a-padroeira

Por que será que a Globo ofereceu “A Padroeira” para a TV Aparecida?

Ontem rolou uma notícia muito inesperada nos sites televisivos a respeito da novela “A Padroeira”, de Walcyr Carrasco. Segundo as informações, a Globo negociou um acordo com a TV Aparecida e esta vai exibir a novela em breve na programação, com direito a reprise. A novela, exibida originalmente em 2001 com trocentos capítulos, como era o comum na época, tem tudo a ver com a temática da emissora, que trata do mundo católico. Mas esse acordo me fez pensar um pouco sobre outro assunto.

Vi comentários na internet de que esse acordo não custou nada para a TV Aparecida, ou seja, o programa foi cedido pela Globo mesmo. Não seria a primeira vez que isso ocorreria, basta lembrar que a TVE tinha os direitos de exibir o “Sítio do Picapau Amarelo”. Mas por quais motivos a Globo cederia uma novela feita por ela mesma de uma grife de Walcyr Carrasco, atores como Deborah Secco, Mauricio Mattar etc para uma emissora que poderá competir com ela mesma? Simples, a TV Aparecida é café-com-leite nessa história.

Não há qualquer razão da Globo perder audiência para a TV Aparecida, e o pessoal que assistir à novela lá vai ter reforçado a marca Globo. E por que justamente cederam “A Padroeira”? Bem, claro que é porque a novela fala da Nossa Senhora Aparecida que… olha só que coisa… está no nome do canal! Mas a Globo cedeu os direitos da novela porque não tem o menor interesse nela.

“A Padroeira” não dará audiência se for exibida no novelão ou no “Vale a Pena Ver de Novo”, assim como nunca terá uma reprise cotada no Viva que tem opções muito melhores para reprisar que uma novela não tanto querida. A Globo tem uma produção tão gigantesca de novelas que não tem onde escoá-las, e temos tantas novelas amadas que as normais ou ruins nunca terão chance alguma de serem reexibidas.

O Viva poderia sim criar uma seção de reprise de novelas medianas (sem chamar com esse nome, claro). Temos tantas novelas que seriam legais de reassistir e que não tem espaço, infelizmente elas estão perdidas por aí apenas na nossa memória e nas páginas da Wikipédia.

Fábio Garcia

Eu só faço a contabilidade

Você pode gostar...

Comenta Aí!

30 Resultados

  1. Mi disse:

    A história é fantastatica. O que faz cansarmos nessa novela é a sonsa da Débora Secco seu par romantico Luiggi . Aja paciencia para esses 2 atores tão ruins.

  2. Dayse disse:

    Fico sempre surpreendida pelo maravilhoso figurino da padroeira, perdi a 1a. Exibição mas agora estou amando, assisto c minha mãe de 87 anos, não perdemos um capítulo. Nunca vi nem em filme um figurino tão bem produzido, um esmero!

  3. Infotes17a disse:

    http://ag-commerce.pl/logistyka-transportu.html
    Buying a used or new automobile might be a challenging process unless you know what you really are doing. By educating yourself about car buying before you decide to go to the car dealership, you could make stuff much easier for yourself. The following tips will help your following store shopping vacation be satisfying.

    Always deliver a auto mechanic coupled when shopping for a whole new car. Car retailers are well known for selling lemons and you may not want to be their after that victim. If you can not get yourself a auto technician to check out autos with you, no less than make sure that you have him take a look at final selection before you buy it.

    Know your limitations. Before starting shopping for your upcoming car or van, make a decision what you can manage to shell out, and stay with it. Don’t forget to add desire for your calculations. You will definitely spend around 20 % as a payment in advance as well, so be well prepared.

    Well before seeing a dealer, know what type of vehicle you would like. Analysis all you options ahead of shopping to help you determine what works best for your financial budget and loved ones demands. Do your research to learn exactly how much you must pay for the potential auto.

    Before signing any contract make time to read through every single collection, for example the small print. If you find something outlined that you simply do not understand, do not signal until you get an solution that you simply comprehend. Unsavory salesmen may use a legal contract to put numerous charges that had been not discussed.

    If you retain the previous advice at heart the next time which you go purchasing a automobile, you may be very likely to get a full offer. Getting a car lacks to become headache. Simply use the guidelines from this report and you will have the automobile you would like in a very good price.

  4. Renan disse:

    O problema de “A padroeira” foi que Walter Avancini estava com câncer em estado terminal na época das filmagens, e acabou só dirigindo uma cena. A novela só conheceu um diretor real quando Roberto Talma assumiu, e ele teve que dar uma mexida na história pra funcionar (acabou tirando até personagens históricos, como Atanásio).

    E não está fazendo 400 anos do encontro da imagem, mas 300.

  5. Iara disse:

    Uma chance para Esplendor. Que eu acho que merecia uma reprise no Viva.

  6. Maria disse:

    Ainda era muito pequena.mas ja sei a um tempo que essa novela não foi mto bem recebida pelo público,só assistindo pra ver se realmente eles estão certos.

  7. William Bandeira Pedroso disse:

    Fábio, outro motivo da TV Aparecida exibir “A Padroeira” é porque no ano que vem se comemoram os 400 anos que encontraram a imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio…

  8. Ceci disse:

    A globo então podia ceder Lado a Lado pra TV Escola, então…uma novela tão didática, tão boa e tão injustiçada! Não vai ter espaço no VAPVDN nunca! Então podia passar na TV Escola ou no Futura.

  9. Ceci disse:

    Na verdade, já existe espaço pra novelas medianas, sim. Torre de Babel é um exemplo disso. Não foi um sucesso (aliás lembro que foi problemática na época) e taí no Viva.
    Aliás, lembrando que o Viva já quis passar por duas vezes não uma novela mediana, mas o fiasco Pecado Capital 98.
    Então sua teoria não vale pra todas, Fábio.

    • José disse:

      Acho que Torre de Babel foi beeeeeeeem menos problemática que O Dono do Mundo, que terminou sem agradar todo mundo. Só deu uma melhoradinha do meio pro final. Já Torre ganhou uma repercussão semelhante (em menor escala, claro) a A Próxima Vítima (fenômeno de 95, que obviamente em 98 ainda tava bem fresca na memória do público). Os conflitos da família Toledo, com o Tony Ramos humanizado e vivendo um romance bonitinho com a Maitê Proença, as maldades da Cláudia Raia antes de conhecer a seringa assassina, o humor do Jamanta que o paulistano ama (um beijo Gilberto Braga) e o grande mistério sobre a explosão do shopping que matou todos os personagens rejeitados pela família cristã brasileira (leia-se drogados e homossexuais rs) passaram a dominar o Brasil beeem antes da reta final. Claro, não foi nem de perto um sucesso retumbante, dividiu a década de 1990 com as novelas rocambolescas de realismo mágico do Aguinaldo Silva (zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz), com as chatices rurais do Benedito e com Por Amor, talvez por isso nunca tenha sido opção pra Globo arriscar sua reprise no Vale a Pena Ver de Novo (mas reprisou na Globo Internacional e no Viva né rs).

      Enfim, o Viva investe sempre na medida do possível em grandes novelas, mas o negócio vai ficando escasso. Uma hora eles vão ser obrigados a reprisar sucesso recente ou ir abrindo espaço para tramas de menor relevância, já que eles já reprisaram praticamente TODAS suas grandes novelas dos anos 80 e 90 (com exceção de Tieta e O Salvador da Pátria). Além do que, eles têm essa política (escrotíssima) de se recusarem a reprisar uma novela original se ela já tem um remake (caso de Pecado Capital… e que infelizmente também é capaz de se repetir com Ti Ti Ti, Guerra dos Sexos e as novelas das 18h do Benedito Ruy Barbosa).

  10. Fernando Clemente Guedes Barreto disse:

    A Tv Aparecida se for esperta vai colocar a Padroeira no horário da 20h30 onde a Globo tem JN ou 22h30 quando já acabou a novela das 9 da Globo e ainda vai colocar uma reprise durante o dia do capitulo anterior.E a TV religiosa não deve exibir essa novela no começo do ano deve deixar pra estrear lá em junho,julho já que obviamente vão querer estar exibindo a novela em outubro mês da santa que dá nome ao canal.

  11. Julia disse:

    Uma novela que o povo odiou na época e que eu amava assistir era Pátria Minha

  12. Enigman disse:

    Quando é que ‘O Quinto dos Infernos’ vai passar na Tv Escola?

  13. Rafaela disse:

    O Luigi tá no ar na Fox Life.

  14. Chris Freires disse:

    Eu acho também que a Globo deveria dar chance pra novelas que não foram um estrondo de audiência,porque sempre terão aqueles que irão gostar … Por exemplo,lembro de quando o Viva reprisou Tropicaliente e todo mundo falava mal da novela,comecei a assistir esperando o pior e no final das contas eu amei HAHAHA Gostei bem mais do que Fera Ferida por exemplo,que é beeem mais aclamada pelo o público. Espero que um dia reprisem Flor do Caribe (sei que é recente,mas é um exemplo de novela mediana que eu gostei muito)

    • José disse:

      Tropicaliente é considerada o maior sucesso do Walther Negrão da década de 1990. Inclusive foi por causa dessa chatice (desculpa, eu não curti haha) que ele ficou viciado em ficar fazendo novela na praia. Repare que ele não havia feito nenhuma antes.

      A questão é que o sucesso e o fracasso de uma novela geralmente dependem do contexto social e temporal em que ela é exibida. Tanto é que a Globo teve a era da Glória Magadan até perceber que o público queria realismo como a Janete Clair… fizeram sucesso as tramas rocambolescas no sertão nordestino com mulher explodindo e professor lobisomem do Dias Gomes (que não repetiram o sucesso nos últimos anos nem em reprise nem em remake), há tramas que são sucessos atemporais (O Rei do Gado e Vale Tudo em suas recentes reprises, além de A Viagem que já se tornou praticamente a Maria do Bairro da Globo), existe fenômenos de 10 anos atrás que hoje em dia são fracassos retumbantes (Anjo Mau se formos considerar sua reprise estrondosa em 2003, Cobras & Lagartos que foi uma das maiores decepções de todos os tempos da Globo em sua reprise), além de novelas rejeitadas de outrora que hoje, outra geração, tem vontade de conhecer (O Dono do Mundo, problematiquíssima novela de 1990 muito comparada com Babilônia e que fez um sucesso razoável no Viva). Não adianta ficar batendo na mesma tecla achando que se reprisarem em 2016 a primeira versão de Irmãos Coragem todo mundo vai sentar na frente da TV e amar como as nossas avós amaram 40 anos atrás. Inclusive eu acho muito mais acertado que o Vale a Pena Ver de Novo invista em novelas recentes de sucesso e só reprise coisa velha que seja fenômeno incontestável. Quer prova maior do que Anjo Mau, de 20 anos atrás, estreando com 10 pontos, e Cheias de Charme, que terminou semana passada, dando 18 aí todo dia?

  15. Sandy disse:

    Me julguem mas vou acompanhar essa novela as 22h (será exibida as 19 tbm) Amo uma fafora do Walcyr, mesmo não sendo tãaaao farofa assim

  16. José disse:

    Nossa, espero que uma emissora nanica um dia reprise Negócio da China. Desculpem, mas eu amava de verdade <3

    • André disse:

      Eu tambem! 😀

    • Ceci disse:

      gente! achava que só eu via essa novela hahahhaha
      era ruim, mas eu gostava

      • José disse:

        Eu não entendi o motivo de tamanha rejeição, eu acho que era mais um preconceito mesmo, porque ela não era um trash rocambolesco (achei ela bem mais interessante que A Lua Me Disse e Aquele Beijo, inclusive). Tinha bastante ação e aventura no núcleo da máfia que corria atrás daquele pen-drive com a fortuna (estilo Carlos Lombardi, com bastante porrada, e a Bruna Marquezine estava linda e super carismática como a heroína em estilo mangá Flor de Lys). Não era nada pautado na realidade, mas a novela também não tinha a pretensão de ser. Fora a trama da Grazi Massafera de mocinha (na época a coitada ainda era criticada gratuitamente por qualquer respiro que desse na televisão) que era um conto de fadas romântico comum de qualquer novela (sofrida, de coração bão, filho doente, sogra megera, assédio no emprego, dividida entre dois amores). Enfim, era uma novela bem divertida e anos-luz superior àquela chatice sem fim que foi Paraíso.

        • lsureke disse:

          Pois eu espero que um dia o Canal do Boi reprise Paraíso hahaha, amava essa novela, tudo bem que hoje em dia não teria paciência para assistir todos os cento e tantos capítulos, mas estou adorando revê-la compacta no Vídeo Show. Acho que tem mais a ver com a memória afetiva do momento que vivi durante essa novela do que com a trama em si, mas que também eu torcia feito uma tia solteirona pela santinha e pelo Zéca, ah isso eu torcia!

  17. Maílson disse:

    Achei interessante a atitude da Globo exibir suas novelas num canal Nanico.A Tv Aparecida tem um público cativo e a novela e perfeita pelo fato do canal ser católico.A Globo poderia negociar com emissoras pequenas (Redetv,Cultura e Tv Brasil)e exibir novelas medianas ou trash(Como a inesquecível Salve Jorge).

  18. Carol disse:

    Tenha uma teoria mais fantasiosa, esses canais nanicos vários deles são de igrejas evangélicas ou locados para elas; Globo cedendo a novela é uma forma de fortalecer um canal católico que hoje já tem uma média dia de 0.4 x 0.6 da Redetv ou seja se a novela bombar pode passar até a Redetv.

  19. Zé Emerson disse:

    Ah, se a TV Aparecida exibir num horário legal, eu vou aompanhar A Padroeira sim! Hahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *