irene-morte

Saiba tudo sobre a morte de Irene em “A Força do Querer”

Se você é um brasileiro apaixonado por novelas, certamente você está passando essa semana coladinho na TV para acompanhar os últimos acontecimentos da trama das nove da nossa querida Glorinha Perez, “A Força do Querer”. E se você é um brasileiro que ama novelas, você certamente ficou com aquela sensação de “o que raios está acontecendo na minha TV?” durante a cena que culminou na morte da vilã Irene no capítulo de ontem (17).

Caso você seja sim um brasileiro apaixonado por novelas, mas, por alguma razão, perdeu o capítulo de ontem, pode ser que você não esteja entendendo nada do que estamos falando. Por isso vamos te explicar. E com detalhes. E se você não é um brasileiro apaixonado por novelas, mas quer saber o que aconteceu do mesmo jeito, vamos te explicar com mais detalhes ainda. Senta que lá vem história:

Irene (Débora Falabella) é uma vilã meio psicopata cujo grande objetivo é aplicar golpes nos outros para ficar riquíssima, riquésima, muito rica mesmo.

ESSA É IRENE, PERCEBAM A CARA DE PSICOPATA

ESSA É IRENE, PERCEBAM A CARA DE PSICOPATA

Sendo assim, uma época ela tava lá no exterior e aplicou um golpe em um velho ricaço que, por coincidência, era marido de Elvirinha (Betty Faria). Elvirinha é uma senhora maravilhosa que, se fosse personagem de “O Clone” passaria a novela toda dizendo que gosta de ouro, muito ouro! Mas como ela está em uma novela contemporânea, ela deixa bem claro que gosta de dinheiro, jóias e homens ricos (mesmo se eles forem traficantes).

ESSA É ELVIRINHA E SEU GRANDE AMIGO SABIÁ COM UMA CORRENTE DE UM QUILO DE OURO

ESSA É ELVIRINHA E SEU GRANDE AMIGO SABIÁ COM UMA CORRENTE DE UM QUILO DE OURO

Pois bem. Elvirinha se casou com Garcia (Othon Bastos) que por outra coincidência do destino é tio de Eugênio (Dan Stulbach), que era amante de Irene.

ESTE É O AMIGO DE ELVIRINHA, GARCIA

ESTE É O MARIDO DE ELVIRINHA, GARCIA, E TIO DE EUGÊNIO

Irene e Eugênio se conheceram porque Eugênio era trouxa e se deixou enganar, portanto caiu em qualquer mentira que Irene dissesse e começou a se achar um homem incrível. Irene era tão cobra que se tornou amiga de Joyce (Maria Fernanda Cândido), a esposa de Eugênio, e foi pouco a pouco armando estretagemas para que o casamento dos dois caísse no buraco e ela pudesse dar seu golpe em paz.

IRENE CONVENCEU EUGÊNIO QUE O FATO DELE TER TRABALHADO NO CQC FOI SÓ UM MOMENTO RUIM, MAS PASSOU

IRENE CONVENCEU EUGÊNIO QUE O FATO DELE TER TRABALHADO NO CQC FOI SÓ UM MOMENTO RUIM, MAS PASSOU

Funcionou, Joyce e Eugênio se separaram, Irene levou uma surra de Joyce, mas no fim Joyce e Eugênio perceberam que o que é imortal não morre no final e resolveram ficar juntos mesmo assim:

JOYCE AINDA ANDA MEIO BOLADA POR TER QUE CONTINUAR CASADA COM UM EX-CQC QUE BATIA NA MULHER DE RAQUETE

JOYCE AINDA ANDA MEIO BOLADA POR TER QUE CONTINUAR CASADA COM UM EX-CQC QUE BATIA NA MULHER DE RAQUETE

Foi aí que Irene ficou pistola da vida e resolveu fazer de tudo para trazer Eugênio de volta. Ela ficou infernizando a vida dos dois, até que ela descobriu uma gravidez e usou dessa gravidez para fazer da vida do casal um inferno ainda maior:

FALA GALERA TÔ GRÁVIDA

FALA GALERA TÔ GRÁVIDA

Só que nesse meio tempo Elvirinha, lembra, aquela que Irene com o nome de Solange deu o golpe no marido? Então, Elvirinha descobriu que a tal Solange estava no Rio e armou uma emboscada pra ela na favela.

Só que durante a emboscada a polícia invadiu o morro e durante a fuga, Solange\Irene acabou perdendo o bebê:

NA MADRUGA BOLADONA, SENTADA NA ESQUINA PENSANDO NUM OUTRO GOLPE ALTAS HORAS DA MATINA

NA MADRUGA BOLADONA, SENTADA NA ESQUINA PENSANDO NUM OUTRO GOLPE ALTAS HORAS DA MATINA

Vendo que o bebê e a chance de ter Eugênio de volta sumiu, Irene fez o que qualquer pessoa normal faria: encontrou uma barriga falsa e continuou fingindo gravidez. Só que durante esse processo ela foi ficando bem doida e aí sua amiga e fiel parceira Mira acabou ficando com medo de morrer e foi denunciar Irene para Dantas (Edson Celulari) que é sócio do marido da Elvirinha na empresa, além de amigo da família de Eugênio e tals:

SER AMIGA DE PSICOPATA É PUXADO DEMAIS...

SER AMIGA DE PSICOPATA É PUXADO DEMAIS…

Dantas fica chocado com a revelação de que Irene e Solange Lima são a mesma pessoa e corre contar pra Elvirinha e Garcia, só que ele sestão jantando fora então ele corre atrás deles pra contar as infos. No fim das contas, todo mundo, incluindo o núcleo Otaku da novela, se encontra em um estacionamento onde Irene e sua barriga falsa estão:

E É AÍ QUE COMEÇA O SHOW

Primeiro porque todo mundo chega atrás de Irene querendo fazer justiça com as próprias mãos sem sequer pensar em chamar a polícia. Vale lembrar que todos eles conhecem Caio (Rodrigo Lombardi) que é apenas o SECRETÁRIO DE SEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO, mas ninguém pensa em ligar pra ele pra que alguém ajude a prender essa assassina sanguinária que é Irene:

ELVIRINHA PEDE PARA QUE OUTRAS PESSOAS CORRAM ATRÁS DE IRENE SENÃO ELA VAI DAR MAL JEITO NAS COSTAS

ELVIRINHA PEDE PARA QUE OUTRAS PESSOAS CORRAM ATRÁS DE IRENE SENÃO ELA VAI DAR MAL JEITO NAS COSTAS

Felizmente o destino tinha outros planos para a vilã, que ao invés de ser presa ou morta, teve seu castigo SENDO PERSEGUIDA EM SUA IMAGINAÇÃO POR UM BANDO DE OTAKUS.

não, eu não tô brincando.

Irene surta e começa a pensar que Goku & outros personagens japoneses querem acabar com a vida dela. Sim, gente. Gokus e outros personagens japoneses aparecem cobertos em sangue correndo atrás de Irene em sua imaginação:

morte-irene-cosplayers-04 morte-irene-cosplayers-06

Tudo isso enquanto o núcleo terceira idade feat. o núcleo viciado em jogos de azar está perseguindo Irene de verdade, fora de sua imaginação. Rola uma perseguição incluindo elevadores, até que Irene munida de um pedaço de encanamento começa a correr atrás de todos aqueles que querem destruí-la:

irene-antes-de-morrer-em-a-forca-do-querer-1508288282456_v2_900x506

Só que ela acaba encurralada entre o núcleo Otaku e o núcleo empresa da família Garcia que até hoje não sabemos o que faz para ser uma empresa tão grande e aí, entre essas duas opções: família doida e otakus sanguinários ela prefere a morte e se joga no fosso de elevador no maior estilo “A Próxima Vítima”:

morte-irene-cosplayers-09

ESSA NÃO É A IMAGEM DE IRENE CAINDO E INCLUSIVE FOI ROUBADA DO OUTRO BLOG DO FÁBIO MAS VOCÊS ENTENDERAM O ESPÍRITO

A coisa é tão surreal que a novela acaba congelando em Irene caindo andares abaixo e gritando, e só não fica tudo ainda mais doido porque a cena não congelou em algum cosplayer sangunário. Sinceramente não viamos uma sequência tão hilária na teledramaturgia nacional em muito tempo. Anos depois de nós pessoas comentarão aquela vez que aquela vilã de novela morreu alucinando com cosplayers assassinos. 

E pra quem não conseguiu se divertir com essa sequência, tudo que temos a dizer é

POBRE

DE

QUEM

NÃO

SABE

VOAR.

(a redatora está sem photoshop e por isso teve que improvisar)

Quem quiser ver a cena, clica aqui que tem no GloboPlay.

Larissa Martins

Fala muita bobagem, escreve sobre quase qualquer coisa e sabe tudo sobre a temporada da vagabanda de malhação.

Você pode gostar...

Comenta Aí!

56 Resultados

  1. Carmen disse:

    Muito bom

  2. Joanna disse:

    Gente eu adorei a cena, sendo sincera com vocês. Um final over e forçado digno a uma vilã que foi tirada do éter da Gloria Perez para dar um tom de folhetim ao nucleo do Eugenio (leia-se nucleo do homem trans), para “amenizar” o nucleo pra ser mais digerível pro público.

    Uma sequencia de cena incrivel, que mostra elementos de terror e personagens japoneses, vai entrar para história da teledramaturgia mesmo. Haters Gonna Hate

    E por fim não esqueçamos de citar
    “Eugeniooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo” (Lima, Solange/Irene)

  3. Eduardo disse:

    uma pena que hoje em dia as pessoas desvalorizam o novo e enaltece o antigo referindo como “classico” e “revolucionario” pra desmerecer os de hoje em dia e quando os clássicos são rerisados a gente vê que nem é tanta coisa assim né? e que algumas tramas de hoje em dia humilha com a produção e historia (sim senhora do intestino eu to falando de voce). não é só porque é novo que é ruim e não é porque é velho que é bom. imagina avenida brasil exibida em 2004 e senhora do destino em 2012? Kkkkkkkk essa eu queria esfregar na cara dos chatos

    • douglas disse:

      O que eu vejo é ao contrário, gente fazendo de tudo pra desmerecer novelas “antigas” em relação as atuais, inclusive com esse mesmo papinho de “na reprise a gente percebe q era ruim” (como se alguém tivesse culpa de eles n terem visto a exibição original e só edições toscas). Tem até uns que inventam uma matemática maluca pra tentar alterar a audiência dessas novelas kkkkk. Certeza que farão o mesmo com essa reprise de Celebridade e com as novelas atuais que forem reprisadas no futuro.

      • Eduardo disse:

        a edição do vale a pena é péssima mesmo, portanto ela não faz a novela perder totalmente o rumo, essa reprise de celebridade pode até suar ruim nessa reprise mas eu sei e todo mundo sabe que a novela é boa. no caso de senhora do destino a novela é ruim de ser ruim mesmo, pois essa edição da novela tá praticamente na íntegra a única coisa que muda é o corte das cenas “pesadas” fora isso a novela está sendo reprisada praticamente inteira. não gosto das novelas do aguinaldo então acho que se senhora do destino passase no viva ela não ia mudar nada em comparada a essa reprise. tem novelas que não se pode julgar mesmo sendo exibidas no Vale a pena porque são modificadas, exemplo de anjo mau que foi maravilhoso assistir em 2013 no viva e em 2016 dava até preguiça

  4. osnar disse:

    acho q vcs prefeririam mais um quem matou do JEC né…. o suuuper criativo

  5. Biel disse:

    Que dó da Débora Falabella, tem uns 20 de carreira e devia ter um enorme sonho de interpretar uma vilã e quando finalmente realiza, é essa samambaia chamada Irene. Aliás, qual foi a função da Irene mesmo? A existência dela não mudou em nada a rotação da Terra. Acho que nem a própria Débora Falabella leva a Irene a sério como uma grande vilã. E o ruim é que a Irene foi a única figura maldosa na história.

    E a Irene não é a única vilã ruim da Glória. Teve a Maysa de O Clone que era uma antagonista muito, mas muito humanizada. Teve a sem sal da Yvone, cuja a única função era fazer merchandising social de sociopatia (era sociopatia e a Glória chamava de psicopatia). Ah, teve a vilã super robótica da Cláudia Raia (que nunca deu muito certo como vilã) e enfim, a Inutilrene, cuja as maiores maldades foram ocultas, porque simplesmente a Elvirinha chegou dizendo que a Solange (Irene) fez isso, fez aquilo, fez o escambau, mas ver a megera realmente fazendo essas coisas, ninguém viu.

    A única vilã da Glória que foi boa, é a Wanda de Salve Jorge. Acho que apesar de todo o sucesso de A Força do Querer, a Irene não vai ser uma das personagens mais lembradas

    • douglas disse:

      Esse passado nebuloso da Irene foi tão mal construído e forçado que deu dó. A a personagem em si não era grande coisa também, vilã fraca. Mas o problema maior foi terem a vendido como “A” vilãzona da novela, e pior, vender a surra da Joyce como uma surra histórica. Uma piada.

      Realmente a Glória nunca fez grandes vilãs, mas elas sempre foram secundárias e se encaixavam bem nessa posição. Só agora que ela inventou de dar essa importância pra Irene, talvez pra alimentar essa ilusão de que todo mundo ali era protagonista. Ai, só pra não ficar mais óbvia ainda a xerox da Yvone/Alicinha, ela inventou esse passado criminoso e o surto repentino na reta final. E parte do público trouxa comprou direitinho.

      • Biel disse:

        Acho que a Irene teria sido melhor construída sem aquele cosplay de Alicinha e Yvone. A Irene poderia ser uma sobrinha pobre da Silvana que esbanja bondade e simpatia. Então, ela se aproxima do Eugênio e da Joyce fingindo ser uma boa moça e logo vira amante do arquiteto. Logo, o caso da Irene e do Eugênio acaba, pois Eugênio não pretende acabar com seu casamento, então, o plano B da Irene é se aproximar do Ruy e fazer ele se apaixonar por ela, assim ela pode destruir a família do Eugênio. Dessa forma, ela também seria a grande rival da Ritinha. Acho que esse circo que eu imaginei ficaria mais natural que essa forçação de barra para fazer da Irene A vilã da década. Forçada por forçada, até a Magnólia de A Lei do Amor se deu melhor, apesar dessa ser uma vilã meio gratuita.

        A Irene ser rival da Joyce não colabora muito porque a própria Joyce beira à vilania muitas vezes. E as maldades da Irene para a Joyce nunca foram lá muito prejudiciais para ninguém

        • José disse:

          1. Não precisa plagiar Maria do Bairro, a Glória é melhor do que você
          2. Vocês que inventaram que a Glória criou a Irene pra ser a vilã da década, ela simplesmente criou uma trama pra novela e nessa trama tinha uma vilã… a trama dela, bem como a da Silvana, não empolgou tanto assim (o que não significa que foi um lixo como vocês deixam transparecer… o texto, a direção e a atuação estiveram acima da média). Até parece que a Glória fica se escorando em vilã que nem o Aguinaldo Silva. AFDQ foi criada pra ser lembrada pela Baronesa do Pó, pelo tema de transgênero, não por vilã

  6. Só tenho algo a dizer com essa cena da morte da Irene, eu gostei. Foi meio absurda sim, foi meio nada ver, foi uma cena que precisamos voar alto para entender, mas eu gostei, me diverti muito com a morte dela.

  7. Eduardo disse:

    douglas e french os câncer desse site

  8. Eduardo disse:

    COMO OS CRITICOS DESSES COMENTÁRIOS SAO CHATOS a cena foi maravilhosa e icônica aceita, com certeza vai ficar marcada na história da teledramaturgia, assim como a novela também!!! quer morte inovadora? vai assistir novela de aguinaldo silva com a repetitiva escada

    • French disse:

      “aceita”, nem vou perder meu tempo, vocês aqui do site tem um sério problema com quem tem opinião própria e não segue modinha de novela superestimada e nem vai na onda da galerinha do lacrou. Desculpa se não engolimos qualquer coisa ou de “mão beijada”, se a gente critica é porque queremos/merecemos coisa melhor

      • Eduardo disse:

        merecem coisa melhor? é muito irônico falar isso já que a trama é a melhor desde avenida brasil, quantas tramas ruins tivemos que passar pra chegar em a força do querer e sentir o gosto de assistir uma trama realmente boa no horário. o problema é que vocês só sabem criticar e criticar, nunca sabem apreciar nada! e eu não vejo subestimação nenhuma em a força do querer e se tiver é merecido, porém nunca vi ninguém dizer que a novela é a melhor que existe (ao contrário de avenida brasil) e quem fala isso com certeza devem ser aqueles que não assistem a globo e só acompanha sucesso de internet e não conhecem a história da teledramaturgia pra chamar ela de “MELHOR DO MUNDO”, e o “aceitar” é questão de ter consciência mesmo pois uma novela tão boa dessa e receber hater desse tipo, sinceramente…

        • French disse:

          Mas ninguém aqui esta capando AFDQ, estamos criticando a morte da Irene em si que foi tosquíssima, e o merecemos coisa melhor eu me referia unica e exclusivamente a cena, e não a novela (que é muito superestimada sim, sorry) fora que o meu comentario foi só uma zueira com a icônica “pobre de quem nao sabe voar” e não um “hate” como você diz.

        • douglas disse:

          “a melhor desde ‘x’ “, “uma novela tão boa dessa”. Ai é que tá, segundo quem? Na opinião de quem? Na sua certo? E então, nem todo mundo pensa assim e vc tem q aceitar isso. Sim, afdq é superestimada e sim, vejo MUITA gente falando que é a melhor do século ou coisa do tipo. E realmente, é absurdo e coisa de quem começou a ver TV ontem.

          E essa guerrinha entre Avenida x A Força é ridícula, coisa de pirralho de twitter. Ambas não são tudo isso, e independente disso essa coisa de criar rixa e diminuir uma pra enaltecer a outra é patética. O mesmo vale pra essa onda de criticar as novelas reprisadas.

      • José disse:

        French, quando você fizer pelo menos 20 anos, você pode brincar de ser adulto e de entender alguma coisa criticamente. Por que você não só se assume como um espectador comum? Você é chato pra cacete e só fala bosta

        1. Problema nenhum sua opinião ser uma bosta
        2. Se torna problema quando você acha que isso daí é crítica bem-feita, porque não é. Bancar o adolescente do contra que acha superestimada uma novela que fez sucesso não te faz melhor do que ninguém, só te faz o que você é: um adolescente chato pra caramba

    • douglas disse:

      Icônica? Ficar marcada? Não dá nem 2 anos e ela já fica datada (se já não está aliás). Vai ser a “cena que fez referências as pegadinhas de palhaço (rs) e filmes de terror teen da época”. Com tanta morte de vilãs muito melhores (tanta a cena quanto a vilã em si) chega a ser absurdo colocar a da Irene num patamar tão alto.

      Vcs tem essa necessidade bizarra de concordar com todo mundo, ser maria vai com as outras do povinho do twitter, mas eu não. Foi mal ai.

      • Eduardo disse:

        mas quem disse que estou enaltecendo a vilã? A vilã realmente não é uma das melhores, debora falabella merece coisa bem mais alta do que a irene. apenas critiquei o fato das reclamações desnecessárias de gente que não aguento o sucesso de uma novela e vivem fazendo notinhas do tipo “nossa todo mundo gosta de a força do querer mas tem aquele errinho ali, outro ali” não julgo o fato de voce não gostar da novela e sim de comentários desnecessários desmecerendo ela que são HATER sim. E quem disse que se eu gostar da novela quer dizer que sou Maria vai com as outras do povo do Twitter? como você mesmo disso é questão de gosto e nenhuma rede social força ninguém a gostar de uma novela, gosta quem quer assiste quem quer!!! “2 anos ja ta datada” então amor espera sentado uma cena boa daquelas ser esquecida no churrasco rs

        • French disse:

          Mas quem foi que disse que eu não gosto da novela ? Você é o tipo de fã que jamais critica nada (nem mesmo uma critica construtiva), aceita que a sua novelinha não é perfeita e tem MUITOS defeitos (muitos deles são sublimados da memória do público, como a trama da baleia azul que foi um descaso total)

          -o problem não é você gostar da novela, o problema é voce não aceitar criticas a novela como se ela fosse inominável

          • Eduardo disse:

            meu deus não faz a burra, a força do querer tem erros de construção sim como TODAS novelas tem e isso não fez que a novela fosse ruim,se não for de construção é de núcleo e por aí vai, repetindo… o que eu critiquei foi apenas os chatos de plantão em todo post dizer que a força do querer é melhor que tal novela, que a novela tem erros e etc… e eu defendo a novela mesmo, até porque aposto se tivessem regulando uma novela que voce gosta você não taria discutindo com a pessoa com unhas e dentes defendendo a trama. eu por exemplo acho a força do querer melhor do que avenida na questão de núcleos, já avenida é melhor no núcleo principal do que a força do querer com aquela história de amuleto de índio (não é uma comparação pra dizer que uma pisa na outra)

          • French disse:

            Cara… Onde exatamente você quer chegar com essa discussão ?

        • douglas disse:

          Ué, então eu tenho direito de não gostar mas tenho que guardar a crítica pra mim pra n parecer hate pq muita gente gosta da novela? Do mesmo jeito que você defende quando vê alguém criticando o que você gosta na novela, eu vou defender o meu ponto quando alguém elogiar algo q eu acho ruim. E é assim que o mundo funciona.

  9. Tai disse:

    Da vontade né American Horror Story? Hahahahahahahahaha amei a cena foi muito alucinógeno hahahahahahaha

  10. osnar disse:

    parem de falar mal, se a mesma cena fosse em sére da netflix estariam babando ovo… eta povinho chato…

  11. William disse:

    Ah que saudades de matérias assim de vocês!!!! Mesmo na falta do photoshop, ficou muito bom!!!

    Sobre a cena: de verdade, eu to entre achar absurdamente ridícula e incrivelmente sensacional… Acredito que é como comentaram aqui: a sequência foi maravilhosa na parte técnica (trilha sonora, edição, efeitos) mas digamos na “execução”, na “essência” foi meio tosca. Sei lá, não sei o que dizer, nem o que sentir haha

  12. douglas disse:

    Vilã forçada e mal construída não poderia ter uma morte que não fosse igualmente forçada. Mas ninguém esperava um festival de vergonha alheia desses. Imagina se é numa novela do Walcyr isso ai, como iriam malhar o circão?. Enfim, a participação dos otakus, a pior coisa da novela, só deixou tudo ainda mais ridículo. Pelos menos a cena te faz rir, coisa que raramente acontecia na novela.

    Única coisa boa foram os aspectos técnicos. Excelente edição, e a queda da Irene foi muito bem feita.

  13. Biel disse:

    Esse circo todo foi a melhor coisa que aconteceu na novela. Digno de final de novela mexicana, mas infelizmente a Irene passou longe de ser uma vilã de novela mexicana. Êta personagem ruinzinha e mal construída

  14. Mori com ele dizendo: Sai demônio! Sai demônio!

  15. Vitória Castellini disse:

    Foi uma daquelas coisas tão forçadas, tão toscas, mas que foi feita de uma forma tão maravilhosa com direito a Goku ensanguentado, que nem sei…

  16. Chris Freires disse:

    Gente eu amei esse humor involuntário hahaha pra completar o clima de terror bem que poderia baixar o Maneco na Glórinha e ela colocar a Irene pra ligar pra Joyce mesmo depois de morta,só pra aterrorizar. A novela ta ótima,Glória Perez,nunca critiquei!

  17. Um noveleiro disse:

    Foi o ápice dos voos de Glorinha, e no final ela teve que usar o núcleo dos cosplayers pra alguma coisa mesmo. Minha mãe até comentou, “Mas não seria mais fácil chamar a polícia?”. Tal qual Roberta Miranda, não sei o que dizer só sentir depois desse humor involuntário…

  18. French disse:

    Que carnaval foi esse ? Gente !! Eu tenho certeza que a Glória tentou fazer uma referência aos palhaços assassinos que explodiu a internet ano passado, e deu nisso ae, nem nas novelas de realismo mágico do Aguinaldo tem tanta viagem.

    Se a Irene fosse doidona desse geito desde o primeiro capitulo seria ótimo, uma vilã louca era tudo oque a gente precisava… Enfim Gloria Perez perdeu uma ótima oportunidade de fidelizar a Irene a vilã da década, ela tinha tanto potencial, já pensou se a Irene engravida de uma menina e começa a atormentar psicologicamente a Joyce tipo: “Eu tenho uma filha mulher, coisa que você nunca consegui-o ter”. Seria épico, mas como vilania nunca foi o forte da Gloria ficamos com essa coisa tosta ai, a Irene não passou de uma trambiqueira de quinta, rasa, preguiçosa e incompetente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *