LIBERDADE-LIBERDADE-AUSENTE

O incrível caso da novela que dá audiência, mas ninguém fala dela

Eu acho muito engraçado como repercussão nem sempre anda de mãos dadas com quesitos como qualidade e audiência. Veja, por exemplo, a nova temporada de “Os Dez Mandamentos” que está com uma audiência normalzinha, a mesma falta de qualidade de sempre e uma repercussão quase negativa entre o público. Parece que NINGUÉM fala sobre essa novela, e mesmo a imprensa nem tem falado tanto sobre isso. Algo parecido está acontecendo com a novela das 23h, “Liberdade Liberdade”.

Vou confessar que muitas vezes eu esqueço que temos uma novela das 23h sendo exibida, talvez porque é estranho uma trama dessas ser exibida nessa época do ano ou simplesmente porque ninguém comenta sobre ela. Você vê alguma notinha sobre o que vai rolar nos próximos capítulos? Alguma crítica sobre a atuação exagerada da Andreia Horta? Nada. E o que dizer da repercussão das pessoas? Não vejo nem comentários de pessoas falando “nossa, eu cochilei no meio de Velho Chico e acordei no meio de Liberdade Liberdade e achei que era a mesma novela”!

Isso quer dizer que a novela é o maior fracasso de audiência de todos os tempos desde a exibição de Araponga, certo? Claro que não! Segundo os números do Ibope, “Liberdade Liberdade” tem uma audiência normal. Às segundas consegue bons números por passar coladinha com “Velho Chico” e nos outros fica com a média de 15 pontos. É o que a Globo espera, mas ninguém fala da novela como falavam de “Verdades Secretas”, por exemplo.

Talvez a maior culpa disso sejam das OUTRAS novelas. Afinal “Eta Mundo Bom” e “Totalmente Demais” roubam a cena com audiências monstruosas e “Velho Chico” tá aí pra cumprir a cota de barracos em bastidores.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

Sem Resultados

  1. marcelo disse:

    Pena que para aparecer, a globo tenhe recorrido ao sexo entre dois homens, acho desnecessário. Alias para alavancar novela vale sexo hetero, sexo homo, sexo sexo sexo. Não conseguem CRIAR uma historia que prenda o publico. E as novelas de hoje todas são cópia de cópia de cópia de cópia de cópia de cópia de alguma outra novela. Até pelo autor dá para imaginar o que virá. Deixei de assistir novela faz 8 anos, e nao me faz falta nenhuma

  2. Breno disse:

    Novela mto boa. Não tem como não apaixonar e acompanha-la sempre. Pena ser tarde. Tenho q me recorrer ao globo play para assistir o que ja perdi quando vou dormir. Parabéns pela novela.

  3. Rose disse:

    Adorooo a novela! Sete Vidas , Avenida Brasil e Gabriela deixaram saudades e essa com certeza irá deixar também. Mas tem um problema sério, primeiro é muito tarde, segundo não tem hora para começar. Inicialmente colocava para gravar, não conseguia ver o início, a novela começa, com 10, 15, 17, 18 minutos de atraso. Ahi fica complicado, desisti, agora vejo no Globo Play. Mas a novela é ótima, Marco Ricca está maravilhoso, adoro o elenco, e qdo acabar vou sentir saudades.

  4. Priscila disse:

    Adoro a novela. Acho super bem feita, atuações maravilhosas. Todos os personagens possuem muitos segredos. A novela tem ação, romance, traição, suspense… É a única novela que me agrada no momento, mas realmente conheço poucas pessoas que assistem.

  5. Pelo que assisti, me pareceu uma novela feita com competência, mas apenas isso. Não vi nenhum personagem que fosse um poço de carisma, e nem alguma trama polêmica que estimula discussão. É uma novela bem gostosa de assistir, mas não parece que muita gente virou fã de fato.

  6. iaranrose disse:

    Liberdade ainda tem um quê mais de minisserie de época (a la produção da BBC) do que de novela. Tipo, quem ia atrás de saber o que vai acontecer nos próximos capítulos de A Casa das Sete Mulheres?!
    Tem capítulos que eu acabo perdendo, já que chego em casa cansada e não aguento esperar começar. Mas ela tem feito eu recorrer ao Gshow para ver o que eu perdi.
    Vou perder as contas de quantas vezes o Raposo do Vigh já conseguiu escapar da morte nessa novela. Só espero que a Horta ache o tom, pq ela está acima antes da personagem descobrir “seu legado heróico”.

  7. José disse:

    Acho que Liberdade, Liberdade está ali de maneira correta. Não é um sucesso que ultrapassa os limites do esperado pela Globo como a saudosa Verdades Secretas, mas tampouco preocupa os diretores com índices pífios ou tem a liderança ameaçada. É estranho que dê 25 pontos segunda-feira só por estar colada em Velho Chico e caia 10 pontos nos outros dias da semana (um dia a Globo aprende a criar um horário fixo pra novela das 23h). Esse caso demonstra apenas isso: Liberdade, Liberdade é uma novela das 23h comum, como Saramandaia. Verdades Secretas é quem dava 30 pontos mesmo 1 da manhã de plena sexta-feira. Sobre a repercussão, concordo com o Fábio: Eta Mundo Bom e Totalmente Demais chocam a mídia televisiva, que já estava acostumada a ficar gongando as novelas globais, dando índices rotineiros de 10 anos atrás, enquanto Velho Chico continua a saga da “maldição Avenida Brasil” (o incrível caso de nenhuma novela das 21h pós-Carminha dar 100% certo).

  8. Ah, eu gosto muito de Liberdade, Liberdade e não encontro mesmo ngm pra comentar sobre ela, nem sobre a abertura horrenda. E apesar de não parecer que seja boa e da atuação forçada da Horta, a novela até agora tem mostrado um enredo interessante, boas tramas, reviravoltas e bons ganchos… me faz querer ver cada dia mais (pena que hoje é quarta/ odeio a programação das quartas na tv aberta).
    Sobre o sucesso sem repercussão tbm não compreendo. Deve ser porque o texto não seja tão sensacionalista a ponto de gerar memes, como vcs muito bem discutiram no CoisasCast… talvez por ser de época meio histórica não rolar um reconhecimento do público jovem… ou vai ver que por ser uma história mineira ela come quietinha no canto dela.

  9. Larissa medeiros disse:

    Pior que eu já ouvi sim alguem falando que dormiu em velho chico e acordou em liberdade achando que era a mesma novela

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *