gugu-sensacionalista

Crítica: Gugu queria testar a bondade, mas acabou “extorquindo” pessoas

Não costumo assistir ao programa do Gugu porque acho que se quero ver sensacionalismo barato eu posso ligar no programa do João Kleber e ver o emocionante relato do homem que largou a família por ser fã da Coréia do Norte (sim, isso aconteceu no programa dele), mas ontem eu estava acompanhando porque queria conferir a estreia do Programa do Porchat (que inclusive é bem legal mesmo). Como se fosse uma sala de espera do inferno, Gugu fez drama para mostrar a solidariedade do brasileiro num dos quadros mais constrangedores que vi na nossa televisão nos últimos tempos.

O que rolou foi uma espécie de “Sentindo na Pele”, aquele copiadíssimo quadro em que um repórter ou um famoso se fantasia de alguém em necessidade e pede ajuda para pessoas que não sabem que estão num teste televisivo. O esperado era que Gugu se vestisse e fosse às ruas, mas a Record deve ter pensado que ninguém seria enganado por um homem que já fez este tipo de fantasia:

gugu-disfarce

Assim, colocaram Marcelo Rezende interpretando um senhorzinho e Luiz Bacci num desempregado que já é a pior interpretação da década, e olha que temos o cozinheiro Felipe de “Império” na disputa. Mas vamos focar no Rezende, tá? Ele andava pela rua pedindo dinheiro para comprar seus remédios, e quando alguém o ajudava um repórter bonitinho da Record brotava na cena e dizia que tudo era um teste de bondade do programa do Gugu.

O problema é que a abordagem era bem problemática, e em muitas situações eu não sabia se a pessoa estava sendo bondosa ou se estava sendo extorquida por constrangimento. Em um desses testes, Rezende era um avô com uma netinha que não tinha dinheiro para passar todas as compras no caixa do mercado. Aí ele fala “vamos ter que deixar o chocolate de lado” e a menina chega na pessoa atrás e fala “moço, compra o chocolate pra mim”?

Mesmo depois da ajuda, fica faltando dinheiro para Rezende completar sua compra, e o senhorzinho aborda a pessoa que pagou o chocolate de uma forma tão constrangedora que até eu que sou a pessoa mais pão dura do mundo ajudaria ele.

Me pergunto qual a necessidade da matéria, afinal eles não mostraram nenhuma pessoa que negou ajuda (nem mesmo borrando o rosto), apenas os bonzinhos. Mas aí lembrei que o programa estava em primeiro lugar de audiência no horário, entregando em alta para o Porchat, e percebi qual foi o esquema.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

20 Resultados

  1. Eu_ disse:

    Adorei as teorias sobre o fim do site kkk

    Pessoal, lembrem-se que a Larissa e o Fábio não são pagos para escrever esses textos. No momento, é apenas um hobbie deles.
    Não sei se vocês tem um hobbie, mas se você é obrigado a praticá-lo, ele deixa de ser um hobbie e se torna uma obrigação.

    Esses comentários pressionando eles a escrever apenas sobre coisas que vocês querem só desestimula.

  2. Fernando Clemente disse:

    Aquele resumo sobre Bake Off Brasil além de ser chato é postado bem depois do programa ir ao ar(o programa vai ao ar no sábado e postam na quarta,tipo ?????) e ninguém comenta aquilo,
    O Fábio e a Larissa pegaram raiva do Master Chef pq ele acaba tarde demais sendo que apesar de longa essa 3 temporada foi una das melhores temporadas.

  3. Fernando Clemente disse:

    Quero saber se as pessoas que pagaram o remédio ou o chocolate da menina no cartão tiveram o dinheiro de volta já que era apenas um teste…..e o Bacci chega no restaurante e pede comida ao cara que fala “Eu não sou palhaço pra dar comida pra ninguém eu trabalho 20 hora por dia” Eu pensei 20 horas por dia? Tu não dorme não? Ou sua mãe não te deu educação? Que maneira de responder é essa?

  4. Iara disse:

    Fábio, já que você falou, comenta a estréia do programa do Porchat. Eu perdi, mas vou procurar na net para rever, já que foi muito elogiado.
    E, estarão mesmo ele e Adnet na disputa de Jimmy Fallon brasileiro?

  5. Samuel Viana disse:

    Vocês leram a Larissa dizer que estava com.febre esses dias e mesmo assim estão com essa história de abadono de site, amores? Eles tem a vida deles, já falaram que não são pagos e fazem porque gostam,mas eles tem outras responsabilidades que vocês tem que compreender.

    • Julio disse:

      Eu mesmo nem estou reclamando da quantidade das matérias e sim da qualidade. Postem uma matéria a cada dois dias, mas que tenha conteúdo. Ninguém merece ler matéria irrelevante. E se o coisasCast for curto já podem encerra-lo de vez.

    • José disse:

      Exatamente… Eta Mundo Bom, o maior fenômeno do horário nos últimos 10 anos, acabando; Velho Chico está interessante; Justiça é uma das produções mais incríveis da história da Globo; Cheias de Charme já está com chamadas de reprise no ar e a única coisa que eles fazem é matéria irrelevante sobre programa do Gugu ou aquele Bake Off Brasil que é óbvio que o Fábio só faz por pirraça porque ninguém gosta. Antes uma matéria semana bem-feita (que nem o Eu Plagio Tu Plagias, olha o nível que eu cheguei) do que a gente abrir aqui todo dia e se deparar com isso. Não é porque o site é amador e projeto pessoal que os leitores não mereçam o mínimo de consideração. O TV PRA VC tinha porte suficiente de grande site, eles jogaram pro alto no auge e preferiram optar pelo amadorismo aqui, ok, entendo, mas se tivessem a organização e o empenho que tinham nos sites em que eles tinham chefe esse site aqui já tava gigantesco.

      • Lia disse:

        Justiça é uma das melhores produções da Globo? Porque eu vi o primeiro epi e morri de rir do dramalhão e de Hallelujah (sério? Que ano é esse?), pra falar verdade. O jeito que as pessoas são enganadas só porque uma série é “sombria” é fascinante.

        • Jéssica disse:

          Sabe o que acho? Justiça não é superestimada em alguns aspectos assim como você disse. Não acho que a fotografia ilude as pessoas, o que fez Justiça ter o naipe que tem pela a excelente divulgação feita pela a Globo que parecia que o departamento tinha sido dispensado há anos.
          Justiça é uma excelente minissérie, talvez a melhor exibida na Globo desde Maysa. É um contexto novo em TV, que no cinema é feito há algum tempo. Não importa se é um dramalhão ou não, se tem história diferenciada e um modelo diferente de distribuição de capítulos já vale a superestimação.

    • Jéssica disse:

      Desejo melhoras pra Larissa se ela está dodói.
      Mas compreenda, qualquer coisinha a gente tem medo, né? Acho que uma movimentação menor em prazo de uns 3 dias a gente já fica com o alerta de que o site pode estar morrendo, os outros dois foram da mesma forma, a gente também fica com titica na cabeça que possa acontecer com esse tmb…. pode até ser engraçado, mas fico com receio de que tudo aconteça de ir pra lá e pra cá caçando qual o novo site deles como aconteceu com os outros. Acho que fomos traumatizados de certa forma kkkkk

  6. Samuel Viana disse:

    Assisto a reprise no tbs no dia seguinte,mas nem se fosse obrigado me submeteria a essa tortura que deve ser esse programa do Gugu

  7. Rafaela disse:

    Eu coloquei na Record pelo mesmo motivo e tive a mesma impressão. O negócio tava tão bizarro que eu mudei de canal e acabei perdendo os primeiros minutos do Porchat.

  8. José disse:

    Vocês abandonaram o site mesmo, né? Não tão nem disfarçando mais

    • Jéssica disse:

      O abandono do site tá nítido, pena. Pensava que nessa semana ia ter mais notícias sobre Justiça, a reta final de Êta Mundo Bom, Velho Chico que voltou a viver nessas últimas semanas (que teve uma recaída e morre novamente na próxima semana). Enquanto isso matérias de encheção de linguiça estão no ar, me dá medo, sabe? Isso é prelúdio de abandono de site, pelo amor de Deus não desistam do Coisas de TV o coitado acaba de entrar no CTI, peguem um desfibrilador urgente pra reanimar </3. O negócio tá bem feio, Coisas de TV cavando a própria cova e a única novela decente da grade da Globo é… uma reprise. Anjo Mau carrega a grade da qualidade das novelas da Globo nas costas, já que as outras estão no lixo. Quando começa de novo as Empreguetes, hein?

    • Julio disse:

      Tava na cara gente, desde da “estreia” que eles só levariam o site até quando eles achassem interessante e divertido. Quando eles cansarem de vez quero pelo menos um post de despedida ou até logo. Se for pra findar o site podem pelo menos criar uma “Rádio virtual” só com o coisas cast.

      • José disse:

        Haja Coração não me atrai, essa Malhação apesar de eu ter achado interessante o primeiro capítulo não pretendo acompanhar e de Sol Nascente eu passo BEM longe. Velho Chico está gostosinha, mas nada que me diga ‘nossa que vontade de ver Velho Chico’… tá tipo A Regra do Jogo depois que foi revelado o pai da facção… assistível. Eu fico com Malhação 2004, Laços de Família e Mulheres de Areia no Viva mesmo até que estreiem Cheias de Charme e A Lei do Amor.

        • Jéssica disse:

          Velho Chico tá chata (mesmo com o sumiço do Santo Mezenga) e barriguda desde sempre; Haja Coração é uma novela insossa e nenhum fio central que segure ela a não ser aquele pega pega de Tancinha e Apolo, eu não tenho paciência pra ver Malvino Salvador destilando canastrice, obrigada; Êta Mundo Bom vai deixando a grade da Globo com gostinho de enjoo e essa nova Malhação é boazinha nos primeiros caps mesmo reaproveitando trama de novela das sete jovial que fez sucesso recentemente e com texto ridículo. Anjo Mau é a única novela decente na TV Aberta, na fechada é óbvio que vou me deliciar com Laços de Família e Mulheres de Areia mesmo tendo visto ela na íntegra em 2011. Meu Bem Meu Mal é uma novela ótima pra mim quando estou em noites em que não consigo dormir, é tiro e queda: durmo em menos de 10 min.

        • Iara disse:

          Aqui em casa ninguém perde Velho Chico.. Acho que vem agradando o telespectador médio e tem conseguido bom resultado com os mais críticos, ainda que não seja unanimidade entre estes. Eu, que perco alguns epi por causa da minha rotina, estou recorrendo ao Gshow. Com a vantagem que posso pular cenas irrelevantes.
          Acho que está indo bem. Não acho que o ritmo está ótimo, mas as “barrigas” são mais eventuais que constantes, ou seja, tem algumas cenas que enchem linguiça, mas a novela como um todo vai indo bem. Espero que não perca o fôlego até o final.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *