sarue-mezenga-chico-farpas

“Velho Chico” melhora muito no Ibope, mas ainda está longe do sucesso de “O Rei do Gado”

E com essa manchete sensacionalista e amarga no melhor estilo Folha de S.Paulo começamos mais uma matéria de audiência aqui no Coisas de TV. Muitos leitores e até amigos insistem que “Velho Chico” deu uma melhorada nas últimas semanas, mesmo com o arco do desaparecimento do protagonista, então lá fui no site do Gabriel Farac conferir os números do Ibope. E, realmente, “Velho Chico” está de parabéns.

Depois de ficar meses patinando na faixa de 26/27 pontos de média semanal, a novela de Benedito Ruy Barbosa finalmente fincou o pé na dezena seguinte e tem conseguido médias semanais de mais de 30 pontos. Ou seja, quer dizer que as audiências diárias estão muito acima disso!

Quem achou que a Olimpíada do Rio iria prejudicar a novela se enganou, pois durante a competição a novela das mangas envenenadas deu mais de 30 pontos todos os dias, inclusive nos sábados. No dia 11 de agosto, inclusive, repetiu o recorde de audiência geral de 35 pontos, igualzinho na estreia lá em março.

Faltando seis semanas para acabar, “Velho Chico” tem ainda mais motivos pro Saruê comemorar dançando Tropicália somente de samba-canção: o recorde total da novela está acima das duas últimas tramas, a sonífera “Babilônia” e a adorada-pelas-JECquianes “A Regra do Jogo”.

Se eu fosse jornalista da Folha, agora seria a hora que eu exaltaria os 100% de audiência de “Roque Santeiro” para mostrar que “Velho Chico” é um fracasso, é isso?

gif-sofrimento-regina-10

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

4 Resultados

  1. Sandy disse:

    Velho chico é uma novela clássica do Benedito. O que afastou o público foi sim a direção, não que seja ruim. Se o Rogério Gomes fosse o diretor a novela já estava nos 50 pontos faz tempo. Pra mim ia perder o brilho, mas o publico quer roça pura. Vide Eta Mundo Bom!

  2. José disse:

    A novela agora tem um foco, e o mais importante é que cativou o público com os personagens. As pessoas torcem por Santo e Tereza como heróis fortes e sem serem songo-mongos; a Luzia é um show à parte, tanto quanto Encarnação e dona Piedade; a vilania do Carlos Eduardo e da Luzia chama atenção; o romance entre Miguel e Olívia tem química e atrai o público jovem; o sumiço do Santo funcionou e não é nenhuma novidade (vide o sumiço do Bruno Mezenga em O Rei do Gado). A questão é que o público engoliu, finalmente, essa direção horrorosa em detrimento da história boa que é apresentada. Eu não tenho já tanta paciência assim, o estilo desenho animado da novela me incomoda toda vez que eu ligo a TV, mas ela tem boas sequências e bons personagens, isso é inegável. E também é bem melhor que Babilônia e A Regra do Jogo, mas ainda aguardo ansioso a estreia de A Lei do Amor mesmo.

  3. Zé Emerson disse:

    A trama agora realmente tá interessante e isso vem se estruturando desde a descoberta da paternidade de Miguel. As questoes textuais que me incomodavam (como os constantes temas ecológicos, a choradeira inacabel de Zé Pirangueiro e os personagens sempre com rodeios reflexivos sobre o passado) parece que foram atenuados ou extinguidos de vez. Tereza deixou de ser mocinha cabisbaixa e agora enfrenta as situaçoes. Um acerto tbm foi tirarem todo o foco do Coronel Saruê como vilão e colocaram no deputado, já que Fagundes não ta rendendo muito na personagem. Luzia sempre foi a melhor personagem da segunda fase, cheia de nuances e agora foi o momento dela brilhar ainda mais reveleando as verdades ( não sei como ficará depois de arrependida), ponto pra Lucy Alves. O romance dos jovens Miguel e Olivia pegou as shippadoras. Alem do mais, demorou, mas nos afeisoamos com os personagens. Torcemos por eles, pelos bons. E com o sumiço de Santo, todos os nucleos deu uma movimentada, ponto pra trama mais uma vez. A direção, antes estranha e muitas vezes deslocada do texto, agora parece que encontrou um bom meio termo. Tá mais arrojada, como tava na primeira fase. Bons planos, cortes e a estética poética que afastava agora ta deslumbrando demais. Eu que por vezes reclamava agora sou elogios p L F Carvalho. Enfim, nos acostumamos com a novela diferentona e ela finalmente parece ter encontrado seu curso tbm, como o rio. Resta saber se nas semanas finais vai se seguir assim… Torço que sim.

  4. osnar disse:

    o que interessa é que velho chico é infinitamente melhor que o fracasso “babilonia” e a decepcionante “a regra do jogo”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *