda bem por eram bem ZzZzZz) e o strip-tease da Arósio poderia ser cortado sem maiores problemas. Acho Páginas da Vida a novela mais própria para substituir Senhora do Destino, fora que da trama central pouquíssimas cenas seriam cortadas, oque é muito bom.

        • osnar disse:

          sim, paginas é perfeita pra ser mutilada, deixando só a trama central a trama fica bem mais assistivel.

        • José disse:

          A Globo não picota mais tramas desnecessárias em reprises nem cenas longas e barrigudas, pelo contrário… anda arrastando ao máximo (prova disso foi Caminho das Índias, por exemplo). Páginas seria reexibida praticamente na íntegra

    • douglas disse:

      Enquanto isso a emissora dos pastores passa reprise 14+ tranquilamente inclusive com menção a pedofilia e não tem nada demais.

      Com esse ataques recentes, Globo ficou mais cagona ainda.

  13. José disse:

    achei que iam listar os inúmeros cortes pavorosos que a novela vai sofrer… desde a época em que o Ministério Público exigia que a tarde só exibissem conteúdos livre/10 anos, se tinha uma novela que eu achava IMPOSSÍVEL a Globo reprisar, essa novela era Celebridade… acho que dos anos 2000, é de longe a mais pesada… eu já tava preparado pra volta de América, essa notícia me pegou de surpresa

    A menos que a Globo esteja tocando o foda-se e preparada pra edição dela ser insuficiente e a reprise ganhe reclassificação para 12 anos antes do fim, essa novela vai durar nem 50 capítulos de tão picotada… ou então os núcleos paralelos tipo Eliete/Nelito/Ana Paula, Cristiano e Noêmia, redação da revista Fama, Darlene e Vladimir etc vão tomar conta da novela… capaz até do triângulo Maria Clara-Fernando-Beatriz ser promovido a trama central, sendo que ninguém nunca ligou pra vida amorosa de protagonistas do Gilberto Braga

    Ou então vão ter que redublar a novela, porque a Laura chama a Maria Clara de vagaba umas 10 vezes por capítulo, a conotação sexual das inúmeras cenas íntimas dela com o Marcos é absurda, eles se chamam SÓ de “cachorra” e “michê”, o primeiro capítulo já começa com o Márcio Garcia armado dando um soco na cara da Laura e sequestrando a Maria Clara no meio de um incêndio enquanto a Juliana Paes mostra os seios pra uns jornalistas… o gancho pro segundo capítulo é a Laura sozinha amaldiçoando “a vagaba sobrancelhuda”… lembro tb que só na metade da novela a direção da Globo interviu e proibiu o Gilberto de inserir “merda”, “cacete” e “porra” nos diálogos dos personagens porque tinha todo dia, especialmente no Renato Mendes e no Marcos… o Renato era um misógino de primeira, com diversas piadas nojentas. Tem tb a longa sequência final com Laura e Renato armados, em que ela ASFIXIA UMA CRIANÇA, o Marcos é alvejado, dps ela ameaça o Renato, toma um tiro e fica sangrando enquanto relembra como matou o Lineu… assistam a cena da morte do Cigano dessa reprise de Senhora do Destino, em que o revólver do Reginaldo aparece uns 3 segundos, pra vocês verem o que virou, e fiquem com medo da sequência do último capítulo de Celebridade por mim…

    Enfim, medos à parte, eu fico imensamente feliz de poder matar o saudosismo gigante por esse novelão, minha segunda ou terceira novela preferida dos anos 2000, muito boa mesmo. Gostei da Globo privilegiar um clássico que achei que eu só veria de novo no Viva do que ficar correndo atrás das tranqueiras recentes tipo Fina Estampa ou então da saturadíssima Avenida Brasil. Vai valer a pena rever, ao contrário dessa desnecessária e desgastada reprise de Senhora do Destino…

    • douglas disse:

      Então, pelo menos antes tinham desculpa pros cortes, hj não tem mais. Lembrando que em 2011 fizeram mudanças em relação aos horários das faixas etárias e isso prejudicou mais ainda tanto as reprises quanto as faixas de filmes. Mas isso finalmente caiu ano passado e a Globo banca a puritana. E o pior é que, com os ataques recentes, isso tende a piorar.

      Realmente vai ser um caso a parte essa reprise de Celebridade. Vai ser histórica pro bem ou pro mal. Ou a Globo vai tomar vergonha na cara e meter um +12 ou +14 as tardes, ou veremos a tesourada mais bizarra do VPVDN

  14. Mauricio disse:

    Acho que a pior parte é o zoom mesmo, a imagem fica horrível

  15. osnar disse:

    sim, sem zoom por favor, globo vamos fazer jus a essa qualidade de novela! Boa menção à Leonor, que nunca escreveu solo, mas com Gilberto tinham uma quimica maravilhosa. As outras novelas depois que ela morreu foram bem inferiores, culminando numa das piores de toda, babilônia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *